Como se tornar uma das melhores empresas de rastreamento de veículos?

A ampliação da frota circulante de veículos e o crescente número de furtos e roubos de automotores indicam uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam ingressar no mercado de rastreamento veicular. Pensando nisso, preparamos para você um artigo com as principais dicas para se tornar a melhor empresa de rastreamento veicular.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra, a seguir!

Por que investir no mercado de rastreamento veicular?

Existem bons motivos para investir no setor de rastreamento veicular e realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Segundo o último relatório elaborado pelo Sindipeças, em 2018, a frota de autoveículos brasileira registrou um aumento de 1,9%, em comparação ao ano anterior.

Os números revelam um cenário otimista. Estima-se que, em 2020, o crescimento alcançará a marca de 2,6%. Isso significa que, anualmente, milhões de novos veículos começam a circular pelas vias do país.

Segundo o mesmo relatório, o Brasil tem uma frota circulante de 45.849.292 autoveículos (automóveis, caminhões, ônibus, comerciais leves) e cerca de 13.047.862 motocicletas. Não para por aí! José Luiz, diretor executivo da empresa JRA Autotracker, aponta que o mercado de rastreamento automotivo está se expandindo, já que atualmente apenas 5% da frota são rastreados.

Necessidade de uma estrutura simples

Uma das vantagens mais interessantes de investir em uma empresa de rastreamento veicular é a possibilidade de construir o seu negócio com uma estrutura simples. Para começar, é necessário:

  • ter um endereço fixo;
  • um computador de qualidade;
  • acesso à internet.

Garantindo esses pontos básicos, é possível dar sequência à criação da empresa. Essa central pode ser montada, por exemplo, em uma sala simples, ou até em trabalho remoto, reduzindo ainda mais os custos do negócio.

Investimento inicial relativamente baixo

Se você está pensando em começar uma empresa de rastreamento veicular, certamente, já pesquisou sobre os custos de investimento inicial. Uma das vantagens desse mercado é que ele é relativamente baixo, uma vez que são necessários apenas equipamentos simples.

Se você não pretende desenvolver seu próprio sistema de monitoramento, não há problema. É possível terceirizar a plataforma e aproveitar as funcionalidades das soluções dos grandes nomes do mercado na sua própria empresa.

No início, não é necessário contratar um funcionário, mas é preciso que você se prepare e realize um treinamento para instalar corretamente o dispositivo nos veículos.

Público amplo

O público para o mercado de rastreamento de veículos é abrangente, e pode atender desde a pequenas empresas que tenham frota para prestação de serviços, até o cidadão comum, que deseje proteger e assegurar seu veículo.

Infelizmente, há um aumento de roubo de carros no Brasil, que causa insegurança entre os cidadãos do país. Com isso, o mercado acaba se aquecendo: aumenta a busca por opções de segurança e rastreamento, dando a essas empresas a chance de aumentar a sua carteira de clientes.

Boa rentabilidade

Quando pensamos na prestação de serviços das empresas de rastreamento de veículos, precisamos nos lembrar que, comumente, ela trabalha com cobrança mensal. Isso significa que existe uma receita recorrente para os empreendedores.

Dessa forma, é comum que, em poucos meses, já seja possível recuperar o valor investido na aquisição de clientes e, a partir daí, aumentar os lucros. Ainda existe a possibilidade de escalar esse tipo de negócio.

Devido à tecnologia disponível no mercado e à simplicidade da estrutura necessária, podemos dizer que o gasto para monitorar um carro ou 20 carros é o mesmo para a empresa. Isso significa que, quanto mais clientes você tiver, e quanto maior for a frota gerenciada por cada cliente, maior será a sua rentabilidade.

Mercado estável, inclusive em tempos de crise

Mesmo nos períodos em que a crise econômica é evidente, o mercado de rastreamento veicular continua sendo necessário. Afinal, oferece serviços que vão ajudar os clientes a assegurar seu patrimônio.

Além disso, existe uma economia que pode ser vantajosa para os clientes e fazê-los investir, mesmo em tempos de crise, em soluções de rastreamento veicular: ao contratar um seguro, o veículo que tem o dispositivo costuma ter um bom desconto.

A estabilidade do mercado é um fator que transforma o investimento em empresa de rastreamento de veículos em uma boa opção para quem quer empreender e crescer.

Flexibilidade para trabalhar em casa

Outra vantagem de atuar no ramo de rastreamento de veículos é a possibilidade de trabalhar em casa. Como dito anteriormente, a estrutura necessária para prestar esse serviço é simples, e não há necessidade de visitas constantes dos clientes.

Por isso, essa é uma excelente opção para quem deseja conciliar a rotina de casa com o trabalho e quer ter mais flexibilidade. Além da qualidade de vida que o trabalho remoto pode trazer, também é possível economizar uma boa quantia todos os meses, sem a necessidade do aluguel de salas e uma infraestrutura maior.

Como se tornar uma das melhores empresas de rastreamento de veículos?

Para garantir o sucesso e se tornar uma das melhores empresas de rastreamento de veículos, é fundamental criar diferenciais competitivos e oferecer serviços de qualidade máxima. Confira as dicas da JRA Autotracker, empresa de Peruíbe (São Paulo), parceira da Getrak.

Ela atua no setor desde 2014 e é responsável pelo rastreamento de mais de 520 veículos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Faça um bom planejamento

Não basta saber que o mercado é favorável e dispor do capital necessário à abertura do empreendimento. Construir uma das melhores empresas de rastreamento de veículos requer muito planejamento.

Ou seja, é preciso colocar todos os números na ponta do lápis, analisar a concorrência e oferecer as soluções mais adequadas aos consumidores. Para isso, verifique quais são os investimentos necessários, principalmente em:

  • estrutura e localização da empresa;
  • equipamentos e softwares;
  • contratação de mão de obra;
  • treinamento da equipe;
  • documentação;
  • custos fixos e variáveis;
  • payback (Prazo de Retorno de Investimento).

Aposte no tripé: qualidade, respeito ao cliente e pós-venda

José Luiz destaca que, para estar entre as melhores empresas de rastreamento de veículos, é fundamental observar três aspectos: qualidade, pós-venda e respeito ao cliente. O primeiro está relacionado ao equipamento e ao sistema utilizado (incluindo o software).

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Portanto, o passo inicial é buscar no mercado uma empresa diferenciada e encontrar bons parceiros e fornecedores. No que se refere ao pós-venda e respeito ao cliente, o executivo ressalta que é preciso se manter acessível ao contratante e atendê-lo com eficiência, segurança e tranquilidade.

Geralmente, ao contatar a empresa, o cliente está fragilizado, já que está na rua e vivenciando uma situação de furto ou roubo. Nesse cenário, a equipe técnica deve acalmá-lo, transmitir segurança, ter clareza dos procedimentos e buscar o melhor desfecho possível, ou seja, encontrar o automóvel e garantir a integridade do proprietário.

Isso significa não orientar o cliente a se dirigir ao local do veículo, mas atuar em conjunto com a polícia, transmitindo as informações necessárias à redução dos danos e à recuperação do bem.

Escolha corretamente o sistema

O software é uma das principais ferramentas de rastreamento. Por isso, é preciso ir além da disponibilização de dados relacionados à localização dos veículos e avaliar tudo o que ele oferece. Os trajetos e registros devem ser atualizados. Também é essencial que os comandos tenham boas funcionalidades.

José Luiz esclarece que, para ter segurança na aquisição da plataforma, é indispensável testá-la (de uma semana a 15 dias), já que, após a compra do software, a fornecedora se torna a principal parceira da empresa de rastreamento. A qualidade deve estar em primeiro lugar, pois a queda de desempenho do sistema pode ser um grande transtorno.

Migrar os veículos para outra central é complicado e dispendioso. Devido à impossibilidade de realizar a mudança via SMS, será necessário ir a campo. Logo, antes de fechar a contratação, recomenda-se avaliar o suporte oferecido. O ideal é que a parceria seja duradoura, como o caso da JRA Autotracker, que trabalha com a Getrak desde 2014. 

Ofereça os melhores serviços do mercado

Alguns veículos saem da fábrica com o rastreador. Entretanto, isso não representa a restrição desse nicho. Comumente, os sistemas utilizados pelas montadoras são menos eficientes, quando comparados aos convencionais — sobretudo, no que diz respeito à precisão e à disponibilidade de trajetos.

Entretanto, o sistema da Getrak adotado pela JRA Autotracker, por exemplo, conta com certa eletrônica, telemetria de ignição ligada via aplicativo e acompanhamento da frota. Por outro lado, algumas montadoras disponibilizam softwares que permitem iniciar conversas por voz com o operador por meio do sistema de rastreamento.

Nesse caso, um botão no painel do carro conecta-se diretamente com a central. Vale lembrar que tanto os equipamentos de rastreamento instalados na fábrica quanto os convencionais possibilitam o acompanhamento online de posição, minuto a minuto.

Capacite a sua equipe 

Não há como ser uma das melhores empresas de rastreamento de veículos sem manter os funcionários preparados e oferecer orientações corretas aos clientes. Além disso, as transformações do mercado devem ser acompanhadas para que as tecnologias sejam embarcadas.

Uma boa maneira de fazer isso é participar com frequência das convenções, feiras e palestras, além de ficar de olho nas novidades.

Invista em inovação

Para se tornar a melhor empresa de rastreamento veicular, é necessário investir em tecnologia e inovação. Sem dúvidas, a transformação digital chegou para todos os negócios, e no ramo do rastreamento de veículos não é diferente.

Acompanhe todas as tendências do mercado, novidades, ferramentas e funcionalidades. Veja como essas plataformas poderão ajudar você a melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado.

Aqui, é importante pontuar que, ao escolher a ferramenta que será usada na sua empresa, é preciso considerar o histórico do parceiro. Avalie se existem atualizações frequentes, como é a resolução de problemas, como é a busca por novas soluções etc. Tudo isso influencia diretamente a sua rotina de trabalho, o serviço prestado e a satisfação dos clientes.

Ofereça um clima organizacional favorável para os funcionários

O negócio cresceu e chegou a hora de contratar funcionários? Os cuidados com o clima organizacional são extremamente necessários.

Uma empresa de sucesso precisa oferecer para seus colaboradores uma atuação ativa não só no crescimento profissional dessas pessoas, mas na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que a empresa tenha bem definidos quais são seus objetivos, metas e valores — e deixe isso claro.

Além disso, é necessário criar um ambiente aberto, onde os funcionários tenham tranquilidade para conversar com seus superiores sobre possíveis problemas, dúvidas e dificuldades no dia a dia.

Invista em branding

Para se tornar a melhor empresa de rastreamento veicular, o investimento em branding e comunicação precisa ser bem feito. Nesse momento, é preciso que você se posicione no mercado e consiga valorizar a sua imagem junto ao público diariamente.

Trabalhe estratégias de comunicação que envolvam:

  • construção de uma identidade para a sua empresa;
  • comunicação que reforce os benefícios do seu negócio e seus diferenciais competitivos;
  • marketing que atue de forma direta e eficiente junto aos seus possíveis clientes.

Para isso, é importante que você conheça o seu público e entenda quais são seus maiores desafios e o que eles esperam de uma empresa de rastreamento veicular. Crie ações de comunicação voltadas para a criação de autoridade no mercado, posicionando a sua empresa como a melhor solução em rastreamento de veículos disponível naquela região.

O investimento em marketing é fundamental não só para atrair novos clientes, mas também, para manter e fidelizar os clientes atuais. Lembre-se de realizar campanhas para essas duas finalidades.

Por que a Getrak é uma parceira indispensável?

Devido à qualidade dos equipamentos e sistemas, a Getrak se tornou parceira das melhores empresas de rastreamento de veículos. Para aqueles que desejam abrir um empreendimento, a empresa oferece as melhores soluções. Confira alguns dos serviços oferecidos:

  • soluções personalizadas e adequação da plataforma ao modelo de negócio;
  • valor de investimento acessível e condições de pagamento facilitadas;
  • alta conectividade;
  • treinamento da equipe parceira;
  • desburocratização e celeridade na montagem da central;
  • rede de suporte qualificada e eficiente.

Investir no mercado de rastreamento é uma ótima opção, não é mesmo? Agora, basta firmar uma parceria com a Getrak, elaborar alguns diferenciais competitivos e seguir as dicas de planejamento, qualidade, capacitação e escolha do sistema para alcançar o sucesso com o seu novo negócio.

Para se tornar a melhor empresa de rastreamento veicular, é necessário ter atenção aos detalhes que citamos ao longo do conteúdo. Assim, poderá atuar ativamente no crescimento do seu negócio.

Que tal se tornar parceiro da Getrak? Entre em contato e conheça nossas soluções!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"