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Central de rastreamento
6 dicas para fidelizar clientes em empresas de rastreamento veicular
Publicado por Getrak
27 de março de 2019

Difícil localizar um negócio que não esteja à procura de fidelizar clientes. Afinal, os gestores não querem ver os clientes convertidos duramente sumindo sem saber o que aconteceu. Então, alcançar a meta da fidelização tornou-se imperativo para qualquer empresa de rastreamento veicular, seja ela grande ou pequena.

Porém, é essencial saber que essa fidelização vai além de ofertar um produto de qualidade. Trata-se de criar valor, gerar engajamento, estreitar o relacionamento com uma comunicação objetiva e transparente e superar as expectativas. Olhando assim, o processo de fidelização de clientes pode parecer trabalhoso – e de fato é. Mas não veja como uma missão impossível.

Por isso, preparamos este artigo com 6 dicas para que você possa fidelizar o maior número de clientes possíveis. Confira!

1. Forneça um atendimento de excelência

Para oferecer um atendimento qualificado, alguns itens são necessários — automação do serviço, investimento em tecnologia e, principalmente, em seu time de atendentes. Para atender clientes de forma eficaz, os funcionários precisam se sentir bem em trabalhar na sua empresa. Por isso, valorize-os de diversas formas.

Por exemplo, monte um plano de cargos e salários, ofereça comissões, encontros, festas, brindes, eventos etc. Também, promova capacitações periódicas e treinamentos sobre o lado técnico dos produtos de rastreamentos de veículos. Dessa forma, mostrar que domina o assunto passa respeito e credibilidade ao cliente que será fidelizado.

Além do mais, estimule a integração com outros setores, como vendas e marketing, além dos setores de entregas e logística, por exemplo. Essas medidas permitirão um trabalho mais coeso, em que as premiações podem ser divididas por todos, instaurando um clima de cooperação entre setores e os membros da equipe.

2. Conheça o seu público

Entender os desejos, hábitos, anseios e o que o cliente valoriza é essencial. Procure entender o que é valor para ele e, especialmente, como o seu produto ou serviço ou de rastreamento completo ou, então, resolve problemas na vida dele — além de buscar saber qual é o desejo do cliente a respeito daquilo que você vende.

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Se o empreendedor apresentar o seu serviço ou produto aos consumidores errados ou de forma inadequada, sem os links aptos entre os benefícios da sua marca e as “dores” do seu cliente, então todo o restante da sua estratégia será em vão, por melhor que ela possa ser.

Atribua boa parte do seu orçamento para entender afundo o seu público, pois, ao realizar isso, mais o seu produto o satisfará, mais ele perceberá valor na sua oferta e, claro, a será inevitável a fidelização. Por isso, construa valor para o seu produto ou serviço.

3. Preste um bom pós-venda

Toda estratégia planejada para otimizar o atendimento ao cliente e gerar satisfação ajuda com a lucratividade do negócio. Por isso, é necessário que as empresas percebam que o trabalho não termina quando uma venda é concluída.

Dessa maneira, vamos conhecer alguns pontos que alavancam sua empresa no mercado após implantar o pós-venda. Vejamos:

  • auxilia a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;

  • identifica problemas no processo de vendas;

  • o cliente satisfeito indica a empresa para outras pessoas;

  • a indicação gera um eficiente marketing boca a boca;

  • preserva a reputação e credibilidade do negócio;

  • cria um diferencial competitivo;

  • aumenta o lucro da organização.

Com essas dicas, o gestor de uma empresa de rastreamento veicular pode perceber que esse método ajuda na tomada de decisão precisa para alavancar e fidelizar suas transações. Assim, terá uma maior competitividade com as demais companhias que atuam neste setor, de modo que o pós-venda é uma estratégica que não pode faltar na companhia.

4. Utilize a pirâmide invertida

É costume dividir a sociedade conforme o esquema da pirâmide, imagem que favorece essa representação por sua própria estrutura: mais larga embaixo e mais estreita em cima. No caso de uma organização de rastreamento veicular, o público consumidor ou a clientela, que se refere à maior parte, estaria na base e o gestor da empresa, no topo, usufruindo das regalias.

Só que, para usufruir dessas regalias, ele precisa de clientes, certo? Por isso, fala-se na pirâmide invertida, que coloca os clientes no topo e direciona esforços na tentativa de agradá-lo e mantê-lo lá.

Assim, a filosofia por trás da metodologia da pirâmide invertida fica evidente: o cliente é o principal motivo de todo o trabalho. Nem sequer o serviço ou o produto são mais relevantes do que ele. Enfim, se o cliente tiver novos desejos e necessidades, a instituição pode moldar suas soluções para atendê-lo.

Na prática, uma empresa que valoriza esse sistema tem um grande foco na excelência do atendimento. A organização reconhece o valor de cada cliente, bem como das ferramentas e estratégias que auxiliam na satisfação de cada consumidor.

Talvez sua empresa precise realmente recorrer a esse expediente para otimizar o relacionamento com o cliente e aumentar as fidelizações.

5. Mensure a satisfação dos clientes constantemente

Medir a satisfação dos clientes é fundamental para aprimorar as estratégias em qualquer empresa. Um instrumento que ajuda nesse processo são as pesquisas de satisfação realizadas com eles, pois é avaliado desde o atendimento até a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Isso fomenta um bom trabalho dos gestores, que podem tirar aprendizados grandiosos desse tipo de instrumento e entender quais benefícios de seus serviços e produtos são mais prestigiados pelos clientes. Além disso, também compreendem quais necessitam ser melhorados, executando isso em suas estratégias.

Por exemplo, ao sentir que os consumidores não estão satisfeitos com o tempo de entrega dos rastreadores de veículos em um e-commerce, sua companhia poderá focar seu reparo nesse processo, para aperfeiçoá-lo.

6. Ofereça soluções ágeis para fidelizar clientes

No momento do atendimento, procure a objetividade para solucionar problemas. Afinal, trazer respostas rápidas e de alto valor agregado faz de uma venda básica de um rastreador mais do que isso: torna-se uma atividade de consultoria que conquistará a confiança do seu cliente.

Por isso, mantenha todas as informações sempre à mão na hora de atender cada cliente e desempenhe bem o papel de ouvir as necessidades do seu consumidor. Seja rápido ao dar retorno a um chamado realizado por ele. Qualquer pedido deve ser respondido de imediato.

É claro que, em alguns casos, a resposta concreta requer algum tempo a mais. Quando isso acontecer, avise e justifique ao cliente o porquê desse tempo e mantenha contatos regulares até a resposta definitiva.

Ao conhecer essas dicas relevantes de captação e fidelização de clientes e utilizá-las de maneira eficaz, o gestor conseguirá ampliar e fortalecer seu mercado de rastreamento veicular. E é sempre bom ressaltar que usar a sua criatividade torna seus esforços para fidelizar clientes cada vez mais efetivos. Assim, você terá sucesso e a marca de sua empresa se destacará no mercado.

Gostou do post? Não perca mais tempo e aproveite para entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas sobre rastreamento veicular!

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