Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Tendências de negócios: o que esperar e como se preparar?

Conhecer as tendências de negócios é um passo importante para quem pretende realizar o sonho de empreender. Por meio dessa ação, pode ser identificado o que está em falta no mercado e, assim, encontrar um meio de solucionar o problema.

Além disso,também é possível modernizar um empreendimento e mantê-lo ativo mesmo que passe por momentos de recessão. Essa atitude pode se tornar o seu diferencial competitivo e torná-lo referência na área em que decidir investir.

Quer saber o que esperar e como se preparar para investir nas tendências de mercado? Confira o nosso post e descubra! Boa leitura.

Trabalho remoto

O trabalho remoto é uma forte tendência para os negócios.

Hoje, dependendo da natureza do empreendimento, é difícil encontrar um profissional que saiba o que está fazendo e que more perto do local de trabalho. E com a correria do dia a dia e o trânsito atribulado de uma cidade, a pessoa acaba perdendo muito tempo para chegar na empresa e começar as suas atividades.

Para resolver esse problema, muitas organizações oferecem a oportunidade de esses profissionais executarem as suas funções de trabalho em casa. Nesse caso, uma boa opção é não acertar o salário por tempo trabalhado, mas sim por projetos finalizados.

Atendimento ao consumidor

Talvez esse seja o ponto mais importante das tendências de negócios. Sem dar atenção a forma como atende o consumidor, dificilmente você conseguirá torná-los fiéis a sua empresa.

Para entender um pouco melhor, pense que você vai comprar roupa e existem diversas lojas que oferecem o produto que você quer com muito pouca diferença entre os preços. Em qual delas você finalizaria a compra? Provavelmente você vai se sentir motivado a comprar da loja em que melhor o atendeu.

O mesmo acontece em qualquer segmento do mercado. Se você não tiver opção, vai consumir o produto daquele que te oferece. Mas, com o passar do tempo, vão surgir concorrentes. E o seu diferencial, comparado com eles, pode ser a experiência positiva que proporcionou ao consumidor.

Tecnologia cada vez mais presente

No mercado existem tendências de negócios relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Cada dia que passa, novas tecnologias surgem com o objetivo de facilitar a vida de um determinado público-alvo. Dentro dessas inovações podemos destacar o rastreamento veicular.

Infelizmente, é comum ouvir comentários de que ocorreu um roubo de um veículo, seja ele de uso pessoal, corporativo ou parte de uma frota de caminhões. Para diminuir o prejuízo e recuperar o seu bem de direito, muitas pessoas (físicas e jurídicas) tem procurado meios de rastrear os veículos que possui.

A tecnologia avançou tanto que é possível definir junto a empresa que vai oferecer esse serviço, alertas que permitam que o usuário identifique qualquer movimentação estranha em seu veículo. Alguns optam por receber um e-mail sempre que seu carro for ligado e outros estabelecem que, se o veículo sair de um determinado perímetro, precisam receber uma notificação.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Consciência ambiental e social

Devido ao aumento da quantidade de informação, mais pessoas têm desenvolvido uma forte consciência ambiental e social. Por isso, antes de consumir um produto pesquisam sobre a empresa e se certificam de que possuem a postura que esperam.

Por isso, é importante você dar atenção à imagem que quer passar da sua empresa. Dessa forma, sempre que possível:

Apoie causas sociais

Mostre que a sua empresa se preocupa com algo a mais e não apenas com a alta lucratividade. Desenvolva projetos e faça campanhas de doações. Essas ações não precisam ser algo muito complexo e que exija um alto investimento da empresa.

Você pode organizar:

  • doações de agasalhos para a época do inverno;
  • doações de fraldas geriátricas para as instituições que precisam desse apoio;
  • ajuda a pessoas deficientes e/ou carentes.

Note que você fará parte de tudo isso, mas não precisa tomar todas essas ações sozinho. Você pode contar com seus clientes para apoiar essas causas. As pessoas se sentem motivadas a ajudar alguém sempre que possível.

Invista em marketing verde

Além de apoiar causas sociais, você também pode desenvolver uma política interna e torná-la pública, a fim de demonstrar que faz todo o possível para não poluir o meio ambiente. Você pode melhorar a sua imagem também por:

  • coletar água da chuva e usá-la ao dar descarga e aguar as plantas;
  • fazer a coleta seletiva do lixo;
  • organizar campanhas para recolher o lixo de pontos estratégicos da cidade em épocas de seca.

Vale a pena lembrar que a sua empresa vai divulgar essa imagem de preocupação com o meio ambiente a partir do momento em que realmente tomar essas atitudes. Apenas dizer que faz e não colocar em prática o que diz é errado e vai prejudicar a visão que o consumidor tem do seu negócio.

Expansão da economia colaborativa

Outra forte tendência de negócio é a expansão da economia colaborativa. Para entender um pouco melhor do que esse termo trata, pense que você vai precisar usar um aparelho eletrônico por apenas 2 horas e depois ele não vai ter mais serventia nenhuma. 

Então, em vez de comprá-lo você opta por alugá-lo por algumas horas. Assim você resolve o seu problema, diminui o seu gasto e ainda dá lucro a uma outra pessoa. É claro que esse tipo de relação não se dá apenas entre o aluguel de algum serviço.

Um bom modelo disso é o coworking. Onde uma empresa aluga um espaço para usar como escritório e permite que outros compartilhem desse lugar. Em troca, as demais empresas vão prestar algum tipo de serviço para a primeira. Proporcionando uma relação onde todos ganham e diminuem os seus custos.

Por estar preparado e saber o que esperar ao apostar nas tendências de negócios, você estará pronto para iniciar um empreendimento de sucesso. Essa atitude vai ajudá-lo a se tornar referência no mercado e a realizar os seus sonhos.

Gostou de saber o que esperar e como se preparar para apostar nas tendências de mercado? Quer saber no que investir? Aproveite a visita e descubra também 6 negócios com baixo custo inicial que podem ser um sucesso!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação