Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Como fazer um planejamento financeiro familiar ideal?

O planejamento financeiro familiar é uma ferramenta eficaz para manter as contas da casa positivas e para que não ocorram apertos ao longo dos meses.

Após definir os principais objetivos é preciso traçar metas reais para alcança-los a curto, médio e longo prazo. É preciso se educar financeiramente para planejar o futuro de todos os integrantes da família. Com essa mudança de comportamento, são muitos os benefícios que são colhidos a cada etapa da vida.

Para alcançar as metas almejadas é preciso poupar e investir dinheiro da maneira correta, e esse é o grande desafio de todas as famílias. Se você tem interesse nesse assunto, não deixe de conferir o nosso post de hoje. Acompanhe!

Você sabe como fazer um planejamento financeiro familiar?

Fazer um planejamento financeiro é desenvolver uma série de estratégias para poupar dinheiro e assim conseguir alcançar um objetivo definido. Essa é a melhor maneira de criar estabilidade e segurança financeira para sua família.

Com ele você pode ter um panorama geral de aspectos muito importantes da gestão, como:

  • saber com exatidão qual a fonte de renda e os gastos de cada um dos integrantes da família;
  • prever os gastos familiares e eliminar gargalos de dinheiro desnecessários;
  • criar uma ‘poupança de emergência’ para possíveis imprevistos;
  • melhorar as condições de poupança dos integrantes da família;
  • avaliar e realizar investimentos.

Passo a passo do planejamento familiar

As famílias que conseguem fazer um bom planejamento familiar estão mais preparadas para os períodos de recessão econômica, parecidos com o que estamos vivendo atualmente.

Para momentos como esse, é fundamental ter todas as contas na ponta do lápis e poupar ainda mais que o previsto em outros momentos, afinal, além de atingir os objetivos traçados, a família precisa ter suporte para passar pelas etapas de instabilidade com maior segurança.

Nunca é tarde para começar esse planejamento, por isso separamos o passo a passo fundamental para atingir essas metas. Confira a etapas a seguir.

Defina seus objetivos e prazos de maneira clara

Para que todo seu planejamento tenha sucesso no final, é preciso que os objetivos sejam claros e palpáveis, ou seja, possíveis de serem alcançados.

Estabeleça as metas principais para alcançar seus objetivos, como comprar um imóvel, trocar de carro, abrir um negócio próprio, entre outros.

Anote os gastos fixos e variáveis

É hora de colocar na ponta do lápis todos os gastos mensais da sua família. Faça duas listas: 

  • gastos fixos: aqueles que você paga todos os meses — aluguel, contas de água, luz, prestações, tudo que for programado;
  • gastos variáveis: aquele que acontece todos os meses, mas que não têm um valor fixo, podem variar de acordo com a sua necessidade — compras no mercado, compras de roupa, gastos com lazer, entre outros.

Corte gastos desnecessários

Depois que você identificou todos os gastos mensais que a sua família possui, é hora de começar a conter essas despesas. Liste e planeje melhor seus gastos.

Corte todas as despesas desnecessárias para reduzir os custos mensais da sua família. A princípio, parece uma atitude severa, mas a longo prazo isso trará importantes economias ao orçamento.

Estabeleça metas de economia

Com as contas da família organizadas é hora de traçar metas para criar uma rotina de economia para cada membro desse orçamento. Cada pessoa deve ter uma meta para economizar e contribuir para o bem-estar de toda a família.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Em paralelo as metas para atingir os objetivos da família, é preciso também criar um fundo para possíveis emergências financeiras. É preciso reservar uma parcela mensal dos ganhos de cada um dos membros do orçamento para compor esse fundo.

Em caso de emergência, a família não precisa recorrer a empréstimos ou passar por dificuldades até que a situação se estabilize.

Tenha metas para pagamentos de conta

É preciso estar sempre atento às compras. Uma maneira de poupar é não pagando juros ou transações financeiras. 

  • à vista: quando tiver desconto para pagamento à vista de compras ou transação, não perca a possibilidade;
  • a prazo: se não tiver vantagens para pagar à vista, faça o parcelamento da compra.
  • juros: evite pagar juros para tudo que for possível — no caso de bens duráveis, como carros, eletrônicos, entre outros, use o consórcio ou parcelamento sem juros. 

Faça uma renda extra

Esse passo nem sempre é possível, porém, se você tiver a possibilidade de gerar renda extra com um segundo emprego ou atividade, essa é uma excelente ferramenta para poupar dinheiro.

Poupar para abrir seu próprio negócio

Uma das metas que podem ser definidas pela família é a abertura de um negócio próprio. Para isso, é preciso seguir à risca o planejamento para conseguir poupar o dinheiro necessário para o investimento.

Para traçar as metas, é preciso de um planejamento detalhado para viabilizar o negócio. Separamos alguns itens importantes para que a família realize seus objetivos. Veja quais são eles a seguir.

O foco do negócio e investimentos necessários

Para iniciar o planejamento é preciso definir qual o foco e a área de atuação do seu novo negócio.

Como parte da estratégia para alcançar seu objetivo, é preciso definir o investimento necessário para colocar seu negócio em funcionamento. É preciso definir a estrutura, locação e seus custos, capital humano, tudo que for preciso para a empresa funcionar.

Capital de giro

Com seu negócio em funcionamento, é preciso definir os investimentos a serem realizados para movimentar sua empresa.

O capital de giro é o dinheiro necessário para garantir o funcionamento do seu negócio até que comece a dar lucros consistentes e a empresa caminhe pelas próprias pernas.

Cenários bem-definidos

Para planejar seu negócio você precisa prever como será a sua atuação em diversos cenários econômicos que poderemos atravessar ao longo dos anos.

Seja em economia crescente, em momentos de recessão ou em estabilidade econômica, você precisa prever como será seu retorno financeiro diante das alterações da economia e do poder de compra de seus clientes.

Prazo de retorno

Ao planejar a abertura do seu próprio negócio você precisa prever além do investimento necessário para iniciar as atividades e quanto tempo sua empresa precisará trabalhar para trazer retorno aos investimentos. Você precisa saber por quanto tempo terá que arcar com os custos para o funcionamento da empresa.

Um bom planejamento financeiro familiar é essencial em todas as ocasiões. Ele auxilia na gestão do dinheiro e ajuda muito no processo de abrir um negócio próprio. Aplique o que foi abordado e tenha mais chances de alcançar o sucesso profissional!

Agora que você entende melhor sobre planejamento financeiro familiar, entre em contato conosco e conheça sobre como abrir uma central de rastreamento. Basta acessar a nossa página!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação