Imagem - Getrak
Empreendedorismo
Qual a importância da tecnologia para o empreendedorismo? Entenda!
Publicado por Getrak
19 de dezembro de 2018

Abrir um negócio é um passo importante para alcançar vários benefícios pessoais, como a independência financeira e de tempo, mas é bom ter consciência de que tomar essa atitude vai proporcionar mais que a melhora em sua vida pessoal, gerando um valor social significativo ao ajudar a economia do país a se desenvolver e na criação de empregos.

É verdade que chegar a esse ponto leva um tempo. Primeiro, é preciso focar em fazer o negócio crescer à medida que atrai e fideliza os consumidores. Para tanto, pode ser muito útil considerar como a tecnologia pode auxiliar você nesse processo.

Antes de tudo, você deve ter em mente que tecnologia e empreendedorismo andam de mãos dadas. Um pode fazer o outro se desenvolver e ganhar mais espaço no mercado. Muitas facilidades que são usadas hoje foram desenvolvidas para ajudar as empresas a progredir.

Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para o empreendedorismo? Continue lendo o nosso post: você não vai se arrepender!

Tecnologia no empreendedorismo

É interessante parar para analisar como a tecnologia está relacionada ao empreendedorismo. Historicamente, ela sempre foi usada como meio, e não como fim de um processo. Apenas recentemente é que essa realidade mudou. É importante entender isso para conseguir definir qual é o objetivo e o papel de cada um: consumidor e empreendedor.

Em outras palavras, usar a tecnologia como fim faz de você apenas consumidor dela. A partir do momento em que a usa para satisfazer outras necessidades, sejam suas ou de terceiros, você passa a ter a visão de um empreendedor.

Quer um exemplo disso? Pense em como as pessoas usam o computador para mandar mensagens. Um consumidor vai usá-lo apenas para conversar com os seus amigos e conhecidos. Já o empreendedor vai fazer uso desse aplicativo para conseguir mandar mensagem mais rapidamente, ou seja, acelerar os seus processos.

Imagem - Getrak
E-book
Guia para escolher o seu software para central de rastreamento

Vale a pena lembrar que isso não garante a eficiência daquilo que você vai fazer. Acelerar um processo quer dizer que o seu sucesso ou o seu fracasso virá antes. Por isso, é preciso tirar tempo para conhecer aquilo que pretende fazer e usar a tecnologia de modo estratégico para alcançar os resultados positivos.

A importância da tecnologia para o empreendedorismo

A cada dia, é possível ver mais a importância da tecnologia para o empreendedorismo. Deixar de usá-la porque o resultado não é garantido é um erro da sua estratégia. Afinal, sem ela, você dificilmente conseguirá ser referência no mercado em seu segmento.

Como já vimos, é preciso conhecer a tecnologia que o cerca e usá-la de forma estratégica. Mas isso quer dizer que é necessário ser especialista em cada ferramenta tecnológica relevante para o seu ramo de atuação? De forma alguma!

Você precisa aprender o suficiente para executar as tarefas mais importantes do seu dia a dia e otimizar os seus resultados. Quer ver algumas das coisas que vai conseguir melhorar? Confira:

Divulgação

A importância da tecnologia para o empreendedorismo pode ser claramente vista no momento de divulgar o seu negócio. A melhor parte disso é que podem ser estipuladas algumas métricas que permitem a avaliação dos dados, constatando se as ações alcançam os resultados que você espera.

Lembre-se de que a divulgação dos seus serviços e/ou produtos é uma parte importante do seu negócio. Antigamente, as campanhas de marketing eram focadas na divulgação boca a boca, propagandas no rádio, televisão e panfletagem. Esses métodos ainda são muito eficientes, no entanto, existem novas formas de agir também bastante promissoras.

Um exemplo disso é o marketing digital. Ele se trata de um conjunto de ações que podem ser tomadas para divulgar uma marca na internet. Isso pode ser feito, por exemplo, pela criação de um blog onde são postados texto de interesse do seu público-alvo e pela elaboração de páginas nas redes sociais, onde é possível ter uma maior proximidade com o seu cliente.

Organização financeira e comunicação interna

Antes, organizar as finanças de uma empresa era um processo que dependia de longos cálculos feitos a mão por uma pessoa. Hoje, a tecnologia avançou a um ponto em que podem ser usados softwares que já dão os resultados prontos. Você precisa apenas tirar tempo para analisar os dados e verificar quais são as melhorias e ações que precisa tomar.

Também é preciso salientar que a comunicação interna é muito melhor quando se faz uso de softwares de gerenciamento. Antes, para ter qualquer informação, era preciso ligar ou ir até a sala de uma pessoa. Atualmente, as respostas de que você necessita estão a apenas alguns cliques, bastando que cada um mantenha as informações atualizadas no sistema.

Destaque do negócio em meio aos concorrentes

A tecnologia no empreendedorismo pode ajudar você a conseguir destaque no mercado. Para entender isso um pouco melhor, pense em uma pessoa que tem uma central de rastreamento veicular. Só essa ideia já deixa claro que é preciso rastrear o veículo e indicar em um mapa onde ele se encontra.

Mas o desenvolvimento tecnológico não para por aí. O empreendedor desse segmento pode oferecer a seu cliente outros benefícios, como:

  • avaliação de rotas;

  • desempenho do veículo;

  • velocidade em que o motorista dirige;

  • acompanhar o número de paradas que o motorista faz;

  • verificar se ele segue a jornada de trabalho estipulada;

  • evitar problemas trabalhistas;

  • determinar quantos quilômetros por hora o automóvel pode fazer em vias específicas;

  • criar alertas de ignição, em que, sempre que o veículo for ligado, o cliente recebe uma notificação em seu celular.

Esses são apenas alguns benefícios que uma pessoa desse segmento pode apresentar para o seu cliente. A verdade é que as funcionalidades que o consumidor vai usar podem ser personalizadas de acordo com as necessidades que ele tem.

Na hora de fechar negócios, quem você acha que esse cliente vai procurar: a empresa que faz apenas o rastreamento veicular ou a central que tem a condição de resolver outros problemas dele? Assim, fica mais fácil entender que a tecnologia é uma aliada de um empreendimento na hora de destacá-lo em meio aos seus concorrentes.

Segurança

Outro ponto que mostra a importância da tecnologia para o empreendedorismo é o aumento da segurança que ela fornece. Um problema em algumas empresas que trabalham com informações sigilosas é que várias pessoas podem tomar conhecimento desses dados.

Com o avanço tecnológico, as coisas não são mais assim. Em softwares empresariais, cada pessoa tem o seu login e senha, e o acesso do usuário pode ser definido de acordo com a necessidade que o funcionário tem para trabalhar. Informações sigilosas, tanto suas como as dos seus clientes, ficam seguras.

Vale a pena lembrar que quando falamos de segurança no empreendedorismo, o assunto pode ir muito longe. Além da segurança de informações, pode-se destacar o aumento de ferramentas que podem aumentar a segurança de veículos e dos funcionários e muitos outros horizontes.

Tendências tecnológicas

Quando se pensa em ferramentas tecnológicas, é comum imaginarmos como serão os carros do futuro, como os robôs podem ser usados e muitas outras coisas de acordo com o que vemos em alguns livros e seriados (muitos destes indicados para empreendedores). Essas coisas cabem apenas à nossa imaginação (por enquanto), mas há outras que já são fortes tendências de mercado.

Quer conhecer algumas das possibilidades que já estão sendo amplamente desenvolvidas? Confira:

Software as a Service (SaaS)

SaaS é a sigla em inglês de Software as a Service, o que, traduzido, significa software como serviço. Trata-se de um modelo de comercialização de softwares como uma oferta de um serviço. Em outras palavras, o cliente não precisa mais comprar licenças e gastar com a atualização de sistemas.

Ele pode usar as ferramentas online e pagar uma mensalidade para ter acesso a todas as funcionalidades. Se não pagar, perde o acesso a um ferramental que pode fazer toda a diferença. Exemplos de gigantes do mercado que investem nisso são Netflix e Spotify.

A vantagem competitiva para o dono de um empreendimento no modelo SaaS é que ele gera uma receita recorrente. Ou seja, não precisa estar sempre desesperado correndo atrás declientese fazer novas vendas para ter lucratividade em seu negócio. Os usuários pagam por um período (pode ser mensal ou semanal) e depois, para continuar tendo acesso, pagam novamente.

Uma boa maneira de iniciar um empreendimento nesse modelo de negócios é investir em uma central de rastreamento veicular. Você tem o software e o seu cliente contrata as funcionalidades de que precisa para ter acesso a esse sistema na palma de sua mão. Para isso, ele precisa contribuir com uma mensalidade pelo tempo que for acordado por vocês em um contrato.

Inteligência artificial e machine learning

A inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que permite que sejam criadas máquinas que possam simular a capacidade do ser humano de raciocinar, tomar decisões, resolver problemas e perceber algumas coisas. Em outras palavras, são dispositivos que têm inteligência.

Dentro desse ramo de estudo da ciência da computação, ainda existe um segmento que se chama Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Ele se refere à capacidade de uma máquina de passar por experiências e aprender com elas. Ou seja, os dispositivos podem verificar os padrões que já viveram e usar isso para tomar decisões mais inteligentes.

Hoje, isso é facilmente percebido nas redes sociais. Algumas empresas optam por colocar um bot (robô) em seu bate-papo. Assim, ele pode auxiliar o consumidor a tirar algumas dúvidas de forma rápida. Vemos outro exemplo disso no Google Assistente, em que a pessoa dá um comando de voz e o celular ou tablet toma a ação que foi solicitada.

Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual é uma tecnologia que busca levar as pessoas a um novo local que é criado ou reproduzido de maneira digital. Para conseguir alcançar os resultados que se espera, são usados aparelhos que se parecem com óculos, com o objetivo de isolar o usuário do mundo exterior e aumentar a imersão dele nesse mundo virtual.

Muitos jogos são elaborados usando essa tecnologia. O usuário consegue interagir nesse ambiente virtual, seja com os personagens ou com o ambiente, por meio do controle ou de sensores de movimento.

Já a realidade aumentada diz respeito à integração de informações virtuais, que permite a visualização do mundo em que vivemos por meio de uma câmera. Em outras palavras o usuário desse tipo de tecnologia consegue ver outras informações em cima daquilo que está na nossa realidade. Os aparelhos com esse tipo de tecnologia não tentam isolar as pessoas, mas sim ter uma melhor interação com o nosso mundo exterior.

Um exemplo desse tipo de tecnologia é o Pokémon Go, jogo que foi elaborado há alguns anos e fez muito sucesso (para conseguir jogar o usuário precisava ir até novos locais na cidade).

Essas tecnologias fazem toda a diferença para quem empreende no mundo dos jogos, pois tem a capacidade de atrair a atenção de novos consumidores.

Internet das Coisas (IoT)

IoT é a sigla em inglês de Internet of Things. Ao traduzirmos isso para o português, encontramos a expressão Internet das Coisas. Mas a que esse termo se refere? À revolução tecnológica que facilmente conecta muitos aparelhos à internet.

O mundo em que vivemos passa por constantes evoluções, que se tornam cada vez mais importantes e aumentam a conectividade e a sincronização dos aparelhos à internet. Assim, torna possível possível coletar, armazenar, compartilhar e analisar dados independentemente da distância em que estejam.

Para entender um pouco mais, saiba que rastreadores de carros fazem uso dessa tecnologia. Os donos de uma central de rastreamento veicular estão conectados a diversos aparelhos que fazem transmissão online simultânea para eles. Assim, é possível tomar decisões que sejam estratégicas (desde percurso até a verificação do veículo) em todo o mundo.

Tecnologia limpa

A tecnologia limpa é um claro exemplo de como o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico andam de mãos dadas. Diante da enorme conscientização que existe hoje, muitas pessoas passam a buscar formas de consumir as coisas sem que isso prejudique o meio ambiente.

Por isso, muitos processos industriais (mesmo os que já faziam parte do dia a dia de muita gente) foram alterados para que os impactos ambientais sejam bem menores. Isso diz respeito desde o uso de matérias-primas até o consumo de energia.

Uma discussão recente sobre o assunto foi a proibição dos canudos de plástico em alguns lugares, sendo levantadas várias alternativas que possam substituir a matéria-prima por uma que não seja poluente.

Comunicação máquina para máquina (M2M)

M2M é a sigla de machine to machine (máquina para máquina). Diz respeito a uma tecnologia que permite a comunicação e resposta entre máquinas. Um sensor remoto vai monitorar, analisar e coletar as informações que foram especificadas com antecedência. Esses dados vão ser transmitidos a um servidor, que conseguirá processar as informações e dará a opção de ter alguma reação ou controle.

Para entender um pouco mais de como funciona essa tecnologia, pense em um carro que tenha um rastreador ligado. Esse equipamento pode ter a capacidade de monitorar se a bateria do carro foi ou não violada. Para esse processo dar certo, precisa ter:

  1. monitoramento (rastreador com bateria);

  2. transmissão da informação (é informado no sistema que houve a violação);

  3. reação (mensagens que mostram o ocorrido ao operador).

Assim se dá a comunicação machine to machine.

Benefícios da tecnologia no empreendedorismo

Até agora, vimos a importância da tecnologia para o empreendedorismo e quais são as tendências de mercado, mas é possível ver ainda outros benefícios de ter ferramentas tecnológicas tão desenvolvidas. Quer saber quais são? Confira:

Gestão financeira simplificada

Como já vimos, a tecnologia permitiu que as contas da sua empresa sejam feitas automaticamente, mas existem, ainda, outros fatores do gerenciamento financeiro que são benéficos à medida que o empreendedor decide investir.

A unificação da gestão financeira é um fator que permite simplificá-la. Com pouco desenvolvimento tecnológico, os empresários ainda precisavam acessar diversos documentos para conseguir elaborar um relatório completo e com todas as informações necessárias.

Hoje em dia, isso não é mais necessário. É possível unificar tudo com o uso de bons softwares. Em um único sistema, você pode ter acesso a planilhas, documentos e até notas fiscais.

Pagamento facilitado

A facilitação do pagamento é um benefício que serve para mostrar a importância da tecnologia para o empreendedorismo. As transações financeiras podem ser feitas de maneira muito mais rápida e simples.

Pense em como seria difícil um empresário receber tudo em dinheiro e precisar ir ao banco fazer depósitos. Além do trabalho, ainda correria o risco de ser assaltado e perder o dinheiro fruto da sua atividade. Mas, por meio da internet, tudo isso foi facilitado.

O empreendedor pode gerar boletos ou passar o número de sua conta e agência bancária para receber o valor acordado. Isso também vale para ele no momento de fazer os pagamentos. Ir até cada um dos fornecedores para isso não é mais preciso.

Aumento na produtividade

Como já falamos neste post, a tecnologia é usada no empreendedorismo para acelerar os processos. Isso, por si só, faz com que implementar o uso desse tipo de ferramenta seja atrativo. Afinal, o seu colaborador vai conseguir fazer muito mais coisas em um mesmo período de tempo.

Além disso, a tecnologia no empreendedorismo é uma maneira de demonstrar valorização do trabalho da sua equipe e desejo de tomar medidas para auxiliá-la nesse processo. Então, as pessoas envolvidas tendem a ficar mais motivadas ao executar as suas atividades diárias, o que as torna colaboradores mais produtivos.

Aproximação com o público-alvo

A aproximação com o público-alvo pode acontecer em diversas situações. Uma delas é por conseguir socializar com eles. Isso pode ocorrer por meio respostas aos comentários que eles fazem em sua rede social, por exemplo. Nesse momento, é importante dar atenção às críticas dos seus clientes e demonstrar que vai fazer de tudo para melhorar.

Outra maneira de se aproximar do seu público-alvo é pela forma como o atende. Independentemente do modo como ele entra em contato com o seu empreendimento (presencialmente, bate-papo nas redes sociais, e-mail, telefone ou de outras formas), é cansativo para ele precisar repetir as informações passadas.

Por isso, você pode usar um sistema que centralize esses dados e mantenha um histórico das conversas atualizado. Assim, no momento em que o cliente se identificar, é possível saber quais são as suas queixas e tirar as suas dúvidas prontamente.

Melhor alocação de recursos

Muitas vezes, é difícil definir quanto de recurso cada área da empresa precisa para se manter e se desenvolver. A tecnologia ajuda o empreendedor a ter uma visão detalhada de cada um dos setores. Isso faz com que você possa ver minuciosamente a necessidade de cada uma das áreas. Os softwares, principalmente os de gerenciamento, são de grande ajuda para isso. Então, é mais fácil dar um destino correto às verbas.

É importante salientar que essa análise não deve ser feita apenas com o dinheiro investido pela empresa. É preciso usar os dados para verificar se não há falta de pessoal e contratar mão de obra qualificada.

Redução dos erros

Por último, mas não menos importante, destacamos a redução de erros que ocorrem dentro de um negócio. Nenhuma pessoa é perfeita. Por isso, ter processos que dependam das ações humanas está sujeito a diversas falhas. O uso da tecnologia automatiza algumas tarefas e, consequentemente, diminui as chances de algo dar errado.

Dessa forma, o seu pessoal não vai precisar perder tempo para corrigir os erros. Isso é uma grande vantagem competitiva, pois diminui os custos que o empreendedor tem ao entregar os seus produtos e/ou serviços.

Conhecer a importância da tecnologia para o empreendedorismo é um passo significativo para quem está iniciando um negócio no mercado. Por meio deste texto, você pôde ver quais os benefícios de fazer uso das ferramentas tecnológicas. À medida que seguir o seu planejamento estratégico, você estará muito mais próximo de alcançar o sucesso que deseja.

Se você gostou de entender melhor qual é a importância da tecnologia para o empreendedorismo e pensa em investir nisso para melhorar o seu negócio, entre agora mesmo em contato conosco. Teremos prazer em ajudar!

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Entenda o que é preciso para iniciar uma parceria com a Getrak

O setor de rastreamento veicular vem se apresentando como alternativa interessante para quem quer ab...

Leia mais
Imagem - Getrak
Saiba como fazer um plano de marketing para pequenas empresas

Há algum tempo, o marketing dentro de uma empresa funcionava apenas como suporte para o time de ven...

Leia mais
Imagem - Getrak
Descubra formas de adquirir renda extra e completar o orçamento familiar

Conseguir mais dinheiro e buscar alternativas para complementar o orçamento da família são preocu...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.