Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Entenda o impacto da internet das coisas no rastreamento veicular

A tecnologia ainda está evoluindo e, como os provedores de soluções de rastreamento de veículos encontram-na muito utilizada, a internet das coisas vem se tornando a linha de vida do setor de gerenciamento de frotas.

Um bom sistema de frotas baseado em IoT (Internet of Things, em inglês) é muito mais eficiente que um sistema tradicional de rastreamento de veículos. Se você gosta da indústria da logística, você definitivamente deveria pensar em atualizar seus sistemas!

Por isso, separamos um artigo especial para compreender melhor como utilizar a IoT de modo impactante em sua empresa de rastreamento. Confira!

Qual o conceito de internet das coisas?

A internet das coisas (IoT) é um conceito de computação que descreve a ideia de objetos físicos do cotidiano conectados à internet. Ou seja, sendo capazes de se identificar e comunicar com outros dispositivos. O termo é estreitamente ligado ao RFID (Identificação por Radiofrequência) como sistema de comunicação, ainda que também possa englobar outras tecnologias sem fio, tecnologias de sensores ou códigos QR (Códigos de Barras Bidimensional).

Dessa forma, a IoT tem grande importância porque um instrumento que pode se representar digitalmente torna-se algo maior que o objeto por si só. O produto não se relaciona somente com o usuário, mas agora está ligado a informações do banco de dados. Assim, quando muitos objetos agem em harmonia, eles são conhecidos como tendo inteligência ambiente. Nesse cenário, entra o rastreamento veicular.

A IoT descreve um mundo prático onde se pode conectar a um software e se comunicar de maneira inteligente. Em outras palavras, com a internet das coisas, as frotas podem ser rastreadas por um grande sistema de informação.

O hardware reúne e alimenta dados em uma central de monitoramento que possui o software instalado, enquanto este os processa e os apresenta em tempo hábil.

Como utilizar esse método no rastreamento veicular?

Os dispositivos IoT, também conhecidos como dispositivos conectados, são dispositivos domésticos e comerciais comuns e gadgets, exceto o fato de que você pode conectá-los e controlá-los em uma rede pessoal ou a internet.

Sim: você pode ligar seu ar condicionado com o smartphone de qualquer lugar se ambos estiverem conectados à internet! Mas essa é apenas uma parte menor do que os dispositivos conectados podem alcançar.

Imagine como seria fácil rastrear seu carro ou sua frota de veículos se tudo pudesse se conectar à rede. Já podemos afirmar que esse método revolucionou a forma dos gestores veiculares conduzirem seus negócios.

Os consumidores já são os maiores beneficiários desta era de dispositivos conectados. Isso porque eles podem manter seus dados nas nuvens e monitorar o desempenho do veículo. As empresas, por sua vez, já estão sentindo o impacto positivo de suas aquisições por meio dos ótimos resultados com o acompanhamento da jornada do motorista e aquisição de dados rotineiros.

Vejamos a seguir, então, alguns dos métodos para administrar a sua frota de maneira eficiente.

Armazenamento dos dados diários na nuvem

A Internet das Coisas tem mudado rapidamente o mundo, desde ajudando os gestores de frotas veiculares a determinar quando as peças precisam ser substituídas, até permitindo que os condutores possam prever os requisitos regionais de consumo de combustível. Contudo, extrair insights de negócios dos dados da IoT requer contexto. Mudanças de temperatura, rota, época do ano, hora do dia, quantidade de tempo transcorrido, tudo isso pode impactar suas operações e o que seus dados realmente estão contando.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Armazenar todos os dados coletados pelos sensores de IoT e outras fontes ao longo do tempo fornece o cenário preciso para a transformação real dos negócios. Assim, as empresas podem lidar melhor com os problemas recorrentes por meio de um planejamento eficaz.

Monitoração do desempenho do veículo

Para empresas do setor automotivo, provedores de serviços de rastreamento oferecem uma pilha de componentes IoT plug-and-play que simplificam a gestão de aplicativos de carros conectados e garantem a integração entre módulos separados do carro conectado em um ambiente de nuvem seguro. Dessa forma, o sistema é altamente escalável e pode facilmente lidar com milhares de veículos conectados simultaneamente, assim como balancear automaticamente cargas de pico no uso de serviços em nuvem.

Com garantia, a implementação bem-sucedida do gerenciamento de frota de ponta a ponta e de soluções de saúde e telemática de veículos aborda cada parte de um cenário típico de uso: os dados são coletados no veículo com aplicativos incorporados, os dados são gerenciados em nuvem e analisados pelos clientes. Com sua escalabilidade elástica e de nível empresarial, o sistema pode ser aplicado para monitorar e gerenciar um número ilimitado de veículos e de dados distintos em tempo real:

  • sensores do veículo;
  • rastreamento telemático;
  • agendamento de localização de veículos;
  • combustível;
  • controle de velocidade;
  • análise de uso do veículo;
  • soluções de leasing de carros;
  • gestão de frota e motorista;
  • gerenciamento de tráfego;
  • gerenciamento de carga de trabalho.

Acompanhamento da jornada do motorista

O sistema de rastreamento por meio da internet das coisas monitora a atividade de condução insegura, como excesso de velocidade, frenagem brusca e aceleração rápida. Usando esses dados, geramos um boletim diário de segurança do motorista que fornece:

  • uma pontuação e nota de desempenho diário para cada motorista;
  • um resumo dos principais comportamentos e alertas de direção segura;
  • um resumo dos principais dados, como paradas, milhas acionadas e atividade ociosa.

Dessa forma, entender o desempenho de seus motoristas é o primeiro passo para melhorá-lo e alavancar sua marca no mercado veicular.

Aquisição de dados e aplicação

Com essa estratégia, existe uma quantidade quase ilimitada de dados de alta qualidade gerados por veículos conectados, com os quais os motoristas e os gestores podem aprender.

Os empreendedores podem notar melhor o comportamento e as preferências de seus usuários a fim de continuar melhorando suas experiências, enquanto os próprios motoristas podem entender sobre seu próprio comportamento de direção, bem como sobre como usar seu veículo da forma mais adequada.

Possíveis oportunidades de negócios e decisões de políticas governamentais com base nesses dados são abundantes, mas a questão da privacidade do usuário e a ética da compra e venda de dados precisarão ser abordadas primeiro.

Como seu uso impacta positivamente no mercado?

Com o advento das tecnologias móveis atuais e da Internet das Coisas (IoT), as empresas podem acelerar a produtividade, a lucratividade e as operações com soluções projetadas especificamente para seus processos. Com a solução IoT certa, as empresas podem conectar todos os dispositivos em uma rede de nuvem centralizada e capturar e compartilhar seus dados de missão crítica, permitindo que eles obtenham visibilidade em tempo real de suas operações.

Essa percepção acionável é o que fornece às organizações o Enterprise Asset Intelligence (EAI) de que precisam para melhorar. Esse conhecimento aprimorado de negócios pode ser obtido por meio de um conjunto de tecnologias capacitadoras nas áreas de gerenciamento de ativos, nuvem, dispositivos móveis e Big Data.

Ao alavancar a internet das coisas, o transporte e a logística da frota podem melhorar drasticamente nas seguintes áreas:

  • eficiência e precisão;
  • redução dos custos de mão de obra;
  • percepção fácil das decisões mais eficazes e oportunas;
  • redução de atrasos;
  • fornecimento ainda mais inteligência de ativos;
  • desempenho elevado no gerenciamento de cronogramas de manutenção;
  • redução do estoque danificado
  • diminuição dos custos relacionados a seguro;
  • melhoria do rendimento;
  • auxílio na criação de planos progressivos.

Em resumo, o principal desafio que as empresas de rastreamento veicular que trabalham com a IoT enfrentam é abordar as preocupações do público, educando os usuários sobre os desenvolvimentos no campo e assegurando-os acerca das estruturas que estão sendo implantadas para manter seus dados seguros.

Uma vez que esse obstáculo tenha sido superado, a aceitação dos dispositivos conectados aumentará significativamente, os custos diminuirão e, provavelmente, veremos a internet das coisas entrar em sua próxima fase de adoção cotidiana.

Gostou do post? Então está na hora de saber mais ainda sobre rastreamento de veículos!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação