Gestão de chip de dados: como utilizar para ter a melhor conectividade com a Getrak?

A conexão que a internet trouxe consigo expandiu todas as fronteiras da comunicação. Com isso, ela mostrou seu valor e também sua necessidade, evidenciando o poder da tecnologia. Mesmo apresentando falhas eventualmente, as possibilidades quanto a transmissão e armazenamento de dados se multiplicaram.

Com esse novo cenário, surge o desafio de lidar com as informações e gerenciar a utilização dos dados, otimizando o uso dos dispositivos responsáveis pela conexão, isto é, os chips. A Getrak oferece a plataforma gratuita Saitro, uma ótima alternativa para ter a melhor conectividade com a sua central de monitoramento. Quer saber como funciona? Confira, a seguir!

O que são os chips M2M?

Antes de explicar sobre os benefícios da Saitro, é fundamental que se compreenda como os chips M2M funcionam. A sigla vem do inglês e significa machine to machine, ou seja, máquina a máquina.

Sua proposta é promover comunicação entre diversos dispositivos. Na prática, os chips são inseridos em máquinas para possibilitar o contato entre elas ou por meio da internet. No caso da central de rastreamento, os rastreadores são as máquinas nas quais os chips são colocados para viabilizar a comunicação.

Quais são os seus diferenciais?

O principal benefício do chip M2M é o custo, que é mais acessível para utilizar a internet. Geralmente, esse valor varia de acordo com a operadora e o fornecedor, funcionando de forma similar a um plano de celular pós-pago.

Além disso, eles são ou não habilitados para receber mensagens sms. Em uma central de rastreamento, esses dispositivos são fundamentais para a telemetria, sistema que está associado à dirigibilidade do veículo e é essencial para a gestão de frotas.

É a conexão proporcionada por esses chips que diminui a incidência de falhas humanas e acidentes, ao disponibilizar as leituras e o rastreamento da rota em tempo real, atualizando de acordo com o percurso. Essa vantagem garante mais segurança, eficiência e praticidade ao trabalho das empresas de rastreamento veicular, como a Getrak.

Como gerenciar o uso dos dados?

Para garantir que as informações sejam transmitidas em tempo real, a funcionalidade, ou seja, a conexão entre os chips, não pode falhar. Por essa razão, eles precisam ser monitorados continuamente. A Getrak disponibiliza a plataforma Saitro, que possibilita ao usuário verificar, de forma gratuita:

  • conectividade de linhas;
  • consumo de dados;
  • consumo de mensagens telefônicas (SMS);
  • IMEI do equipamento no qual a linha está conectada;
  • reset de sinal;
  • acompanhamento das faturas relacionadas ao uso do chip;
  • possibilidade de cancelar linhas.

As vantagens acima indicam a relevante autonomia que o usuário ganha a partir do uso da plataforma. Ela assegura economia de tempo, recursos financeiros e o principal: a segurança de que sua central está funcionando da maneira necessária e atendendo aos seus clientes com qualidade.

Além disso, é possível mapear os equipamentos e controlá-los de forma remota. Isso significa que essa tarefa pode ser realizada em qualquer lugar. Não está no escritório? Sem problemas. A Saitro garante todas as informações de que o usuário precisa, a distância.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Outro diferencial a respeito da Saitro é a variedade de recursos disponíveis para aumentar o índice de recuperação a partir do serviço LBS (Location Based Services ou serviços baseados na localização dos serviços, em tradução literal).

Como o próprio nome já explica, essa tecnologia permite obter informações para localizar um bem móvel (que pode ser um veículo, no caso). Em um exemplo prático, ela é muito comum para rastrear chamadas de emergência.

Como a Saitro funciona?

Na página inicial, a plataforma disponibiliza dados, como: consumo de dados diário por operadora, consumo excedente, chips por conexão, consumo excedente e por produto. Logo, torna-se fácil para o usuário identificar uma eventual falha e comunicar ao suporte que, prontamente, vai oferecer a ajuda e reparação necessária para normalizar o funcionamento.

Na opção Sim Cards, disponível no menu que fica do lado esquerdo da tela, o usuário pode verificar chip a chip, utilizando os filtros de acordo com a sua dúvida ou necessidade. Na opção Ações, pode checar o histórico de conexão da linha, resetá-la, atualizar seu status, ver sua localização, entre outras funcionalidades.

Caso deseje salvar os dados verificados, ainda dá para criar uma planilha com eles. Quer saber onde estão os veículos da sua base? Indo na opção Geo Dashboard¸ a Saitro mostra um mapa de calor, em tempo real, que evidencia todos eles.

Para acompanhar como está seu investimento na plataforma, é só ir na opção Fatura, para entender o histórico de gastos, com os pagamentos anteriores, de forma detalhada, incluindo informações como: mês de referência, valor total, valor do consumo de dados, excedente e muito mais. Também dá para destrinchar esse consumo, de acordo com cada chip e linha utilizada.

A comunicação M2M é muito promissora. Por usar equipamentos simples de forma estratégica e inovadora, os profissionais envolvidos com essa tecnologia já a utilizam em serviços públicos, controle de tráfego, cadeia de suprimentos, varejo e até na produção de alimentos. O rastreamento veicular é apenas mais um segmento que faz uso dessa ferramenta, e é um dos que mais se beneficia com suas vantagens.

Mas não basta expor seus avanços: sem um controle e um gerenciamento adequado, os dados não são suficientemente eficientes. Por essa razão, tão importante quanto investir na tecnologia dos chips, o usuário deve pensar em como fazer sua gestão e monitorar seu funcionamento.

De preferência, de forma remota, ou seja, em qualquer lugar, com um ótimo custo-benefício e com funcionalidades estratégicas, como a Saitro, oferecida pela Getrak. Se essas são as vantagens que você busca para sua central de rastreamento, a fim de oferecer o melhor serviço a custo justo a seu cliente, a Getrak é a melhor alternativa do mercado.

Então, já sabe: para ter a melhor conectividade, fale conosco! Entre em contato e conheça melhor nosso serviço de gestão de dados.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"