Receita recorrente: entenda o que é SaaS e quais as suas vantagens

O que é SaaS? A sigla de Software as a Service, traduzida para o português ao pé da letra, significa Software como Serviço. A definição desse tipo de negócio é deixar disponíveis soluções tecnológicas por meio da internet e outros softwares, como se fosse uma proposta de um serviço.

Atualmente, esse modelo de negócio tem chamado bastante a atenção de quem deseja investir no mercado. Por meio dele, é possível conseguir uma receita recorrente, ou seja, lançar um produto no mercado por assinatura. Para manter um empreendimento no modelo SaaS, ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso manter e atualizar constantemente hardwares e softwares no computador de seu cliente.

Tudo o que ele precisa para ter acesso ao sistema que contratou por assinatura é a conexão com a internet, possibilitando que ele tenha mobilidade e não perca dinheiro ao contratar os seus serviços.

Continue lendo o post para descobrir quais os benefícios do SaaS e conhecer também alguns cases de sucesso. Confira!

Para quais tipos de empresas o modelo SaaS é recomendado?

A maioria das empresas bem-sucedidas que usa o modelo SaaS para gerar receita recorrente costuma atuar no mercado das seguintes maneiras.

Freemium

São empresas que oferecem uma versão gratuita dos seus produtos. Na maioria dos casos, as funcionalidades do sistema são limitadas. Se o cliente testar os serviços, gostar e quiser usar as demais aplicações, precisa pagar uma taxa ou mensalidade pelo produto.

Essa ideia é muito atrativa para um consumidor em potencial, pois dá a ele a chance de experimentar os serviços oferecidos, o que torna mais fácil para a empresa convertê-lo em um usuário pagante.

Self-Service

O conceito de self-service é bem conhecido em restaurantes. Neles, os alimentos ficam expostos e os clientes pegam o prato e se servem. 

Da mesma forma, quem quer lançar um produto na internet com esse modelo cria uma página que tenha informações bem claras sobre as opções de planos e o que cada um deles inclui. Sem precisar entrar em contato com o vendedor, o cliente consegue contratar os serviços oferecidos pela empresa. 

Inside e Field Sales

No Inside Sales, as organizações têm colaboradores internos responsáveis pelo contato com os clientes em potencial. Dessa forma, é possível compreender a fundo a dificuldade do cliente e as suas necessidades. Com isso, é possível oferecer a ele a solução ideal.

Já no caso do Field Sales, as empresas mandam especialistas para visitar o cliente e entender o seu processo a fundo. Depois de fazer isso, é possível oferecer uma solução específica para aquele consumidor.

Quais são as vantagens de usar o SaaS em um negócio?

Como você já viu, ao investir no SaaS, é possível criar um negócio com receita recorrente. Essa ação vai gerar outros benefícios, como os que apresentaremos a seguir.

Escalabilidade

Em outras palavras, um negócio escalável é aquele que tem capacidade de crescer seu faturamento sem que as suas despesas aumentem na mesma proporção. Nesse caso, um software pode ser oferecido como serviço para 10 ou mil clientes.

A única coisa que vai mudar é a quantidade de assinantes, ou seja, o tamanho do lucro. Os custos para manter o sistema funcionando são os mesmos, independentemente do número de consumidores.

Menor custo para utilização

Os clientes que procuram o SaaS não terão preocupação com os custos de manutenção do software, bem como não será necessário ter dor de cabeça para comprar uma nova licença para usar os serviços em uma nova versão.

Essa ideia é atrativa para o consumidor e, por si só, já torna o produto mais fácil de ser vendido.

Customização de acordo com a necessidade dos clientes

Algumas empresas que trabalham com o Software as a Service conseguem identificar um padrão de cada um dos usuários e oferecer sugestões que sejam atrativas para cada perfil, tornando o produto único para cada um de seus clientes.

Essa ideia também torna o seu serviço mais atrativo para o consumidor e, consequentemente, aumenta as possibilidades de vendas.

Controle do setor financeiro

Um fluxo de receita recorrente pode fazer quebrar uma empresa na economia atual — mas, para administrá-la com eficiência, as vendas, o serviço e o financiamento devem colaborar e funcionar perfeitamente. Com isso, sempre será possível ter uma visão completa e em tempo real dos clientes e suas interações. Assim, é importante melhorar a retenção de clientes e observar o negócio crescer à medida que os clientes existentes se renovam e novos clientes são adquiridos.

Principais recursos:

  • ter um pacote de gerenciamento de preços flexíveis e oferecer a assinatura desejada com base nos tipos de taxa e duração necessários;
  • definir a inteligência de Renovação de Assinaturas automaticamente ou definir lembretes antecipadamente para buscar oportunidades de venda cruzada e upsell;
  • usar a lógica de Cobrança Poderosa Gerar e expedir automaticamente faturas em intervalos recorrentes no prazo.

Fidelização de clientes

Não é segredo que a indústria SaaS (Software como serviço) está em chamas agora. Mais empresas estão migrando suas pilhas de tecnologia de instalação de softwares locais para instalação em nuvem com acessibilidade e confiabilidade aprimoradas.

A demanda por soluções de SaaS pode estar no auge de todos os tempos, mas a lealdade do cliente ainda tem um tremendo valor para um negócio. Aqui estão algumas razões pelas quais a criação de clientes leais é essencial para empresas de SaaS de sucesso:

Os clientes fiéis mantêm sua receita estável

Uma folha de lucros/perdas cheia de oscilações violentas é um claro reflexo da falta de fidelidade do cliente. Manter os clientes satisfeitos cria um fluxo constante de receita que facilita o crescimento de seus negócios.

É possível contratar mais funcionários em tempo integral em vez de depender de contratados. Em geral, será possível encontrar um nível mais alto de confiança e cuidado com o trabalho e as interações. O melhor de tudo é que esse nível aprimorado de comunicação ajuda a tornar os consumidores ainda mais leais.

Eles fornecem feedback essencial sobre o seu software

Relacionamentos ao longo do tempo tornam-se mais francos. Por isso, ter vários clientes de longo prazo gerará o feedback necessário para levar o produto ao próximo nível. Muitas empresas com uma solução de produto “flash” ou de curto prazo (ou seja, software de contabilidade sazonal de nicho) lutam para crescer porque não conseguem que os consumidores permaneçam por tempo suficiente para fornecer um feedback autêntico do produto. As empresas de SaaS devem sempre estar ouvindo seus clientes mais fiéis.

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Os clientes que ficam por perto permitem prever com mais precisão

Conhecer o valor médio de cada transação quando se tem clientes de longa data oferece visibilidade precisa da receita não apenas agora, mas também no futuro. Entender como e quando os clientes de SaaS crescem com o negócio (ou seja, adicionar assentos) é essencial para projetar uma receita que seja realista com a trajetória de crescimento da empresa.

Eles são um recurso fantástico para a equipe de vendas

Embora os logos notáveis ​​no site sejam ótimos, eles não são tremendamente valiosos se não forem de longa data e investidos no crescimento da empresa. Os clientes fiéis podem ajudar as vendas de duas formas específicas.

A primeira é ser uma ótima referência para a empresa usar com consumidores existentes com o objetivo de provar o valor do negócio a partir de uma perspectiva de terceiros. O segundo está impulsionando novos negócios para a organização, referindo-se às empresas companheiras ao software. Ambas as formas são ótimos exemplos dos benefícios de clientes fiéis.

Acessibilidade

Tudo o que é necessário para acessar um aplicativo SaaS é um navegador e uma conexão com a internet. Isso geralmente está disponível em uma ampla variedade de dispositivos e em qualquer lugar do mundo, tornando o SaaS mais acessível do que a instalação tradicional de software comercial.

Configuração e implantação rápidas

O aplicativo SaaS já está instalado e configurado na nuvem. Isso minimiza os atrasos comuns resultantes da implantação de software tradicional, muitas vezes demorada.

Upgrades fáceis

Os provedores de SaaS lidam com atualizações de hardware e software, implantando melhorias de forma centralizada para os aplicativos hospedados e removendo essa carga de trabalho e responsabilidade da empresa.

Quais são os cases de sucesso do modelo SaaS?

Agora que você já viu o que é SaaS, para quais tipos de empresas ele é recomendado e como implementar esse modelo de negócios é vantajoso para o seu empreendimento, chegou a hora de conhecer grandes nomes do mercado que já fazem isso.

Confira os cases de sucesso que separamos para você!

Netflix

Netflix faz atualizações constantes. O cliente paga uma mensalidade e só precisa da internet, login e senha para ter acesso a todo o conteúdo atualizado da plataforma. Assim, o mesmo conteúdo que fica disponível para um usuário está para todos.

As sugestões de filmes e seriados variam de acordo com o perfil de cada consumidor. Isso faz com que ela conte com mais de 118,9 milhões de usuários no mundo todo.

Spotify

Spotify funciona de uma forma bem parecida com a Netflix. Você paga pelo serviço que é oferecido e não por cada produto que é adicionado na plataforma. Ele ainda conta com uma versão gratuita, em que você pode ouvir quantas músicas quiser. 

O cliente que desejar usar algumas funcionalidades que não estão na versão gratuita pode pagar uma pequena mensalidade. Isso faz com que o Spotify conte com mais de 70 milhões de assinantes em todo o mundo. 

Fica claro que usar o modelo de negócios SaaS é uma excelente opção para o empreendedor que deseja ter uma receita recorrente. Ao implementar esse modelo, você terá a possibilidade de colher os benefícios que mostramos, tornando-se referência no segmento em que decidir atuar.

Como conseguir receita recorrente com o uso do SaaS?

Para um negócio de SaaS, todo o investimento é adiantado. Antes de adquirir seus clientes, você precisa ter construído o produto e gasto o dinheiro necessário para adquiri-los. Seus usuários não pagam antecipadamente como uma empresa de software normal. Você coletará assinaturas mensais em quantidades muito menores.

Em longo prazo, você terá um fluxo de caixa constante de suas assinaturas mensais, mas você precisar sobreviver o tempo suficiente para chegar tão longe. É preciso garantir que um negócio sustentável está sendo construído.

É por isso que se rastreia receita recorrente mensal em vez de apenas receita mensal. Receita recorrente mensal é o valor da receita que você está adicionando (ou perdendo) e que espera receber todo mês. Realmente não importa se você tem um mês recorde de receita. A verdadeira questão é “essa receita estará aqui amanhã?”.

Você precisará mergulhar em suas finanças para obter esse número. É o número mais importante que você deve acompanhar se tiver um negócio de SaaS. Ele servirá como sua principal referência para o progresso.

A principal vantagem: a receita mensal recorrente é a métrica mais importante que uma empresa de SaaS deve rastrear.

Qual é a importância disso?

A receita recorrente é importante porque, para criar uma empresa valiosa e vendável, você precisa demonstrar como a empresa continuará a prosperar depois que você sair.

Os contratos de longo prazo representam a melhor maneira de garantir um fluxo de receita no futuro, mas você também pode criar receitas recorrentes por meio de um serviço de assinatura ou clube de associação — ou até mesmo adicionando uma linha de consumíveis ao que você vende.

Em resumo, nessa altura já deve estar claro o poder da receita recorrente para diferentes tipos de mercado e modelos de negócio — e que isso não é uma exclusividade de negócios digitais. De qualquer forma, esses são os benefícios mais evidentes: garantia de receita futura, independentemente dos investimentos presentes em marketing e vendas, e escalabilidade, ou seja, lucros cada vez mais altos que os custos.

Não se esqueça do planejamento concreto, que também resultará em outras oportunidades de geração de receita. E, para finalizar, o crescimento sustentável, uma vez que você poderá designar melhor seus recursos se destinar a capacidade máxima de atendimento de cada área da sua organização.

Gostou do post? Então, aproveite e conheça as “5 dicas de empreendedorismo para 2019“!

 

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