Todo empreendedor deseja que a sua marca seja reconhecida no mercado. Para isso, além de construir um negócio estável, é preciso oferecer um serviço de qualidade, realizar um bom atendimento e investir em divulgação, seja por publicidade, seja por marketing digital.
O que poucos sabem é que existe uma ferramenta capaz de reunir um pouco de cada uma dessas atividades: o Google Meu Negócio. Você sabe o que é, como funciona e quais os seus benefícios?
Então, leia este artigo até o final e saiba como trabalhar a sua marca na plataforma de buscas mais popular do mundo.
O que é o Google Meu Negócio?
Trata-se de uma plataforma, lançada em 2014, para que os empreendedores possam divulgar informações sobre o seu negócio na Pesquisa do Google e no Google Maps. O objetivo é criar uma conexão entre empresas e seus potenciais clientes, com informações básicas.
Como funciona
Ao cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, o proprietário preenche uma ficha com informações básicas e complementares sobre o seu serviço, como:
- endereço;
- telefone de contato;
- site;
- perguntas e respostas;
- fotos;
- promoções;
- horário de funcionamento;
- horários de pico;
- avaliação de usuários;
- eventos;
- outros.
Dessa forma, o empreendedor aumenta a visibilidade do seu negócio, interage com os clientes, ganha feedbacks e ainda pode ampliar a sua presença no mercado. O consumidor, por sua vez, tem acesso completo às informações da sua marca.
Por exemplo, imagine uma pessoa que está visitando uma cidade que não conhece e deseja comer uma pizza. Ao digitar “pizzaria” no Google, a plataforma mostra quais são os restaurantes e lanchonetes mais próximos da sua localização, que vendem pizza. A partir das informações, o usuário decidirá onde vai realizar a refeição. Ou seja, é uma ferramenta fundamental para conquistar e fidelizar clientes.
Investimento necessário
Pode parecer mentira, mas o serviço é gratuito e benéfico para todas as partes: o empreendedor tem o seu negócio na vitrine do Google, os consumidores têm informações atualizadas e o buscador tem acessos constantes em seu site. E o melhor, tudo isso acontece de forma orgânica.
Como otimizar a sua marca no Google Meu Negócio?
A internet é o canal ideal para fortalecer uma marca, potencializar vendas e gerar mais receita, pois, normalmente, tem um custo baixo para divulgação. No entanto, o volume de informações é muito alto. Logo, a disputa pelo mercado consumidor é acirrada. Já o usuário está cada vez mais exigente. Dessa forma, como se destacar na plataforma?
A própria ferramenta dá algumas dicas e recomenda ações como “coloque mais informações de contato” e “esses anúncios são aqueles que estão funcionando mais”. Ser relevante é essencial para ter suas informações entregues ao consumidor. Por isso, é importante investir em alguns recursos de otimização da conta.
Atualização constante
Não adianta apenas cadastrar a empresa, é preciso manter as informações atualizadas. Por isso, adicione essa tarefa na sua rotina. Mesmo que realize uma breve conferência e constate que está tudo certo, isso mostra que você está atento e preocupado com o seu consumidor.
Imagine se um usuário realiza uma busca durante o final de semana, vê que o local está aberto, vai pessoalmente solicitar o serviço e encontra o estabelecimento fechado? Além da frustração, dificilmente, ele consumirá ou recomendará o seu produto, posteriormente.
Relacionamento com o cliente
Quanto mais interações no seu perfil, maior será a visibilidade do seu negócio. Contudo, é importante que essa comunicação seja positiva. Por isso, o monitoramento deve ser constante e administrado por alguém capaz de gerir crises e lidar com comentários negativos.
Procure estimular os consumidores a deixar comentários, contando sobre a experiência com o serviço e a avaliar a marca. Em casos de feedbacks negativos, não deixe de responder o usuário com empatia e compromisso com a melhoria.
Permita agendamentos e habilite a troca de mensagens por meio do chat online oferecido pela plataforma. Assim, você consegue sanar as dúvidas de forma mais rápida. Outro recurso interessante é o Google Postagens, onde você pode criar posts em formato de textos, vídeos, imagens e até eventos.
Quais as vantagens desse serviço?
Com o uso correto da plataforma, você pode crescer ainda mais no mercado. Veja como.
Maior confiabilidade
De acordo com o próprio Google, as empresas que verificam e atualizam as suas informações têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores. Lembre-se de que o usuário tem pressa e, muitas vezes, utiliza recursos como a busca por voz. Quanto mais completas e precisas forem as informações, maior será a taxa de conversão dessas buscas.
Mais cliques
As informações diversificadas são muito positivas. Fotos, por exemplo, rendem mais solicitações de rotas de carro via Google Maps e 35% mais cliques no site. Portanto, além de publicar fotos oficiais, estimule e interaja com usuários que publicam imagens do seu estabelecimento.
Maior mensuração dos dados
O Google Meu Negócio é um excelente canal de mensuração. A partir das informações cadastradas e do monitoramento, é possível verificar como os clientes chegaram até a sua marca e de onde eles são, quantas pessoas ligaram para a empresa, clicando no telefone exibido na conta, a quantidade de solicitações de rotas via Google Maps e até o número de cliques no site vindos da pesquisa no Google.
Maior interação com o público
Além de aumentar o alcance, a marca passa a ser encontrada pelos clientes quando eles mais precisam, e recebe mais interações com o público. Com isso, o negócio aumenta as chances de receber feedbacks e pesquisar comportamentos para realizar bons investimentos. Já os comentários e avaliações positivas geram maior aceitação dos usuários e fortalece o branding.
Como você viu, empreender requer estudo, criatividade, confiança e inspiração. Com o Google Meu Negócio, esse processo se torna mais fluido e permite que a sua marca atinja o público, de forma orgânica. A presença virtual no maior buscador da internet não só aumenta a visibilidade, como converte curiosos em clientes e leva dados relevantes para o consumidor online. Uma contribuição dupla que rende bons negócios e faturamento.
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