5 técnicas de vendas para adotar em sua empresa de rastreamento veicular

Você não consegue atingir as metas de vendas como desejava ou sente insegurança ao investir em negócios que podem ser pouco rentáveis, como o rastreamento veicular? Aprender mais sobre técnicas de vendas pode ser a solução que faltava.

Afinal de contas, esse tipo de empreendimento registrou alta de 25,2%, de acordo com dados da Anfae, tornando o mercado favorável, desde que os envolvidos conheçam técnicas de vendas — construídas a partir de pesquisas e estudos — e saibam utilizá-las, com eficiência.

Isso porque é comum que empreendedores e/ou vendedores atribuam as vendas a algo intuitivo e feito no improviso. Parte disso é verdade, mas os hábitos comportamentais e de consumo estão sempre se atualizando, da mesma forma que a equipe comercial ganha mais quando está bem treinada.

Percebeu a importância de investir em técnicas de vendas para potencializar os resultados da sua empresa de rastreamento veicular? Continue a leitura e saiba como fazer isso!

Técnicas de vendas

Conforme mencionado, as técnicas de vendas são procedimentos testados, por meio de pesquisas e estudos, para auxiliar na captação de clientes, negociação, pós-vendas etc. Confira abaixo as principais delas!

1. Conhecer bem o cliente

O cliente ideal do seu negócio procura um rastreamento veicular, buscando uma maior segurança para a família, ou ele nem, sequer, tem filhos? Ao responder perguntas como essas, é possível atender as necessidades e desejos específicos do seu público, o que torna a abordagem e, consequentemente, o resultado, mais eficientes.

Em outras palavras, quando você conhece bem o público com que se comunica, pode focar nas principais características e vantagens do serviço oferecido, com base no que ele busca. Por exemplo, se ele tem condições socioeconômicas mais baixas, é possível que procure pelo melhor custo-benefício — e é nisso que você precisa focar para ganhar mais confiança.

2. Foque sempre no benefício

Como foi dito, quando você conhece bem o cliente, entende suas dores específicas com maior facilidade. Isso ajuda na abordagem, que pode oferecer benefícios do serviço para solucionar tais dores e trazer informações de valor. Ou seja, existem clientes interessados no rastreamento veicular para proteger seu bem material e corporações que buscam por esse tipo de serviço, para além da segurança e outros fatores, como potencializar o desempenho do motorista, fazer o controle de velocidade etc. Alguns valores do benefício são:

  • economia;
  • proteção;
  • minimização de riscos, custos e problemas;
  • aumento do lucro;
  • atração e retenção de clientes;

Descubra qual é o problema específico e foque nos benefícios para solucionar isso — o que pode ser alcançado com ajuda de pesquisas sobre o assunto, dados, depoimentos de outras etc. Afinal, tudo o que possa ser relevante para o seu cliente.

3. Aprenda a lidar com as objeções do cliente

Objeção é quando o cliente apresenta um argumento para contestar o serviço oferecido, como não caber no orçamento, o que é diferente de rejeitar sem motivo algum. Quando a primeira situação ocorre, é necessário pensar em como sua empresa pode solucionar o problema apresentando.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Algumas sugestões são avaliar o que pode ser oferecido no serviço, como um melhor custo/benefício, formas de pagamento mais vantajosas, opções de parcelamento, começar a pagar depois de determinada data etc.

O que não pode ser feito é tentar impor ao cliente que ele está incorreto, opor-se à sua opinião ou interrompê-lo, durante a fala. Afinal, é justamente ao prestar atenção no que foi dito que se pode contornar as objeções, já que, em muitos casos, o consumidor não consegue explicar exatamente porque ainda não se convenceu da compra.

4. Lide com o cliente com base no funil de vendas

O funil de vendas é um modelo que divide a jornada de compras em topo, meio e fundo. Veja abaixo como isso funciona.

  • Topo: é quando o consumidor precisa ser atraído para, posteriormente, reconhecer um problema.
  • Meio: o consumidor passa a reconhecer seu problema/necessidade e busca as soluções.
  • Fundo: é a fase final, em que você precisa mostrar ao consumidor que é o parceiro certo para as soluções buscadas e fazê-lo comprar.

Quando uma empresa realiza esse tipo de divisão, fica mais fácil se comunicar, de forma mais eficiente, respeitando a etapa em que o cliente se encontra para conseguir levá-lo ou ter sucesso na fase final. Para isso, contar com uma gestão de relacionamento é essencial.

Além de organizar as etapas do funil, uma gestão de relacionamento também contribui na administração e no acompanhamento de cada oportunidade de negócio, como o desempenho da equipe, a necessidade de correções e treinamentos etc.

5. Não ignore as vendas on-line

Considerar as vendas on-line é uma necessidade, já há um tempo e, principalmente, depois do surgimento da pandemia do coronavírus, isso só se intensificou. Assim, é necessário garantir que a equipe do seu negócio esteja por dentro das técnicas de vendas do mundo digital, que são mais específicas do que as realizadas presencialmente e por telefone, por exemplo.

Oferecer diferentes canais de contato é uma forma de conseguir isso, já que, normalmente, as vendas on-line são preferíveis pela conveniência que oferecem: o cliente pode estar em casa, interagindo com outras pessoas no Instagram, e encontrar o perfil da sua marca — seja pela promoção da postagem, sugestões de pesquisa ou compartilhamento por algum seguidor.

Seja como for, garanta que o seu cliente tenha a conveniência buscada, devido à presença da sua empresa em diferentes canais, além de expandir o atendimento e suas diferentes formas — áudio, videochamada, mensagem de texto, uso de emojis etc. — para todos os meios de contato também.

Além disso, também é fundamental ficar por dentro dos assuntos mais comentados, atualmente — a chamada ‘’viralização’’ na internet, para atrair mais tráfego dentro da sua plataforma digital, o que pode ser uma notícia ou meme, desde que tenha relação e se comunique com a linguagem do seu público.

Percebeu como existem inúmeras técnicas de vendas e quanto mais você ficar por dentro delas, maiores as chances de sucesso na empresa de rastreamento veicular? Elas são fundamentais, tanto para atrair quanto reter clientes, e até se diferenciar da concorrência, que pode ignorar a importância desse conhecimento.

Gostou do post? Então, assina nossa newsletter e receba nossas atualizações de conteúdo!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"