Rastreamento para carros alugados: vale a pena apostar nesse mercado?

Só em 2019, as locadoras de veículos registraram recordes, o que resultou em um faturamento de R$ 21,8 bilhões, de acordo com a Abla, — já que esse modelo representa uma nova oportunidade de emprego e comodidade para o passageiro.

Junto com isso, também surge um maior interesse pelo rastreamento para carros alugados. Isso porque os maiores índices de violência urbana servem como alerta para as pessoas dobrarem os cuidados com a segurança. Só em 2016, no Brasil, um veículo foi roubado por minuto.

Além disso, o rastreamento de veículo tende a crescer, especialmente durante a crise, situação em que aumenta a insegurança financeira, tornando esse tipo de investimento uma das melhores formas de prevenção, ainda mais quando se trata de carros alugados.

Pensando justamente nas possíveis dúvidas sobre o mercado de rastreamento para carros alugados, preparamos esse post para você. Confira!

Vantagens de investir no rastreamento para carros alugados

Um carro é um grande investimento e muitas pessoas passam anos para terminar de pagá-lo. Por essa razão, é importante encontrarmos formas de aumentar a proteção contra assaltos, furtos ou qualquer outro problema que possa comprometer a integridade do bem. Quando se trata de carros alugados, esse cuidado só tende a se redobrar. Assim, conheça as vantagens do rastreamento para carros alugados.

Investimento inicial baixo

Entre as alternativas de proteção veicular, o rastreamento é o que apresenta uma das menores mensalidades cobradas, o que permite um custo-benefício atrativo. Além disso, algumas empresas que trabalham com esse tipo de serviço oferecem todo o suporte inicial, até que a contratante atinja a marca de 100 veículos rastreados.

Entre os custos envolvidos com o rastreamento veicular, temos a despesa com instalações, compras de equipamentos, documentação exigida para formalização e o capital de giro — investimento necessário para que o empreendimento se mantenha sustentável, durante os primeiros meses de funcionamento.

Outro ponto que torna o investimento inicial baixo é que, por aumentar a segurança veicular, o valor cobrado pelo serviço de empresas seguradoras costuma ser mais baixo, já que a ferramenta facilita a localização do transporte.

Alta lucratividade

Como já foi dito, o mercado de rastreamento para carros alugados se mostra crescente, até em períodos de crise, já que, nesses momentos, é comum que as pessoas invistam em alternativas preventivas.

Assim, se você oferecer um serviço de qualidade, contar com técnicas de vendas, estratégias de marketing direcionadas para as dores e necessidades de um público conhecido e definido, é possível reter e atrair clientes, mantendo altos índices de satisfação e, consequentemente, gerando mais lucratividade.

Esse tipo de benefício se torna ainda mais fundamental para aqueles que estão iniciando no empreendedorismo, já que ter um investimento inicial baixo e apresentar uma alta lucratividade pode ser uma maneira de equilibrar a quantia que você ganharia tendo um emprego formal, em vez de ter o próprio negócio. Porém, justamente pelos desafios do empreendedorismo, é importante encontrar diferenciais para aumentar as vendas.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Além das técnicas mencionadas, a recomendação é que você conte com a estratégia do cross-sell — também chamado de venda cruzada — que funciona ao oferecer para o consumidor um serviço completar ao adquirido. Para isso, não deixe de realizar pesquisas de mercado para entender seu cliente e construir uma melhor experiência para eles.

Aumento da segurança

Como foi dito, os números de roubos veiculares no Brasil são alarmantes, especialmente se o carro for alugado. Apenas no caso de roubo de cargas em transporte rodoviário, relatórios mostram que as perdas financeiras, entre os anos de 2011 e 2016, giraram em torno de R$6,1 bilhões.

Dessa maneira, oferecer sistemas que ajudem na prevenção desse, e até de outros tipos de crimes, é fundamental, já que isso pode evitar ações impulsivas de criminosos e auxiliar na resolução de muitos outros, tornando o mercado muito favorável para o serviço.

Redução de custos

Além de oferecer investimentos baixos, o rastreamento para carros alugados também permite uma redução de custos, como o controle de consumo de combustível — que é um dos principais custos para transportes rodoviários. Isso ocorre quando é possível contar com a programação de abastecimento para evitar desperdícios e tornar o processo mais prático e econômico.

Avaliação dos motoristas

Especialmente no caso de motoristas de transportes alugados, contar com mecanismos capazes de avaliar o comportamento dos condutores, como o rastreamento veicular, é fundamental.

No caso de aplicativos de carona, como o Uber, por exemplo, saber que existe essa ferramenta durante todo o trajeto aumenta a segurança na viagem e diminui a resistência de contar com o serviço, o que torna o investimento positivo para as empresas de aplicativos e até motoristas que alugam veículos.

Da mesma maneira, condutores que prestam serviços para outras corporações, como entregas de comida, por exemplo, podem ter um serviço capaz de checar as paradas, pausas, controle de horas trabalhadas por dia, limites de velocidade, possíveis acelerações e frenagens bruscas.

Com isso, muito além da punição para os profissionais que descumprem as orientações de boa conduta, é possível prevenir ações indevidas e, até mesmo, criar premiações ou treinamentos mais eficientes e direcionados, com base nas informações colhidas.

Assistência 24 horas

Como foi dito, muitas empresas que oferecem o rastreamento, como a Getrak, garantem todo o suporte inicial, até que o seu empreendimento tenha um maior crescimento e você já esteja bem treinado, bem como por dentro do assunto para ‘’caminhar com as próprias pernas’’.

Porém, não pense que, após esse contado de início, o suporte acaba: muitas corporações também garantem assistência 24 horas, sem envolver gastos extras ao contratante do serviço. Desse modo, a ferramenta oferecida é mais completa e conta com o diferencial necessário, mencionado anteriormente, para os empreendedores.

Ou seja, o mercado de rastreamento para carros alugados é favorável, inclusive em tempos de crise. No entanto, para conseguir realmente um bom investimento, é preciso contar com fornecedores de qualidade no mercado nesse ramo, como a Getrak. Afinal, ela conta com um profissional responsável pela implementação do sistema junto ao cliente e ainda oferece acompanhamento próximo e consultivo.

Então, tirou suas dúvidas sobre o mercado de rastreamento para carros alugados? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"