Imagem - Getrak
Empreendedorismo
8 palestras motivacionais que todo empreendedor deve assistir
Publicado por Getrak
11 de setembro de 2018

A atividade empreendedora envolve diversos aspectos técnicos, mas os melhores resultados dependem também de uma boa dose de motivação. Ela nos faz lembrar constantemente da razão de fazermos parte do negócio e renova nossas energias para encararmos os desafios do dia a dia. As palestras motivacionais são excelentes formas de dar um impulso adicional ao trabalho dos líderes.

Por isso, separamos neste artigo 8 dicas de palestras e discursos imperdíveis para ajudar você a se manter sempre focado e motivado. São ideias e histórias inspiradoras que farão você refletir sobre temas essenciais para o sucesso profissional e a maneira mais adequada de lidar com os problema sem perder o rumo. Confira!

1. Jim Carrey: faça o que você ama

Embora tenha conquistado a fama principalmente pelos filmes de comédia, como Debi e Lóide, O Máscara e Ace Ventura, Jim Carrey é visto como um artista extremamente versátil. Além de ator, ele é roteirista, produtor e pintor. O astro, que luta há muitos anos contra a depressão, fez um discurso inspirador para estudantes da Universidade de Maharishi, nos Estados Unidos. 

Ele conta sua história e deixa uma importante mensagem sobre como perseguir sonhos pessoais, mesmo que eles envolvam decisões difíceis, como sair do emprego atual para empreender. Para Carrey, ao invés de falhar fazendo o que você não quer, vale a pena se dar uma chance para fazer aquilo que ama. Isso faz todo sentido para quem está tentando arrumar coragem para empreender.

2. Bernardinho: a importância do inconformismo

Bernardinho é conhecido por ser um dos treinadores mais vitoriosos do voleibol mundial. Foram mais de 30 títulos em 22 anos no comando das seleções brasileiras masculina e feminina. Além disso, Bernardinho formou-se em economia pela PUC-Rio e é um empreendedor de sucesso, comandando uma das maiores redes de academias da América Latina e participando de vários projetos sociais.

Uma das grandes lições de Bernardinho é mostrar como o inconformismo é essencial para extrair o melhor desempenho de uma equipe. Em suas palestras para empreendedores, ele aborda com clareza a importância de buscar incessantemente resultados melhores, algo que o fez conquistar cinco medalhas olímpicas consecutivas. 

Imagem - Getrak
E-book
Guia para escolher o seu software para central de rastreamento

3. Discurso de Steve Jobs

A rica biografia de Steve Jobs está entre as principais referências para empresários do mundo todo. Falecido em 2011, Jobs dizia que a sua melhor escolha foi abandonar o curso que fazia na universidade Reed College para se dedicar ao que realmente queria fazer. Depois de uma passagem pela Atari, Jobs fundou a Apple e desenvolveu produtos que revolucionaram o mercado de tecnologia.

Em um discurso para estudantes da Universidade de Stanford, em 2005, Jobs dá conselhos sobre a importância de trabalhar com aquilo que amamos. Ele fala da época em que foi demitido da própria empresa, nos anos 1980, destacando como o amor pelo que fazia o fez dar a volta por cima. Além de criar outros negócios de sucesso, Jobs voltou à Apple em 1997 para reinventar a marca.

4. Anthony Robbins: as 5 chaves para prosperar

O escritor Anthony Robbins é um coach famoso pela popularização da Programação Neuro Linguística (PNL) e já vendeu mais de 35 milhões de livros sobre técnicas para utilizar melhor os recursos de comunicação. Um dos pilares de seu trabalho é descobrir como criar mudanças positivas e duradouras no comportamento humano.

O palestrante tem vários vídeos sobre o tema. Em um deles, Robbins aborda cinco tópicos para lidar melhor com as dificuldades do dia a dia e prosperar. São dicas para ajudar você e ser mais persistente e desenvolver as principais características de um bom empreendedor.

5. Roselinde Torres: o que é preciso para ser um grande líder

Roselinde Torres é sócia e diretora da empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG). Especialista em liderança corporativa, ela se dedica a estudar métodos de formação para as novas gerações de líderes, sempre com foco em inovação. A ideia é capacitar profissionais para “desaprender” modelos do passado e apostar em novas tendências de negócios..

Em uma curta palestra para o TED Talks, Torres consegue despertar grandes reflexões sobre o que se espera dos líderes do século XX!. Além de questionar a maneira como as organizações atuais tratam o tema, ela aponta novos caminhos para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso.

6. Roberto Carlos Ramos: o contador de histórias

Roberto Carlos Ramos nasceu em Belo Horizonte e é o mais novo em uma família de 10 filhos. Aos seis anos, foi levado para a antiga Fundação para o Bem-estar do Menor (Febem), hoje chamada de Fundação Casa. Depois de fugir várias vezes da instituição, morar na rua e envolver-se com drogas, Roberto foi adotado por uma pesquisadora que o levou para a França.

Em suas palestras, Roberto conta como deu a volta por cima, mostrando o valor da resiliência. Depois de concluir os estudos na França, voltou ao Brasil para estudar pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais, adotou 13 crianças, publicou diversos livros infantis e conquistou prêmios. Sua trajetória inspirou o filme O Contador de Histórias, lançado em 2009. 

7. Nick Vujicic: superando limites

Nick Vujicic é um palestrante australiano que nasceu sem braços e pernas por causa de uma doença rara, a síndrome de tetra-amelia. Apesar das privações que teve na infância, ele resolveu fundar a ONG Life Without Limbs (Vida Sem Membros) quando tinha 17 anos.

Formado em Contabilidade e Planejamento Financeiro, Vujicic se dedica a viajar pelo mundo fazendo palestras para ajudar adolescentes a lidar com os problemas que enfrentam. Além disso, ele também fala para empreendedores sobre a importância de acreditar nos seus objetivos. Seu principal ensinamento é que as únicas barreiras capazes de nos impedir são as que nós mesmos colocamos.

8. Mario Sergio Cortella: vida e carreira

Cortella é um dos mais conhecidos intelectuais brasileiros e já publicou dezenas de livros que conectam a filosofia com as principais questões sociais do nosso tempo. Uma de suas palestras mais interessantes para empreendedores é a que trata da conciliação entre vida pessoal e profissional. Ele levanta boas reflexões sobre os desafios da atividade empreendedora.

Se você está procurando ideias de negócios para empreender, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, uma boa dica é perguntar a si mesmo: “que tipo de negócio eu gostaria de ter se não houvesse risco de fracassar?”

Depois disso, busque o máximo de informação e mantenha-se sempre atualizado sobre a área de interesse para identificar as tendências do mercado. Ler bastante sobre o assunto, conversar com outros empreendedores e conhecer suas experiências deixará você mais preparado para resolver problemas e abrir um novo negócio com segurança.

E aí, gostou das nossas dicas de palestras motivacionais? Então, ajude a espalhar o conhecimento e compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais.

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
5 fatores que mostram que é hora de sair do emprego e empreender

Sair do emprego e começar a empreender pode ser o que faltava para você realizar alguns dos seus s...

Leia mais
Imagem - Getrak
Oportunidades de gerar mais negócios no fim do ano? Veja aqui!

O fim do ano é uma das épocas mais importantes para gerar oportunidades a quem trabalha no setor ...

Leia mais
Imagem - Getrak
Conheça as principais vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente e não é à toa! Ao fazer o seu trabalho no conforto d...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.