Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Rastreamento via satélite ou radiofrequência: quais as diferenças?

A tecnologia de rastreamento via satélite ou radiofrequência se tornou popular em um curto espaço de tempo. Ela identifica a localização e a posição dos veículos e, geralmente, um sistema dessa natureza terá um dispositivo de localização dentro do veículo, simultaneamente a um software e servidor que possibilita ao usuário rastrear o automóvel a partir da central.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Os programas de rastreamento veicular geralmente são usados pelos operadores de frota para funções de gerenciamento de frota, como rastreamento, roteamento, informações a bordo, despacho e segurança. Eles permitem gerenciar com eficiência seus negócios, improvisar os serviços e reduzir custos.

Preparamos um artigo para que você possa compreender melhor as diferenças entre os modelos de rastreadores veiculares. Confira! 

Qual a importância de se investir em sistemas de rastreamento?

As vantagens do uso de sistemas de rastreamento de veículos podem ser obtidos por empresas de frotas, como operadores de táxi de aluguel, operadores de ônibus de turismo, caminhões de entrega etc. Atualmente, as pessoas estão cientes dos inúmeros benefícios de um sistema de rastreamento e, portanto, há uma grande demanda em o mercado.

Além disso, novos recursos estão sendo adicionados a esses sistemas de rastreamento de veículos hoje em dia. Aqui estão alguns dos importantes benefícios que você pode obter com a implementação desses softwares em sua frota de veículos. Veja abaixo:

  • reduzir os custos de combustível;  

  • visibilidade da frota;

  • aumento da produtividade;

  • melhoria no comportamento de condução;

  • melhor segurança do motorista;

  • reduzir o trabalho de papel.

Quais suas facilidades?

Barateamento do valor do seguro

As operadoras de seguros de automóveis estão experimentando seguros baseados no uso de serviço de rastreamento veicular, alimentados pela onipresença via satélite ou radiofrequência e pela disponibilidade de dispositivos telemáticos.

Dessa forma, essas empresas realizam um orçamento com base nos lugares que têm sido mais frequentados, forma de conduzir o veículo e maior segurança contra roubos e furtos. Isso tem barateado muito o custo, pois as seguradoras lidam apenas com o ônus do reboque em caso de sinistros. 

O benefício para o consumidor também é o incentivo a uma direção mais segura — e a oportunidade de obter descontos para uma direção mais segura — da maneira desejada!

Sem análise de perfil

Por ser um seguro veicular contra furto e roubo, a análise é realizada pelo modelo, marca, ano e localização, isto e, não importa quem será o condutor do veículo ou se o carro fica guardado em estacionamento, o valor do seguro é o mesmo.

Veja abaixo mais algumas das facilidades providas por esse sistema de rastreamento:

  • relatórios inteligentes;

  • controle total de frota; 

  • programação de rotas;

  • cercas inteligentes;

  • corte de gastos; 

  • aumento de performance;

  • controle de horas trabalhadas;

  • sistema 100% web;

  • desempenho de motoristas;

  • notificações por email e sms;

  •  telemetria avançada;

  • logística e corte de gastos;

  • ranqueamento do sistema; 

  • controle de rotas e trajetos.

Quais os dois modelos existem no mercado?

Via satélite

Um sistema de rastreamento por satélite é o melhor dispositivo para gerenciar seus recursos móveis quando e onde quer que eles estejam. O software é de fácil instalação não tem fios ou antenas e pode ser colocado dentro do ativo com adesivo industrial ou montagem por parafuso.

Esse recurso fornece aos gerentes de frota precisão exata para informações de localização e informações de atividades. Além disso, ele garante atualizações a cada hora, enquanto seu ativo está em movimento contínuo e diariamente quando ele é interrompido. 

Essas informações poderosas podem ser usadas para mantê-lo informado sobre como seus ativos estão sendo manipulados e identificar quaisquer problemas que possam surgir.

Radiofrequência

As soluções baseadas em radiofrequência são diferentes porque os transponders de rádio transmitem a posição por uma frequência de rádio móvel, normalmente designada por uma agência administrativa para seu uso exclusivo.

Um sistema GSM GPRS não é usado, em vez disso, o operador do rádio instala um ou mais receptores nas posições ao redor da área a ser rastreada. Um receptor, ou mais exato, a antena de RF conectada, é capaz de cobrir uma área de raio geralmente de 10 a 25 milhas a partir de sua própria posição, embora esse alcance varie dependendo da altitude da antena receptora e do local.

Quais as diferenças entre eles?

Precisão

O rastreamento via satélite pode localizá-lo em qualquer lugar do planeta, por mais remoto que seja, é a tecnologia de localização mais precisa entre as duas comentadas no artigo. Dependendo do dispositivo usado, a precisão da localização pode atingir a margem de erro de 4 metros.

Porém, a precisão do GPS é reduzida quando o usuário está localizado em um prédio, cercado por edifícios, nuvens ou árvores. Portanto, o GPS funciona melhor em áreas abertas, com uma visão desobstruída do céu.

Já com o rastreamento de radiofrequência, a precisão das ondas de RF também é reduzida dentro de lugares fechados, principalmente quando refletidas em objetos metálicos ou cerâmicos. Se você tem uma área muito aberta, pode ter uma precisão muito boa com a RF — entre cinco e 10 metros, menos precisa do que a satelital. Enquanto dentro de estacionamentos, a precisão tem ainda menos qualidade, com 15 metros.

Área de cobertura

Via Satélite

Esse sistema é completamente estável e totalmente operacional no suporte a produtos de satélite de dados e serviços de rastreamento de ativos. Testes de monitoramento recentes indicam que a rede de dados está operando atualmente com uma taxa de cobertura em todo mundo bem-sucedida superior a 99%.

Radiofrequência

Se uma área maior de cobertura for necessária ou a sede de rastreamento não estiver em um bom local para recepção da área, um único repetidor de rádio pode ser estabelecido em um local preferido, onde o repetidor retransmitirá sem fio as transmissões que recebe para o local central de rastreamento.

Se a área de cobertura for muito grande, vários receptores poderão ser instalados e conectados juntos, bem como em um local central através de um backbone IP, que pode incluir uma rede privada ou a Internet pública.

Mobilidade

Com o rastreamento via satélite, o usuário não necessita da dependência do notebook ou desktop para realizar a gestão dos veículos. Agora, com os novos tipos de sistemas, você consegue receber ainda mais mobilidade e segurança para seu veículo ou frota.

Via radiofrequência, no entanto, o seu cliente ainda precisa ficar preso ao desktop ou do notebook para fazer a gestão dos veículos. Já que, com o tipo de transmissão de dados é necessário que se estabeleça uma central fixa. Sem isso você não conseguirá ter maior mobilidade e segurança.

Velocidade na transmissão de sinal

Todos os tipos de ondas de radiofrequência são uma forma de radiação eletromagnética, que também inclui luz visível e ultravioleta, raios-X e raios gama. Cada tipo de radiação eletromagnética tem uma faixa característica de comprimentos de onda determinados pela velocidade da luz, a 300.000 quilômetros por segundo.

As frequências de rádio variam de cerca de 100 kHz a 300 GHz e têm comprimentos de onda correspondentes de 3.000 metros a 1 milímetro. As comunicações via satélite variam de cerca de 20 metros aos comprimentos de rádio mais curtos. As ondas de rádio são uma forma de radiação eletromagnética, que também inclui luz visível e ultravioleta, raios-X e raios gama.

Alguns satélites de rastreamento usam frequências entre 460 e 470 MHz. Cada grupo ocupa vários blocos de frequências, a FCC intercala satélite com outros tipos de usuários de rádio, como frotas veicular frequências de rádio por satélite em vários grupos, incluindo amador. 

As tecnologias de rastreamento via satélite ou radiofrequência são essenciais se você tem algum negócio de transporte ou logística. Elas tornaram os negócios mais eficientes do que nunca e continuará a fazê-lo à medida que a tecnologia melhorar ao longo do período. Lembre-se de que isso é um investimento e que deve ser tratado como tal.

Gostou do post? Então, aumente seu conhecimento ao ler o nosso artigo sobre tipos de rastreador veicular!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação