Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Mudanças comportamentais pós-COVID-19: o que veio para ficar?

Como você já sabe, a pandemia de COVID-19 trouxe uma série de mudanças para todo o mundo. Muitas cidades entraram em quarentena, a circulação de pessoas foi limitada, um grande número de profissionais teve que trabalhar em home office e atividades que antes eram cotidianas, se tornaram uma raridade.

A pandemia vai passar, mas é possível que muitas das mudanças comportamentais permaneçam. Algumas práticas podem se tornar regras, e não mais exceção, principalmente, no que diz respeito ao trabalho e consumo.

Quer saber quais as mudanças comportamentais que vieram para ficar pós-COVID-19? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

O trabalho home office

Uma das principais mudanças geradas pela pandemia de COVID-19 foi a implementação do trabalho remoto. Com as restrições de circulação, muitas pessoas que trabalham em serviços não essenciais precisaram ir para casa, realizando as suas atividades de lá.

Antes disso, o home office já era uma realidade para alguns profissionais, mas era tratado como uma exceção. Durante esse período, tanto empresas quanto trabalhadores estão conseguindo ver as vantagens desse modelo de atuação.

Para as empresas, há uma grande redução de custos, uma vez que não é necessário uma sede grande para abrigar toda a equipe. Dependendo do segmento do negócio, basta uma sala de reuniões para encontros presenciais e atendimento a clientes, o que reduz muito os gastos com contas fixas, como aluguel, energia elétrica, equipamentos, entre outros.

Já os colaboradores conseguem conciliar melhor o seu tempo de trabalho e lazer. Eles não gastam horas se deslocando de casa para a empresa todos os dias e esse tempo extra pode ser utilizado para cuidar da família ou da própria saúde, além de ser investido em atividades de lazer e desenvolvimento pessoal.

Dessa forma, fica claro que o home office está prestes a sair da sua posição de exceção para se tornar a nova regra no mundo do trabalho.

Os impactos no setor de segurança

O trabalho remoto exige o uso de diversas ferramentas e softwares para garantir que os colaboradores tenham acesso a todas as informações necessárias para realizar as suas atividades e sejam capazes de se comunicar com colegas e líderes, não é mesmo? Dessa forma, um outro setor que precisou reagir a essa crise foi a segurança, principalmente relacionada à TI.

As empresas precisam compartilhar as suas informações com todos os colaboradores, que não estão mais centralizados em uma única rede. Dessa forma, é preciso garantir que os dados estejam seguros, evitando o ataque de hackers ou vírus que podem prejudicar muito as atividades organizacionais.

A boa notícia é que o setor de segurança entendeu essa demanda e reagiu muito bem a ela! Os ataques virtuais aumentaram no início da quarentena, mas as empresas estavam preparadas para eles ou, pelo menos, defenderam-se a tempo.

Dessa forma, houve um aumento nas questões relacionadas à segurança da informação nos softwares e plataformas utilizadas pelos negócios. Isso, provavelmente, vai continuar a acontecer mesmo na era pós-COVID-19.

As compras online e a logística

O e-commerce já é um setor que, há alguns anos, está bastante aquecido. Com a comodidade de pesquisar preços e produtos dentro de casa, as pessoas dão preferência para as compras online, em detrimento da ida às lojas físicas da empresas.

Porém, a pandemia de COVID-19 fez com que esse setor aumentasse muito a sua demanda. Afinal, mesmo aqueles consumidores que ainda preferiam ir às lojas, precisaram ficar em casa e solicitar produtos utilizando a internet.

O que poucas pessoas pensam é que isso fez com que o setor de logística também sofresse impactos. Afinal, são necessários mais veículos, uma vez que há um aumento nas vendas.

Vale ressaltar, aqui, o mercado de rastreadores veiculares. As empresas que têm frotas já cuidavam da segurança das suas mercadorias, veículos e colaboradores. Porém, com mais entregas sendo realizadas, essa preocupação ficou ainda mais evidente.

Dessa forma, o mercado de rastreadores, uma das melhores soluções para garantir a segurança de frotas, ganha espaço, tendo aí uma grande oportunidade de potencializar as suas vendas.

Essa é uma tendência, mesmo após a pandemia de COVID-19. Afinal, as compras online geram mais conforto para os consumidores e aqueles que ainda tinham inseguranças relacionadas a esse processo começaram a perceber os benefícios que ele gera.

Consolidação das plataformas digitais

Por fim, uma mudança comportamental que veio para ficar é o uso de plataformas digitais. É possível observar recursos que permitem a realização de uma série de atividades, como a comunicação, a gestão de um negócio ou de projetos, o controle de horas de colaboradores e, inclusive, o monitoramento de frotas de empresas.

Essas plataformas ganham ainda mais destaque durante a pandemia de COVID-19. Afinal, as pessoas não podem sair de casa e, dessa forma, uma das únicas formas de continuar realizando as suas atividades é por meio delas.

Vale ressaltar que essas plataformas também estão passando por um período de melhorias. Com o aumento do uso, elas precisam ser aprimoradas para, efetivamente, garantir a melhor experiência aos consumidores.

Essa é outra grande tendência da era pós-COVID-19. Afinal, essas plataformas dão comodidade e segurança para que as pessoas realizem as suas atividades, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Dessa forma, a consolidação dessas ferramentas é um fato, sendo que seu uso está cada vez mais amplo na sociedade.

A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de mudanças comportamentais. Apesar de saber que ela vai passar, é importante que você entenda que algumas transformações vieram para ficar, deixando de ser uma exceção para se tornar a regra.

Estar atento a essas tendências é importante tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua carreira. Afinal, existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas a partir dessas transformações.

Gostou do conteúdo com insights sobre o período pós-COVID-19? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e mantenha os seus amigos e familiares informados!

*** *** *** *** *** *** ** *** *** **** *** *** *** *** *** *** ** *** *** **** *** *** *** *** *** *** ** *** *** ****

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação