Imagem - Getrak
Rastreamento
Conheça as principais tecnologias alternativas de recuperação veicular
Publicado por Getrak
18 de janeiro de 2021

Ao adquirir um carro, seja novo ou usado, seu proprietário deve se preparar para arcar com o seguro do automóvel. No Brasil, o roubo e furto de veículos apresenta dados preocupantes e torna indispensável o investimento em segurança. Nesse ano, houve um aumento de 14,5% no número de ocorrências, com destaque para as grandes capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo em quarentena, as estatísticas apontam para a necessidade de proteger seu veículo, corporativo ou particular. Sem essa proteção, o prejuízo é maior e pode comprometer seu orçamento familiar. Além do seguro, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir o sinistro. Conheça, a seguir, algumas tecnologias alternativas de recuperação veicular.

Alerta de ignição

Quando o proprietário instala um rastreador em seu veículo ou contrata uma empresa que realiza esse serviço remotamente, ele tem a opção de utilizar o alerta de ignição. Essa tecnologia consiste em enviar uma notificação ao condutor quando o carro for ligado — ou quando a ignição for acionada, em outras palavras.

Também conhecida como alerta de veículo ligado, essa função pode alertar o condutor a respeito de alguma atividade suspeita em seu carro. Geralmente, essa notificação é ativada pelo próprio proprietário pela internet, por meio de um aplicativo específico.

Monitoramento dos hábitos de condução do motorista

Apesar de o passo a passo para aprender a dirigir um carro ser o mesmo para todos, nem todo mundo dirige da mesma forma. Alguns são mais cautelosos e preocupados em obedecer as leis de trânsito — e, assim, evitar multas —, outros trafegam constantemente no limite de velocidade — ou acima dele — e há quem seja o meio termo entre essas duas categorias.

Em todo caso, há uma forma de se monitorar a forma que o motorista conduz o veículo e, a partir disso, identificar se é ele no volante ou se pode ser uma pessoa suspeita, em um ato criminoso. Esse monitoramento acontece por meio da telemetria — um sistema que analisa hábitos de condução de motoristas.

Um dos seus principais objetivos, além de proteger veículos contra roubos e furtos, é auxiliar na gestão de frotas realizadas por empresas de logística, rastreamento, transportadoras, etc. Ele informa como o condutor dirige, verificando pontos, como: excesso de velocidade, tempo do veículo parado com o motor ligado, tráfego em ponto morto, entre outros. Isso pode, inclusive, ajudar a economizar combustível e prevenir acidentes.

Imagem - Getrak
E-book
Saiba como abrir o seu próprio negócio

Aplicativos de monitoramento

Se você é cliente de uma central de rastreamento, é possível que a empresa já ofereça esse benefício: um aplicativo que permita acompanhar o carro, em tempo real, além de outras funcionalidades. Trata-se de um recurso bastante usado por motoristas credenciados em aplicativos de corrida, a fim de proteger seus veículos e a si mesmos.

Caso a central não ofereça esse suporte, existe uma opção disponibilizada pelo Google Maps, por meio do Transport Tracker. Essa solução foi criada inicial e especificamente para auxiliar entregas ou transporte de cargas, mas pode ser usada para fins pessoais também. O custo varia de acordo com sua necessidade e utilização. Esse aplicativo permite a captura da localização do veículo, enquanto a armazena em um banco de dados, sendo atualizado, em tempo real.

Rastreamento com redundância

Apesar da segurança que os rastreadores oferecem, não é incomum se deparar com criminosos que saibam como desativar seu sistema principal. É por essa razão que muitas empresas resolvem investir em um equipamento com redundância, ou seja, um segundo rastreador, para garantir a eficiência do serviço.

Esse aparelho funciona de forma independente — não depende do sistema para operar. Pequeno, ele é discreto e deve ser instalado na parte interna ou externa do veículo. A comunicação se dá por meio dos dados GSM/GPRS e seu custo é mais acessível.

O equipamento é mais indicado para caminhões que já têm o rastreador satelital instalado. Entre seus benefícios, vale a pena destacar:

  • localização ilimitada 24 h por dia, pela internet;
  • relatório de viagem e quilometragem;
  • limitador de velocidade;
  • pontos de referência;
  • entre outros.

Câmera interna veicular

Assim como o rastreamento com redundância, as câmeras internas veiculares também são mais comuns em caminhões. Elas servem para monitorar as cargas, mas também permitem visualizar as condições das rodovias, a forma que o motorista conduz o veículo e se a rota está sendo cumprida.

Ela pode ser colocada fora do veículo também, e as mais modernas oferecem até visão infravermelho e visualização noturna. A câmera pode fazer parte de um sistema de monitoramento e incorporar outras funções, como GPS para dados de localização e sensores, que podem interromper a ação do motor quando a rota programada for desviada.

Botão de pânico

Esse dispositivo age em conjunto com o rastreador veicular e permite que o condutor acione, de maneira discreta, o socorro, em situações de emergência. Geralmente, as empresas de rastreamento de veículo não oferecem a opção a parte, sendo comercializada junto com rastreador tradicional.

Nesse caso específico, o botão serve para, principalmente, proteger o condutor do veículo, pois, ao acioná-lo, é enviado um alerta para a central, com uma mensagem padronizada e a localização do carro, em tempo real. Todos os veículos podem fazer uso do aparelho. É importante frisar que ele não serve apenas para proteger cargas e automóveis, mas para, sobretudo, assegurar os condutores, em caso de sequestros relâmpagos, por exemplo.

A Getrak oferece inúmeras soluções — além das destacadas acima — para proteger seu veículo, com agilidade, precisão e qualidade. Um dos diferenciais é uma ferramenta no sistema de rastreamento, chamada Painel de Sinistro. Por meio dela, é possível:

  • acompanhar a ocorrência;
  • comunicar-se, via WhatsApp, com a Central;
  • ver relatórios detalhados;
  • bloquear o acesso para o cliente final.

Para oferecer um serviço completo com um custo-benefício atrativo, é essencial investir em uma empresa que já é tradicional no mercado, com presença em outros países e com clientes igualmente renomados.

Agora que você já conhece melhor as tecnologias alternativas de recuperação veicular, o que acha de entrar em contato conosco para encontrarmos a melhor solução para sua empresa?

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Como atrair mais clientes para empresa de rastreamento veicular? Veja aqui!

O número de roubos e furtos de automóveis cresce de forma alarmante a cada ano. Isso chama a aten...

Leia mais
Imagem - Getrak
Conheça a história da Getrak e quais as principais soluções que ela oferece!

Você conhece a Getrak e alguns dos seus serviços, mas nunca soube a história completa da empresa,...

Leia mais
Imagem - Getrak
Como funciona a indústria do mercado de segurança veicular?

A indústria do mercado de segurança veicular está em franca expansão no Brasil. Os consumidores ...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.