Qual a importância do rastreamento e monitoramento de frotas?

Atualmente, a compra de um veículo para estruturação de uma frota ou mesmo para a realização de tarefas comerciais variadas já deduz a adoção de ações de segurança que sejam realmente fundamentadas. A transação com uma seguradora é a mais comum das maneiras de proteção.

Vale ressaltar que, em decorrência das altas taxas de criminalidade de nosso país e da ineficácia das leis brasileiras, a chance de um veículo ser avariado, furtado ou roubado é muito grande. Para neutralizar esse contexto, o rastreamento e monitoramento de frotas faz a vigilância, simultânea, da localização precisa do veículo, favorecendo uma melhor gestão da logística de veículos.

Continue lendo o post para entender melhor essa estratégia para sua frota. Confira!

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento de frotas?

O conceito de rastreamento e monitoramento ainda dá brecha para dúvidas. O monitoramento é o processo que acompanha online durante 24 horas por dia o veículo. As soluções desenvolvidas para tal finalidade utilizam a tecnologia GPS e GPRS.

Esse sistema é muito usado pelas instituições para o gerenciamento de frotas, para saber, online, se acontecerá atraso na entrega ou se haverá uma rota desviada ou se a carga está perto da localidade de destino, em razão do trânsito, por exemplo.

Já o rastreamento disponibiliza tecnologia para que em caso de emergência — furto ou roubo —, seja acionado e consultado a localização (latitude e longitude) do momento, somente em caso de necessidade.

Sua definição se aproxima mais da busca de sinais para encontrar o objeto roubado ou perdido. Por esse motivo, os produtos criados utilizam a tecnologia da GPRS, apontada como ideal para as ocorrências de furto e roubo.

Qual a importância de realizá-las em sua frota?

Como citado acima, a importância do monitoramento de frotas está principalmente na garantia de maior eficiência nas entregas e nos demais processos de transporte e logística da empresa.

Uma boa gestão de frotas permite diminuir os imprevistos que podem atrapalhar os deslocamentos e prazos e ainda aumentar os custos envolvidos nos processos. Mas para que seja um fator de estímulo à produtividade e à lucratividade, é preciso dar atenção a algumas etapas do monitoramento.

Ajuda no planejamento

O primeiro passo para um monitoramento eficiente é o planejamento. É essencial saber o plano de entregas para identificarmos desvios e problemas durante as rotas. Basicamente, existem duas formas de elaborar um planejamento:

  • realizar um estudo com base em estatísticas de venda e informações sobre a frota para definir os roteiros fixos a serem realizados;
  • utilizar um software de roteirização, que vai analisar o universo de entregas e coletas e sugerir o melhor plano de execução diariamente.

A primeira alternativa é mais utilizada atualmente no mercado, porém não é a mais eficiente. Rapidamente, as rotas fixas podem ficar desatualizadas por mudanças nas vendas. Isso faz com que um analista precise, na montagem das cargas, modificar, unir ou dividir as rotas. Isso torna o monitoramento mais complexo.

a segunda alternativa é mais inteligente: softwares de roteirização, além de fornecer a melhor estratégia para montagem de cargas, geram o conjunto de itinerários a serem realizados.

Dessa forma, o monitoramento saberá exatamente qual o plano de entregas de cada veículo.

Tecnologias de monitoramento

A tecnologia é essencial para realização do monitoramento. Atualmente, o mercado conta com diversas soluções que podem ajudar a otimizar esse trabalho.

Ferramentas de rastreamento trazem ganhos em assistência e segurança para a frota, cargas e passageiros. Com essas ferramentas, é possível monitorar a condição e a localização dos veículos e até mesmo ajudar a recuperá-los em casos de roubo. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Porém, o rastreamento traz consigo a necessidade de recrutar uma equipe de monitoramento. Isso pode significar um custo adicional para o setor.

A opção para diminuir a equipe e, ao mesmo tempo, agregar na eficácia do monitoramento é procurar por softwares integrados ao sistema de roteirização. Sobretudo, esses instrumentos importam o plano de rastreamento dos veículos e entregas, realizando um cruzamento simultâneo, criando alertas em casos de desvios.

Ou seja, o monitoramento automático de frotas pode ajudar a aumentar a eficiência das suas entregas, reduzindo custos e a dependência do fator humano.

Proporciona segurança

Se por um lado houve aumento de crimes que envolvem frotas, por outro ocorreu um intenso desenvolvimento de tecnologia para combate a essa prática.

Seja numa situação de furto, quando o carro é levado sem a presença do colaborador ou vítima, seja em caso de roubo ou assalto, quando o condutor do veículo está presente, o monitoramento e o rastreamento podem ser essenciais para a recuperação do automóvel logo após o crime.

Vale lembrar que, em caso de assalto, não é recomendável que o motorista reaja para evitar danos à própria vida. Em seguida, ao acessar a central de monitoramento do veículo, o condutor poderá identificar a localização exata do veículo e acionar a polícia.

Mesmo em uma situação eventual de sequestro, o gestor da organização pode visualizar o paradeiro do veículo na central, graças ao rastreamento monitorado. Com isso, o trabalho dos órgãos de segurança fica facilitado, já que não se perde tempo para encontrar a localização do automóvel.

Melhora a imagem da empresa

O programa verifica as condições do veículo, como consumo de combustível e recargas de controle, controle por foto, lista a rota percorrida, gerenciamento de limitação de acesso e geozonas. Ainda pode ser integrado com outro programa de vigilância do veículo e bloqueio remoto do motor.

Isso remete ao cliente uma imagem muito positiva da organização que implementa esses sistemas, pois traz maior garantia de receber sua carga ou produtos de forma segura e sem prejuízos.

Como essa estratégia aumenta a produtividade dos colaboradores?

Para que a produção aumente, é necessária a aplicação de investimentos em equipamentos e mão de obra. Porém, essa é uma etapa que deve ser baseada na realidade operacional da empresa e na sua capacidade de atendimento ao público-alvo.

Com o uso de sistemas de gestão de frotas, é possível o envio de informações de rastreamento que supervisionam a forma como os motoristas conduzem os veículos.

A gestão de frotas pode aumentar significativamente a produtividade por meio de relatórios precisos e imediatos das viagens, constando dados como velocidade, tempo, paradas e atrasos no atendimento aos clientes e fornecedores. Isso possibilita uma padronização e um investimento na melhoria das operações que favorecem diretamente a produtividade.

O raciocínio é bem simples: quanto mais o público estiver satisfeito com os prazos, maior confiança a empresa prestadora de serviços terá no mercado, aumentando o engajamento e a demanda de seus produtos.

Em resumo, o rastreamento e monitoramento de frotas equivalem a um grande crescimento na qualidade dos serviços. Eles impactam imediatamente a gestão, a eficiência e a segurança dos processos veiculares, e se mostram uma opção viável a todos os tipos de negócios.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer a importância da telemetria para a gestão e monitoramento de frotas para sua empresa!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"