Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

5 fatores que mostram que é hora de sair do emprego e empreender

Sair do emprego e começar a empreender pode ser o que faltava para você realizar alguns dos seus sonhos, como ter uma renda maior, mais flexibilidade, fazer o que gosta e melhorar a qualidade de vida.

Mas, tomar essa decisão não é uma tarefa fácil. Exige que você tenha um autoconhecimento muito grande e avalie a situação em que se encontra no trabalho.

Para ajudá-lo a fazer essa escolha vamos mostrar o que você deve pensar antes de pedir demissão e 5 fatores que mostram que esse é o momento adequado. Confira as dicas que separamos para você!

Avalie o porquê da insatisfação no trabalho

Em todo lugar que você for trabalhar, seja em uma empresa como funcionário ou como dono de um empreendimento, você vai ter de enfrentar desafios e aprender a lidar com as situações do dia a dia.

Por isso, antes de pedir demissão, pense no que leva você a querer fazer isso. Se forem problemas pequenos, eles provavelmente o acompanharão em qualquer outro trabalho.

Então, pense honestamente no que lhe faz querer sair do seu emprego atual.

Tenha um planejamento sobre o que fazer após o pedido

Pedir demissão do emprego e ficar em casa sem ter o que fazer não é uma boa ideia. Você continuará tendo as suas contas para pagar. Então, antes de sair do trabalho, planeje os passos que precisa tomar.

Para montar um empreendimento de sucesso é essencial que você já tenha pensado sobre o que vai fazer e como vai executar o plano. Talvez no começo seja melhor fazer um pequeno teste — pode ser no seu período de férias — para ver se as coisas realmente vão dar certo como você espera.

Esteja com as finanças em dia e uma reserva de emergência

Outro cuidado que você deve ter antes de sair do emprego é estar com as suas finanças pessoais em dia.

Talvez no início você precise estar disposto a diminuir um pouco o padrão de vida para depois conseguir os resultados que espera.

Por isso, não tenha muitas contas acumuladas e faça uma reserva de dinheiro para ser usada em momentos de emergência.

Liste os prós e contras

Depois de tomar as atitudes anteriores, chegou a hora de fazer uma lista de prós e contras de sair do emprego e começar a empreender. Afinal, abrir um negócio também vem acompanhado de desafios.

Então, seja honesto e veja o que vai perder e o que vai ganhar. Depois disso, avalie cuidadosamente a situação e opte pelo que vale mais a pena.

Conheça os 5 principais fatores que mostram que é hora de pedir demissão

Depois de verificar o que o motiva a querer sair do emprego, chegou a hora de conhecer os fatores que realmente mostram que esse é o momento adequado. Quer saber quais são? Confira!

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

1. Tem perfil empreendedor

Primeiramente, você vai precisar parar para pensar se o seu perfil condiz com o de um empreendedor de sucesso. Algumas das características são:

  • ter iniciativa;
  • ter segurança ao tomar decisões importantes;
  • ser firme sem ser duro demais;
  • ser organizado;
  • ter visão de negócio;
  • demonstrar respeito com as pessoas.

É verdade que nem sempre uma pessoa tem todas as qualidades desejáveis de um empresário. Mas, isso não significa que você não pode desenvolvê-las para desempenhar bem esse papel.

Então, se você possui a maioria das características de um empreendedor de sucesso, essa talvez seja a hora de pedir demissão e abrir um negócio próprio.

2. Suas ideias não são aceitas

Ter ideias que podem melhorar a qualidade do seu trabalho e a sua produtividade demonstram que você tem criatividade para resolver os problemas e procura a melhor solução para isso.

Mas, não ter as suas ideias aceitas pode resultar em grande frustração. Isso pode ser um indicador de que essa é a hora de pedir demissão, começar a empreender e aplicar as suas ideias dentro da sua empresa.

Lembre-se que você vai precisar continuar sendo criativo para resolver os problemas que vão surgir e não precisará passar pelo transtorno de não ser notado nesse momento.

3. Está estagnado e sabe que tem potencial para crescer mais

Todo profissional merece levar os créditos por aquilo que faz. Então, se você não é valorizado e não tem o reconhecimento que precisa para continuar motivado a trabalhar, talvez seja a hora de procurar outra opção de trabalho.

Além disso, você deve observar se existe uma perspectiva de crescimento dentro da empresa. Se você perceber que tanto a curto como a longo prazo estará no mesmo lugar que está hoje, talvez seja a hora de investir em um negócio próprio. Afinal, se você tem potencial para crescer mais, isso deve ser aproveitado.

4. O trabalho está limitando os seus sonhos

O que você mais gostaria de alcançar? O seu objetivo de vida é possível de ser alcançado? O que está impedindo você de conseguir isso? Se a sua resposta for o seu emprego, chegou a hora de reavaliar as suas prioridades.

O seu trabalho deve ser algo que o ajude a sonhar cada vez mais alto e não que imponha limitações de onde você deseja chegar. Por isso, se o trabalho o impede de progredir, talvez seja a hora começar um empreendimento.

5. Procura por mais liberdade de tempo e dinheiro

Outro fator que mostra que esse é o momento de pedir demissão e começar a empreender é a necessidade de ter mais tempo para fazer aquilo que gosta e, ao mesmo tempo, conquistar uma independência financeira.

Você sente falta de ter um horário de trabalho flexível e de ganhar mais dinheiro fazendo o que gosta? Então, avalie sinceramente a possibilidade de abrir um negócio.

Fica claro que só você pode avaliar a situação de maneira adequada e realmente saber se essa é a hora de sair do emprego. Mas, seguir as dicas que mostramos aqui vai ajudá-lo a identificar o momento certo e a tomar a melhor decisão.

Gostou de conhecer os 5 fatores que mostram que é hora de sair do emprego e empreender? Quer receber artigos de qualidade como este no e-mail? Assine nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação