Telemetria veicular: entenda sua importância para a gestão de frotas

A tecnologia nunca foi tão importante para processos de gestão eficientes quanto nos dias atuais. O volume de dados gerados a partir de cada atividade, bem como as ferramentas que existem para transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão, só cresce. No meio disso tudo, é impossível ignorar tecnologias como a telemetria veicular.

Esse recurso tem tudo que uma empresa precisa para gerenciar as frotas de veículos com mais eficácia e menor custo. Neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é a telemetria e como ela pode ser útil na gestão de frotas, tanto agora quanto no futuro.

Entenda o que é telemetria veicular

A tecnologia de telemetria veicular funciona por meio de um dispositivo inteligente que é instalado dentro do veículo. Tal aparelho faz a leitura de sensores e transmite os dados coletados por ondas de rádio, rede de telefonia celular ou satélite direto para um servidor na nuvem. 

O sistema de gestão de frota, que pode ser acessado remotamente por profissionais habilitados, compila todos os dados recebidos e gera, a partir deles, vários relatórios detalhados sobre o uso e desempenho dos veículos.

Com base nisso, uma central de rastreamento veicular pode dar aos gestores de frota informações que auxiliam a tomada de decisões de forma mais eficaz e confiável, já que tudo será feito de forma 100% baseada em dados. 

Algo interessante sobre a telemetria é que ela não é usada somente na gestão de frotas, mas pode ser aplicada também em áreas como:

  • monitoramento de energia;
  • controle de atividades agrícolas;
  • entre outros.

Uma das grandes vantagens da telemetria veicular é a chance de usá-la em lugares remotos, com objetos em movimento. Na prática, isso quer dizer que dá para capturar e transmitir informações relevantes com os veículos parados ou em movimento, de qualquer lugar do país.

4 motivos para usar a telemetria veicular

A telemetria é uma tecnologia interessante, mas não é por isso que ela merece atenção. Antes, é por conta dos ótimos resultados que ela pode produzir para a sua gestão de frotas. 

Levando em conta todos os fatores sobre seu funcionamento, é seguro apontar ao menos 4 motivos pelos quais você precisa investir no uso da telemetria veicular. Eles são:

Redução de custos

A primeira forma pela qual a telemetria reduz os custos operacionais é por conta de facilitar o acompanhamento de manutenções periódicas. 

Com isso, é possível corrigir problemas enquanto estão no início e diminuir a necessidade de gastos  — geralmente muito maiores  —  com manutenção corretiva. Isso sem contar a prevenção de sinistros causados por falhas mecânicas.

Mas não para por aí. O acompanhamento em tempo real dos veículos da frota também leva os motoristas a dirigir de forma mais prudente. O resultado disso é menos consumo de combustível, menor risco de acidentes e maior cuidado com o veículo, fatores que deixam a economia ainda maior para o seu cliente.

Acompanhamento em tempo real

Acompanhar o desempenho de cada veículo em tempo real torna mais fácil a missão de tomar ações rápidas em situações de emergência. Ao agir bem nesses casos, é possível não apenas economizar dinheiro a curto prazo, mas manter o equilíbrio da frota por um longo tempo.

Considere, por exemplo, um dos indicadores avaliados pela telemetria veicular: o tempo de direção. Por acompanhar quanto tempo o motorista já rodou e comparar essa informação com a posição dele no mapa, é possível alertá-lo para a necessidade de terminar o seu turno. 

A telemetria veicular ajuda o seu cliente a minimizar o acúmulo de horas extras, isso evita o cansaço excessivo que pode levar ao mau uso dos veículos da frota e, principalmente, a acidentes.

Além de aumentar a segurança, o acompanhamento em tempo real ajuda você a agregar valor àquilo que oferece aos seus clientes.

Aumento da segurança no trânsito

Ainda falando sobre o acompanhamento em tempo real, vale destacar que ele também permite usar a análise sobre como os motoristas dirigem para criar padrões de conduta desejados. Pense em como isso contribui para diminuir infrações e acidentes de trânsito.

Depois de criar esse padrão de trabalho, também é possível acompanhar em tempo real se os motoristas seguem as diretrizes e alertar a central de controle toda vez que algo sair do que foi estabelecido.

Mas o aumento da segurança não se resume apenas à conduta dos motoristas da frota. Problemas como assaltos e roubos são evitados ou resolvidos muito mais rápido com a ajuda de um sistema de telemetria. 

Além de localizar o veículo e determinar dados como a velocidade em que ele está rodando, é possível até tomar ações radicais, como desligar o motor e travar suas portas.

Gestão inteligente

A gestão de frotas é um trabalho complexo, que envolve tanto o desempenho de cada veículo quanto o de cada condutor, de forma individual. E a telemetria ajuda em todo esse processo por facilitar a identificação de falhas e o apontamento de melhorias.

Falando sobre a parte mecânica, não podemos ignorar o grande papel que a telemetria tem na automatização do controle de manutenções da frota. Logo, não se trata apenas de um sistema que permite analisar uma série de indicadores relevantes.

Se isso não bastasse, os relatórios gerados a partir dessas avaliações são usados para programar manutenções preventivas e corretivas, de acordo com a ordem de prioridade. Isso torna o planejamento financeiro mais previsível e favorece o fluxo de caixa, ainda mais a longo prazo.

Já no que diz respeito à parte técnica, em relação ao trabalho dos motoristas, é possível responder a perguntas importantes com a ajuda da telemetria, como:

  • a forma de conduzir o veículo está adequada? 
  • é preciso ajustar o padrão de conduta de forma coletiva ou corrigir individualmente?
  • como e quando treinar os motoristas para usar os veículos da maneira ideal?
  • entre outras questões.

Por meio da tecnologia da telemetria, você consegue descobrir quanto cada motorista gasta de combustível, como conduz o veículo, no que precisa melhorar, tudo de modo detalhado e em tempo real.

A telemetria veicular é uma das melhores opções para reduzir custos, aumentar a segurança e melhorar cada ponto do desempenho da gestão da sua frota de veículos. O segredo está em encontrar a solução certa para atender a sua empresa.

Gostou de aprender a importância da telemetria veicular para a gestão de frotas? Quer continuar lendo posts de qualidade como esse? Então descubra agora as diferenças entre rastreamento e telemetria veicular!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"