Rastreador para carros: por que você deve investir nisso?

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Na hora de decidir no que investir, tomar alguns cuidados é essencial. A possibilidade de alcançar certos benefícios, como independência financeira e liberdade para gerir o próprio tempo, atrai muita gente. Dessa forma, saber como vender rastreadores se torna um negócio interessante.

No entanto, para ser bem-sucedido nesse ramo, é necessário procurar um segmento em crescimento, tal como o mercado de rastreador de carro, em que é possível começar a ganhar dinheiro sem fazer um alto investimento.

Nesse sentido, ao decidir abrir uma empresa de rastreamento veicular, realizar o sonho de empreender, vivenciando todas as vantagens que ele proporciona, torna-se algo bastante viável.

Claro, antes de tomar essa decisão importante, você deve reservar algum tempo para entender do que se trata, como a ação vai beneficiá-lo e analisar se você está realmente pronto para começar a jornada no mundo empreendedor.

Para ajudá-lo, vamos mostrar um pouco mais sobre o negócio, quais as vantagens de um rastreador de carros, por que essa é uma excelente oportunidade e como você pode abrir uma empresa de rastreamento. Além disso, responderemos a outras perguntas que merecem sua atenção. Quer tirar  todas as dúvidas? Então, continue a leitura!

O que é um rastreador para carros?

Resumidamente, um rastreador de carro é um equipamento de geolocalização que funciona por meio do uso da tecnologia. Desse modo, a partir da instalação do aparelho em um veículo, é possível visualizar onde ele está estacionado ou circulando.

Vale a pena lembrar que, independentemente da tecnologia utilizada, ela reunirá pontos positivos e negativos ao ser implementada no veículo. Por isso, sempre seja claro com seus clientes e mostre o que cada recurso pode fazer. Assim, com a sua assistência, cabe ao consumidor definir o que é melhor de acordo com a necessidade dele.

A seguir, apresentaremos as opções para trabalhar com rastreador de carro. Acompanhe para conferir!

Radiofrequência

A radiofrequência funciona da seguinte forma: a localização do carro é feita por meio da triangulação dos dados com as antenas, em que o equipamento tem a capacidade de emitir sinais por meio delas.

Com o aprimoramento tecnológico, os rastreadores para carros também foram sofrendo algumas alterações positivas. Exemplo disso são as antenas internas, presentes nos aparelhos mais modernos, que possibilitam a emissão de sinais amplificados.

O alcance dessa tecnologia é alto, independentemente de barreiras físicas. No entanto, não é possível apresentar uma localização exata. O que você consegue ver é uma aproximação de onde está o veículo.

Satelital

Essa forma de rastrear os veículos funciona por meio de um receptor implementado no carro. Ele consegue captar e decodificar os sinais de satélites para dar uma localização.

O uso da tecnologia é atrativo para quem não quer depender do funcionamento das operadoras de telefonia móvel. Afinal, para operar de forma adequada, não é necessário contar com elas.

Mas, antes de colocar um rastreador satelital em um veículo, é prudente considerar que ele pode sofrer interferências por causa de barreiras físicas. Então, é necessário avaliar os locais em que o cliente costuma ir e o que ele espera ao fazer uso do equipamento.

GPRS

O General Packet Radio Service (GPRS) é uma tecnologia usada para melhorar as taxas de transferências de dados GSM (sigla de Groupe Special Mobile, que significa Sistema Global para Comunicações Móveis). Sendo assim, ele depende muito das operadoras de telefonia móvel.

O funcionamento dessa tecnologia tem melhorado muito com o passar do tempo, devido ao alto investimento que tem sido feito na telefonia móvel. Uma vantagem do recurso é que a comunicação é “sempre ativa” e não é necessário fazer a manutenção constante, uma vez que a comunicação se dá de máquina para máquina, automaticamente.

Vale a pena lembrar que GPRS não é a mesma coisa que GPS (Sistema de Posicionamento Global). O GPS é um módulo que permite a localização e está presente nas três tecnologias que os rastreadores veiculares usam.

Quais as vantagens de um rastreador de carro?

Quando falamos sobre as vantagens de um rastreador de carro, é importante que você tenha em mente que é isso que será necessário mostrar para os seus potenciais clientes.

Assim, antes de investir nesse ramo, é imprescindível acreditar no que pretende fazer. Com isso, as pessoas reconhecerão que fazer negócios com você é uma excelente oportunidade.

Quer conhecer os benefícios que o seu consumidor perceberá? Confira!

Eficiência na localização em caso de roubo

No caso de roubo do veículo, a central de rastreamento deve orientar o cliente a chamar a polícia enquanto faz o processo para descobrir onde ele está localizado. A cada 60 segundos, o suporte consegue identificar o posicionamento do automóvel.

Cabe destacar que essa possibilidade aumenta muito as chances de recuperação do veículo em comparação com o que os seguros oferecem.

Redução de custos

Um grande benefício de investir nesse tipo de tecnologia é que ela é bem mais barata do que os recursos apresentados pelas seguradoras de carros. Assim, os custos para o proprietário que busca exclusivamente a recuperação do bem são reduzidos.

O valor cobrado por uma central de rastreamento não vai variar de acordo com ano, modelo, tipo de carro ou perfil do proprietário. Além dessa característica na hora de negociar, é possível economizar no dia a dia. Um exemplo é que o cliente pode encontrar e determinar rotas mais econômicas.

Otimização nos processos logísticos

Para as empresas que fazem o transporte de mercadorias e lidam com diversas pessoas, pode ser feito um contrato em que serão vistas mais informações do que apenas a localização do veículo. É possível:

  • ter informações sobre velocidade;

  • saber a quantidade de quilômetros rodados;

  • fazer bloqueio por meio de pane seca ou corte de energia;

  • verificar se o motorista está dirigindo dentro dos limites estabelecidos;

  • saber qual é a jornada de trabalho cumprida pelo funcionário;

  • checar se estão sendo feitas as pausas obrigatórias por lei;

  • saber a aceleração do veículo ou quando ele freia bruscamente;

  • não deixar que o baú, em caso de cargas valiosas, abra fora da programação;

  • emitir sinais de alerta, em casos de transporte de combustível, quando o veículo passar por um lençol freático, para que o motorista diminua a velocidade.

Por que essa é uma boa oportunidade de negócio?

Já mostramos que abrir uma empresa de rastreamento veicular é uma excelente forma de seguir uma forte tendência de mercado e obter lucro. Também já explicamos o que é rastreador de carros e como seu público-alvo será beneficiado ao investir nisso.

Mas o que dizer sobre o quanto essa ação pode agregar para você, tanto no sentido profissional quanto no pessoal? Veja, a seguir, por que ela é uma excelente oportunidade de negócio!

Aumentar a renda

Já pensou se vale a pena sair do emprego ou pedir um aumento? Muitas vezes, é possível determinar isso quando se dedica algum tempo para analisar o assunto. Pense em quanto sua renda pode aumentar caso a solicitação seja aceita pelos seus superiores e, em seguida, compare a quantia com o que você terá ao iniciar um empreendimento.

Claro que tudo isso deve ser visto em longo prazo, junto à realização de uma pesquisa de mercado, para que você não seja apenas mais um a oferecer o serviço. Portanto, é preciso buscar um diferencial que fará toda a diferença para o seu público-alvo.

Se você tomar esses cuidados fundamentais antes de fazer o investimento em rastreadores para carros, conseguirá aumentar a sua renda sem grandes dificuldades e realizará o sonho de iniciar um empreendimento.

Ter mais flexibilidade de tempo

Hoje, você sente falta de ter tempo para fazer aquilo que realmente gosta ou de não conseguir resolver algum problema pessoal por conta do horário comercial? Se esse é o seu caso, com certeza, vai achar atrativa a ideia de poder organizar seu tempo como achar melhor.

Enquanto, por um lado, você vai ter que dedicar algum tempo para o seu negócio, por outro, suas atividades não precisarão ter hora marcada para iniciar e para terminar. Ou seja, você poderá trabalhar em casa, em um horário alternativo e lidar com as situações conforme a necessidade do seu empreendimento.

Assim, seu foco será totalmente diferente daquele que é imposto pelas empresas e você estará concentrado nos resultados que obterá pelo trabalho feito.

Continuar crescendo profissionalmente

Atualmente, é comum encontrar pessoas que têm boas ideias, mas que nem sempre têm aceitação por parte de seus patrões, devido a uma diferença de opinião e de valores. Passar por esse tipo de situação constantemente faz com que o profissional se sinta parado no tempo e sem a possibilidade de crescer na carreira.

É verdade que abrir uma central de rastreamento para veículos também vai apresentar desafios, como em qualquer negócio. Contudo, ao tomar essa ação, você vai poder continuar crescendo profissionalmente sem se sentir acomodado ou com o talento desperdiçado diante dos ideais da empresa.

Encontrar satisfação pessoal

Onde você espera estar em alguns anos? Fica feliz com a ideia de trabalhar em uma empresa que não é sua, ou seu sonho é iniciar um empreendimento? Provavelmente, seu desejo é abrir um negócio próprio e ganhar dinheiro com isso, não é mesmo?

Essa possibilidade será alcançada se decidir investir em rastreadores para carros, um negócio que tem crescido cada vez mais, apresentando resultados muito positivos.

Não tenha dúvida: depois de algum tempo, ver que alcançou a posição desejada vai deixá-lo não apenas satisfeito, mas também propenso a tornar seu negócio ainda mais lucrativo.

Melhorar a qualidade de vida

Atuar em uma empresa e cumprir com as metas cada vez mais exigentes que são impostas faz com que a pessoa diminua sua qualidade de vida e perca o prazer em trabalhar. É esse o seu caso? Então, investir em rastreadores para carros pode ser a solução para o problema.

É claro, você ainda precisará definir metas e ser produtivo ao trabalhar. Porém, não haverá a forte pressão de terceiros para o cumprimento de metas. Com o tempo, você vai controlar o que deve ser feito e poderá ter mais calma ao conduzir as atividades.

Isso vai fazer com que seu estresse diminua, sua produtividade aumente e sua qualidade de vida seja cada dia melhor.

Investimento inicial relativamente baixo

Outro ponto forte de apostar em rastreadores para carros é o investimento inicial que isso vai demandar. Há quem deixe de lado o sonho de começar um empreendimento por achar que é necessário ter muito dinheiro para fazer algo que realmente valha a pena.

Mas essa ideia está errada. Investir em uma central de rastreadores representa um gasto relativamente baixo e custos fixos reduzidos. Ao pesquisar mais profundamente sobre essa possibilidade, você terá cada vez mais certeza de que não precisa de muito dinheiro para conseguir fazer um investimento seguro, com receita recorrente e em crescimento no Brasil.

Para quem esse mercado é recomendado?

O principal requisito para abrir uma empresa de rastreamento veicular é ter conhecimento técnico suficiente para operar os serviços desse tipo de negócio. Além disso, o mercado é recomendado para profissionais que tenham habilidade empreendedora e que saibam agir comercialmente para atrair clientes.

Abaixo detalhamos os três pilares principais que são imprescindíveis se você quer ingressar no ramo de rastreamento.

Dominar a tecnologia de rastreamento

Para abrir uma central de rastreamento, você vai precisar dominar diversas tecnologias. Antes de mais nada, é necessário escolher o modelo de dispositivos rastreadores (hardware) que serão instalados nos automóveis.

Além disso, você precisa definir o meio pelo qual os veículos vão se comunicar com a central. Geralmente, a comunicação via GPRS é a mais usada, mas os rastreadores por radiofrequência e satélite também são muito comuns.

Por fim, é necessário ter um software de rastreamento que será usado para receber as informações dos carros rastreados e operar os serviços da central.

Apenas com esses conhecimentos você poderá colocar o serviço de rastreamento em operação e adquirir seus primeiros automóveis rastreados.

Modelo de negócio

Como você já deve ter percebido, o mercado de rastreamento veicular é muito amplo. Por isso, é necessário definir quais serviços você quer oferecer e qual perfil de clientes será atendido por sua empresa.

Além de rastrear veículos particulares, você pode rastrear frotas ou oferecer logística de entregas ou coletas, por exemplo. Também é possível atuar no controle de acesso e identificação de condutores, rastreamento de pessoas e animais e até mesmo na coleta de informações e monitoramento sigiloso.

É importante lembrar que você pode optar por negócios combinados e ter uma central de monitoramento que ofereça diversos serviços, mas é essencial ter foco para exercer um trabalho especializado e de qualidade.

Habilidade empreendedora

Assim como em qualquer outro negócio, uma empresa de rastreamento veicular só terá sucesso se você apresentar habilidades empreendedoras básicas.

É por isso que, antes de ingressar nesse mercado, você vai precisar de muito empenho e força de vontade para lidar com uma série de burocracias que envolvem particularidades financeiras, administrativas e comerciais.

Nesse momento, procurar um contador para auxiliá-lo na formalização da empresa pode fazer toda a diferença.

Como saber se estou pronto para empreender?

Além de pensar em como você pode lucrar ao investir em um dos serviços mais procurados do momento, é importante ter a certeza de que está pronto para iniciar um empreendimento. Para isso, é essencial pensar no que o motiva a querer sair do emprego para realizar esse sonho.

Também analise, cuidadosamente, seu perfil, verificando se conta com as características necessárias a um empreendedor de sucesso. Algumas delas são:

  • iniciativa para resolver de imediato os problemas que surgirem;

  • segurança para saber o que fazer, sem precisar ficar perguntando aos outros sobre qual é a decisão certa em relação às atividades do dia a dia;

  • ser firme para conseguir lidar com as pessoas e estipular regras que devem ser seguidas;

  • flexibilidade para não ser duro demais com os outros, procurando entender o lado de funcionários, colaboradores e fornecedores;

  • organização para criar planos para o futuro e manter a parte administrativa do empreendimento sob controle;

  • respeito para não ser grosso com as pessoas, nem mesmo fazer piadas ou debochar, procurando tratar os outros de forma educada;

  • comprometimento para alcançar as metas e fazer de tudo para tornar isso possível.

Como montar minha empresa de rastreador de carro?

Montar uma central de rastreamento veicular exige que você faça uma excelente pesquisa de mercado para tomar decisões certeiras e escolher as parcerias adequadas para o negócio. Hoje, é possível encontrar empresas que oferecem soluções inteligentes para quem quer começar a investir em rastreamento.

Tudo o que você vai precisar fazer é enviar o logotipo da sua marca e, dentro de algumas horas, já terá disponível uma plataforma de rastreamento completa. Ainda deverá ser feito um treinamento com a empresa que oferece o produto, no qual você receberá a indicação dos fornecedores de rastreadores homologados.

A partir desse ponto, você pode começar a terceirizar a instalação dos equipamentos e a operar sua central de rastreamento veicular. Lembre-se de considerar alguns pontos, que listamos a seguir, para satisfazer plenamente ao consumidor.

Público-alvo

Levar em consideração o local de operação é uma excelente forma de começar a estipular qual será seu público-alvo, ou seja, quem são seus clientes em potencial e em que quantidade eles poderiam fazer a contratação do serviço.

Não seria viável investir em mil rastreadores e lidar com uma frota de apenas 50 veículos, não é mesmo? O contrário também é verdadeiro: não é possível atender a uma frota de 200 veículos com apenas 100 rastreadores. Então, estude o público-alvo para atender seu consumidor sem exagerar nos gastos.

Tecnologia

Como você já viu, existem diversos tipos de rastreadores veiculares e cada um tem um tipo de tecnologia. Por isso, é indicado que você consiga oferecer aos seus clientes aquilo que é mais adequado em cada caso.

Somado a isso, também é essencial contar com uma internet rápida e confiável para satisfazer à necessidade dos clientes. Essa é a forma como os dispositivos remotos da frota de veículos vão se comunicar com sua central de rastreamento.

Diferenciais

Para chamar a atenção dos clientes, é preciso que você foque nos diferenciais que a empresa pode oferecer para eles. A decisão agregará valor ao produto e evitará que você fique competindo apenas por preço no mercado.

Quanto mais opções oferecer para o consumidor, mais satisfeito e atraído ele se sentirá por sua marca, aumentando muito as chances de que ele faça negócios com você.

Uma boa sugestão, nesse caso, é começar a oferecer a possibilidade de rastreamento por aplicativo móvel. Caso opte por essa solução, não se esqueça de pesquisar como montar essa estratégia para disponibilizá-la na sua central.

Como atrair clientes para minha empresa de rastreador de carro?

Você também precisa analisar como vai fazer para atrair a atenção do seu público-alvo, de forma que as pessoas possam se tornar clientes fiéis. Para ser bem-sucedido ao investir em rastreador de carro e ter cada vez mais consumidores, siga as recomendações a seguir!

Ofereça planos personalizados

Para chamar a atenção dos clientes para a empresa, é importante considerar o que cada um deles espera encontrar ao buscar seus serviços. O que você oferece para um pode não ser a mesma coisa que o outro cliente procura.

Antes de fechar negócios, portanto, coloque-se no lugar do consumidor, esteja aberto para a comunicação e ouça, atentamente, tudo o que o ele tem a dizer.

A seguir, pense em como os seus serviços vão resolver os problemas apresentados e, só então, monte um plano que seja compatível com a necessidade apresentada.

Crie uma boa estratégia de marketing digital

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de práticas em que uma empresa investe para desenvolver a identidade da marca, criar relacionamentos e abrir novas oportunidades de negócio na internet.

Investir nessa ação e marcar presença online, tanto nas redes sociais como em outros sites, é uma excelente forma de atrair o público-alvo e deixá-lo mais próximo de seus serviços, com a confiança de que está fazendo uma excelente escolha ao contratá-lo.

Atualmente, a maior parte das pessoas procura soluções para seus problemas em sites de buscas como o Google e, antes de fechar um negócio ou comprar um produto, verifica a avaliação de outros consumidores.

Por isso, sempre que fechar contrato com um cliente, peça que ele faça uma avaliação do seu negócio no Facebook ou em outros sites que oferecem espaço para isso. Assim, você atrairá cada vez mais público para sua empresa de rastreador de carro.

Ofereça pagamento facilitado

Outra coisa importante a ser considerada é como será feito o pagamento pelo serviço oferecido. As pessoas têm uma vida corrida e procuram facilidades. É claro que você deve cobrar um valor justo e capaz de evitar prejuízos, mas nada impede de oferecer diversas formas de pagamento.

Alguns consumidores se esquecem de fazer o pagamento de alguns serviços, podendo se tornar inadimplentes e até mesmo efetuar o cancelamento do contrato com você por esse motivo.

Então, ofereça os métodos mais adequados para evitar esse cenário, pensando, sobretudo, em deixar o seu consumidor satisfeito.

Faça um atendimento de excelência

Oferecer um atendimento de excelência é uma ótima maneira de atrair e fidelizar os clientes. O consumidor precisa saber que você se importa com o que ele tem a dizer e que também está preocupado em resolver os problemas apresentados.

Além disso, preste bastante atenção à qualidade do serviço que você oferece e na disponibilidade para atender o cliente. Se ele tem alguma demanda em relação ao serviço oferecido, você consegue rapidamente entrar em contato e resolver a situação ou é necessário enfrentar uma longa espera, incluindo várias chamadas?

Situações como essa impactam a visão que o consumidor tem da sua marca. Lembre-se de que um cliente satisfeito costuma indicar a empresa de forma positiva, enquanto um insatisfeito pode, até mesmo, custar alguns negócios para você.

Como está o mercado de rastreamento veicular?

A revista Autoesporte publicou uma matéria informando que, em julho de 2018, o crescimento da venda de veículos automotivos estava acumulado em 14,1%. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran),  até agosto de 2018 já havia 99.443.198 automóveis devidamente registrados em nosso país.

Esses dados indicam que, cada vez mais, as pessoas e empresas recorrem ao mercado de automotores para facilitar o seu dia a dia. No entanto, junto a esse crescimento do setor automotivo, surge também um alto índice de roubos, gerando grandes prejuízos tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas.

Uma reportagem publicada na Folha de Londrina em julho de 2018 mostrou que o roubo de veículos de cargas, no ano de 2017, causou um prejuízo de 60 milhões de reais apenas no Paraná.

A situação é ainda mais alarmante nos outros estados do País, afinal, o estado sulista conta com apenas 1% das 25.970 ocorrências que foram registradas no ano passado. O prejuízo com roubos de cargas somou 1,3 bilhão de reais em todo o Brasil. Um valor exorbitante, não é mesmo?

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O aumento do consumo nesse setor, somado à falta de segurança existente, faz com que cada vez mais pessoas busquem alternativas para diminuir os prejuízos e se sentirem mais seguras.

Outro diferencial do setor é que ele está em constante evolução tecnológica. A onda de carros conectados, por exemplo, vem contribuindo para dar um novo gás ao segmento e certamente vai abrir espaço para o surgimento de tecnologias mais diferenciadas, o que promete otimizar a realização do trabalho e atrair novos clientes.

Além disso, quem opta por investir nesse setor não precisa gastar horas com cálculos para saber quantos clientes precisam fechar contratos para ter resultados positivos ao fim do mês — afinal, o segmento proporciona um fluxo de caixa estável, uma vez que o pagamento é efetuado em mensalidades.

Por isso, investir em rastreador de carros é uma excelente alternativa para quem está buscando formas de iniciar um empreendimento lucrativo, pois esse mercado está em expansão.

Como investir em rastreador de carros?

Já vimos, neste post que, para investir em rastreador de carros, é necessário escolher boas parcerias que tenham muito valor a agregar a seu empreendimento. Lembre-se de que é preciso procurar uma empresa que possa ajudá-lo a crescer no mercado com um excelente custo-benefício, oferecendo soluções completas para que você não fique perdido ou impossibilitado de colocar em prática alguma parte do processo.

Em primeiro lugar, o empreendedor deve avaliar as perspectivas para o futuro. Nesse sentido, existem algumas características de negócios de que você precisa ter conhecimento para ser bem-sucedido ao investir em rastreador de carro. Quer saber quais são elas e qual se encaixa com o seu perfil? Confira!

Franquia

Hoje, é possível encontrar empresas no mercado que oferecem franquias para quem quer investir em rastreador de carro. No entanto, se seu desejo é contar com uma marca própria e personalizar sua metodologia de trabalho, essa alternativa não é nem um pouco atrativa.

Ao iniciar a operação, você terá benefícios por aprender a trabalhar no padrão de qualidade do franqueador. Contudo, a longo prazo, isso pode deixar você “travado”, sem ter a possibilidade de fazer melhorias no empreendimento. Por isso, pode ser mais viável investir em um negócio próprio com uma parceria adequada.

Central de rastreamento veicular

Abrir uma central é uma excelente oportunidade de inserção no mercado de rastreador de carro. Ao contrário de uma franquia, aqui você terá total liberdade para tomar decisões e fazer o empreendimento crescer de acordo com seu perfil de investidor.

Nessa opção, no entanto, algumas pessoas acabam se sentindo desamparadas para abrir o negócio. A boa notícia é que é possível resolver esse problema ao decidir fazer parceria com alguém que seja referência no mercado. Quer saber como?

Pesquise e encontre uma empresa que possa ministrar treinamentos e oferecer as melhores soluções para o seu negócio.

Dessa forma, você terá sua própria marca, contará com todo o suporte necessário e, depois de conseguir se estabelecer no mercado, fará as mudanças estratégicas que julgar necessárias para alavancar as vendas. É possível encontrar empreendimentos que foram muito bem-sucedidos ao fazer essa escolha.

Como encontrar bons fornecedores de rastreador de carro?

Existem dezenas de bons fornecedores — tanto no Brasil quanto no exterior — que ajudam centrais de rastreamento a ter sucesso no mercado. Por isso, além de adotar todos os cuidados que apresentamos neste post para abrir sua empresa, você vai precisar encontrar os fornecedores certos para seu negócio.

O ideal é que uma central tenha até três empresas que forneçam um sistema de alta tecnologia e que seja confiável, com pelo menos dois anos de atuação no mercado.

Para encontrar as empresas certas, não se esqueça de pesquisar a reputação das candidatas entre os clientes que elas já atendem e observar se obedecem a todos os critérios de responsabilidade técnica necessários.

Confira a seguir as principais categorias de fornecedores disponíveis no mercado de rastreamento veicular e como fazer a escolha certa.

Dispositivos rastreadores (hardware)

São centenas de dispositivos que podem ser fornecidos para sua empresa. Para encontrar a melhor opção de fabricante, é necessário entender seu modelo de negócio, o objetivo de uso dos dispositivos e seu potencial de investimento, entre outros quesitos.

Chip de dados GPRS

No Brasil, existem quatro operadoras de conexão GPRS principais que oferecem chips de conexão m2m: Claro, Oi, Tim e Vivo. Como esses chips são instalados nos dispositivos rastreadores para controlar a transferência de informações entre os veículos e sua central, escolher um bom fabricante é essencial.

Softwares de rastreamento

Algumas centrais de rastreamento desenvolvem o próprio software ou integrações personalizadas. No entanto, isso só é recomendado se você tiver habilidades em TI e desenvolvimento de software, pois esse trabalho costuma ser mais difícil do que parece.

Na hora de escolher a empresa fornecedora de software, os requisitos são os mesmos do de dispositivos rastreadores: ter seu serviço bem definido e identificar no mercado o software que mais atende às suas necessidades.

Agregadores (fornecedores múltiplos)

A principal vantagem dos agregadores é poder resolver diversas contratações em um único canal de negociação, já que esse tipo de fornecedor oferece serviços múltiplos, mesclando diferentes soluções e facilitando a vida da sua central de rastreamento. Além disso, eles também ajudam a reduzir custos e a otimizar a gestão de contratos.

Assistência 24 horas terceirizada

Quem está começando um negócio de rastreamento pode encontrar grandes dificuldades com os custos do serviço de assistência 24 horas. Nesse caso, você pode decidir terceirizar o serviço ao invés de manter sua própria central de assistência, contratando fornecedores consolidados no mercado.

Qual é o modelo de negócios utilizado nesse segmento?

Investir no ramo de rastreador de carro tem como vantagem competitiva o modelo do negócio utilizado nesse segmento. Você pode abrir, com toda a segurança, uma empresa Software as a Service (SaaS). Isso significa que o empreendedor terá um software e vai vendê-lo como um serviço.

Nessa forma de atuação, o cliente precisará apenas de uma conexão com a internet, login e senha para colher todos os benefícios oferecidos. Ele terá muito mais mobilidade e segurança no que se refere às informações que a central poderá disponibilizar e, para ter esse acesso exclusivo, deverá pagar um valor mensal.

Com isso, podemos dizer que trabalhar seguindo esse método gerará uma receita recorrente. Em outras palavras, você não precisará ficar procurando todos os meses uma quantidade mínima de clientes para manter o negócio funcionando.

Quer entender um pouco mais sobre como isso funciona? Imagine que você tem uma central e que atende uma frota de 100 carros no valor de R$ 79,99 ao mês. Ao fim desse período, o faturamento da sua empresa vai ser de R$ 7.999,00. Assim fica mais fácil calcular os gastos e o lucro.

Outra vantagem de investir em rastreador de carro é que o empreendimento terá altas chances de escalabilidade, ou seja, de crescer sem aumentar na mesma proporção seus gastos. Isso abre a possibilidade para que você lucre cada vez mais.

Quais os cuidados necessários para ingressar no mercado de rastreador de carro?

O maior cuidado que uma pessoa precisa tomar ao investir no mercado de rastreador de carro é pensar que esse ramo está em crescimento e, por isso, o sucesso virá sem nenhum risco.

Infelizmente, por mais promissor que seja o início de um empreendimento, não há como ter garantias de que ele será bem-sucedido, certo? Por isso, o investidor deve acreditar que alcançará o sucesso após algum tempo e que, para esse fim, ele precisará trabalhar muito.

Além disso, o fato de ter uma receita recorrente e não precisar de uma quota de clientes por mês para que o negócio continue girando não deve impedir o empreendedor de buscar novos consumidores.

Afinal, conseguir destaque no mercado, independentemente de qual ramo seja, exige esforço. Somente com estratégias para alcançar maior visibilidade e atingir novos consumidores, as pessoas conseguirão reconhecer a sua marca como diferente das demais.

Abaixo, separamos outros cuidados essenciais ao ingressar no mercado de rastreador de carro:

  • monte uma estrutura que seja adequada à demanda e ao tipo de serviços oferecidos pela empresa;

  • como o negócio está ligado a serviços de segurança, é essencial contar com uma equipe que atenda aos clientes 24 horas por dia de forma rápida, eficiente e eficaz;

  • no caso de ocorrência de sinistros, como roubo ou furto, a rapidez do atendimento é imprescindível;

  • tenha um bom software de monitoramento e um servidor apropriado para armazenar as informações de rastreamento dos clientes;

  • preze pela qualidade dos equipamentos eletrônicos;

  • identifique em qual nicho de mercado sua empresa pode investir em que exista viabilidade financeira e econômica e com riscos que sejam calculáveis;

  • tenha um sistema funcional, prático e simples — uma boa sintonia de tecnologia e automação é um grande diferencial frente à concorrência!

Como vender rastreadores com propriedade?

Para se oferecer um bom serviço, é preciso conhecer os principais passos do processo de rastreamento e identificar possíveis disfunções para evitar erros. Dessa forma, enumeramos 6 erros comuns nesse mercado e que se devem ser evitados.

Ter uma equipe despreparada

A preparação inadequada e a ausência de educação permanente dos colaboradores são motivos de falhas a longo prazo. O treinamento relacionado ao serviço de apoio é crucial, pois muitos funcionários precisam aprender novas interfaces e processos de negócios que afetam toda a operação da frota. A cultura corporativa é impactada por mudanças nos processos de negócios da empresa, e a troca dessa parte da implementação leva muita dor e sofrimento a jusante.

Muitas organizações não desenvolvem políticas e procedimentos relacionados ao sistema de rastreamento de veículos. O rastreamento cria ansiedade e frustração com os funcionários. Como parte da política de uso de veículos da empresa, os funcionários devem ser informados claramente de que estão sendo rastreados.

Desconsiderar manutenções

Às vezes, devido à falta de manutenção adequada dos veículos, os carros enfrentam problemas de orientação mecânica. Com a ajuda eficiente de algumas soluções telemáticas potentes, livrar-se de tais obstáculos torna mais fácil o acompanhamento de futuras falhas.

Além disso, a manutenção maximiza a vida útil do automóvel, aumenta a visibilidade em todas as principais áreas de segurança do carro e do condutor e diminui o custo geral da operação, implantando um sistema dedicado para o gerenciamento veicular.

Não se integrar com outras ferramentas

Os sistemas de rastreamento veicular integram a nova tecnologia: não apenas protegem os veículos contra roubo, mas também dão acesso a relatórios e dados úteis para empresas de logística e transporte. Eles também provaram ser um guia muito melhor para obter direções para qualquer lugar de qualquer trajeto ou rota. Não dando importância a essa integração entre as ferramentas, o usuário perderá tais benefícios:

Agendamento automático

Quando se trata de agendamento de recursos a longo prazo e com antecedência, nada pode realmente superar o resultado que se torna possível com o uso de uma solução telemática potente e robusta. Colocar os condutores na lista, controlar os tempos de pausa, diminuir os tempos de ciclo e aumentar a eficiência geral se tornam ações notavelmente mais suaves.

Gestão de custos

Uma solução telemática atraente é capaz de decifrar os padrões de custo para toda a frota ou para um veículo. Assim, o gerenciamento pode facilmente tomar decisões sobre a alocação de recursos, juntamente com o controle de custos. 

Para os transportadores e operadores de frota, as soluções de gerenciamento de frota não são meras ferramentas de programação, mas também módulos de gerenciamento eficazes que podem oferecer aos negócios uma vantagem competitiva absoluta.

Melhoria do relacionamento com o cliente

Uma solução eficiente de rastreamento permite respostas rápidas aos clientes, resultando em melhores relacionamentos com eles, oferecendo melhores serviços. Alguns softwares de aderência oferecem recurso de rastreamento multidimensional, e o monitoramento do movimento do ativo fica mais fácil.

Além disso, essas soluções permitem relatórios rápidos, facilitam a comunicação clara, oferecendo uma visão de 360 ​​graus de comportamento, questões e preferências do cliente. Portanto, cuide de todos esses problemas relacionados ao consumidor e ofereça aos clientes finais uma experiência de alto nível.

Gestão eficiente do ciclo de vida

O gerenciamento de todo o ciclo de vida da frota se torna mais suave por meio de compras, planejamento e uso adequados. Os sistemas de gerenciamento de veículos integram-se a contas a pagar e contabilidade e contas a receber, o que apaga o erro humano junto com o trabalho redundante. Isso definitivamente melhora a eficiência de todo o sistema de gerenciamento de frota.

Desempenho de ativos aprimorado

Quando você pode monitorar adequadamente os diferentes desempenhos do veículo, a otimização do uso de ativos se torna fácil. Às vezes, devido à falta de manutenção adequada dos veículos, o setor de transportes enfrenta problemas de produtividade.

No entanto, o uso de um sistema eficiente de rastreamento de carros na gestão de frotas diminui essas despesas gerais e as despesas de reparo, reduzindo os custos de mão de obra de mecânicos, técnicos e motoristas.

Não avaliar o tempo de atualização de informações

A implantação de um sistema de rastreamento veicular é frequentemente vista como um projeto de curto prazo, quando na verdade é uma ferramenta de gerenciamento de longo prazo, como uma rede de computadores, sistema ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) ou programa de manutenção de frota. 

Para continuar recebendo benefícios, o gerenciamento deve integrar os dados do software às práticas de gerenciamento de rotina. Isso inclui a revisão regular dos dados, definindo expectativas e determinando consequências para a não conformidade.

Não levar o layout e a usabilidade em consideração

É essencial que esse recurso seja bastante prático, pois os usuários buscam por simplicidade, e a maior parte deles ainda está em um momento de transição com os aparelhos digitais. Ao facilitar esse acesso, os clientes terão maior agilidade de manuseio e descobrirão as opções a que aspiram para aquele momento.

Porém, muitas empresas ainda não dão a importância merecida a essa medida simples e de extrema usabilidade. Isso faz com que os usuários possam trocar de sistema. Assim, os consumidores sempre buscam comprar um dispositivo que lhes dê satisfação — e não dor de cabeça. Uma tela simples, porém com as funcionalidades bem visíveis, fará toda a diferença.

Não realizar um planejamento adequado para o monitoramento

Muitas implementações de sistemas de rastreamento de veículos falham devido a um comprometimento inadequado da gerência com um processo de preparação, planejamento e treinamento. O resultado da falha na implementação geralmente é muito caro e inclui:

  • baixo retorno do investimento;

  • implantação atrasada ou lenta;

  • valor acima do orçamento;

  • falha no sistema GPS ou dados incorretos devido à violação ou à instalação de baixa qualidade;

  • sistema não utilizado após o período de avaliação;

  • rebelião dos funcionários ou da gerência inferior por serem responsabilizados;

  • relutância dos gerentes em responsabilizar as pessoas por mudanças de comportamento;

  • RFPs mal escritos.

Você pode aprender com os erros dos outros e usar essa experiência para evitar as armadilhas; em vez disso, colha as recompensas dessa tecnologia e do processo de monitoramento.

Investir em rastreador de carro é uma excelente forma de aumentar a sua renda sem precisar fazer um alto investimento inicial. Ao tomar essa atitude, você conseguirá colher muitos benefícios como a melhoria na sua qualidade de vida e maior liberdade de tempo, podendo gerenciá-lo da forma que julgar mais pertinente, pois você já sabe como vender rastreadores.

Agora que conferiu o artigo explicando o motivo por que você deve investir em rastreador de carro, aproveite para compartilhar nosso conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

 
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