Quais as inovações relevantes no empreendedorismo para 2020

Vários desafios foram apresentados aos empreendedores no ano de 2020 – Muitas vezes sem poder fazer atendimentos presenciais e trabalhar com o modus operandi convencional, empresas tiveram que se adequar. Além de tecnologias que vem evoluindo como entregas com drone, por exemplo, a expansão do home office e novos métodos de trabalho fazem parte de boas inovações e adequações no empreendedorismo. Quer saber mais? Vem com a gente!

Se você tem uma empresa ou planeja abrir, certamente o ano de 2020 foi um dos que mais exigiu jogo de cintura para você enquanto administrador do seu negócio, certo?

Porém, como você já sabe, essa problemática não é uma exclusividade do seu negócio – Vários outros empreendedores tiveram que mudar os rumos de seus negócios e muitas vezes optar por readequações e, infelizmente, até mesmo demissões.

Por outro lado, dá pra falar também de um certo lado positivo trazido pelo momento atual – Em momentos difíceis é que muitos empreendedores se veem forçados a tomar uma atitude diferente e experimentar um pouco mais de inovação.

Por isso mesmo trouxemos algumas das estratégias e inovações no empreendedorismo em meio a pandemia – Se você utilizou algumas delas no seu negócio, conte pra gente nos comentários e nos fale um pouco mais sobre como isso impactou no seu negócio. Combinado?

Vamos lá!

Exemplos de inovação no empreendedorismo

E-commerce

É verdade que as lojas virtuais já fazem parte de nossas vidas já há algum tempo. Há casos de lojas que migraram para o mundo digital há mais de 2 décadas, porém nunca houve uma demanda tão grande nesse tipo de negócio.

Muitos empreendedores que já estavam bastante contentes com os seus resultados no “mundo físico” acabaram sendo forçados a se adaptar ao mundo digital ou acelerar o processo dessa adaptação.

Redes sociais como o Instagram e o Whatsapp se tornaram aliadas de vários estabelecimentos – Seja para vender roupas, serviços ou alimentos, não dá para subestimar a força de divulgação que essas redes tem.

Não são poucas as pessoas que compram produtos ou descobrem serviços clicando em anúncios ou seguindo empresas no Instagram.

Investir nesse ramo é fundamental para a sobrevivência e eficiência de praticamente qualquer empresa que faça vendas no formato B2C – Com ou sem pandemia, estar no mundo digital mostra-se cada vez mais importante.

Uma demonstração que a opção (pensada ou forçada) pelo E-commerce foi acertada são os dados do crescimento de vendas pelo comércio digital – Após o início do distanciamento social houve um crescimento de mais de 400% na abertura de lojas eletrônicas e aumento de 40% no número de vendas on-line. 

Clubes de assinaturas e serviços de recorrencia

Outra forma de vender produtos e serviços que tem ganhado bastante mercado no Brasil e em outros países é o modelo das vendas por clubes de assinatura.

Esse modelo que se popularizou no Brasil e pode se encaixar de maneira muito interessante no seu negócio.

Imagine que alguém esteja disposto a contratar o seu produto/serviço mensalmente e assim obter desconto nas coisas que ele já tem o costume de comprar. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Vamos supor que uma pessoa compre vários chocolates todos os meses – Será que para essa pessoa não seria uma boa conhecer novas experiências recebendo chocolates diferentes e de diferentes marcas?]

Dependendo do público ela se convença a pagar até um pouco mais caso você entregue bons produtos que ela não conheceria fora do seu programa de assinaturas.

Você pode expandir essa ideia também para fora do ramo alimentício – Roupas, sapatos e itens de maquiagem podem ser boas opções.

Caso esteja pensando em abrir um negócio, montar uma central de rastreamento é um modelo bem interessante que pode te ajudar a ter recorrência de recebíveis por mês, fazendo com que um cliente não seja garantido apenas em uma compra pontual, como diversos modelos de negócio que empreendedores tendem a iniciar, mas um que te permita ter maior previsibilidade e recorrência de recebimentos.

Programas de fidelização e cashback

Apesar de já termos as ideias dos programas de fidelização há algum tempo, não dá para negar que nos últimos anos os programas de cashback acabaram virando febre, principalmente após a popularização dos aplicativos de pagamento.

Hoje ao comprar um celular, uma passagem aérea ou um serviço como a assinatura de um plano é possível muitas vezes receber parte do dinheiro de volta no mesmo aplicativo podendo utilizá-lo para novas compras ou pagar boletos, recargas de celular, entre outros.

Apesar de ainda ser uma ideia restrita a empresas maiores, essa pode ser uma das inovações no empreendedorismo que poderão ser vistas em empresas menores também. 

Suponha que você vá a uma pizzaria por algumas vezes e vá acumulando “dinheiro de volta” cada vez que vá lá e após um tempo resgatar. 

Provavelmente você se verá tentado a retornar a essa pizzaria mais vezes do que em outras – Afinal, eles estão te proporcionando uma recompensa em cima do que você já gastaria por lá.

Educação Digital

Não há dúvidas que esse é um dos setores que mais tem crescido nos últimos anos – Mesmo em cursos de duração reduzida, a educação digital pode trazer inúmeros benefícios – Tanto para o aluno quanto para quem leciona.

Pelo fato desse tipo da aula poder ser gravada, os custos se reduzem à medida em que você tem mais alunos. Pense que você só precisará gravar o material uma única vez e as receitas poderão durar um bom tempo – Se você divulgar da forma correta e o tema não demandar tanta atualização, é claro.

Por isso mesmo, esse é um tipo de inovação no empreendedorismo que veio pra ficar – Ao automatizar um trabalho que antes era feito em salas de aulas cheias e em horários programados e dar a liberdade tanto para o profissional quanto para o aluno, tudo fica mais fácil para todos os lados dessa relação.

Sendo assim, se você tem algo para ensinar ou agregar a outras pessoas, considere bem utilizar o meio digital para isso.

Caro leitor do www.montesuacentral.com.br, se você se identificou com alguma dessas inovações no empreendedorismo ou tem vontade de empreender com alguma dessas inovações, conta pra gente nos comentários.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"