Solução de rastreamento veicular: 4 erros para não cometer na escolha

Soluções de rastreamento veicular tornaram-se muito populares nos últimos anos, resultando em um aumento na compra desses serviços. A principal função é localizar veículos em tempo real em qualquer lugar e momento. Para fins de segurança e navegação, esse recurso é inestimável.

Existem muitos outros benefícios oferecidos ao instalar seu dispositivo de rastreamento, como imobilização, sensor de combustível, histórico de rotas e alertas de eventos.  Dispositivos de rastreamento GPS são uma parte importante da vida moderna.

Escolher o rastreador correto para o seu veículo é importante e todo o processo pode ser complicado. Se você está pensando em investir em um sistema de rastreamento, continue lendo nosso post.

Como funcionam as soluções para rastreamento veicular?

As soluções de rastreamento funcionam utilizando uma combinação de satélites GPS (Global Positioning System), redes de telefonia celular, Internet, mapeamento digital e softwares. Eles transmitem os dados de volta à central que podem ser captados pelos receptores. Ao obtê-los para, pelo menos, três satélites, o dispositivo calcula a localização de um veículo em torno de 5 a 40 pés mais próximos.

Em seguida, ocorre o armazenamento no sistema de rastreamento de veículos a bordo. Ele também arquiva outros elementos, como quando a ignição é ligada ou desligada e o tempo de pausa do motorista.

Esse condensado informativo é então enviado para um servidor seguro, usando a rede de telefonia móvel. Os proprietários de negócios podem acessar esses dados pela Internet e visualizar a posição do veículo sobreposta em um mapa digital.

Quais os erros que podem ocorrer na escolha equivocada?

As razões para quaisquer equívocos em torno de rastreamento veicular são, principalmente, devido a um mal-entendido do produto. Os problemas comuns desse serviço variam de como os dispositivos “monitoram” os veículos e os motoristas, quais são os recursos, até os tipos de negócios em que são necessários.

1. Ignorar os detalhes técnicos

Alguns serviços transmitem dados que não são criptografados e o dispositivo se torna vulnerável a hackers. Assim, há consequências potenciais em dar liberdade a uma empresa por meio de computadores. Não se esqueça: esse é um dos detalhes técnicos que controla seu carro.

2. Desconsiderar a transmissão de dados

Nesse caso, receber os dados transmitidos via satélite do veículo para aqueles que estão autorizados a visualizá-las em seus computadores é a melhor opção. Caso isso não seja considerado, todo o processo poderá não acontecer de forma instantânea, dificultando a leitura do rastreamento.

3. Não avaliar o tempo de atualização das informações

Quando se trata de sua frota, você precisa saber exatamente onde estão e o que fazem o tempo todo. Com a tecnologia de rastreamento de veículos de última geração, você pode acompanhar seus ativos valiosos em tempo real diretamente da interface de telemática baseada na web. Isso, em qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo.

A localização de veículos ao vivo e as atualizações de tráfego permitem atendimento proativo ao cliente e gerenciamento eficaz da força de trabalho para uma frota totalmente otimizada. Caso contrário, seu veículo pode ser roubado e você ficará sabendo apenas quando o meliante já estiver longe.

4. Desprezar a análise e gerenciamento

É muito importante manter o horário dos veículos. Um bom sistema de rastreamento é muito útil para a escolha da rota ideal com base em vários fatores, como distância, luzes vermelhas, acidentes, tráfego e assim por diante. Isso é feito para garantir o menor uso de combustível e melhor caminho para o colaborador. Ele projeta mantendo a maneira correta de auxiliar o condutor a conduzir de maneira apropriada.

Assim, soluções como o da Getrak contam com inteligência embutida no servidor para tentar resolver esses impasses e prever a localização. Por isso, à medida que o tempo passa, a tecnologia investida nesses equipamentos torna-se cada vez mais precisa, fazendo com que essa empresa seja muito procurada e imprescindível para o mercado veicular.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Como evitar esses erros?

Muitos empreendedores iniciantes buscam trabalhar com o melhor produto possível para que tenham um espaço maior no cenário de rastreamento veicular, porém têm muitas dúvidas em qual contar. Por isso, separamos algumas situações que o fará evitar erros na hora da sua aquisição.

Mapeamento de qualidade

Os recursos de mapeamento de um dispositivo de rastreamento de veículo permite que você aplique zoom aos níveis da rua. Ele também oferece diferentes pontos de vista, como mapas, satélites e pássaros. 

Além de contarem com mapas inclusos na plataforma e dispensarem gastos com gráficos terceirizados, os clientes Getrak usufruem de interfaces inteligentes de tráfego e cobertura GPRS em território nacional. Dessa forma, é possível conhecer pontos de retenção e definir rotas mais curtas ou propor jornadas em horários mais eficazes.

Performance

Um bom sistema de rastreamento veicular utiliza o modem celular/satélite no sistema GPS. Com base em uma frequência predeterminada, ele atualizará continuamente os dados no servidor. Dependendo do provedor, a frequência das atualizações de dados pode variar a cada 15 segundos. Como os dados são atualizados constantemente, não há risco de perda de dados.

Usabilidade

Não esqueça a geração mais antiga de seus clientes e outros grupos de usuários. Isso geralmente fornece novos insights que podem mostrar os problemas de acessibilidade e compreensão de uma perspectiva diferente. 

Especialmente nesse estágio inicial de desenvolvimento, ainda é muito fácil e barato fazer mudanças. Além disso, testes de usuário iterativo ajuda a tomar decisões  — não discuta por muito tempo, pergunte aos seus clientes!

Funcionalidade

Uma das maneiras mais fáceis de usar o sistema de rastreamento veicular é por meio da otimização de rotas. Esse recurso inclui o número e a localização de todas as paradas necessárias ao longo da rota, além da quantidade de curvas, congestionamento do tráfego e a melhor maneira de alcançar o ponto. Seu motorista pode conhecer uma boa rota, mas as condições da estrada nem sempre são as mesma, fazendo que ela seja mudada.

Veja mais funcionalidades indispensáveis:

  • alertas de manutenção: os alertas ajudam seu cliente a ter uma maneira mais eficaz de lidar com possíveis problemas. Uma das formas de recebimento é por e-mails diários resumindo quaisquer contratempos que ocorram com os veículos;

  • monitor de funcionários: os colaboradores podem tentar lucrar as suas custas. Uma maneira de fazer isso é drenar o combustível e depois obter dinheiro da empresa para reabastecer. Para evitar, o cliente deve usar o sistema para identificar onde existe esse gargalo;

  • geofencing: permite criar limites virtuais em um mapa. Dessa forma, você sabe o momento exato em que um veículo entra ou sai desses limites.

Layout

É importante que esse recurso seja muito prático, pois os usuários desejam simplicidade e muitos deles ainda sentem certa dificuldade com aparelhos digitais. Ao descomplicar esse acesso, os clientes terão maior facilidade de manuseio e encontrarão as opções que desejam para aquele instante.

Assim, os consumidores sempre buscam comprar um dispositivo que lhe deem satisfação e não dor de cabeça. Uma tela simples, porém com as funcionalidades bem visíveis fará toda a diferença. 

Aplicativo 

Caso seu rastreador veicular não tiver um aplicativo independente, você perderá muitos recursos úteis. Não será possível criar ou visualizar geofences, configurações de conta ou rastrear outros sinais vitais, como a duração da bateria.

Observe que as notificações de entrada/saída podem ser exibidas instantaneamente em um smartphone se um aplicativo de rastreamento estiver instalado. Grandes sistemas devem permitir um maior controle sobre a personalização de relatórios de localização.

Em resumo, cuide de um gerenciamento de informações ideal do rastreamento veicular desde o início, que não sobrecarregue seus clientes nem exija nada deles. Uma boa e transparente troca de informações de status e uma compreensão intuitiva dos controles que foram desenvolvidos minuciosamente, focado no usuário também por meio do processo de design, será a sua chave para o sucesso do seu sistema.

A Getrak é especialista em rastreamento veicular e pode ajudar sua empresa ou, você que deseja montar uma central própria, a não cometer esses erros. Entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e veja as vantagens!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"