Saiba como empreender em tecnologia sem saber programar

A presença da tecnologia no cotidiano da maioria das pessoas é um fato evidente na atualidade. Todos os dias surgem novos aplicativos, softwares e outras ferramentas tecnológicas com o intuito de facilitar as atividades diárias, garantir segurança aos usuários e potencializar o resultado de empresas e profissionais. 

Dessa forma, empreender no mercado em tecnologia se mostra como uma ótima opção para quem tem visão de futuro e quer realizar o sonho de ter o próprio negócio. Porém, sem saber programar, é possível entrar nesse setor? 

A resposta para essa pergunta é sim! Descubra agora como é possível empreender em tecnologia sem saber programar.

O lugar do conhecimento técnico no empreendedorismo

Há alguns anos, só abria um negócio quem tinha muito conhecimento sobre o assunto. O dono da padaria era, na maioria dos casos, aquela pessoa que trabalhou fazendo pães por muitos anos e domina o todo o processo com excelência. 

Porém, os tempos mudaram e, com eles, o perfil do empreendedor. Hoje, o conhecimento técnico, apesar de importante, não é mais central para quem quer empreender. Isso porque o empreendedorismo está mais relacionado com as chamadas soft skills, ou seja, competências comportamentais. 

Ou seja, para ter um negócio de sucesso, não é essencial dominar a técnica, mas sim adotar comportamentos empreendedores, como a proatividade, visão de mercado, capacidade de liderar e motivar uma equipe, entre outros. Na sua empresa, você pode contar com profissionais altamente especializados para lidar com as questões relacionadas à programação. 

Portanto, com a capacidade de liderar e gerenciar o seu negócio e identificando as oportunidades certas, é possível abrir uma empresa de sucesso e criar um time de excelência para empreender na tecnologia. 

Como empreender em tecnologia 

Agora você já sabe que sim, é possível empreender em tecnologia sem saber programar, mas como efetivamente isso acontece? Quais são os comportamentos e estratégias que você precisa adotar para ter o próprio negócio? 

Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto agora mesmo.

Desenvolva suas soft skills 

Para ser capaz de empreender sem saber programar, precisa pensar nas suas soft skills. Ou seja, é preciso que você invista nas suas competências comportamentais de forma a desenvolvê-las ao máximo para ser um empreendedor de sucesso. 

Para isso, comece com o autoconhecimento, de forma a entender quais são os seus principais pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido. A partir disso, busque por cursos, vivências e outras formas de investir em si mesmo. 

Busque por oportunidades 

Também é importante que você esteja sempre atento ao mercado. Afinal, é lá que você vai identificar as principais oportunidades para empreender. 

Nesse aspecto, comece entendendo quais são as áreas nas quais você deseja atuar. A partir disso, há duas opções: escolher criar um negócio do zero, com uma solução totalmente inovadora, ou buscar parcerias com outras empresas para colocar o seu empreendimento no mercado. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

A segunda opção é bastante interessante uma vez que você é capaz de utilizar a tecnologia desenvolvida por outra organização, que cede os direitos para você, e focar no processo de gestão do negócio. 

Planeje com cuidado

Após escolher a oportunidade na qual você investirá, é hora de planejar todo o processo. Para isso, crie um modelo de negócio no qual você descreve a solução a ser ofertada, a proposta de valor para o cliente e o perfil dos consumidores.

Além disso, é importante também estabelecer o valor do investimento inicial, pensar em quanto tempo você terá o retorno sobre o que foi investido a partir do lucro e identificar os custos do negócio a médio e longo prazo. 

Para isso, invista em ferramentas eficientes de planejamento. O Business Model Canvas é uma delas, possibilitando que você desenvolva uma visão global do negócio de maneira simples e intuitiva. 

Pense na gestão 

Com todo o negócio estruturado, é hora de começar a pensar na gerência. Comece com a gestão de pessoas, buscando formas de montar um time de excelência para atuar em conjunto com você nesse empreendimento, se esse for o caso.

Também planeje formas de gerenciar o setor administrativo e financeiro do negócio, assim como os processos internos. Pensar em estratégias de marketing também é essencial para que você comece a entrar em contato com o seu público. 

O sistema de rastreamento veicular como opção

Uma das oportunidades que surgem no mercado como uma ótima opção de empreendimento no setor de tecnologia é o rastreamento veicular

O carro é uma propriedade que exige alto investimento e, dessa forma, muitas pessoas buscam por formas de se proteger contra assaltos. Com isso, o rastreamento ganha espaço no mercado comercial, sendo muito procurado pela população. Por outro lado, as empresas que têm frotas ou veículos próprios também buscam esse tipo de serviço para monitorar os colaboradores da empresa, analisar dados estatísticos sobre o uso dos veículos, entre outros processos. 

Esse é o contexto no qual surgem empresas de tecnologia que desenvolvem softwares de qualidade para o monitoramento veicular. Elas buscam por parceiros para colocar o produto no mercado e atuar em parceria nessa oportunidade — e você pode ser uma dessas pessoas! 

Por ter a tecnologia cedida por outra empresa, você não precisa saber programar para entrar nessa área. Ainda assim, é possível investir no mercado de tecnologia e em um setor que tem perspectivas de crescimento, abrindo portas para que você crie um negócio com alta capacidade de sucesso no mercado.

Como você pode perceber com este artigo, investir no setor de tecnologia é uma ótima oportunidade na atualidade. E é possível fazer isso sem saber programar, contando com parceiros de qualidade e desenvolvendo as suas competências comportamentais relacionadas à gestão de um negócio.

Portanto, se o seu sonho é ter o próprio negócio, busque por oportunidades como o rastreamento veicular para empreender em tecnologia e aumentar as chances de sucesso da sua nova empresa.

Ficou interessado no que apresentamos sobre o tema? Então, aproveite para entrar em contato com a Getrak e descubra a oportunidade de ouro que temos para oferecer para que você comece a empreender em tecnologia agora mesmo.

 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"