10 características que um bom software de rastreamento veicular deve ter

sistema de monitoramento de veículos é uma das melhores opções para quem deseja começar um negócio, ganhar mais dinheiro e ter independência financeira. O empreendimento exige pouco capital inicial e gera receita recorrente por meio de uma boa plataforma de rastreamento.

No entanto, é preciso escolher com atenção o software de rastreamento veicular para garantir excelentes serviços ao cliente. Ele é o coração da sua empresa, pois, por meio dele, será possível controlar e monitorar todos os veículos rastreados via uma plataforma 100% digital. O sistema capta as informações dos rastreadores, organiza os diversos tipos de dados e oferece variados benefícios.

O principal deles tem relação com a localização, o que torna viável tanto a recuperação do automóvel, em caso de roubo, como o acompanhamento de entregas e transporte de cargas. Além disso, disponibiliza alertas eficientes, otimiza trajetos, realiza bloqueios, fornece telemetria avançada e suporte.

Por isso, no momento de decidir comprar um bom software, é preciso notar se ele apresenta soluções seguras. Abaixo, separamos as 10 características principais que devem ser consideradas.

1. Realização da localização precisa do veículo

O software de rastreamento veicular deve realizar a localização do veículo de forma precisa e em tempo real. Por isso, é importante que ele seja compatível com os rastreadores disponíveis no mercado.

Assim, o sistema pode funcionar de duas formas. Uma delas é satelital, e a outra GPRS, que utiliza os sinais dos receptores das operadoras de telefonia para localizar carros, motos, vans, caminhões e ônibus.

Outra característica essencial do software é que ele deve ter uma resposta inteligente para identificar se algum rastreador está com problemas ou parou de funcionar, principalmente para o caso de monitoramento de frotas.

É fundamental que o sistema reporte as informações transmitidas pelo equipamento a todo momento.

2. Disponibilização de um sistema de alerta eficiente

Para que o monitoramento da central seja eficaz, o software de rastreamento precisa ter um bom serviço de alertas, fundamental para chamar a atenção do operador e indicar qualquer anormalidade.

A violação de bateria, por exemplo, é uma das situações mais relevantes e que exigem, do sistema, avisos bem efetivos, com abertura de pop-ups, luzes ou emissão de sons. Quando a tensão da bateria principal é alterada, isso pode indicar que o rastreador foi desconectado do veículo.

Além disso, é preciso que o software gerencie as informações automáticas transmitidas pelos rastreadores com dados sobre velocidade, rotas, partidas, chegadas, entre outros.

Todos esses fatores são cruciais para fornecer ao consumidor um serviço de segurança tecnológica de excelência, garantindo a proteção do motorista e do patrimônio envolvido no transporte.

3. Oferecimento de um mapeamento atualizado

Outro ponto relevante para avaliar a qualidade de um software de rastreamento veicular é se ele dispõe de mapas atualizados.

O sistema deve fornecer dados da malha viária para que seja possível a consulta de ruas e avenidas, além de suas respectivas numerações e principais pontos de referência.

Fornecer opções para o planejamento de trajetos e rotas é mais uma característica importante. Frotas e proprietários individuais se beneficiam desse serviço, pois, assim, conseguem identificar caminhos mais curtos e eficientes.

O bom software também deve ter a funcionalidade de armazenar o histórico da trajetória por onde o veículo passou. Com isso, por exemplo, será possível verificar com precisão o horário em que o automóvel foi roubado.

4. Possibilidade de realização de cerca eletrônica

Com o recurso da cerca eletrônica, o software emite alertas para quando o veículo ultrapassar uma área delimitada. É um serviço muito útil para empresas que precisam gerenciar frotas e entregas, de forma que sejam mais eficientes.

No entanto, pode ser útil para pais monitorarem o transporte de seus filhos a alguns locais, como escola, clubes ou, até mesmo, para a casa de familiares. Também pode ser aplicado para restringir a área de funcionamento de máquinas agrícolas e tratores.

5. Fornecimento de relatórios claros e objetivos

Além de ofertar serviços variados, o sistema precisa mensurar informações e elaborar relatórios objetivos e claros, com a opção de visualizar os dados por meio de planilhas ou gráficos.

Dependendo das necessidades dos clientes, a central de rastreamento pode focar na avaliação dos seguintes dados:

  • velocidade;

  • rotas percorridas;

  • quilometragem;

  • paradas.

A partir da análise desses dados, é possível, por exemplo, direcionar melhor as ações para otimizar resultados, avaliar o desempenho do motorista ou, até mesmo, identificar trechos de maior tráfego e vias perigosas.

6. Oferta de telemetria 

telemetria é um dos grandes diferenciais dos softwares. Isso significa que o sistema pode integrar informações e promover uma série de ações que vão além das cercas eletrônicas e da definição de rotas.

Principalmente aplicado para a gestão de frotas, com a telemetria, é viável gerenciar plenamente a jornada de trabalho do motorista, verificando, inclusive, se as paradas obrigatórias para descanso foram cumpridas.

Ainda é possível estabelecer controles inteligentes para operações que envolvem cargas e o gerenciamento da velocidade limite e em situações específicas.

O software disponibiliza ainda formas de monitorar e controlar a abertura de baú, de modo a garantir que a entrega seja feita no horário estipulado.

7. Possibilidade de personalização e atendimento 24 horas

É interessante o sistema oferecer a possibilidade de personalização. Com isso, você poderá incluir a própria marca no software, ampliando a divulgação do seu negócio para os consumidores. Essa prática dá mais autoridade a sua marca que poderá se expandir no mercado com uma simples estratégia.

Ao optar pela plataforma de rastreamento veicular da Getrak, a sua central ainda poderá contar com o serviço de Atendimento 24 horas, que fornece suporte terceirizado, com uma rede de operadores especializados na condução para a recuperação de veículos e no esclarecimento para uso da plataforma. 

Além disso, a empresa é referência internacional no setor, conta com uma equipe de desenvolvimento  dirigida por gestores com ampla experiência na área e tem mais de 470 mil veículos rastreados.

8. Opção de poder recuperar veículos roubados

Sistemas de recuperação de veículos — também conhecidos como sistemas de rastreamento de veículos — são sistemas de telemática que permitem que seus proprietários recuperem seus veículos roubados, muitas vezes mais cedo do que se dependessem apenas da polícia e com menos danos. Por causa disso, as seguradoras oferecem aos proprietários um desconto na parcela abrangente de suas apólices — geralmente 10% ou mais.

O comprador da tecnologia Getrak faz a escolha do produto de recuperação de veículos, pois ele está sendo comercializado não apenas para essa função, mas para outros recursos que serão mais utilizados, como início remoto, bloquear e desbloquear, rastrear os automóveis por meio do GPS, entre outros.

9. Agilizar os processos por meio de diferentes tipos de rastreadores

Quando o usuário adiciona um novo dispositivo à sua conta, o software de rastreamento veicular faz automaticamente todas as predefinições necessárias usando a tecnologia over-the-air (OTA) em poucos segundos. A única ação necessária do usuário é inserir o número de telefone do cartão SIM  instalado no rastreador.

O sistema detecta e atribui  as configurações de APN, configura o endereço e a porta do servidor e todas as configurações recomendadas para facilitar o início — via canal de SMS e GPRS / IP. O resultado: os seus usuários não precisam configurar dispositivos manualmente. 

Dessa forma, agiliza todo o processo seja o tipo de sistema escolhido pelo cliente que mais se adapta a sua realidade, o objetivo é de facilitar o rastreamento, localização e outros elementos embutidos do software.

Assim, o software de rastreamento GPS da Getrak suporta não apenas recursos importantes, mas também muito específicos — incluindo aqueles que os tornam tão especiais e atraentes. Os usuários acessarão todos os dados de telemetria e obterão controle remoto total de seus dispositivos com widgets interativos simples.

10. Fácil instalação

Ao procurar um dispositivo de rastreamento de veículo baseado em GPS que atenda às suas necessidades, a facilidade de instalação e manutenção é uma consideração importante. Deve-se procurar por um dispositivo compacto que possa ser instalado discretamente (sob o painel). 

Dispositivos que suportam conectores OBD são a melhor opção para uma solução plug and play. Compatibilidade com diferentes modelos do carro também é um fator a considerar ao fazer uma escolha informada.

A importância de investir em rastreamento veicular

Além do que já adiantamos ali na introdução sobre a indicação da localização exata de cada carro da frota, o rastreador de veículos comerciais tem outras vantagens extremamente interessantes para as empresas. Entre as principais, como é de se imaginar, está a segurança que ele proporciona.

É importante, pois os rastreadores de veículos são desenvolvidos sob medida para atender a uma ampla gama de clientes comerciais, de empresas iniciantes, empresas de médio porte e gigantes de transporte e transporte.

O sistema de rastreamento da Getrak oferece diversos tipos de rastreamento. Essa escolha depende do que o cliente busca. Os programas têm acesso total aos empreendedores, controle total de qualquer lugar do Brasil. Pode ser do telefone e de qualquer computador conectado à Internet.

A seguir, detalharemos os principais benefícios de contratar esse serviço. Confira!

Barateamento do seguro

Instalar rastreadores ou alarmes pode ajudar a abater alguns reais do preço de um seguro. Rastreadores diminuem muito o risco de uma seguradora e o desconto com um dispositivo desses pode chegar a 20%. O investimento em sistemas eletrônicos pode até se pagar após algumas renovações de seguro com desconto. Em algumas corretoras, ter o rastreamento é condição obrigatória para contratar um seguro. Já em outras, é somente um bônus.

Redução de custos e riscos

Os dispositivos de rastreamento proporcionam a redução de custos e riscos, pois oferece um sistema de telemetria de comportamento vital do motorista, como travagem severa, aceleração severa, curvas severas e eventos de marcha lenta excessiva.

Ao monitorar esses eventos ao vivo ou em relatórios históricos, os proprietários de frotas podem treinar motoristas específicos para reduzir esses eventos e, como tal, reduzir os custos gerais de manutenção e combustível em sua frota e acidentes por falhas técnicas.

O sistema de monitoramento de veículos também fornece uma estratégia de pontuação de driver baseado nessas exceções e facilita muito a identificação de quem é o problema e quem pode precisar de treinamento adicional e em quais áreas eles precisam de ajuda.

Maior produtividade

Ser capaz de monitorar o local em que vive toda a sua frota o tempo todo é essencial para garantir que seus veículos estejam onde deveriam estar e sejam produtivos. Há também toda uma série de relatórios que permitem aos gerentes de frota garantir que sua frota esteja sendo utilizada em todo o seu potencial.

Em seguida, identificar possíveis áreas problemáticas que afetam a produtividade. Um exemplo é o relatório de zona, que detalha quais veículos entraram em quais locais do cliente (zonas de polígono personalizadas criadas pelo cliente), quando entraram, por quanto tempo estão lá e depois quando saem novamente.

Isso facilita ver rapidamente onde pode haver zonas em que os veículos estão demorando muito para serem recolhidos ou entregues. Os processos nessas posições podem ser avaliados e corrigidos para garantir o aumento da produtividade.

Controle adequado de cargas

Um cliente está ao telefone; a entrega deles deveria chegar 30 minutos atrás, mas ainda não está lá. Eles querem saber quando chegará. Você tenta ligar para o motorista, mas eles não atendem. Seu cliente pergunta novamente. O que você diz a eles?

Com o sistema de monitoramento de veículos, você sabe exatamente a que distância o motorista está. Muitos softwares de rastreamento de frota vêm com a tecnologia correspondente que permite ver com precisão onde está um veículo, usando seu desktop ou tablet. Não é mais um jogo de adivinhação; você pode dizer aos clientes exatamente quando esperar que o motorista chegue.

Ver onde estão todos os veículos de sua frota, ao mesmo tempo, também ajuda a determinar rapidamente quem está mais próximo de um local específico — como uma pickup inesperada.

Não há mais oportunidades de negócios perdidas porque você estava tentando descobrir quem poderia chegar lá a tempo. Você sabe — quase instantaneamente — qual motorista você deve despachar; ganhar negócios extras com menos problemas do que antes.

Facilidade de recuperação de veículo em caso de roubo

Caso aconteça do seu veículo seja roubado ou furtado, a recuperação pode acontecer de forma mais rápida e eficiente. Assim que você notificar a central, imediatamente serão verificadas as movimentações realizadas com o automóvel e uma equipe de pronta resposta é enviada até o local onde o sistema está indicando.

Se o carro tem trava ou bloqueio instalado junto do rastreador, é possível inclusive fazer com que pare de funcionar, anulando a ação dos delinquentes. A Getrak oferece ambos os serviços, logo que você opta pela instalação do rastreador veicular.

Programação automatizada

A automação de tarefas que exigem trabalho manual permite que sua organização seja executada com eficiência. O software de agendamento de expedição permite que você lide com o crescimento enquanto rastreia seus trabalhos agendados e os drivers disponíveis.

Isso fornece agendamento parcial ou automatizado, atribuindo drivers às cargas planejadas. Exibições visuais, como gráficos de Localização, mapas e listas, ajudam no planejamento da capacidade. E os recursos de arrastar e soltar facilitam o gerenciamento de tarefas.

Com a capacidade de identificar o driver certo para cada trabalho, você aumentará significativamente a eficiência da entrega e a satisfação do cliente. Os expedidores têm todas as ferramentas necessárias à sua disposição para tomar decisões informadas. Menos tempo gasto na programação permite mais recursos gastos em outras tarefas estratégicas.

Problemas que o sistema de monitoramento de veículos pode resolver

Sim, um sistema de rastreamento de veículos ajuda o gerente a reduzir a papelada e fazer agendas eficientes. Porém, também é verdade que os benefícios são muito mais para o motorista do que para o gerente. Começando com o rastreador de localização, gerenciador de rotas, gerenciamento de combustível e atualizações de tráfego, um rastreador de GPS pode fazer maravilhas para o motorista.

Os dispositivos de rastreamento de frota GPS fornecem uma abundância de informações valiosas, mas é inútil se os usuários não conseguirem acessar os dados ou se não forem personalizados para atender a seus requisitos específicos. O sistema de suporte abrangente da Getrak fornece soluções fáceis para alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos gerentes de frota usando um sistema de rastreamento GPS.

Alguns problemas comuns de rastreamento veicular por GPS que o ajudou a resolver incluem:

  • auxílio com um guia do usuário do software para facilitar o manuseio;

  • treinamento e ferramentas online;

  • rastreamento de Hodômetro;

  • modificar ou instalar novos planos de manutenção;

  • direcionar até a rota menos perigosa;

  • avisar de risco na estrada ou dentro da cidade.

Os sistemas de monitoramento de veículos podem dar às pequenas e grandes empresas o controle necessário para gerenciar efetivamente frotas de veículos externas e aumentar as margens de lucro.

O monitoramento dos trabalhos concluídos e a localização de veículos e mercadorias fornece uma maneira fácil de medir a produtividade entre seus funcionários e aumentar a segurança. Por estes motivos, ele acaba sendo um investimento com retornos significativos.

Em resumo, as empresas veiculares que se importam com o seu sucesso optaram por usar uma plataforma de rastreamento com eficiência para alcançar resultados tangíveis com base no desempenho. É melhor escolher uma companhia que adote uma abordagem holística para a experiência do cliente.

Seu provedor deve ser mais parecido com um parceiro focado em fortalecer seus negócios e em impulsionar a eficácia operacional por meio de um alto nível de atendimento ao cliente. Com a tecnologia certa e o fornecedor certo, você pode direcionar a frota ou veículo particular do seu cliente para o sucesso por meio dessa solução de sistema de monitoramento de veículos.

Gostou do post? Aproveite para fazer sua análise e deixe seu comentário para que possamos entender melhor suas dúvidas!

 
Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"