Quais estratégias de marketing posso usar para conquistar o cliente?

Com o objetivo de vender as melhores soluções para os seus clientes e atrair aqueles que não conhecem o seu negócio, existe a necessidade de oferecer um bom atendimento. Para isso, é preciso buscar profissionais qualificados, que oferecerão o suporte necessário para todas as etapas de relacionamento, além de conhecer algumas estratégias de marketing que contribuirão para conquistar, de fato, a sua audiência.

Nesse sentido, você deve entender quais são as principais ações adotadas pelo mercado, além de conhecer quais delas podem contribuir para o aumento de suas vendas. No ramo de rastreamento, não é diferente.

Foi pensando justamente nisso que elaboramos este texto para que você confira o que pode ser adotado em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça a sua persona

O primeiro passo para criar estratégias de marketing eficazes diz respeito ao conhecimento eficaz da persona. Esse conceito se trata da representação semi-fictícia de seu cliente ideal.

A partir desse entendimento, você terá informações suficientes para elaborar as principais ações e terá dados sobre os principais objetivos e desafios de seu público. Além disso, vai compreender como a sua empresa poderá sanar as dores de sua audiência de forma mais eficaz.

A diferença entre persona e público-alvo está no fato de que o primeiro terá informações bem mais pontuais. A seguir, confira um exemplo de cada:

  • persona: Joana, 35 anos. Natural de Belo Horizonte, tem receio em relação à segurança de seu veículo em grandes centros urbanos. Seu principal objetivo é encontrar uma solução que vai permitir que ela vá aos locais em segurança, melhorando a sua qualidade de vida;
  • público-alvo: Pessoas entre 25 e 55 anos que buscam pelos melhores rastreadores do mercado.

Aposte nas redes sociais

Ao conhecer a sua persona, outros fatores importantes podem ser decididos em suas estratégias de marketing. Entre eles, as principais redes sociais em que a sua audiência está presente.

Assim, você entenderá também sobre o tom de voz a ser utilizado e os tipos de conteúdos a serem produzidos. Também, saberá quais as principais ações para aumentar o engajamento nos mais diversos canais de comunicação.

É preciso, ainda, diferenciar o tipo de conteúdo que será publicado em cada uma de suas páginas. O Instagram, por exemplo, fornece ferramentas de interação que podem ser utilizadas para captar insights sobre as necessidades de seu público e ainda ter mais informações sobre os próximos conteúdos a serem produzidos.

O Stories, por exemplo, é uma excelente funcionalidade para que produza enquetes ou abra uma caixa de perguntas para que seus clientes tirem todas as dúvidas necessárias sobre os produtos vendidos:

  • enquete: “Você sente segurança em sair com o seu veículo no dia a dia de sua cidade? Sim x Não”;
  • caixa de perguntas: “Tire sua dúvida sobre os nossos produtos e receba o retorno de um de nossos especialistas”.

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Utilize as estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing

No mercado de rastreamento veicular, existe a necessidade de se diferenciar de seus concorrentes. Estar presente digitalmente é um desses pontos que vão gerar vantagem competitiva, especialmente em períodos nos quais seus clientes buscam mais informações por meio da internet.

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Assim, a sua empresa precisa ser encontrada, seja nas redes sociais, seja nos principais canais de busca. A partir do conhecimento sobre as dúvidas de sua persona, elabore materiais que vão solucionar justamente essas questões. Exemplos de conteúdos a serem produzidos:

  • vantagens do rastreador veicular;
  • o que avaliar ao escolher por um rastreador veicular;
  • como escolher a melhor empresa de rastreador veicular.

Esses exemplos apresentados dizem respeito a materiais de fundo de funil. Ou seja, quando o seu leitor já entende que ele tem um problema e deseja resolver essa questão.

Mas é possível — e muito indicado, inclusive! — produzir textos de topo de funil. Esse é aquele estágio em que o seu cliente ainda não sabe qual, de fato, é o problema que seu negócio pode resolver.

Temas que podem ser abordados:

  • índice de roubos e furtos nas grandes cidades;
  • como manter a segurança em centros urbanos;
  • como cuidar bem do meu veículo, entre outros.

Invista em Marketing de Relacionamento

Já ouviu falar em Marketing de Relacionamento? Essa é uma estratégia cujo principal objetivo é o de fidelizar os seus clientes. Existem alguns passos a serem seguidos para que essas ações tenham sucesso. Entre elas, destacamos:

  • conhecer bem o seu cliente, verificando os principais dados cadastrais contidos em sua empresa e entendendo como o seu negócio poderá auxiliá-lo em diversos pontos do dia a dia;
  • segmentar o seu público e personalizá-lo, uma vez que em uma mesma empresa há muitos perfis de clientes que devem ser entendidos para as diferentes estratégias;
  • criar ações que incentivam o retorno, como promoções sazonais ou programas de fidelidade;
  • monitorar constantemente os resultados, etapa imprescindível para qualquer estratégia adotada.

Trabalhe com e-mail marketing

Muitas pessoas acreditam que trabalhar com e-mail marketing não traz resultados esperados. No entanto, ainda é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas e que também pode ser adotada pelo seu negócio de rastreamento veicular.

Entre as vantagens de investir nesse tipo de ação, destacam-se:

  • tem baixo custo;
  • não interrompe o usuário ao fazer contato;
  • conta com boas métricas para a análise, como taxa de abertura e de cliques;
  • é possível adotar a segmentação;
  • permite a personalização, contribuindo para que seu cliente seja tratado como único.

Além disso, essa é uma estratégia muito flexível ao seu negócio. Pode ser, por exemplo, conciliada com as outras ações apresentadas neste material. Em um e-mail marketing, existe a possibilidade de convidar o seu usuário a conhecer as redes sociais da sua empresa ou, até mesmo, apostar em conteúdos relevantes que vão sanar as dúvidas sobre o seu mercado.

O título deve ser atrativo, o material precisa ter escaneabilidade, além de trazer conteúdos que, de fato, agregam valor ao seu público para trazer resultados pretendidos.

Neste post, você pôde identificar algumas estratégias de marketing essenciais para que seu negócio possa ampliar as vendas e tornar a sua empresa autoridade no assunto, quando se trata de rastreamento veicular. O ideal é contar com um bom planejamento e sempre analisar o retorno obtido.

Assim, há a chance de aperfeiçoar aquilo que não vem trazendo muito retorno, bem como investir com mais precisão no que, de fato, traz engajamento de seus clientes.

Para se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda mais sobre o marketing de relacionamento!

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