Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Solução de rastreamento de veículos: entenda os benefícios desse serviço

Investir em uma central de monitoramento veicular é um uma excelente forma de construir um negócio rentável, principalmente para quem tem talento nato como empreendedor e gosta de carro.

No entanto, muitos têm dúvidas sobre as vantagens que a solução de rastreamento de veículos pode proporcionar.

O primeiro benefício desse tipo de serviço é com relação à segurança. Com o crescimento da violência, cresce também a procura por formas de proteger o motorista, o automóvel e até mesmo a carga, sendo o rastreamento uma delas.

Para ajudá-lo a entender melhor, explicaremos abaixo a importância do rastreamento no país, quais são as principais vantagens com o serviço e por que abrir uma central de monitoramento é lucrativo. Acompanhe e boa leitura!

Por que o rastreamento é importante no Brasil?

Infelizmente, ter o carro roubado se tornou rotineiro. Em 2016, por exemplo, um caso de roubo ou furto foi registrado por minuto no Brasil, o que representa 557 mil veículos, segundo reportagem da Folha, com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Entre as diversas regiões, o número de ocorrências é ainda maior nas grandes capitais. Em Belo Horizonte, mais de 40 carros são tomados de seus donos por dia, de acordo com informações do jornal Estado de Minas.

Além disso, o roubo de carga aumentou e causou prejuízo de mais de R$ 1,4 bilhão em 2016, de acordo com dados da Folha. No Rio de Janeiro, por exemplo, são mais de 29 casos todos os dias.

Assim, é cada vez maior a procura por serviços e tecnologias que possam proteger carros, motos, caminhões e ônibus, principalmente devido ao tamanho da frota brasileira – são mais de 90 milhões de veículos, segundo o Denatran.

“O mercado vem crescendo ano a ano, mas ainda existe um número muito baixo de carros rastreados no Brasil, em torno de 5% a 8% da frota total”, explica Giver Guimarães, gerente comercial da Getrak, empresa focada na solução de rastreamento de veículos.

Afinal, quais são as vantagens do rastreamento?

O rastreamento veicular é benéfico tanto para pessoa física quanto jurídica. Proprietários de automóveis procuram o serviço principalmente por conta da segurança do patrimônio.

Já empresas de transporte ou logística utilizam bastante funções de telemetria avançada, que vão além das cercas eletrônicas e da elaboração de rotas.

Para ajudá-lo a compreender melhor, selecionamentos as 4 principais vantagens do sistema:

1. Localização eficaz em caso de roubo

Quando um carro é roubado, a central orienta o motorista a chamar a polícia enquanto realiza a localização. A rapidez do processo é o grande destaque. “A central identifica para onde o carro está indo a cada 60 segundos”, esclarece Guimarães.

O serviço é chamado de Pronta Resposta e também tem a responsabilidade de recuperar o veículo mediante informações do rastreamento.

Esse é um grande diferencial com relação ao seguro, pois as chances de recuperação do carro são bem altas. Além disso, é uma forma de proteger o patrimônio sem gastar muito dinheiro, já que os seguros apresentam valores bem mais caros do que o rastreamento.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

2. Atendimento rápido e simples

Uma importante solução de rastreamento de veículos é o monitoramento 24 horas. Isso significa que uma central personalizada e qualificada estará sempre pronta para atender os clientes em qualquer horário, de forma rápida e objetiva.

Outro ponto positivo é a comunicação integrada. O sistema coleta os dados e disponibiliza as informações de maneira clara para o usuário por meio de um aplicativo para celular.

Assim, o cliente pode visualizar de maneira prática e em tempo real a localização, a velocidade do veículo, ignição on/off, trajetos, entre outros fatores.

3. Otimização da logística

Além da localização, o sistema emite informações sobre velocidade, monitora quantos quilômetros foram rodados e efetua o bloqueio por meio de pane seca ou corte de energia. Empresas que fazem uso de frotas, independentemente do tamanho, ainda conta com diversos benefícios.

Com o rastreador é possível verificar se o motorista está dirigindo dentro dos limites, a jornada de trabalho, as pausas obrigatórias por lei, a aceleração e até mesmo quando o veículo freia bruscamente. No caso de transporte de carga valiosa, o baú não pode ser aberto fora da programação, o que garante uma entrega mais segura.

O sistema também tem vantagens para situações específicas. Se a carga for refrigerada, os dados sobre a temperatura são transmitidos em tempo real para a central.

No caso do transporte de combustível, por exemplo, é viável mapear a presença de lençol freático pelo caminho para evitar acidentes e, como consequência, danos ambientais.

“Quando isso acontecer, o motorista recebe um alerta na cabine para reduzir a velocidade para menos de 40 km/h”, ressalta o gerente comercial da Getrak.

4. Redução de custos

O uso do rastreador também traz como benefício a redução dos custos para empresas e suas frotas. Por meio dele é possível determinar rotas mais econômicas e analisar dados para otimizar os resultados.

Outro aspecto positivo é que a central de rastreamento veicular não aumenta o valor cobrado de acordo com o modelo, ano e tipo de carro ou até mesmo do perfil do motorista.

Abrir uma central de rastreamento é rentável?

Por ser uma solução de alta demanda e que atende às necessidades dos usuários, abrir um central de rastreamento é muito rentável para quem deseja ter o próprio negócio.

A primeira razão é por que o software permite a personalização da sua marca e todo o suporte para que a central comece a operação.

O segundo motivo é que a central exige um baixo capital inicial, tem custo fixo reduzido e receita recorrente. “É um negócio que proporciona um fluxo de caixa muito estável, pois o recebimento é por meio de mensalidades”, diz Guimarães. De forma geral, o retorno é 30% do valor investido.

Por fim, a expectativa é que o mercado cresça rapidamente nos próximos anos. A previsão é que o setor de solução de rastreamento de veículos pode movimentar cerca de US$ 11 bilhões até 2024, de acordo com pesquisa feita pela Global Marketing Insights.

A consultoria ainda destaca que o Brasil será um dos países que mais sentirá esse crescimento, tanto pela quantidade de veículos quanto pela necessidade de segurança e mudanças na legislação.

Gostou de saber mais sobre as vantagens do rastreamento? Agora, assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades sobre segurança veicular e novos negócios! Até breve!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação