Tecnologia no dia a dia: como isso pode gerar oportunidade de investimento?

A tecnologia faz parte da realidade de um grande número de pessoas. Enquanto você lê este texto, está usando um aparelho eletrônico. Já parou para pensar em quantos aparelhos você utiliza na sua rotina, e quanto tempo você passa fazendo o uso desses objetos?

Os avanços tecnológicos tornam a vida mais fácil. Desde a comunicação até a forma de negócios, tudo vem se adaptando à evolução dos aparelhos e sistemas. E essas mudanças não são observadas apenas nas suas atividades pessoais. As empresas também têm muito o que aproveitar e podem encontrar, nesse cenário, grandes oportunidades de crescimento.

Neste artigo, nós vamos falar sobre a importância da tecnologia no cotidiano e mostrar algumas oportunidades que ela traz para quem gostaria de empreender. Ficou curioso? Então, continue lendo!

Qual a importância da tecnologia no dia a dia?

A tecnologia é sempre orientada para facilitar a vida das pessoas. Um grande exemplo disso é a comunicação. A necessidade das pessoas de se comunicarem, de forma mais rápida, fez surgir o telefone celular. Depois, eles ficaram menores e ganharam outras funcionalidades, como câmeras, sistemas de localização e acesso à internet.

Hoje em dia, esse aparelho se tornou essencial na vida das pessoas. Quantas pessoas você conhece que não têm celular?

Além da facilidade na comunicação, o uso da tecnologia traz benefícios para diversas atividades. Os aplicativos desenvolvidos para aparelhos eletrônicos permitem melhor gestão do tempo, organização de tarefas, armazenamento de dados e até receber as compras do mês em casa, sem precisar ir até o mercado.

Outra vantagem trazida pela tecnologia é a captação, o armazenamento e a análise de dados. O volume de informações geradas pelos meios tecnológicos pode ser explorado para gerar conhecimento e trazer insights importantes para empresas e administração pública, por exemplo. Assim, fica mais fácil tomar decisões acertadas e que beneficiem mais pessoas.

Como a tecnologia traz oportunidades para quem quer empreender?

Agora que você já sabe a importância da tecnologia no dia a dia, deve estar imaginando quantas oportunidades de negócio ela pode trazer, não é mesmo? São muitas. A seguir, mostramos algumas opções!

Criação de soluções tecnológicas

Quem trabalha com marketing ou vendas, rapidamente entende que os consumidores buscam produtos ou serviços para resolver problemas. Quem sente frio, precisa comprar um casaco, enquanto, quem sente calor, provavelmente, vai em busca de um ar-condicionado ou ventilador.

Seguindo esse pensamento, de forma mais abrangente, podemos pensar em diversas situações que geram a necessidade do consumo de uma solução. Então, por que não oferecer a tecnologia? Hoje em dia, existem produtos tecnológicos que solucionam diversos tipos de problemas — desde a necessidade de consumir cultura e lazer, por exemplo, até questões de gestão e logística em multinacionais.

Criar novas soluções tecnológicas ou melhorar as que já existem no mercado pode ser uma excelente oportunidade de se destacar no mercado.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Utilização da tecnologia nas vendas

Mesmo quem não trabalha diretamente com produtos ou serviços tecnológicos pode aproveitar a tecnologia no dia a dia. Ela pode ser usada, por exemplo, na divulgação. O marketing digital permite que o empreendedor se conecte com clientes, crie uma relação com eles e invista na melhoria da experiência do público.

A tecnologia também possibilita o comércio virtual e, assim, amplia o alcance de empresas que antes vendiam apenas para quem morava na mesma cidade. Nas lojas físicas, ela contribui para a agilidade por meio de sistemas de gestão de vendas.

Venda de produtos digitais

Os produtos digitais são outro exemplo interessante de oportunidade de negócio. Cursos online, e-books e consultorias são comercializados na internet e têm baixo custo para quem os produz. O que contribui para essa redução de valor são a possibilidade de produzi-los e divulgá-los trabalhando em casa, o que elimina custos com pessoal, ponto e contas fixas.

Como escolher um ramo tecnológico para investir?

Lendo até aqui, você já percebeu que o setor de tecnologia é promissor, não é mesmo? Mas, por ser muito amplo, ele pode deixar alguns empreendedores confusos, na hora de escolher um ramo para investir. Para ajudar, separamos algumas dicas!

Analise o seu perfil

Em primeiro lugar, você precisa pensar em você mesmo, no seu gosto e nos seus potenciais. É importante que você escolha um ramo que o agrade e que se encaixe no seu perfil de empreendedor. É nesse momento que você vai pensar se prefere vender soluções para outras empresas ou para o consumidor final, por exemplo.

Encontre um diferencial

O mercado já está cheio de soluções tecnológicas para diversos tipos de problemas. Você não precisa, necessariamente, descobrir uma nova dor e começar a desbravar aquele nicho. É possível ter sucesso oferecendo uma solução diferenciada e criativa para os mesmos problemas.

Avalie os números

As decisões com base em dados são possíveis, graças ao uso da tecnologia no dia a dia, e você precisa aproveitar essa oportunidade de fazer uma escolha embasada. Para isso, procure números e outras informações que provem que o negócio em questão tem valor para o mercado e será interessante para o público. Além disso, também é preciso pensar se o cliente estará mesmo disposto a pagar por esse produto ou serviço. Entenda as margens de lucro, os investimentos necessários e os riscos, antes de tirar o dinheiro do bolso.

Entenda a capacidade de escalar

A capacidade de escalar é a possibilidade de monetizar o negócio, de forma sequencial e com pouco esforço. Dessa forma, a manutenção da empresa e do produto se tornam mais fáceis, assim como a divulgação e o pós-venda.

Uma central de rastreamento veicular é um ótimo exemplo de negócio tecnológico escalável. Você adquire o hardware necessário, personaliza com a identidade visual da sua marca e pode vender o serviço para um número ilimitado de clientes.

O uso da tecnologia no dia a dia tem como principal objetivo facilitar a vida das pessoas. Por isso, não deixe de considerar também as melhorias que a solução em questão pode levar para a vida das pessoas.

Como a tecnologia impacta a sua rotina? Quais soluções você acha mais interessantes e quais ainda sente falta? Deixe um comentário!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"