Como aproveitar oportunidades em tempos de crise? Descubra agora!

É inegável que estamos passando por um momento delicado. No entanto, é importante ter em mente que crises sempre podem acontecer e, para as empresas conseguirem se manter vivas no mercado, é necessário saber se adaptar às mudanças para aproveitar as oportunidades surgidas e evitar que os prejuízos comprometam o negócio.

É justamente por essa razão que toda corporação deve contar com um planejamento estratégico, para minimizar os impactos de crises, como a atual. Por exemplo, se houver uma análise com embasamento, é possível identificar que o comportamento do consumidor mudou bastante e o volume de compras diminuiu. Ainda assim, é possível manter os clientes e até conquistar novos.

Então, quer saber como encontrar oportunidades em tempos de crise? Continue a leitura e descubra!

Como aproveitar oportunidades em tempos de crise?

Esteja atento ao mercado

Conforme mencionado, crises exigem adaptações e, especialmente, quando elas vêm acompanhadas pelo aumento de desemprego, inflação alta e juros elevados, os consumidores também passam a ter novas necessidades de consumo. Isso, em alguns momentos, pode significar poder de compra reduzido.

Assim, fique de olho nas ações da concorrência para aproveitar as oportunidades de mercado e encontrar novas demandas como solução. Por exemplo, pode ser um ótimo momento para se investir em rastreamento veicular, já parou para pensar nisso?

Não deixe o pessimismo tomar conta

Sabemos que é comum o pessimismo em tempos de crise, mas tenha em mente que boa parte dos negócios lucrativos surgiram em situações como essa. É o caso da Nescafé, Nutella, Uber etc. Tudo isso foi possível porque os envolvidos não deixaram o pessimismo tomar conta e aproveitaram o momento para sair da zona de conforto.

Assim, tenha como ferramenta, além da análise do mercado, o planejamento estratégico — que consiste em um plano de ação formado com embasamento para enfrentar as ameaças surgidas e ajudar seu empreendimento a recuperar seu espaço no mercado.

Pense fora da caixa

Em muitos casos, é realmente necessário reduzir ou cortar investimentos em diversos setores, para que um negócio continue funcionando. Diante desse cenário, é preciso que você aprenda a inovar e pensar fora da caixa, para conseguir driblar esses obstáculos surgidos.

Por exemplo, é possível que antes da quarentena você não valorizasse suficientemente o e-commerce, mas foi praticamente obrigado a aceitar a revolução digital para manter as vendas, e passou a perceber as vantagens desse novo modelo. Ou seja, é importante se dispor a abraçar as mudanças para enfrentar as crises e começar a acolher soluções não tão tradicionais.

Mantenha os investimentos em marketing

Como foi dito, muitos negócios precisam racionar os gastos para não fechar as portas. Nesse sentido, diversos gestores enxergam o marketing como uma área que pode ser deixada de lado. Porém, essa atitude pode ser um erro, já que é justamente em momentos delicados que a comunicação com o público — como a que o marketing pode proporcionar, e de modo assertivo — se torna ainda mais essencial.

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Além do mais, são justamente os profissionais dessa área que podem oferecer os insights necessários e as novas oportunidades de crescimento do seu negócio, já que eles realizam análises de mercado. Considere que crises exigem uma nova comunicação com o público e que você, não só pode não saber como fazer isso, como precisa se concentrar em outras demandas.

Invista em um atendimento de excelência

Como você pôde perceber, saber falar com os clientes é parte fundamental do sucesso de um negócio, especialmente em tempos de crise. De acordo com um relatório realizado pela Microsoft, 96% dos entrevistados afirmaram que o suporte ao consumidor é essencial para se tornar leal a uma marca.

Isso significa que a empresa precisa entender as novas demandas de mundo e utilizar uma comunicação que preencha essas lacunas para se aproximar do que o público-alvo precisa, e não parecer que seu único objetivo é garantir novas vendas. Assim, fuja de respostas robóticas e padrões, para se comunicar de modo que o seu público entenda e crie uma conexão com você.

Tenha uma equipe motivada e capacitada

Os seus colaboradores são a força motriz da empresa, logo, em momentos delicados eles se tornam ainda mais essenciais. Então, além de ser necessário tentar manter o já mencionado otimismo, para que os profissionais consigam ter motivação e não se deixem abater — o que deixaria o rendimento no trabalho cair — é preciso que você valorize ainda mais essas pessoas.

Isso pode incluir o investimento em capacitação profissional com o intuito de ajudá-los a criar estratégias para manter a produtividade, o bom desempenho no trabalho e até a pensar junto com os gestores em oportunidades que podem otimizar as vendas do negócio.

E ainda, mais do que nunca, não deixe de fornecer feedbacks com relação ao trabalho executado: feedbacks positivos mantêm os colaboradores mais motivados a continuar no mesmo ritmo profissional. Já feedbacks negativos — quando bem executados — os ajudam a melhorar seu desempenho.

Não descuide do financeiro

Já foi dito que pode ser necessário cortar alguns custos do negócio em tempos de crise, especialmente nos primeiros meses. Isso quer dizer que, mais do que em qualquer outro momento, é fundamental que você não gaste mais do que ganha e reduza os custos, onde for possível.

Porém, tenha em mente que alguns setores são essenciais para tirar seu empreendimento da “lama”, como o marketing e profissionais. Então, faça um controle orçamentário de forma inteligente. Será mesmo que é necessário demitir algum funcionário ou você pode cortar custos de outra forma? Pense duas vezes antes de tomar essa decisão.

Como você pôde perceber, em momentos delicados, algumas portas se fecham — momentaneamente ou não — mas outras também se abrem. É como você encara as oportunidades em tempos de crise que vai definir o seu negócio, daqui para frente.

Por exemplo, o investimento em rastreamento veicular da Getrak se torna ainda mais essencial, agora que as frotas ganharam um maior destaque por transportar produtos — essenciais ou não — em períodos de quarentena, como o atual. Então, esse tipo de sistema, por permitir uma maior segurança e redução de danos, pode ser um investimento benéfico.

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