Afinal, o que é rastreamento com redundância?

O aumento das ocorrências de roubo de cargas tem assustado as transportadoras. Por isso, as empresas vêm buscando alternativas para melhorar seus sistemas de gerenciamento de riscos e evitar a ação das quadrilhas, especializando-se cada vez mais em desativar o rastreamento e outros elementos de tecnologia embarcada.

Com o objetivo de inibir a ação dos criminosos e reduzir a frequência dos roubos, muitas transportadoras estão à procura de sistemas redundantes de rastreamento. Tais ferramentas trazem segurança ao veículo e às cargas mesmo se os ladrões souberem desativar o sistema principal.

Para tanto, já existe um equipamento que é instalado em local seguro da área interna ou externa do caminhão para ajudar na recuperação, aumentando ainda mais a segurança das cargas, dos caminhões e dos caminhoneiros. Continue a leitura e conheça essa estratégia de sistema que pode ser um sucesso em sua empresa!

O que é rastreamento redundante?

Trata-se de um rastreador que tem como conceito a redundância em rastreamento. O aparelho é pequeno, robusto e deve ser utilizado como um segundo rastreador do caminhão, sem nenhuma ligação elétrica com o equipamento principal.

Sua localização é conhecida a partir de satélites GPS e a comunicação, viabilizada por um canal de dados GSM/GPRS, visando tornar o custo operacional reduzido. Vale lembrar que o rastreador pode ser instalado em qualquer área interna do caminhão.

Essa ferramenta também disponibiliza mecanismos como forma de prevenir que furtos e roubos de veículos aconteçam. Devido ao crescimento descontrolado de tais crimes, é vital que a segurança dos veículos seja o foco para tomar uma decisão acertada. Índices apontam que apenas um equipamento exposto por meio do painel do veículo já não é suficiente.

Como esse sistema funciona?

O rastreador de redundância ou contingência é altamente indicado para quem tem um rastreador satelital instalado. O equipamento é solicitado pelas seguradoras, mas serve restritamente para a telemetria pura e a logística.

rastreador satelital é bem perceptível: teclado, sirene com antena externa e outros dispositivos o detectam e reduzem a chance de recuperação do veículo. Com o projeto Getrak, rapidamente o rastreador é instalado e ocultado.

As quadrilhas desativam o rastreador satelital, porém não assimilam o acompanhamento do segundo rastreador, o da Getrak, que fica camuflado e focado na segurança do veículo. Com esse sistema, você tem à disposição:

  • relatório de viagem e quilometragem;
  • localização ilimitada 24 horas por dia pela internet;
  • cerca eletrônica;
  • limitador de velocidade;
  • navegador GPS virtual;
  • pontos de referência;
  • central 24 horas.

Portanto, é oferecida ainda mais segurança à sua frota. Quando o veículo está em movimento, o rastreador posiciona com intervalo de comunicação definida pela central. Ele traz sensor de violação, bateria de backup e circuito de proteção elétrica ou recarga da bateria.

Qual é sua importância para casos de roubo de cargas?

Graças à experiência acumulada pela Getrak, o sistema é capaz de assegurar a customização das operações de todos os modelos para os consumidores, sem interrupções. Isso ocorre com as aplicações de extrema redundância em tecnologia, comunicação e pessoal.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Operando em todo o território nacional, a empresa tem clientes em quase todas as regiões e sua frota rastreada percorre o país de ponta a ponta. Portanto, furtos ou roubos são eventualidades que causam dificuldades.

O seguro deve oferecer coberturas que deem assistência financeira em casos de acidentes em que o preço do reparo fique acima do valor da franquia, por exemplo, como também o auxílio preciso para o instante. Se o sinistro for por quebra do veículo, a assistência 24 horas com guincho não deixa o segurado ficar na mão.

Chances de recuperação

Com o rastreador instalado, as chances de recuperação do veículo após um sinistro de furto ou roubo são maiores. Quando o equipamento é adotado, a central de monitoramento tem acesso instantâneo às informações em real time, de acordo com a localização, como já mencionado.

Assim, caso o veículo seja furtado ou roubado, é possível não somente identificar onde está localizado, como pará-lo (se o serviço de bloqueio também realizar parte do que foi contratado).

Gestão do transporte

Para quem tem uma empresa com frota de veículos, o rastreamento com redundância é extremamente vantajoso. Além de sua utilidade nos casos citados, ele propicia a gestão sobre cada transporte usado pela organização.

Dessa maneira, é possível confirmar se o veículo foi utilizado de modo impróprio, por exemplo, caso não esteja dentro da rota programada para a efetivação do trabalho. Isso é real, pois os dados recebidos pelo aparelho contêm a rota utilizada, o período em que o carro ficou parado e a velocidade média de deslocamento, entre outros.

Tendo todas essas informações, fica mais fácil melhorar a eficiência do trabalho e inclusive economizar combustível, pois o rastreamento veicular dá ferramentas que tornam viável a otimização dos deslocamentos. O foco não é apenas o sinistro: há outras opções para uma melhor gestão.

Assistência

Caso o roubo seja concretizado, dois times estarão a postos para iniciar a operação de resposta, espalhados em todo o território brasileiro, prestando assistência de recuperação e de pós-recuperação. Assim, é provido auxílio nos trâmites de retorno do veículo com os órgãos de segurança.

Para finalizar, o maior diferencial do produto em relação aos demais existentes no mercado é que, em caso de desligamento da alimentação externa (ou seja: quando a carreta for desconectada do cavalo), o equipamento continua posicionando de hora em hora por no mínimo 20 dias. Isso auxilia na segurança e aumenta as chances de recuperação do veículo.

A maior preocupação é investir em tecnologia para manter os clientes seguros e lidar com os problemas do nosso cotidiano de maneira eficaz. Em resumo, sem a duplicação de sistemas relevantes de segurança, como aqueles contra furtos e roubos, os freios ou a direção, a direção automatizada não seria possível.

Com o desenvolvimento de sistemas redundantes, a Getrak abre caminho para futuras opções de mobilidade e melhora os níveis de conforto e segurança no trânsito. Vale lembrar que 90% dos acidentes rodoviários estão sujeitos a erros humanos.

Gostou do artigo? Aproveite para ampliar seu conhecimento e saiba mais sobre o rastreamento plug and play!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"