Instalação de rastreador automotivo: como fazer e quais as vantagens?

Investir em uma central de rastreamento é uma opção vantajosa para quem está procurando uma forma de aumentar a renda e quer ter mais flexibilidade na rotina de trabalho. Dessa forma, aprender como instalar um rastreador veicular pode alavancar seu lado empreendedor.

Para também ser bem-sucedido no mercado, é importante buscar informações, fazer a instalação de rastreador automotivo do jeito correto e, ainda, decidir qual é o melhor momento de tomar essa ação. Esse é um dos fatores que vão contribuir para o fortalecimento da sua marca.

Para ajudá-lo nessa jornada, criamos um passo a passo de como fazer a instalação do equipamento e as vantagens desse tipo de investimento. Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

Quais são as vantagens do rastreador automotivo?

Para conhecer as vantagens que o cliente final tem ao comprar esse produto, é preciso levar em consideração se ele é uma pessoa física ou jurídica.

Quem faz esse investimento na família, ou seja, em carros pessoais, obtém vantagens como:

  • ter segurança sobre o patrimônio;
  • saber onde o veículo se encontra;
  • saber onde os familiares (filhos, esposa e outros) estão;
  • recuperar rapidamente o veículo em caso de roubo.

Já no caso de uma pessoa jurídica, as vantagens são:

  • economizar no consumo de combustível;
  • controlar o desgaste do veículo;
  • controlar a rota e a velocidade que o motorista dirige;
  • avaliar o modo como o motorista conduz o veículo.

Como fazer a instalação de rastreador automotivo?

Uma pessoa que está começando a investir agora muitas vezes não sabe como funciona todo o processo de instalação de rastreador automotivo.

Esse processo é delicado e merece toda a sua atenção. Por isso, é importante escolher equipamentos de qualidade, que tenham uma boa aceitação no mercado e que possibilitem oferecer todo o suporte necessário ao cliente.

Depois de ter isso em mente, é importante dar atenção aos passos seguintes.

Escolher um profissional qualificado para fazer a instalação

Fazer instalação de rastreador automotivo sem ter o conhecimento necessário pode gerar problemas. Por isso, escolha um profissional experiente ou terceirize essa operação com uma empresa séria.

Assim é possível diminuir os erros e a necessidade de manutenção e garantir que a instalação do equipamento dure por todo o tempo do contrato que foi estabelecido com seu cliente.

Configurar corretamente o equipamento

rastreador para veículos não tem uma configuração genérica. Por isso, é importante ter um perfil que seja específico para cada tipo de veículo — é necessário ter um para moto e outro para carro.

Escolher um lugar adequado para realizar o procedimento de instalação

Uma dúvida comum de quem faz investimento nessa área é onde instalar um rastreador automotivo. Por isso, tenha em mente que não é adequado fazê-lo em um galpão fechado, afinal, isso vai interferir nos testes do equipamento.

Veja o que pode ser feito:

  • instale o rastreador em locais em que o sinal é bom;
  • depois de instalar o rastreador, vá para um local onde o sinal seja bom e não sofra interferências.

Fazer o teste da bateria

A bateria que está no fim da sua vida útil compromete o sinal do rastreador. Por isso, faça testes com o equipamento apropriado para saber se está na hora de trocá-la. Caso a bateria esteja ruim, vale a pena pedir para que o cliente faça a troca antes de instalar o rastreador veicular.

Escolher o local apropriado de instalação no veículo

Para garantir a segurança do consumidor e evitar fraudes, é importante que o rastreador não seja visível e que o cliente não saiba onde ele foi instalado.

Existem pelo menos 15 locais apropriados para colocar o equipamento. O responsável por essa etapa do serviço deve escolher um de forma aleatória e mudar de um veículo para o outro.

Vale a pena lembrar que o rastreador é sensível ao metal, por isso não deve ser instalado no capô do carro. Sempre verifique se o local escolhido não afeta a qualidade do sinal.

Fazer fotos do local de instalação

A instalação de rastreador automotivo pode gerar muitos problemas. Seguir essa dica é uma excelente forma de controlar se o serviço prestado pelo técnico está sendo de qualidade, garantindo o profissionalismo da atividade.

Manter registro com o nome do instalador e o local da instalação

Fazer esse registro vai ajudar a identificar quem está fazendo um trabalho de forma profissional e se a qualidade do trabalho dessas pessoas é boa ou não. Essa é a melhor forma de saber se você deve continuar ou parar de solicitar os serviços de um técnico.

Fazer os testes de funcionamento após a instalação

Após a instalação, a central de rastreamento vai saber se o veículo foi ligado. Caso tenha um bloqueio, é importante testá-lo e fazer o desbloqueio em seguida.

Caso a instalação seja feita em uma garagem, os testes provavelmente serão falhos, afinal a conectividade não será boa.

O chip do equipamento precisa ter cobertura e o veículo só poderá ser liberado se a comunicação do rastreador com a plataforma estiver satisfatória em todos os testes.

Fazer o teste junto ao cliente com o aplicativo

O cliente é impedido de ver o local em que o rastreador foi instalado em seu carro. Por isso, é importante dar uma garantia a ele de que isso realmente foi feito e está funcionando de forma adequada.

Assim, é indicado fazer o teste junto com o cliente por meio do aplicativo que ele vai usar.

Quais cuidados se deve ter ao instalar um rastreador automotivo?

Saiba proteger seu equipamento

Coloque o rastreador na posição ideal para permitir a instalação secreta e fácil acesso a uma fonte de energia. Considere o uso de uma gravata com zíper, velcro ou fita adesiva para mantê-lo no lugar, pois você não quer que seu rastreador se mova enquanto estiver na estrada. Pode danificar os fios, bem como o seu dispositivo.

Conecte o dispositivo rastreador a uma fonte de energia

Para rastrear seu veículo, primeiro um dispositivo GPS precisa estar conectado a uma fonte de energia. Existem duas opções principais:

  • comprar um dispositivo de rastreamento movido a bateria;
  • instalar um dispositivo de rastreamento que é conectado à bateria do carro.

Outro cuidado é usar uma unidade de dispositivo de rastreamento GPS alimentada por bateria, pois é uma opção muito mais fácil para quem quer instalar seu próprio dispositivo de rastreamento. Esses dispositivos alimentados por bateria precisarão ser carregados regularmente para permanecerem funcionais.

O tempo de carregamento de um dispositivo varia significativamente de acordo com o modelo e depende de como você o utiliza. Alguns dispositivos alimentados por bateria só precisarão de recarga uma vez a cada quinze dias, mas, se você precisar de atualizações de posição em tempo real , talvez seja necessário recarregar a cada dois dias.

Assim, ligar a unidade à potência do veículo significa que não há necessidade de recarregar, mas o processo de instalação em si é muito mais complicado. O método exato de instalação irá variar dependendo da escolha do veículo. Pode ser preferível optar por uma instalação profissional se você não souber como se locomover na fiação do veículo.

A maioria dos rastreadores alimentados também inclui uma bateria de reserva que garante que o rastreador continuará funcionando mesmo que os cabos conectados à bateria sejam cortados.

Tenha um manual de instruções

Para completar a instalação do rastreador, você também precisará instalar e configurar o software de rastreamento de veículos. Cada dispositivo terá seu próprio software e um processo de instalação exclusivo. Por favor, consulte o manual de instruções do dispositivo para obter orientações detalhadas.

Uma vez que o software de rastreamento tenha sido instalado, você provavelmente precisará seguir alguns passos simples para garantir que o dispositivo esteja se comunicando com seu computador por meio de um modem GSM, que deve ser sido fornecido com o software. Mais uma vez, siga as instruções na tela para concluir a instalação.

Qual a importância de fazer uma instalação correta?

A coisa mais importante a ter em mente ao instalar seu rastreador GPS é a força do sinal. Se não puder receber um sinal de satélite GPS e/ou celular adequado, o dispositivo não funcionará.

A maioria dos sinais GPS percorre plástico, fibra de vidro, espuma, madeira e vidro, mas nem todos os materiais sólidos, por isso, geralmente é uma boa prática permitir que o rastreador GPS tenha uma linha de visão para o céu. Locais como o teto, o painel ou o para-brisa são escolhas óbvias, mas se você quer que o seu rastreador seja visível ou não, é a decisão real. Vamos ver as opções:

  • sob o carro;
  • dentro do painel;
  • no amortecedor;
  • sob o banco do passageiro.

Assim, ao selecionar o posicionamento do seu rastreador automotivo, você deve considerar a visibilidade e a intensidade do sinal. Se a ocultação não é seu objetivo principal, então você tem muito mais opções. Seja o que for que você decidir, certifique-se de que seu rastreador esteja seguro e capaz de detectar um sinal de GPS.

Como evitar erros na hora de escolher um rastreador?

Evite agora mesmo os três erros mais comuns que muitas pessoas cometem ao escolher um rastreador automotivo pela primeira vez. Vejamos:

Selecionando um provedor de rastreamento GPS porque é o mais barato

Um dos maiores erros que as empresas podem fazer ao selecionar um provedor de rastreamento GPS pela primeira vez é escolher uma solução apenas porque é a mais barata. Embora possa parecer que todas as soluções de rastreamento GPS são as mesmas, na verdade não é o caso.

Para não dizer que você precisa escolher a solução mais cara no mercado, é necessário ter certeza de que ela ajudará a atingir seus objetivos e fornecer um serviço excepcional. É como o velho ditado, você recebe pelo que você paga e é definitivamente verdade com o software de rastreamento GPS. Software de baixo custo também significa menor qualidade, o que acabará não atendendo às suas necessidades.

Escolhendo um software que não pode crescer com o seu negócio

Escolher o software de rastreamento GPS com um conjunto de recursos mais simples pode ser a escolha certa para a sua frota, mas você deve se certificar de que o provedor tenha a capacidade de crescer com o seu negócio, se você precisar dele para baixo da linha. Alguns provedores oferecerão recursos diferentes dependendo do tamanho da sua frota e da funcionalidade que você precisa em uma solução, o que é recomendado.

À medida que você se familiarizar mais com uma solução de rastreamento GPS ou com o crescimento da sua empresa, provavelmente precisará de mais funcionalidade. Você desejará uma solução que tenha a opção de adicionar mais recursos posteriormente conforme necessário, em vez de ser forçado a alternar para uma solução completamente diferente, o que pode ser dispendioso.

Ignorando o piloto de teste

Provavelmente, a coisa mais importante que você deve fazer para comparar as soluções é colocar as declarações de um provedor de rastreamento GPS em veículos reais em sua frota. Um fornecedor respeitável deve sempre oferecer a opção de testar a solução antes de fazer uma compra.

Se você selecionar uma solução sem passar por um piloto de teste, estará contando com as reclamações de provedores em potencial, que podem acabar ficando aquém do esperado. É aconselhável concluir um piloto com alguns provedores diferentes para comparar as funcionalidades lado a lado.

Quando investir em um negócio de rastreadores?

Por mais vantajosa que uma ideia de investimento pareça, você precisa tirar tempo para saber o que tem disponível no mercado para auxiliá-lo a ser bem-sucedido. O objetivo é que você entenda o que está fazendo e/ou saiba com quem contar para ajudá-lo nesse processo.

Abrir uma central de rastreamento não foge a essa regra. Esse segmento do mercado cresce a cada dia e se mostra uma excelente oportunidade de investimento. A melhor hora para investir em um negócio de rastreadores é no momento em que você souber e/ou puder contar com uma empresa especializada, que o ensine a caminhar nesse ramo.

Fazer a instalação de rastreador automotivo da forma correta, seguindo os passos que listamos, é um dos principais fatores que vão contribuir para o fortalecimento da sua marca no mercado. Ao tomar essa ação, você vai colher os benefícios do investimento que fez e aumentar a competitividade da sua central de rastreamento.

Viu como instalar um rastreador veicular e quais são as vantagens? Quer saber como investir nisso? Entre em contato conosco!

 
Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"