Entenda agora como o Google Meu Negócio pode levar sua loja até os clientes!

Todo empreendedor deseja que a sua marca seja reconhecida no mercado. Para isso, além de construir um negócio estável, é preciso oferecer um serviço de qualidade, realizar um bom atendimento e investir em divulgação, seja por publicidade, seja por marketing digital.

O que poucos sabem é que existe uma ferramenta capaz de reunir um pouco de cada uma dessas atividades: o Google Meu Negócio. Você sabe o que é, como funciona e quais os seus benefícios?

Então, leia este artigo até o final e saiba como trabalhar a sua marca na plataforma de buscas mais popular do mundo.

O que é o Google Meu Negócio?

Trata-se de uma plataforma, lançada em 2014, para que os empreendedores possam divulgar informações sobre o seu negócio na Pesquisa do Google e no Google Maps. O objetivo é criar uma conexão entre empresas e seus potenciais clientes, com informações básicas.

Como funciona

Ao cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, o proprietário preenche uma ficha com informações básicas e complementares sobre o seu serviço, como:

  • endereço;
  • telefone de contato;
  • site;
  • perguntas e respostas;
  • fotos;
  • promoções;
  • horário de funcionamento;
  • horários de pico;
  • avaliação de usuários;
  • eventos;
  • outros.

Dessa forma, o empreendedor aumenta a visibilidade do seu negócio, interage com os clientes, ganha feedbacks e ainda pode ampliar a sua presença no mercado. O consumidor, por sua vez, tem acesso completo às informações da sua marca.

Por exemplo, imagine uma pessoa que está visitando uma cidade que não conhece e deseja comer uma pizza. Ao digitar “pizzaria” no Google, a plataforma mostra quais são os restaurantes e lanchonetes mais próximos da sua localização, que vendem pizza. A partir das informações, o usuário decidirá onde vai realizar a refeição. Ou seja, é uma ferramenta fundamental para conquistar e fidelizar clientes.

Investimento necessário

Pode parecer mentira, mas o serviço é gratuito e benéfico para todas as partes: o empreendedor tem o seu negócio na vitrine do Google, os consumidores têm informações atualizadas e o buscador tem acessos constantes em seu site. E o melhor, tudo isso acontece de forma orgânica.

Como otimizar a sua marca no Google Meu Negócio?

A internet é o canal ideal para fortalecer uma marca, potencializar vendas e gerar mais receita, pois, normalmente, tem um custo baixo para divulgação. No entanto, o volume de informações é muito alto. Logo, a disputa pelo mercado consumidor é acirrada. Já o usuário está cada vez mais exigente. Dessa forma, como se destacar na plataforma?

A própria ferramenta dá algumas dicas e recomenda ações como “coloque mais informações de contato” e “esses anúncios são aqueles que estão funcionando mais”. Ser relevante é essencial para ter suas informações entregues ao consumidor. Por isso, é importante investir em alguns recursos de otimização da conta.

Atualização constante

Não adianta apenas cadastrar a empresa, é preciso manter as informações atualizadas. Por isso, adicione essa tarefa na sua rotina. Mesmo que realize uma breve conferência e constate que está tudo certo, isso mostra que você está atento e preocupado com o seu consumidor.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Imagine se um usuário realiza uma busca durante o final de semana, vê que o local está aberto, vai pessoalmente solicitar o serviço e encontra o estabelecimento fechado? Além da frustração, dificilmente, ele consumirá ou recomendará o seu produto, posteriormente.

Relacionamento com o cliente

Quanto mais interações no seu perfil, maior será a visibilidade do seu negócio. Contudo, é importante que essa comunicação seja positiva. Por isso, o monitoramento deve ser constante e administrado por alguém capaz de gerir crises e lidar com comentários negativos.

Procure estimular os consumidores a deixar comentários, contando sobre a experiência com o serviço e a avaliar a marca. Em casos de feedbacks negativos, não deixe de responder o usuário com empatia e compromisso com a melhoria. 

Permita agendamentos e habilite a troca de mensagens por meio do chat online oferecido pela plataforma. Assim, você consegue sanar as dúvidas de forma mais rápida. Outro recurso interessante é o Google Postagens, onde você pode criar posts em formato de textos, vídeos, imagens e até eventos.

Quais as vantagens desse serviço?

Com o uso correto da plataforma, você pode crescer ainda mais no mercado. Veja como.

Maior confiabilidade

De acordo com o próprio Google, as empresas que verificam e atualizam as suas informações têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores. Lembre-se de que o usuário tem pressa e, muitas vezes, utiliza recursos como a busca por voz. Quanto mais completas e precisas forem as informações, maior será a taxa de conversão dessas buscas. 

Mais cliques

As informações diversificadas são muito positivas. Fotos, por exemplo, rendem mais solicitações de rotas de carro via Google Maps e 35% mais cliques no site. Portanto, além de publicar fotos oficiais, estimule e interaja com usuários que publicam imagens do seu estabelecimento.

Maior mensuração dos dados

O Google Meu Negócio é um excelente canal de mensuração. A partir das informações cadastradas e do monitoramento, é possível verificar como os clientes chegaram até a sua marca e de onde eles são, quantas pessoas ligaram para a empresa, clicando no telefone exibido na conta, a quantidade de solicitações de rotas via Google Maps e até o número de cliques no site vindos da pesquisa no Google.

Maior interação com o público

Além de aumentar o alcance, a marca passa a ser encontrada pelos clientes quando eles mais precisam, e recebe mais interações com o público. Com isso, o negócio aumenta as chances de receber feedbacks e pesquisar comportamentos para realizar bons investimentos. Já os comentários e avaliações positivas geram maior aceitação dos usuários e fortalece o branding.

Como você viu, empreender requer estudo, criatividade, confiança e inspiração. Com o Google Meu Negócio, esse processo se torna mais fluido e permite que a sua marca atinja o público, de forma orgânica. A presença virtual no maior buscador da internet não só aumenta a visibilidade, como converte curiosos em clientes e leva dados relevantes para o consumidor online. Uma contribuição dupla que rende bons negócios e faturamento.

Gostou do conteúdo? Que tal começar a empreender e ter a tecnologia como sua aliada? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"