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Guia completo para o crescimento de uma empresa de rastreamento veicular

Você tem o sonho de ter o próprio negócio e sabe que empreender em tecnologia pode ser a fórmula para o sucesso. Já percebeu que o mercado de rastreamento veicular tem grandes perspectivas de crescimento, porém também entende que, para alcançar o sucesso, é importante investir em estratégias eficientes. 

É por isso que você precisa ler este artigo! Nele, você vai descobrir quais são as vantagens de investir em rastreamento veicular e como começar esse tipo de negócio. Além disso, vai entender as principais boas práticas para garantir o crescimento de uma empresa de rastreamento veicular e os cuidados que precisa ter na hora de contratar uma. 

Ficou curioso? Então, leia agora e entenda tudo sobre o assunto!

Quais as vantagens de investir em rastreamento veicular? 

Você já deve ter se questionado: vale a pena investir em rastreamento veicular? Pois saiba que sim. Mercado em crescimento, baixo investimento inicial e possibilidade de oferecer um serviço inovador e de qualidade para os seus clientes são apenas algumas das vantagens desse segmento. 

Quer saber por que investir nesse setor agora mesmo? Leia e descubra alguns motivos! 

O mercado está em crescimento

O rastreamento veicular é uma oportunidade de negócio que oferece solução não apenas para prevenir roubos e garantir a segurança do veículo, mas também para monitoramento de rotas, eficiência do carro, entre outros indicadores. Dessa forma, com uma frota de mais de 98 milhões de veículos em 2018, o setor de rastreamento se mostra como uma ótima opção de investimento no Brasil. 

Além do alto número de veículos registrados no país, os índices de criminalidade também evidenciam a necessidade de crescimento do mercado. Em um lugar em que um veículo é roubado ou furtado a cada minuto, como indicam dados do Relatório de Segurança Pública de 2017, os motoristas querem garantir a proteção do seu patrimônio, e o rastreamento veicular é uma das melhores opções nesse sentido. 

Portanto, mesmo em momento de crise, esse mercado está em crescimento, o que aumenta as chances de sucesso do seu negócio. 

O negócio tem grande potencial de inovação

Na sociedade da informação, na qual você e a sua empresa se inserem, oferecer produtos que aliam tecnologia e qualidade para garantir serviços inovadores e disruptivos para a população é essencial para que um negócio se mantenha a longo prazo. E é exatamente isso o que fazem as empresas de rastreamento veicular.

Quando os rastreadores surgiram, eram construídos a partir de outros equipamentos desmontados, como pagers e celulares. Hoje, essa já é uma área que oferece serviços completos aos consumidores, utilizando equipamentos de alta tecnologia aliados a softwares que estão em constante atualização. 

Portanto, a área de rastreamento veicular está em constante evolução, o que permite que as empresas coloquem produtos cada vez mais inovadores no mercado. 

Possibilita trabalhar com a tecnologia 

Aliada à inovação, há a tecnologia. Hoje, muitas pessoas desejam investir nessa área, mas, por falta de conhecimento técnico em computadores e celulares e de programação, acreditam que isso não é possível. 

Porém, o rastreamento veicular surge como uma ótima solução. Ao investir nesse setor, você é capaz de oferecer produtos com tecnologia de ponta e softwares de qualidade para os seus clientes, tudo sem precisar aprender a programar. 

Isso, porque você pode abrir uma franquia, na qual o fornecedor é o responsável por desenvolver o produto e dar suporte a você e aos clientes no caso de problemas. O seu papel é investir em estratégias eficientes para atrair clientes e potencializar o crescimento do negócio, além de realizar uma gestão de qualidade. 

O público-alvo é bastante diverso

Quando você abre uma empresa cujo público-alvo é muito específico, pode ser que o seu negócio tenha problemas para se manter progredindo. Afinal, após vender para a maioria das pessoas desse segmento, há um esgotamento no potencial de crescimento da empresa. 

No caso do rastreamento veicular, isso não acontece. O seu público pode ser extremamente diverso, incluindo empresas com frotas próprias e querem garantir o monitoramento e segurança dos motoristas, pessoas que têm medo de ser furtadas ou roubadas e apaixonados por carros com a intenção de monitorar cada indicador do veículo. 

Portanto, o potencial de crescimento desse tipo de negócio nunca se esgota. Pode ser que, no ciclo de vida da empresa, o público-alvo principal mude ao longo do tempo, mas, por ser diverso, sempre é possível encontrar um nicho de mercado interessado nesse tipo de produto. 

A estrutura é simples e exige baixo investimento inicial 

Apesar da alta tecnologia, da possibilidade de adquirir muitos clientes e do potencial de inovação do negócio de rastreamento veicular, a estrutura da empresa pode ser bastante simples. Isso, porque tudo gira em torno de um software específico, exigindo que você tenha um equipamento capaz de rodá-lo e uma pequena equipe para lidar com clientes e possíveis problemas. 

Além disso, o investimento inicial é baixo quando comparado a outros tipos de empresa. Dessa forma, você é capaz de começar com pouco e realiza o sonho de se tornar dono do próprio negócio

Como montar uma empresa de rastreamento veicular?

Agora que você já sabe o quão benéfico pode ser abrir uma empresa de rastreamento veicular, é hora de entender como funciona esse processo. Veja um pouco sobre o início do negócio! 

Pesquisa de mercado e delimitação do público 

O primeiro passo para abrir uma empresa de rastreamento veicular, assim como qualquer outro negócio, é o entendimento do seu público e da localização ideal para o negócio. Ou seja, é preciso que você verifique se há pessoas interessadas no seu produto e qual o perfil desse grupo. 

Busca pelo fornecedor 

Para entrar no setor de rastreamento veicular, é preciso encontrar uma empresa para ser a sua parceira. É ela que fornecerá a tecnologia do negócio e dará suporte para que você entenda qual a melhor forma de iniciar e dar continuidade à empresa. Portanto, busque por um fornecedor que ofereça um produto de qualidade e suporte adequado. 

Criação da marca 

A sua empresa deve ter marca própria. Portanto, após delimitar o público e o local no qual será instalado o negócio e encontrar o fornecedor ideal, crie uma marca que reflita os valores da empresa e a imagem que você quer passar para o mercado. 

Capacitação e terceirização

Você não precisa saber programar ou instalar um rastreador veicular para abrir uma empresa na área. Porém, é importante investir na própria capacitação, de forma a adquirir conhecimentos básicos sobre gestão de empresas e o funcionamento do rastreador. Além disso, é preciso buscar empresas ou profissionais capacitados para terceirizar alguns serviços, como a instalação dos rastreadores.

Diferenciais competitivos 

Por fim, antes de abrir a empresa, é importante que você entenda como o seu negócio se diferenciará dos concorrentes. Portanto, crie um diferencial competitivo que destaque a empresa. 

Quais as dicas para fazer o seu negócio crescer?

Agora que você já sabe quais são os passos iniciais para abrir uma empresa de rastreamento veicular, é hora de entender como fazer o seu negócio crescer ao longo do tempo. Existem algumas boas práticas nesse aspecto que podem abrir o caminho da sua empresa em direção ao sucesso. Descubra agora quais são elas! 

Investir em marketing digital 

Para garantir que a sua empresa de rastreamento veicular cresça e alcance o sucesso, é essencial que os seus clientes tenham conhecimento sobre o negócio. Ou seja, eles precisam saber que a sua empresa existe e, além disso, que é referência no setor e oferece serviços e produtos de qualidade. 

Na era digital, essa informação chega até o público por meio da internet. É aí que o marketing digital entra como um grande aliado. Ele consiste em um conjunto de ações e estratégias para a divulgação da sua marca, produto e serviços utilizando os canais de comunicação online. Ou seja, você utiliza e-mail, blog, redes sociais e outras plataformas online para divulgar os seus serviços. 

Porém, isso não significa simplesmente propaganda online. O marketing digital vai além da mera divulgação de produtos e inclui o chamado marketing de conteúdo, que se refere à criação de conteúdos úteis para o seu público, com o intuito de fazer a sua marca ficar conhecida no mercado de rastreamento como referência no assunto, educar os clientes e potenciais clientes e mostrar a importância dos seus produtos. 

Portanto, o marketing digital é uma das boas práticas para garantir que a sua empresa fique conhecida e, com isso, cresça ao longo do tempo. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Ter um plano de negócios bem definido

Para ter sucesso e crescer, também é importante que você tenha clareza sobre todos os aspectos relacionados ao funcionamento do seu negócio. Ou seja, você precisa ter uma visão global do negócio e do mercado no qual ele está inserido, de forma a realizar uma gestão eficiente e embasar qualquer tipo de tomada de decisão ao longo do tempo, evitando erros e prejuízos. 

Para isso, é essencial ter um plano de negócios bem definido. Ele consiste em um documento no qual você deve descrever todos os elementos relacionados ao funcionamento do seu negócio. Ele inclui: 

  • descrição do seu produto e valor que você entrega para o cliente;

  • estrutura de custos com as despesas básicas para manter o negócio em funcionamento; 

  • fornecedores necessários para que os produtos e serviços sejam oferecidos; 

  • parcerias importantes; 

  • empresas terceirizadas e colaboradores necessários; 

  • estrutura de receitas do negócio, ou seja, de onde as receitas vêm e percentual de lucro de cada um dos produtos e serviços; 

  • perfil do cliente e características principais; 

  • características relacionadas ao mercado, incluindo a situação atual e projeções. 

Esse plano de negócios pode ser criado como um documento de texto ou usando diagramas específicos. Esse é o caso do Business Model Canvas, um quadro desenhado para a criação de um modelo de negócios completo, de forma visual e intuitiva. 

Conhecer as dores de seu público

Os seus clientes têm demandas e necessidades específicas. Isso significa que existem algumas situações e preocupações que “tiram o sono” dos clientes. Essas são as chamadas dores, ou seja, problemas que a sua empresa pode ajudar o cliente a resolver. 

Isso significa que, além de saber que o seu cliente tem interesse no rastreador veicular, é essencial ter consciência dos motivos e problemas que despertam esse interesse nele, do que ele busca solucionar com esse produto. Isso, porque, na hora de se comunicar com o seu público e atraí-lo para o seu negócio, o seu foco deve ser a dor do cliente, e não apenas a sua solução. 

Portanto, tenha clareza desses elementos. Isso é possível por meio de uma pesquisa de mercado, por exemplo. Nesse momento, você pode questionar os clientes sobre quais são os seus principais problemas relacionados ao veículo e, a partir dessas informações, entender como o seu produto pode solucioná-los, ou seja, qual o real valor que você pode gerar para essas pessoas. 

Tornar-se competitivo

Dificilmente você abrirá a sua empresa de rastreamento veicular em um lugar no qual a população não tenha acesso a esse serviço. Isso significa que há grandes chances de você se deparar com alguns concorrentes, o que não inviabiliza o sucesso e crescimento do seu negócio. 

O importante, aqui, é entender qual o seu diferencial, ou seja, como a sua empresa pode se destacar dos concorrentes. Afinal, é importante que o seu negócio seja competitivo para que consiga crescer ao longo do tempo. Para isso, você pode, por exemplo, investir em: 

  • oferecer serviços personalizados, adequados às necessidades específicas de cada um dos seus clientes; 

  • ter um suporte 24 horas e sempre disponível para os clientes, caso algum problema aconteça; 

  • contar com um produto de rastreamento veicular completo e de qualidade;

  • ter um software que faz mais do que apenas o rastreamento veicular, incluindo a análise de diversos indicadores relacionados ao veículo; 

  • prestar um atendimento de excelência para os seus clientes. 

Esses são apenas alguns dos diferenciais que você pode oferecer no seu negócio. É importante ter clareza sobre qual é o plus da sua empresa e, a partir disso, promover o negócio destacando o que você tem a oferecer que o coloca na frente da concorrência. 

Ter controle do fluxo de caixa

Além de conhecer e conquistar os clientes, você também precisa investir em uma boa gestão da empresa de rastreamento veicular para crescer constantemente. Entre os diversos processos de gestão que devem ser implementados, o controle financeiro, principalmente do fluxo de caixa, ganha destaque. 

O fluxo de caixa é a movimentação de recursos que entram e saem da sua empresa diariamente. Você recebe de clientes e paga contas, fornecedores e funcionários, e tudo isso deve ser registrado detalhadamente, para servir como insumo no cálculo de indicadores, despesas totais, lucro líquido, entre outros elementos da gestão. Além disso, com a análise do fluxo de caixa, é possível identificar quais os custos do negócio, possíveis problemas financeiros e desperdícios que podem ser cortados. 

Portanto, tenha uma ferramenta eficiente de controle do fluxo de caixa da empresa. Você pode utilizar um caderno, planilhas ou, até mesmo, softwares de gestão que permitam que você automatize o processo e controle de toda a movimentação financeira da sua empresa com segurança e agilidade. Esses dados devem ser incorporados à gestão financeira do negócio como um todo, de forma a garantir sua saúde financeira e lucratividade. 

Preocupar-se com o atendimento

Quando o cliente chega ao estabelecimento, é essencial que ele receba o melhor tratamento possível. Dessa forma, você aumenta as chances de que a sua venda seja fechada e ainda pode garantir a fidelização de mais consumidores. 

Porém, essas não são as únicas vantagens de um bom atendimento: ele vai além do momento de compra do produto ou serviço, ou seja, da interação cara a cara, incluindo os momentos antes e após a venda. 

É necessário garantir um atendimento de qualidade quando o cliente está conhecendo o seu produto, de forma a disponibilizar informações completas sobre ele e sua empresa. Além disso, o potencial cliente precisa ter um canal de comunicação com a sua organização, para tirar dúvidas sobre o produto e se informar mais, facilitando a tomada de decisão em relação à compra. 

Após adquirir o rastreador veicular, ele ainda precisa ser bem atendido. Contar com um pós-vendas de qualidade é essencial nesse processo, uma vez que é uma forma de manter o canal de comunicação aberto entre a sua empresa e o cliente, além de coletar feedback sobre a venda e ser capaz de diagnosticar problemas e gargalos no processo.

Além disso, no caso de dúvidas ou problemas relacionados ao produto, é preciso que o cliente também seja capaz de se comunicar com a sua empresa e seja bem tratado pelos colaboradores. Dessa forma, ele ficará mais satisfeito, o que ampliará as chances de ele indicar a sua empresa para outras pessoas, além de se tornar fiel ao seu negócio. 

Investir na capacitação dos profissionais

Você conta com uma série de colaboradores na sua empresa, e eles precisam ser muito bem capacitados para garantir o melhor atendimento e serviço aos clientes. Portanto, é essencial que você invista em capacitação, tanto sua quanto das pessoas que trabalham com você. 

A melhor forma de fazer isso é por meio de um mapeamento de competências. Isso significa que você deve ter consciência de quais são as principais habilidades exigidas para a ocupação de cada um dos cargos do negócio, tanto técnicas quanto comportamentais. A partir disso, você deve mapear as competências de cada um dos colaboradores, de forma a identificar quais são bem desenvolvidas e quais precisam ser trabalhadas ao longo do tempo.

Com base nessa análise, invista em treinamentos e capacitações focadas nas competências que o time precisa desenvolver para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes e, com isso, potencializar o crescimento do seu negócio. 

Quais diferenciais o seu fornecedor deve conter? 

Um dos pontos mais importantes na hora de montar uma empresa de rastreamento veicular é o contato com o fornecedor. Afinal, é essa a organização que fornecerá todo o suporte e tecnologia que você repassa aos seus clientes, sendo uma variável central no crescimento do seu negócio.

Quer saber quais são os diferenciais que você precisa identificar no fornecedor para garantir o sucesso da sua empresa? Descubra agora! 

Suporte

O fornecedor deve ser capaz de fornecer o suporte adequado tanto para você quanto para os seus clientes. O ideal é que ele esteja disponível 24 horas por dia. Afinal, não é possível prever quando o seu cliente precisará acessar o rastreador ou terá problemas na utilização do software. 

Além disso, a resposta precisa ser rápida, e o ideal é que o cliente seja capaz de emitir feedback em relação ao suporte, de forma a garantir a melhoria contínua do atendimento. 

Produtos de qualidade

Os rastreadores, assim como o software utilizado por você e pelos clientes, precisam ter a mais alta qualidade. Como é o fornecedor que desenvolve os produtos, é preciso garantir que essa variável esteja coberta pela empresa escolhida. 

Portanto, analise aquilo que é oferecido, principalmente em relação à diversidade de rastreadores. Além disso, analise a qualidade dos rastreadores e verifique se o fabricante é confiável. 

Tecnologia eficaz

Por estar inserida no mercado da tecnologia, a sua empresa de rastreamento veicular também precisa contar com uma tecnologia de ponta. Portanto, verifique, em primeiro lugar, quais são as funcionalidades do software e como ele é operado. Quanto mais funcionalidades simples de ser utilizadas, melhor é para você e para o cliente. 

O ideal é que ela funcione 100% via web, de forma a poder ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. A integração com os dispositivos móveis e a possibilidade de personalização de acordo com a sua empresa são outros diferenciais que agregam valor ao produto oferecido pelo fornecedor. 

Como você pôde perceber, abrir uma empresa de rastreamento veicular traz uma série de benefícios para você, principalmente se o seu sonho é ser dono do próprio negócio. Para garantir o sucesso, aposte nas nossas dicas na hora de montar e escolher o fornecedor do seu negócio. Além disso, adote as boas práticas para garantir que a empresa esteja sempre em crescimento! 

Se gostou do nosso conteúdo sobre crescimento de uma empresa, que tal  entrar em contato agora mesmo com a Getrak e descobrir as nossas soluções em rastreamento veicular?

 

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