Furto de veículos: veja o panorama geral do ano de 2019

O Brasil é um país em desenvolvimento, mas com grande desigualdade social. Dessa forma, a violência cotidiana nas ruas, principalmente das grandes cidades, assusta a todos. Afinal, ela faz com que os brasileiros estejam sempre expostos a ações de bandidos.

Não é à toa que cada vez mais pessoas buscam soluções para garantir sua proteção individual e dos seus bens. Entre os que mais exigem esse tipo de investimento, estão os carros.

Quer saber qual o panorama do furto de veículos no Brasil e como se proteger? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

A diferença entre roubo e furto

Muitas pessoas utilizam as palavras roubo e furto como sinônimos, associando-as a crimes nos quais os indivíduos tomam posse de bens materiais de outras pessoas. Porém, é importante que você saiba que esses dois conceitos são diferentes, apesar de terem consequências semelhantes.

O roubo é sinônimo de assalto e se refere a um episódio de violência e ameça por parte dos criminosos à pessoa que possui determinado objeto. Já o furto não envolve contato com o dono do objeto, o que significa que o crime ocorre sem que se perceba.

Para entender melhor, lembre-se de histórias nas quais o motorista para em um semáforo e, de repente, é abordado por criminosos que levam o carro. Esse é um exemplo de roubo. Por outro lado, quando o carro está estacionado e alguém quebra o vidro e o leva, o que ocorreu foi um furto.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

O panorama de roubo e furto de veículos no Brasil

Segundo dados do governo, entre os anos de 2015 e 2019, mais de 1 milhão de veículos foram roubados no Brasil. O ano com maior incidência desse tipo de crime foi 2017, totalizando 276.389 veículos.

Porém, quando se fala em furtos, esse número é ainda maior, totalizando quase 1,2 milhão, no mesmo período. Só em 2016, ano com maior incidência desse tipo de crime, foram quase 280 mil.

Esses dados demonstram que um carro é roubado a cada minuto no Brasil. Em 2019, houve uma ligeira queda, segundo os dados do primeiro semestre, sendo que o número de furtos caiu mais de 20%. Porém, esse valor se refere ao território nacional como um todo, o que não pode ser generalizado para todas as regiões.

Regionalização

Em Brasília, foi constatado que, em 2019, dez carros são roubados por dia. Já em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, o número de roubos caiu em 2019, porém o de furtos de veículos subiu mais de 6%, em comparação com 2018.

São Paulo e região metropolitana também sofrem com esse problema, concentrando quase 50% dos furtos do estado. Na capital, a maioria dos crimes desse tipo ocorrem pela manhã, uma vez que o motorista estaciona o carro e, na maioria das vezes, só volta ao final da tarde.

Como você pode perceber, o roubo e furto de veículos é um grande problema no Brasil, principalmente, para quem mora nas grandes cidades. Portanto, é essencial que você busque soluções para se proteger, como um seguro auto ou a instalação de rastreadores, evitando que você perca o seu bem material.

Ficou surpreso com os números? Aproveite para deixar um comentário abaixo!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"