Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

O que deve-se avaliar em um software para central de rastreamento?

Você quer ser dono do seu próprio negócio e percebeu que uma central de rastreamento pode ser a melhor oportunidade para você. Afinal, é um mercado em crescimento e ainda é possível oferecer serviços de alta tecnologia mesmo sem saber programar. 

Nesse momento, é essencial escolher um software de qualidade para a sua central de rastreamento, uma vez que ele é um diferencial para o sucesso do negócio. Porém, você sabe como escolher o melhor? Entende quais são os critérios que você deve levar em consideração? Se não, está na hora de descobrir! 

Leia este artigo e entenda o que você deve avaliar na hora de escolher um software para central de rastreamento. 

O mercado de rastreamento veicular 

O número de veículos no Brasil cresce a cada dia e, diante da falta de segurança, muitas pessoas buscam soluções para evitar a perda do investimento. Uma dessas opções é o rastreamento veicular. 

Isso já indica a potência de crescimento do mercado de rastreamento veicular. Porém, os benefícios de investir nesse setor não param por aí. 

Além do crescimento no número de veículos, o mercado de rastreamento veicular também oferece vantagens por ser muito diverso. Isso porque não são apenas pessoas físicas, donos de veículos, que buscam por esse tipo de serviço.

Empresas que têm frotas, trabalhadores que utilizam um automóvel como ferramenta de trabalho e outras categorias também estão cientes das vantagens de contar com esse tipo de serviço, o que aumenta o investimento na área. 

Dessa forma, o mercado de rastreamento veicular é sim bastante promissor, se mostrando como uma ótima opção de investimento para quem quer abrir o próprio negócio. 

As exigências básicas para uma empresa de rastreamento veicular

Como você já percebeu, o mercado de rastreamento veicular é bastante diverso. Isso porque uma pessoa que quer proteger seu carro particular tem necessidades totalmente diferentes de alguém que deseja proteger e acompanhar os veículos da frota da empresa. 

Porém, existem algumas exigências comuns a todos eles. São elas: 

  • central de atendimento, que deve ser 0800 e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • relatórios que sintetizam a movimentação do veículo, com informações de movimento e parada; 
  • bloqueio de veículo;
  • localização em tempo real, baseada em latitude e longitude do veículo.

Os parâmetros para não errar na escolha do software para central de rastreamento veicular

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado de rastreamento veicular e a diversidade dos clientes desse setor, é hora de entender quais são as principais variáveis que você deve observar na hora de escolher um software de rastreamento veicular. 

Disponibilidade para atendimento

Em primeiro lugar, na hora de escolher um software de rastreamento veicular, é essencial que você identifique qual a disponibilidade de atendimento da empresa fornecedora. Isso porque você ou o seu cliente podem ter algum problema que precisa ser resolvido rapidamente, necessitando do apoio da central que desenvolveu o programa para oferecer uma solução e resolver determinadas dúvidas. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Suporte técnico

Outro ponto de atenção na hora de escolher um software para rastreamento veicular é analisar o suporte técnico que é oferecido pela empresa fornecedora. Isso porque existem funcionalidades que apenas um técnico pode acessar, sendo necessário esse suporte para atender à demanda dos clientes. 

Sobre esse aspecto, Ronalton Santiago, fundador e CEO da empresa Localizar Veículos, que atua no mercado de rastreamento veicular há 10 anos, diz que: 

“Por exemplo, daqui eu consigo fazer cadastro, vínculo, alteração. Mas algo mais profundo, preciso de um auxílio técnico. Somente os técnicos do sistema, ou seja, do software, farão isso por mim. Se eu não tiver alguém do outro para me ajudar, não saberei o que fazer e nem o meu cliente.”

Especificidades do nicho no qual você vai atuar

O mercado de rastreamento veicular é bastante diverso, o que significa que você precisa entender qual é o seu foco, seu principal cliente, para escolher um software que atenda às necessidades de cada um deles. 

Sobre isso, Ronalton Santiago também afirma que: 

“Em relação às outras funcionalidades, o sistema pode variar de empresa para empresa. As associações pedem localização. Outras empresas frotistas precisam de relatórios de telemetria.”

Isso significa que, se você for atuar com clientes de pequeno porte, pessoas físicas, associações ou empresas com frotas menores, que exigem apenas informações como a rota do veículo, tempo de parada e de movimentação, localização exata e velocidade, por exemplo, pode focar em determinado tipo de software.

Porém, para clientes com frotas muito grandes, pode ser necessário buscar uma outra solução, que atenda às necessidades desse público. 

Relatórios emitidos

O tipo de relatório fornecido pelo software, assim como as informações contidas nele, é uma outra variável fundamental de ser analisada na hora de escolher o melhor software de rastreamento veicular para a sua empresa.

Alguns elementos devem estar presentes no software para central de rastreamento, independentemente do tipo de cliente que você atende. São eles: 

  • descolamento do veículo;
  • paradas realizadas; 
  • tempo gasto no descolamento; 
  • tempo de cada uma das paradas; 
  • rota feita pelo veículo; 
  • últimos registros feitos no veículo. 

Uma outra informação que pode ser importante em um relatório é a limitação de velocidade. Isso é importante principalmente quando se fala em frotas de empresas. Segundo Ronalton Santiago, isso é importante para relatórios futuros e conferências. 

Experiência de uso do software

A facilidade do cliente para operar o software e o quão agradável ele é, visualmente falando, é o que constitui a experiência do usuário. Esse é um outro aspecto que deve ser considerado na hora de escolher um sistema, uma vez que influencia diretamente a satisfação do usuário com o serviço de rastreamento. 

Como você pode perceber com este artigo, o mercado de rastreamento veicular está em alta e se mostra uma ótima oportunidade de investimento para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso. Porém, para garantir que o seu negócio cresça e atinja os resultados desejados, é essencial seguir as nossas dicas para escolher o melhor software para central de rastreamento de acordo com as suas necessidades. 

Entre em contato com a Getrak agora mesmo e confira todas as funcionalidades do nosso software para central de rastreamento.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação