Confira as tendências no rastreamento veicular para 2019

O crescimento da violência no país tem feito com que gestores empresariais e pessoas se preocupem mais com a segurança de seus veículos. Nesse contexto, apenas os seguros de automóveis não são mais suficientes e um novo segmento passa a ganhar espaço no mercado: o de monitoramento e rastreamento veicular, que pode funcionar de forma complementar aos seguros.

Com o segmento em alta, as novidades são muitas e a concorrência não para de crescer. Se você trabalha na área e quer atrair mais clientes, precisa ficar de olho nas novidades para inovar e sair na frente dos concorrentes.

Que tal começar a se informar com o nosso artigo? Acompanhe e confira algumas das principais tendências desse setor para 2019!

Uso de diferentes tecnologias

A importância desses recursos no transporte de cargas é indiscutível, não só no sentido de evitar prejuízos, mas também para atingir mais qualidade nos serviços prestados e zelar pela segurança dos motoristas da frota.

Um rastreador veicular pode operar com a utilização de diversos tipos de tecnologias, que incluem: sistemas de radiofrequência ou por meio de aparelhos integrados com GPS (Global Positioning System), SigFox, LoRa, Cat-M, entre outros.

O rastreador veicular que utiliza a tecnologia de radiofrequência tem seu funcionamento operacionalizado por meio da triangulação de sinais obtidos em redes criadas por antenas receptoras de grande porte. Estas possibilitam que a área de cobertura seja muito maior e que o objeto seja rastreado em praticamente qualquer lugar.

Por sua vez, o rastreador veicular que opera com GPS tem o seu funcionamento baseado em uma grande rede composta por satélites. Os receptores de dados do rastreador veicular são codificados com o intuito de captar os sinais de pelo menos 4 desses satélites, a fim de decodificar as localizações enviadas por meio de coordenadas (latitude e longitude, por exemplo).

Já o modelo SigFox é único no ambiente LPWAN porque todas as suas estações base que recebem sinais de rádio emitidos por sensores fazem parte da mesma rede. Isso refere-se à movimentação de carga transportada e trailers equipados com rastreadores IoT que podem enviar seus dados ao redor do mundo — um verdadeiro fator de mudança quando comparado às soluções baseadas em GSM.

Outra inovação com base na tecnologia LoRa, os rastreadores são imunes aos jammers usados por assaltantes — aparelhos proibidos pela legislação brasileira que visam anular os sinais emitidos pelo equipamento, a fim de alertar sobre o roubo do veículo ou da carga. Outro ponto positivo é que a solução tem um custo mais baixo e apresenta um tempo maior de autonomia da bateria.

Para finalizar essa lista, as tecnologias Cat-M1 e NB-IoT geram benefícios fundamentais quanto à conectividade de ferramentas com custo reduzido, além de outras vantagens como cobertura estendida, maior tempo útil de bateria e suporte a novos casos de uso. Os testes pioneiros mostram que as empresas terão habilidade de suportar novos serviços e tecnologias de IoT.

As operadoras estão se adequando a tudo de mais moderno que é desenvolvido nessas tecnologias para o rastreamento de veículo.

Desse modo, o sistema do rastreador veicular consegue informar o usuário sobre a localização exata do automóvel para os pontos receptores que estão localizadas em terra. A escolha do módulo de rastreamento veicular ideal para você dependerá muito das suas necessidades.

Bom ressaltar que a cobertura com tecnologia LTE, com NarrowBand IoT e Cat-M1, poderá substituir a abrangência 2G que atualmente é usada para aplicações IoT que utilizam a rede celular.

Integração com outras ferramentas

Independentemente de não ter diversos recursos como utilidades expandidas ou outros softwares de gerenciamento de transportadoras, um programa de integração eletrônica de informações é fundamental para aperfeiçoar a relação com outras organizações e complementar a gestão por meio de outros softwares, como o TMS.

Um sistema como esse também auxilia para uma gestão dos dados logísticos otimizados que necessitam ser sempre bem estruturados, de forma que o gestor possa administrá-los sem complicações e consiga economizar tempo.

Bom saber que a principal funcionalidade de um sistema para integrar dados é permitir a integração das informações com outras plataformas. Na prática, esse intercâmbio dá ao gestor a possibilidade de agilizar suas operações de modo que a análise, consulta e troca de informações fiquem mais seguras e práticas. Assim, elas estarão todas alinhadas entre os sistemas já utilizados na gestão das transportadoras.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Roteirização mais inteligente

Foram criadas várias ferramentas para ajudar os gestores de frotas, entre elas o instrumento de roteirização, que, essencialmente, estabelece rotas a serem percorridas pelos veículos.

Separamos alguns motivos para utilizar a roteirização na gestão de frotas:

  • reduz o tempo necessário para planejar as rotas;

  • aumenta a produtividade dos motoristas;

  • diminui os quilômetros rodados;

  • garante melhor utilização dos custos relacionados ao transporte;

  • mantém os clientes mais satisfeitos;

  • aumenta a segurança dos motoristas.

O investimento na área se tornou a melhor forma de melhorar a eficiência, além de reduzir gastos. Por isso, o gestor de frota está ganhando cada vez mais importância no cenário.

Redução na taxa de erros

Uma opção de diminuição de custos que o software oferece é ter conhecimento do nível de performance dos motoristas da frota. Se o gasto com mão de obra está onerando todo o processo, não adianta otimizar as rotas e controlar a frota de perto.

O sistema facilita as atividades de controle de validade dos documentos profissionais com o propósito de fugir das multas, oferece ao motorista maior segurança, permite acesso à computação de horas de viagem a serem pagas e identifica o responsável em caso de multas de trânsito. 

Afinal, o veículo será acompanhado em tempo real e os detalhes de documentação e gerenciamento de manutenção serão tratados de forma automatizada e sem erros.

Além de trazer segurança para a instituição, um programa especializado fará com que as tarefas operacionais sejam restringidas, permitindo que o número de erros recue e que o gestor e os profissionais tenham mais tempo para executar atividades estratégicas (que agreguem maior valor ao serviço).

Crescimento do uso do rastreamento veicular

A customização e diversificação dos produtos estão entre os benefícios oferecidos por organizações desenvolvedoras de softwares. Isso possibilita combinar vários recursos em uma única negociação e conseguir valores mais competitivos.

Tendo um portfólio vasto, os clientes podem escolher as ferramentas mais apropriadas para o seu negócio. Os rastreadores são as ferramentas mais eficazes e podem se associar a sensores de telemetria e roteirização de entrega.

O diagnóstico do perfil dos clientes é útil para planejar soluções que se enquadram nas necessidades de grandes instituições, empresas de pequeno porte e motoristas autônomos.

Esse modo de variação atende às exigências de acesso aos dados das operações mais complexas e também à procura de segurança para se safar da perda de patrimônio de valor agregado.

Uma das ênfases para os empreendedores desse segmento são as organizações que operam com frotas leves, ou seja, aquelas que são formadas por veículos utilitários, carros e motocicletas.

Os micro e pequenos empreendedores passaram a representar uma parte significativa do mercado. A sua presença é explicada pelo interesse em tornar a operação mais eficaz e atingir vantagens competitivas. Assim, é possível viabilizar o crescimento do negócio e economizar recursos sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados.

Em resumo, acompanhar essa tendência de mercado é mais que um diferencial. É uma maneira de se manter competitivo e atender às exigências de um mercado complexo e permeado por situações que podem afetar sua rentabilidade. Logo, investir em rastreamento veicular é uma decisão que vai além da segurança.

A rentabilidade, sobrevivência e conquista de mais clientes para sua organização dependem de estratégias inteligentes e decisões que permitam trazer mais rapidez e segurança às suas entregas. Portanto, não perca mais tempo e comece a estudar maneiras de implementar o rastreamento veicular em sua empresa para conquistar uma logística de alta performance.

Gostou do post? Aproveite para acompanhar nossas notícias e artigos ao curtir nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"