Se você perguntar para um empreender de grande sucesso qual o segredo disso, dificilmente, os materiais de marketing não estarão inclusos na lista. Afinal, a partir desses elementos, é possível criar uma melhor conexão com o público para conseguir engajamento e conversão.
Como você pôde imaginar, quem não é visto não é desejado, e em um mercado competitivo na Era da Informação em que vivemos, permanecer na mente dos consumidores é indispensável para criar uma aproximação entre o público e a marca — e até mostrar seu posicionamento, com relação a diferentes assuntos.
Por exemplo, estudos realizados pela empresa Kantar mostram que, para mais de 88% dos brasileiros, é importante que as marcas divulguem seus esforços no enfrentamento da pandemia. Isso inclui produzir conteúdo informativo para o público, mostrar quais medidas estão sendo tomadas no estabelecimento, etc.
Percebeu a importância de estudar materiais de marketing para potencializar os resultados do negócio? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Como os materiais de marketing ajudam no aumento de vendas?
Existem diferentes possibilidades e canais para manter uma comunicação efetiva com o público. Cada um deles oferece inúmeras vantagens. Confira abaixo:
- o marketing pode ajudar sua marca a se tornar mais reconhecida, elevando o público consumidor;
- a comunicação nas redes sociais pode ser trabalhada, de forma gratuita, mas, para um melhor desempenho, você pode patrocinar materiais. Com pouco valor, pode-se aumentar bastante a taxa de conversão;
- é a partir de uma comunicação efetiva que se aumenta o engajamento e cria um relacionamento com o público;
- trabalhar o marketing ajuda na retenção e fidelização de clientes;
- essas ferramentas ajudam na consciência de mercado e mensuração dos resultados, para que se possa entender quem é seu público e o que ele acha da sua marca;
- o marketing ajuda a criar autoridade para a marca, especialmente, quando ele auxilia na construção de mais empatia, confiança e humanização.
Quais são os melhores materiais de marketing para divulgar minha marca?
Conforme mencionado, os materiais de marketing podem atuar como a “cereja do bolo”, para que sua marca cresça e alcance os objetivos almejados, apesar da crise. Abaixo, você confere os principais exemplos!
1. Stopper
Os stoppers são mais comuns para divulgação de produtos e serviços em promoção ou lançamento, especialmente, pelo alto poder de atratividade. Afinal, trata-se de materiais de diversos tamanhos e necessidades, podendo ficar posicionados bem diante dos olhos dos visitantes de uma loja física — o que destaca o produto e facilita a leitura.
Para um melhor desempenho desse material, além de ser posicionado na altura dos olhos, é importante que a produção dos arquivos para impressão seja realizado por profissionais de qualidade, garantindo o design e formato correto. Caso contrário, além do investimento no material poder ser em vão, o stopper pode causar uma impressão ruim, e até virar motivo de piada.
2. Adesivos
Como o próprio nome sugere, os adesivos são os itens aplicados em alguma superfície, como piso, prateleira, parede, vidro etc. Tudo de acordo com a estética e intenção do estabelecimento, desde que sejam aplicados em um local que ofereça maior durabilidade.
Por mais que a estratégia possa parecer simples, além do custo-benefício oferecido, ela também ajuda na aproximação entre marca e público, assim como contribui para a propaganda voluntária — quando clientes que gostam e aprovam o seu estabelecimento, livremente, pedem os adesivos e ajudam na divulgação.
Com a popularização das redes sociais e do compartilhamento de conteúdos, facilmente, esses clientes podem registrar imagens do adesivo na porta da geladeira de casa, por exemplo, e marcar o perfil da rede social da sua marca. Isso ajuda na divulgação.
3. Faixas de gôndola
Também chamadas por réguas, as faixas de gôndola possibilitam que uma peça maior seja fixada e ganhe maior destaque, podendo ser retas ou dobradas em L e sendo colocadas junto do produto.
Isso ajude a aumentar a atratividade para o consumidor e a diferenciar o produto exposto, de marcas concorrentes. Para isso, em sua produção, é necessário enfatizar as características, os detalhes da marca, os diferenciais e promoções. Nesse sentido, garantir a alta qualidade na impressão é indispensável para oferecer um maior apelo visual, provocando o desejo de consumo.
4. Totem promocional
Os totens são outros elementos que ajudam na maior atratividade do público, incentivo a conversão de vendas e maior reconhecimento da marca. Para otimizar esse item, é recomendado que ele seja personalizado em diferentes cores, formas e mensagens, já que sua estrutura versátil possibilita diversos aproveitamentos — inclusive em outras ações promocionais.
5. Totem dobrável auto montável
Se a sua intenção é produzir ações promocionais de maior impacto e até participar de feiras, o totem dobrável auto montável tem as características ideais para provocar maior interesse no consumidor. Além disso, o produto é de fácil montagem e desmontagem, o que diminui os custos na fabricação e no transporte.
6. Embalagens promocionais
Em muitos casos, os consumidores se sentem mais atraídos pela embalagem do que pelo produto em si, o que torna necessário caprichar ainda mais nesse aspecto — especialmente, quando o público em questão ainda não conhece sua marca, podendo oferecer uma chance a você, justamente pela embalagem atrativa.
Assim, construa embalagens promocionais com impacto positivo e capazes de incentivar o desejo, como é o caso de embalagens com texturas e materiais diferenciados que sirvam até para coleção. Quer um exemplo? Pense nas embalagens da Coca-Cola com o nome de pessoas. É comum encontrar as latas servindo de decoração e até compartilhadas em fotos nas redes sociais.
Da mesma maneira, a embalagem da Skol Beats, com versões diferentes para os signos do zodíaco, cumprem a mesma função. Percebeu como os materiais de marketing ajudam na divulgação da sua marca e até no maior sucesso do negócio?
O rastreamento veicular é um dos serviços que você pode investir, especialmente por se tratar de um segmento em crescimento e com estabilidade, além de contar com a usabilidade dos elementos mencionados para obter melhores resultados empresariais.
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