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Guia completo de como vender rastreamento veicular

Administrar um negócio bem-sucedido de sistema por GPS vai além do fechamento da venda inicial com o gerente de frota. A evolução da implementação desse programa pode ser a diferença entre um cliente ao longo da vida e uma conta que fracassa no primeiro período de renovação. Por isso, precisamos ficar atentos para entender como vender rastreamento veicular.

Para ajudar seus clientes a implementar o sistema de rastreamento com êxito, você precisa continuar trabalhando com eles depois de fechar a venda. O tempo e o esforço investidos nessa etapa do processo ajudarão bastante na construção dos alicerces do seu negócio.

Então, resolvemos preparar esse guia especial para que você consiga acompanhar as estratégias principais a fim de obter grande sucesso na área de rastreamento de veículos. Confira!

Por que investir no mercado de rastreamento veicular?

O aumento na adoção de sistemas de transporte inteligentes é o principal fator de direção do mercado global de sistemas de rastreamento de veículos. Outro fator que impactou positivamente esse tipo de venda é a preocupação com a segurança dos serviços de transporte.

Além disso, espera-se que o aumento das operações da frota, especialmente nos mercados emergentes, eleve o crescimento da receita da previsão de mercado dos sistemas de rastreamento de veículos. O crescimento nas escolhas, criando mudanças no mercado, é um fator desafiador para os principais players do mercado de rastreamento de veículos.

Esse número crescente de participantes do setor leva a uma estrutura setorial fragmentada. Pelo contrário, espera-se que a análise de mercado dos sistemas de rastreamento de veículos crie um mercado oportunista para os participantes ao conquistar novos segmentos de clientes de diversos setores da indústria.

As empresas estão fornecendo serviços de transporte para seus funcionários e esses serviços são terceirizados. Assim, a cadeia de valor dos veículos conectados está diversificando. Além disso, espera-se que o surgimento do 5G para conectividade de veículos forneça oportunidades remuneradas para expansão do mercado.

1. Estabilidade e crescimento do negócio

Investir na abertura de uma instituição de rastreamento veicular é atraente porque se integra de modo perfeito às tendências de mercado em estabilidade e crescimento. O padrão de negócio das centrais de rastreamento é fortemente escalável, pois você só necessita de um computador com acesso à internet e endereço fixo para começar.

Trata-se de um empreendimento com receita recorrente, pois o cliente está disposto a pagar para ter um serviço de monitoramento que funcione permanentemente. O setor de rastreamento e monitoramento de frotas demonstra um grande potencial de crescimento para os próximos anos, visto que a maior parte dos caminhões, motos e carros no Brasil ainda não é monitorada.

Esse nicho de mercado é composto tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. No caso do primeiro grupo, a procura é por soluções baratas e que protejam o veículo. Já para as organizações, a maior demanda está entre donos de frotas menores que, além de ter mais segurança, almejam otimizar a gestão logística e contribuir para manutenção preventiva dos veículos. 

A Getrak tem mais de 15 anos de atuação nesse mercado e é considerada referência internacional no desenvolvimento de soluções para centrais de rastreamento. Seu modelo de negócios foi gerado para colaborar com o surgimento de novas centrais e, para isso, ela oferece todo a infraestrutura vital para quem tem o sonho de empreender

Além de receber um software de rastreamento completo e que pode ser personalizado com a marca da empresa, os parceiros da Getrak têm mais facilidade para adquirir o hardware, que inclui os rastreadores e os chips M2M, que viabilizam a comunicação entre o veículo e a central. O empreendedor ainda aprende todo o processo de instalação e cadastro dos equipamentos.

Para salientar, o Brasil tem uma frota de veículos (carros, comerciais leves, picapes e furgões, caminhões e ônibus) de cerca de 43 milhões de veículos. Segundo o Correio Braziliense, cerca de 80% da frota brasileira de veículos circula sem algum tipo de proteção como o rastreamento.

Para aquele que deseja iniciar uma vida de empreendedor, esse é o setor que mais promete ser lucrativo. Se temos 43 milhões de veículos circulando e 80% não tem esse serviço, o empreendedor terá uma lacuna de 34 milhões de veículos para trabalhar e vender seu produto e serviço.

2. Público amplo 

O mercado global de sistemas de rastreamento de veículos é segmentado com base no tipo, tipo de veículo, aplicativo, indústria vertical e região. O mercado é classificado como ativo e passivo com base no tipo.

Prevê-se que o segmento ativo seja o mais lucrativo no tamanho do mercado dos sistemas globais de rastreamento de veículos durante o período de previsão, devido à crescente preferência pelo monitoramento e geração de relatórios em tempo real, que indiretamente mostra o futuro das soluções de mobilidade.

Por tipo de veículo, o mercado é segmentado em veículos comerciais e veículos de passageiros. Estima-se que os veículos de passageiros dominem durante o período de previsão, devido ao aumento dos operadores de frotas, especialmente nos mercados emergentes. Esses operadores de frota estão se esforçando para oferecer experiência ao consumidor a preços diferentes em comunidades suburbanas. Além disso, o aumento da penetração da internet é um fator-chave que contribui para o crescimento desse setor.

Alguns aplicativos incluem rastreamento móvel, rastreamento de celular e rastreamento de satélite. O rastreamento de celular foi o maior contribuinte em 2017, devido ao fato de que serve como a opção mais econômica e mais ampla de conectividade em comparação com outras.

Em termos de indústria vertical, o mercado global de sistemas de rastreamento de veículos é segregado em transporte e logística, construção e fabricação, aviação, varejo, governo e outros setores verticais. O segmento de transporte e logística deteve a maior participação de mercado em 2017 com a enorme adoção da conectividade de veículos no setor de vendas e distribuição de frotas. Os aplicativos incluem, como dito, rastreamento móvel, rastreamento de celular e rastreamento de satélite.

O mercado prevê que as regiões metropolitanas sejam as maiores contribuidoras de receita na participação de mercado dos sistemas de rastreamento de veículos, devido ao rápido aumento do PIB e às altas vendas de automóveis.

Embora o mercado brasileiro esteja na fase desenvolvimento, espera-se que ele mostre um crescimento considerável no futuro próximo, devido a duas principais tendências do mercado de sistemas de rastreamento de veículos. Um deles é o aumento da penetração de veículos autônomos e a tendência de transporte compartilhado.

Outro fator que contribui para o crescimento do mercado nessa região é o foco crescente em direção à frota verde, que pode ser alcançada por rastreamento e relatórios adequados da manutenção do veículo. Por outro lado, o mercado de sistemas de rastreamento de veículos do Brasil está passando por um ecossistema reestruturado, com o surgimento de muitas tecnologias e a disponibilidade de fornecedores de soluções.

A reestruturação do mercado é evidente nas principais fusões, aquisições e outros acordos de parceria testemunhados em todo o mundo. O crescimento do mercado dos sistemas de rastreamento veicular é atribuído ao aumento da participação da indústria em todo o ecossistema. 

Tendo em vista que a região brasileira está investindo em equipamentos pesados ​​na indústria de construção e mineração, esses investimentos estimulam a adoção de sistemas de rastreamento de veículos em unidades comerciais.

O mercado global de sistemas de dispositivos de rastreamento GPS foi segmentado com base em tipo, componentes, usuários finais e região. Veja, abaixo, de forma mas sintética, os públicos que são alvo desse tipo de serviço. 

Sistema de dispositivo de rastreamento GPS Mercado por tipo

  • rastreadores GPS ocultos;
  • rastreador autônomo;
  • rastreador avançado;
  • outros.

Sistema de dispositivo de rastreamento GPS Mercado por componentes

  • registradores GPS;
  • rastreadores GPS pessoais;
  • rastreadores GPS em tempo real; 
  • outros.

Sistema de rastreamento por GPS do mercado por usuário final

  • automotivo e aeroespacial;
  • saúde;
  • transporte;
  • varejo;
  • governo e defesa;
  • industrial;
  • hotelaria;
  • educação;
  • outros.

Sistema de rastreamento por GPS Mercado por regiões

  • metrópoles;
  • capitais;
  • médias cidades;
  • interior.

3. Estrutura simplificada

Ao contrário do que se imagina, não há necessidade de uma estrutura enorme e complexa para iniciar os trabalhos na sua própria central de rastreamento veicular. Antes de tudo, você precisará de 3 itens:

  • endereço fixo;
  • uma boa conexão de internet;
  • um bom computador.

Como existe a possibilidade de utilizar um serviço terceirizado de atendimento 24 horas, os custos de abertura são reduzidos em relação a outros modelos de negócio. O próximo passo é conseguir um software de rastreamento que se conversem entre os rastreadores e faça coleta todos as informações que poderão ser acessadas pelos consumidores em tempo real pelo smartphone.

Logo após, é a vez de adquirir os chips para comunicação e os rastreadores, sempre tendo grande atenção às suas especificações e funcionalidades. Os rastreadores são equipamentos que enviam os dados para a central por meio de uma conexão M2M (Máquina para Máquina), usando um circuito eletrônico parecido com o de um celular.

É essencial considerar a qualidade desses elementos para dificultar os gastos extras com reposição e manutenções de equipamentos com defeito. No caso dos chips, observa-se previamente a área de cobertura da operadora para se livrar da escassez de conectividade e áreas de sombra.

Sempre faça testes com os rastreadores e chips antes de instalá-los nos veículos. É fundamental se certificar de que todas as configurações estão de acordo com as recomendações do fabricante e contar com profissionais preparados para fazer a instalação corretamente.

4. Baixo investimento

O sistema de rastreamento GPS para veículos geralmente consiste nos seguintes componentes:

  • módulo móvel, pode consistir em dois dispositivos (receptor + telefone) ou em um único rastreador GPS;
  • adaptador;
  • fonte de energia;
  • caixa para a vedação do módulo;
  • software para análise de dados;
  • computador (servidor);
  • conexão de rede;
  • para operador comercial ou assistente (especialista que sabe montar ou desmontar o sistema GPS em um caminhão corretamente).

Um módulo móvel consiste em um receptor de satélite e uma unidade de armazenamento de dados. Os rastreadores de GPS geralmente têm uma taxa de gravação de 5 segundos na qual podem rastrear o movimento do carro em 180 horas (mais de 7 dias).

O GPS é alimentado por uma bateria embutida ou removível. A capacidade de usar baterias adicionais (removíveis) é preferível, pois ajudará a evitar muitos problemas relacionados à falha da bateria embutida. Esta é uma vantagem significativa e deve ser dada preferência a esses rastreadores GPS.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Mas, mesmo no caso de fonte de energia externa, o rastreador GPS funcionará não mais que algumas horas. Para operação estável, sem falhas, a unidade GPS precisa estar conectada à rede a bordo do carro via adaptador. Portanto, o adaptador veicular é um item obrigatório em seu sistema GPS.

Todas as conexões à rede de bordo precisam ser protegidas contra desconexões acidentais ou intencionais. Para melhorar a confiabilidade da conexão, ela deve ser soldada e ter apenas um conector — dentro da caixa selada.

Para complicar a desconexão, o ponto soldado deve estar localizado em um local de difícil acesso para que nem o motorista saiba sobre sua localização (caso comercial). A conexão deve ser fornecida por meio de um fusível na região da rede onde a tensão não dependa da posição da chave de ignição.

O investimento inicial refere-se ao capital fundamental para que um negócio próprio se sustente até ser autossustentável. Ele é formado por:

  • investimento fixo: inclui o dinheiro gasto com móveis, equipamentos e instalações da empresa;
  • investimento pré-operacional: gastos com pesquisa de mercado e questões burocráticas, como o registro da empresa;
  • capital de giro: dinheiro que sustentará as atividades produtivas da organização, facilitando os primeiros pagamentos de salário, compras e demais despesas nos meses iniciais de funcionamento.

O investimento inicial se traduz nos custos fixos, que variam de acordo com a região em que ela operará, e à compra de hardware, que oscila conforme a quantidade. Em geral, os custos convertem-se na diluição nas despesas do mês. Isso propicia um trabalho com uma boa margem de lucro.

Estima-se que os parceiros da Getrak, usando chips de ótima qualidade e equipamentos e realizando a implementação corretamente, tenham lucro líquido de até 30%.

Como vender rastreamento veicular?

O processo de venda no setor de rastreamento veicular requer um bom planejamento para que a marca se aproxime do cliente e consiga se destacar diante das outras opções disponíveis no mercado.

Vamos mostrar aqui alguns elementos fundamentais que fazem parte de uma estratégia bem-sucedida.

Encontre seu público-alvo

Reconhecer o perfil dos seus potenciais clientes é primordial para abrir um novo negócio com confiança, segurança e atender toda a estratégia de vendas.

É a partir desse estudo que você conseguirá estabelecer o melhor modo de executar os recursos do seu negócio. Por isso, focalize na categoria de público que pode se importar pelos serviços que você vai oferecer. São pessoas jurídicas ou pessoas físicas? Qual é a faixa de faturamento/renda? De que região?

Analise a concorrência

Antes de entrar em um mercado, busque identificar as organizações que ofertam serviços semelhantes ou iguais aos seus, com as quais você concorrerá.

Analisando profundamente, tente conhecer os valores praticados por eles, quais métodos de divulgação realizam, qual a percepção dos clientes quanto à qualidade do serviço e quem são seus fornecedores.

Esse tipo de pesquisa pode apresentar uma oportunidade de negócio e os elos fracos a serem consertados. Além do mais, pode ser que você perceba alguma demanda bem específica e que nenhuma companhia pode atender.

Escolha canais de venda adequados

Como atrair clientes? Os canais de venda são as maneiras que seu negócio aplicará para conquistar contato com eles e, para tanto, existem estratégias ideais que oscilam conforme o tipo de serviço ofertado.

O avanço tecnológico provocou um grande desenvolvimento nesse sentido. Os contatos por telefone ou presenciais podem ser agregados, ou até substituídos totalmente por dispositivos online.

É cada vez maior a quantidade de empresas de todos os portes que utilizam sites próprios, perfis em redes sociais e aplicativos para se comunicar diretamente com o consumidor. Esses meios servem para divulgar a marca e ainda são excelentes para manter uma relação mais próxima com os consumidores.

Qualifique a equipe de vendas

A utilização eficaz dos canais de venda apenas é possível se o time de vendedores estiver bem treinado. Assegure que a equipe saiba profundamente o perfil e o serviço do cliente. Dessa maneira, todos estarão prontos para entender suas necessidades e promover um atendimento personalizado.

O trabalho de vendas deve superar as expectativas do consumidor. Isso ajuda a consolidar a credibilidade do seu negócio e a atrair o público, pois clientes satisfeitos tendem a recomendar a empresa para outras pessoas. 

Estabeleça os processos de cobrança

Os métodos de pagamento e cobrança estão entre os pontos fundamentais na gestão de vendas, além de serem determinantes para a saúde financeira do negócio.

Serviços baseados em receitas recorrentes devem oferecer opções que agilizem a vida do consumidor.

As ações de cobrança — necessárias para preservar os índices de inadimplência em baixa — necessitam ser executadas com prudência, pois os procedimentos inadequados mancham a imagem da marca e levam à perda de clientes. 

Constate então que vender serviços de modo eficaz implica diversos fatores. Sendo assim, considere os elementos que abordamos aqui e você conseguirá oferecer um trabalho de qualidade e propagar sua proposta adequadamente ao mercado.

Como abrir uma empresa de rastreamento veicular?

Iniciar um novo negócio pode ser um dos maiores desafios que você assumiu em sua vida. No entanto, não é uma tarefa fácil. Há várias coisas que você precisa levar em consideração. Por exemplo, se você decidiu vender dispositivos de rastreamento de veículos, verifique se está no caminho certo. Aqui estão algumas dicas imbatíveis.

Defina seu nicho

Nem todas as empresas de rastreamento de veículos são criadas da mesma forma. Existem diferentes tipos de empresas que você pode fazer. Também variará de acordo com os veículos que você adquiriu. De fato, a primeira coisa que você precisa decidir é quem seriam seus clientes em potencial. Nunca cometa o erro de pensar que todo mundo que precisa de um dispositivo de rastreamento de veículos é seu cliente. Dessa forma, sua empresa não iria a lugar nenhum. Você deve se concentrar em um público-alvo.

Decida sobre o seu produto

Qual será o seu produto final? Deseja vender dispositivos GPS? Deseja fornecer apenas serviços de instalação? O seu software de rastreamento de veículos será capaz de lidar com o gerenciamento de frotas? Todas essas perguntas precisam ser respondidas com franqueza antes de você iniciar o negócio. O produto que você está vendendo deve ser atraente para os clientes. Caso contrário, eles serão menos preocupados com a oferta e passarão para o próximo produto.

Procure o software certo

O que torna um sistema de rastreamento GPS especial é o software que está trabalhando dentro. Portanto, é importante que você escolha o tipo certo de software. Uma regra simples é que o software seja capaz de escalar junto com o seu negócio. A melhor maneira de lidar com o software de rastreamento GPS é ter uma parceria com uma empresa de desenvolvimento de software respeitável. Ele deve poder incorporar todos os recursos que você deseja no seu sistema de rastreamento.

Obtenha o hardware certo

Agora que você lida com o software, é hora de examinar também mais de perto a parte do hardware. Lembre-se de que o hardware é importante, pois o dispositivo de rastreamento precisa ser resistente e durável. Você precisará gastar muito tempo verificando a qualidade do hardware. O design do dispositivo também deve ser fácil de instalar. Os clientes devem poder instalar o dispositivo seguindo algumas instruções simples.

Comece seu negócio

Concentre-se em obter seu primeiro cliente. Quando você conseguir fazer isso, automaticamente seus negócios deverão crescer. No entanto, você precisa estar preparado para trabalhar duro. Nada vem fácil neste mundo e você deve estar preparado para arrasar no campo.

Você também deve se preparar para atualizar suas habilidades de tempos em tempos. O treinamento é um processo contínuo nesse campo. Como e quando há alguma inovação tecnológica, você deve tentar se treinar na nova tecnologia. Esse tipo de abordagem dedicada ajudará a ter uma carreira de sucesso nesse campo.

Conclusão

O negócio de rastreamento consiste em várias partes: software de rastreamento, hardware (servidor), rastreadores GPS, site com domínio memorável, ótimo marketing para mostrar seu serviço ao mundo e suporte de alta qualidade.

Decida como seu empreendimento começa, se você venderá rastreadores GPS ou apenas oferecerá um servidor de rastreamento aos clientes, para que eles conectem seus rastreadores GPS. Você deve decidir qual modelo de negócio de GPS prefere. Recomendamos crescer passo a passo para eliminar qualquer possível perda de dinheiro.

Não há partes mais ou menos importantes nessa área de comércio — todas as partes são igualmente importantes e dependentes umas das outras. Dessa forma, agora você sabe como iniciar seus negócios com eficiência e sabe como vender rastreamento veicular. Basta começar e boa sorte!

Gostou do post? Então prepare-se para aprender como agregar valor à sua empresa de rastreamento veicular. É só baixar o e-book!

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