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Aprenda definitivamente como identificar boas oportunidades de negócio

As oportunidades de negócios são chances que surgem ao interessado em abrir seu próprio empreendimento — concretizar seu sonho de trabalhar para si mesmo e, desse modo, alcançar autorrealização e independência financeira.

Trata-se de colocar em prática uma ideia que está na mente do potencial empresário. Porém, seu projeto passará pelo teste do mercado, o que dará a última palavra sobre sua conveniência ou não.

Sendo assim, é necessário aprender a identificar e reconhecer uma determinada chance que se apresente e que se mostre promissora e lucrativa, como você verá nas dicas a seguir. Continue com a leitura deste post e confira!

Perceber as necessidades das pessoas

Toda e qualquer organização empresarial tem como objetivo a satisfação de alguma necessidade de seus clientes, isto é, o fornecimento de algo que eles desejam e que estão dispostos a pagar para o adquirir.

As carências humanas são as mais diversas (vestuário, alimentação, transporte, segurança, educação, lazer, informação etc.). Em razão delas é que se vendem e se compram produtos e serviços diariamente.

Dessa forma, procure observar a existência de alguma necessidade ainda não satisfeita — seja total ou parcialmente — em um dado momento e local. Por maior que seja uma cidade ou um bairro, sempre haverá uma demanda (procura) à espera de satisfação.

Identificar os consumidores

Se você pretende oferecer alguma coisa, então, deverá saber quem será seu consumidor (e, por extensão, quem não será cliente). Nesse ponto, estamos nos aproximando daquilo que se chama “pesquisa de mercado”.

Por exemplo, uma loja que revende roupas para jovens terá um público delimitado, como os adolescentes. Ao mesmo tempo, afastará outras pessoas (os não consumidores), para as quais tais artigos serão, simplesmente, inúteis.

Além disso, esse público deve ser identificado da forma mais completa possível: sexo, classe social, idade, renda, hábitos de consumo, tipo de ocupação (profissão) e de lazer etc. Enfim, trata-se de reconhecer as características de sua futura base de clientes.

Apostar na inovação

Inovar é um ato de criatividade: fazer o que já existe, porém, de modo diferente. Tal competência costuma acompanhar o sucesso empresarial, por gerar modelos de negócios inéditos e lucrativos — ainda que venham a ser copiados com o passar do tempo, o que é muito natural.

A primeira pessoa que pensou no fast food (comida rápida, em tradução livre), não criou nenhum produto novo, mas trouxe um serviço inovador — a rapidez no atendimento e na entrega de refeições — e, desse modo, atendeu a uma demanda não satisfeita até aquele momento.

Analisar a concorrência

De nada adiantará tentar comercializar produtos ou serviços em um mercado abarrotado, ou seja, no qual a concorrência é muito alta e não há mais espaço para ninguém. Nesse caso, você será apenas mais um e, certamente, estará destinado a naufragar.

Portanto, esse é mais um ponto que deve ser verificado com muito cuidado, afinal muitos estabelecimentos fecham as portas, não por incompetência, mas pela falta de clientela, uma vez que os consumidores locais são alvo de ferozes disputas.

Por outro lado, o que está em excesso em uma região pode faltar em outra. Isso deve, igualmente, ser considerado, tendo em vista que com o e-commerce (comércio eletrônico) a distância espacial deixou de ser um obstáculo em muitos ramos de atividade.

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Ouvir a opinião alheia

Uma forma de conferir a possibilidade de sucesso do seu negócio é ouvir a opinião de diversos indivíduos (pessoalmente, mediante pesquisas ou redes sociais etc.).

Formule perguntas claras e objetivas sobre o que as pessoas acham do produto ou serviço que você pretende fornecer e peça sugestões com relação a determinadas utilidades que possam ajudar uma comunidade.

Em geral, todos nós nos sentimos valorizados ao perceber que nossas opiniões são verdadeiramente importantes para alguém.

Então, encaminhe suas questões para amigos ou familiares, mas, principalmente, para desconhecidos, pois, tendem a ser mais imparciais em suas respostas.

Escolher um negócio estável

Nenhum empreendimento é absolutamente seguro: toda iniciativa empresarial apresenta alguma ameaça de fracasso. Entretanto, os riscos devem ser calculados, pois, do contrário será apenas um tiro no escuro.

Um negócio estável é aquele que proporciona um fluxo de caixa regular (entrada e saída de numerários) e que produz receitas (faturamento) de forma contínua, o que permite sua manutenção por um tempo suficiente, até que ele se estabeleça em seu campo de atuação.

É altamente recomendável avaliar os custos iniciais, os quais terão grande impacto em sua lucratividade. Em seus primeiros anos de vida, sua empresa pode apresentar somente resultados negativos (prejuízos), o que justifica a necessidade de ser capaz de realizar vendas regulares, sobretudo, nesse período inicial.

Dar tempo às oportunidades de negócios

Uma boa ideia pode ou não se converter em um bom negócio: tudo dependerá da existência de compradores para aquilo que se quer vender, além de condições que dizem respeito à pessoa do empreendedor.

Logo, busque verificar o momento adequado para pôr em prática o seu projeto — se, por acaso, ele ainda não precisar de um maior amadurecimento. Nesse momento, procure responder a algumas questões básicas, tais como:

  • existe um mercado seguro para o seu produto ou serviço?
  • você está devidamente familiarizado com a atividade empresarial que pretende iniciar?
  • Você já dispõe dos recursos de capital necessários ao início do empreendimento?

É possível ocorrer que o projeto venha a ser viável no futuro — ainda que, hoje, não o seja. O tempo determina a época certa para se empreender, como ocorre em vários outros aspectos da vida humana.

Manter-se bem informado

Há muitas instituições destinadas a estimular os empreendedores iniciantes. É o caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), especializada em cursos e palestras sobre oportunidades de negócios e gestão empresarial.

Acompanhe, também, revistas especializadas — Pequenas Empresas & Grandes Negócios, IstoÉ Dinheiro, Exame etc. —, além de blogs que publicam notícias e dicas nessa área.

A informação é um recurso indispensável, o elemento que faz a diferença entre o empresário de sucesso, capaz de identificar um bom negócio, e o mero aventureiro.

Percebeu o que são as oportunidades de negócios e as maneiras de identificá-las? Certamente, há muitos outros pontos em jogo que também direcionam a visão para as chances que se apresentam aos empreendedores. Por isso, mantenha-se sempre atualizado!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário e participe das discussões sobre o tema. Lembre-se de que a troca de ideias é muito útil para esclarecer nossos próprios pensamentos. Até breve!

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