Imagem - Getrak
Central de rastreamento
Saiba por que começar a empreender no ramo de prestação de serviço!
Publicado por Getrak
10 de fevereiro de 2021

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Fazer os próprios horários, montar sua equipe e investir no que acredita são algumas das motivações de quem deseja abrir mão da CLT e empreender.

No entanto, considerando todo o planejamento que essa mudança exige, o profissional, geralmente, decide iniciar se tornando um prestador de serviço. Você sabe o que é isso?

Trabalhar no ramo de prestação de serviço tem a ver com comercializar um serviço oferecido — podendo esse ser de segurança, manutenção, transporte etc. — para uma empresa. É uma espécie de mão de obra alugada, que pode ser física ou intelectual, pessoa física ou jurídica.

É um setor que tem crescido cada vez mais. Já pensou em atuar nele? Saiba mais, a seguir!

Ramo de prestação de serviços: um panorama de mercado

Se você está considerando ingressar nesse ramo e está preocupado(a) com o mercado, temos boas notícias. Após quatro anos sem crescimento, em 2019, o setor apresentou melhora, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os segmentos mais promissores são os de comunicação e tecnologia, bem como os de locação de automóveis.

Embora os dados sejam locais, não é só no Brasil que esse mercado tem despontado. Nos Estados Unidos, por exemplo, aponta-se que quase 80% da população economicamente ativa trabalha nesse meio. Isso reforça a credibilidade que o setor tem ganhado nos últimos anos, e que os próximos lhe reservam um crescimento em potencial.

Economicamente falando, ele é responsável por uma parte considerável do Produto Interno Bruto — o equivalente a 70%, ainda que, para fazê-lo, dependa, principalmente, do setor industrial. É importante lembrar que isso também se deve aos serviços que atendem ao Poder Público, como o transporte e a limpeza das vias públicas, por exemplo.

Imagem - Getrak
E-book
Saiba como abrir o seu próprio negócio

Tendências do ramo de prestação de serviços

Uma importante decisão para quem está conhecendo melhor esse meio é descobrir onde vai investir. Isso exige uma boa pesquisa de mercado para entender o que os consumidores estão procurando, bem como as empresas que, futuramente, vão contratar a sua. Selecionamos alguns exemplos. Confira-os abaixo.

Sistemas tecnológicos de gestão

Visando otimizar seus processos de departamento pessoal (tais como ponto eletrônico ou folha de pagamento), algumas empresas optam por sistemas de gestão, que dão suporte ao trabalho dos profissionais: fazendo cálculos e agilizando os procedimentos internos.

Gestão de equipes

Na mesma ideia do tópico anterior e seguindo outra tendência, que é o home office — o qual tem sido adotado por milhares de companhias, especialmente em 2020 —, fazer a gestão de atividades da equipe sem a proximidade do dia a dia não precisa mais ser um desafio. Graças às novas plataformas, o trabalho é viabilizado, de forma que a rotina seja, não só supervisionada como avaliada pelo gestor.

Serviços on demand

Você já reparou como os clientes estão desejando os serviços que sejam, cada vez mais, a sua cara? Essa personalização é uma tendência de mercado e também impacta no ramo de prestação de serviços. Empresas gigantes, como a Netflix, se destacaram dessa forma, por meio do entretenimento. Uma pesquisa realizada pela Zendesk, que elabora um relatório anual de tendências sobre a experiência do cliente, apontou que 80% dos clientes deixam a marca após uma experiência negativa. Investir em um serviço personalizado é meio caminho andado para isso não acontecer com a sua empresa.

Principais vantagens em se tornar um prestador de serviços

Boa margem de lucro

É verdade que trabalhando por conta própria, como prestador de serviços, você também terá algumas responsabilidades que não tinha quando era CLT, como pagar impostos (para empreender) e gerar notas fiscais para seus clientes. Por outro lado, os pagamentos também serão maiores, visto que, inicialmente, será apenas seu.

Tais valores ainda vão depender se é um serviço aleatório ou se é um contrato. Sendo um contrato, é possível chegar a um bom acordo financeiro que seja do agrado das partes envolvidas — e é preferível, pois lhe confere mais experiência enquanto profissional e aumenta sua credibilidade no mercado.

Alta demanda

A competitividade no mercado é alta, mas a boa notícia é que a demanda também é! Com o tempo e a qualidade dos serviços oferecidos, a tendência é que você se torne cada vez mais conhecido e suas demandas aumentem proporcionalmente. A variedade da demanda se deve, justamente, à vontade das empresas de reduzir os processos internos, delegando-os a terceiros. É uma das grandes vantagens de iniciar no ramo de prestação de serviços.

Ideias para empreender no ramo de prestação de serviços

Serviços de limpeza e manutenção

As pessoas andam com cada vez menos tempo para se dedicar aos afazeres domésticos. Por isso, é uma boa ideia oferecer uma central desse tipo de serviço, com faxineiras e diaristas à disposição dos clientes. Essa mesma sugestão é adaptável para serviços de manutenção, relacionadas à área elétrica, hidráulica e pequenos reparos.

Serviços de transporte

Muitas empresas terceirizam serviços de entrega — tanto as grandes, que precisam do frete para atender seus clientes, como as menores, que contam com o auxílio dos motoboys. Já pensou em prestar serviço para esse ramo? Vale a pena analisar a ideia e verificar se combina com você.

Serviços de rastreamento

Esse tipo de serviço é mais diferenciado e não se vê com tanta frequência. Por essa razão, pode ser uma vantagem a mais investir nele. Uma central de rastreamento veicular é uma excelente opção de serviço terceirizado, e uma parceira que pode te ajudar é a Getrak. Com mais 15 anos no mercado e presente em diversos países, a equipe oferece esse e outros serviços complementares — como uma central de atendimento 24 h — para proporcionar uma experiência sem igual aos seus clientes.

Empreender não é fácil. A decisão exige muita coragem, planejamento e pé no chão. Por isso, é essencial tomar a decisão certa, logo no início, e garantir que seu negócio seja promissor.

Agora que você já descobriu as vantagens de atuar no ramo de prestação de serviços, por que não dar uma chance aos serviços da Getrak? Entre em contato com a gente

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Aprenda de uma vez por todas a fazer gestão de frotas de veículos

A gestão de frotas é o processo que os gerentes do setor utilizam para administrar todas as inf...

Leia mais
Imagem - Getrak
O que deve-se avaliar em um software para central de rastreamento?

Você quer ser dono do seu próprio negócio e percebeu que uma central de rastreamento pode ser a m...

Leia mais
Imagem - Getrak
Terceirização de monitoramento: um sinal de economia

O forte aquecimento ocorrido no mercado de rastreadores veiculares nos últimos anos tem feito com q...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.