Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Faça o plano de negócio e saiba como avaliar a viabilidade financeira

Muitas pessoas encontram boas alternativas para lidar com a insatisfação que tem no emprego. Algumas sabem que começar a empreender é a melhor forma de aumentar a sua renda e fazer algo que gosta.

No entanto, a maioria acaba adiando o sonho por medo de que as coisas não saiam exatamente como se espera. Para evitar surpresas e começar a realizar o sonho de ser um empreendedor é preciso fazer um bom plano de negócio.

Quer entender o que é plano de negócio e como ele vai ajudar você a avaliar a viabilidade financeira do seu investimento? Continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!

Saiba o que é plano de negócio e qual a importância de fazer esse estudo

De forma resumida, um plano de negócio é um documento onde será registrado por escrito os objetivos e as tarefas que serão realizadas em um empreendimento.

Um modelo básico desse documento deve conter:

  • se houver sócios, quem eles serão e qual será o papel de cada um;
  • a razão da empresa, ou seja, o motivo de ela existir;
  • como será feito o marketing;
  • em qual regime tributário o seu empreendimento se encaixa;
  • quais são os recursos disponíveis;
  • como é o mercado na área que pretende investir;
  • qual serão as soluções que você vai oferecer;
  • o número de funcionários necessários para tornar tudo isso possível.

Tomar essa ação é importante para diminuir os riscos que você corre ao iniciar um empreendimento. Não haverá tantas dúvidas sobre o que fazer e quando cada ação deve ser executada. Por isso, é uma excelente forma de planejar o futuro da sua empresa.

Conheça alguns pontos que devem ser levados em consideração

Pelo que você viu até agora, fazer um plano de negócio é muito importante para que você seja bem-sucedido no mercado. Além disso, essa é a melhor forma de descobrir os pontos fortes e fracos do seu empreendimento.

Mas, o que deve ser levado em consideração no momento em que se decide fazer o plano de negócio? Para ajudar você nesse planejamento, listamos alguns pontos que merecem toda a sua atenção. Veja quais são:

Conheça o mercado e o público-alvo

A primeira coisa que você deve avaliar é como está o mercado no segmento em que decidiu investir.

Conhecer quem serão os seus concorrentes e quais as soluções que eles já oferecem é uma excelente forma de saber o que deve fazer e como será possível competir com eles.

Além disso, você precisa tirar tempo para conhecer o seu público-alvo. Saber quais são os interesses dele vai ajudá-lo a melhor a experiência dos clientes com a sua marca.

Essa atitude é importante porque o consumidor não terá dúvidas de que é melhor fechar negócio com você.

Faça uma projeção de receitas

Aqui é o momento de ser bem realista, calcular e pensar em como será a receita do seu empreendimento. Baseado em tudo que aprendeu do mercado e do seu público-alvo, você precisa verificar como será o retorno a curto, médio e longo prazo.

Fazer esse estudo é importante para que as metas do seu empreendimento sejam compatíveis com aquilo que você pode obter de retorno. Esse é um importante passo para que você não fique frustrado, achando que não está tendo retorno no seu empreendimento inicialmente. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Tenha em mãos o levantamento de custos

Na hora de fazer o plano de negócio é importante que você já tenha feito o levantamento dos seus custos. Pense nas despesas fixas e variáveis que iniciar esse empreendimento vai gerar.

Para entender um pouco mais, analise o valor o aluguel que vai pagar, por exemplo. Você terá esse custo todos os meses e saberá exatamente o valor dele. Sendo assim, esse é um custo fixo do seu empreendimento.

Os custos variáveis estão relacionados a sua produção. Eles precisam ser considerados para que você consiga estabelecer metas realistas na sua receita.

Foque no fluxo de caixa

O fluxo de caixa está relacionado a quanto e quando o dinheiro vai entrar e sair do seu negócio.

Inicialmente, essa parte do plano de negócio pode parecer difícil, afinal você ainda não tem uma entrada e saída de dinheiro que permitam a sua observação.

Mas ele pode se planejado. Você pode criar um sistema onde seja definido as datas dos pagamentos que vai precisar fazer e verificar se será possível fazer isso de acordo com o que estudou do mercado.

Assim, desde o começo, o seu fluxo de caixa será muito bem planejado, estável e estará dentro do que se espera, evitando que você fique no vermelho em alguns meses.

Atualize as informações

Como você sabe, o mercado pode passar por várias oscilações e, por esse motivo, talvez mude a realidade do seu empreendimento. Vale a pena ressaltar que essas mudanças muitas vezes são positivas.

Mas você precisa saber o que esperar. Se as vendas forem aumentar, por exemplo, é necessário que esteja preparado para isso. Por isso, não deixe de atualizar sempre que necessário as informações que possui.

Fazer isso vai ser uma excelente forma de manter um bom fluxo de trabalho e aproveitar as oportunidades que as mudanças trouxerem.

Descubra se o negócio é realmente viável

Por fazer um bom plano de negócio, será possível conseguir ter acesso a alguns indicadores que mostram se o seu empreendimento vai valer a pena.

Você terá uma prévia que mostra qual será o seu lucro e o quão rentável a empresa será. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão certeira e investir o seu dinheiro de maneira segura, sabendo se realmente será viável ou se deve procurar outra forma de investir e ganhar dinheiro.

Fica claro que fazer um plano de negócio é a melhor forma de avaliar a viabilidade financeira do seu empreendimento e transformar o seu investimento em algo seguro. Ao levar em consideração as dicas que apresentamos, você estará um passo mais perto de ser bem sucedido como empresário.

Gostou de saber o que é plano de negócio e como ele pode ajudar você a avaliar a viabilidade financeira? Quer realizar o seu sonho de começar a empreender? Entre em contato conosco, vamos ter prazer em auxiliá-lo nesse processo!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação