Como deve ser a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular?

——————————————————————————————————————

Abrir uma empresa de rastreamento veicular é uma excelente alternativa para quem deseja se inserir no mercado. A estrutura que esse tipo de negócio necessita é simples. O mínimo que uma pessoa precisa para iniciar seu investimento é de um endereço fixo, um bom computador e uma internet de qualidade.

Com o tempo, essa estrutura deverá crescer, afinal, é necessário considerar a sua demanda e o tipo de serviços que serão oferecidos no mercado. Cada organização buscará formas diferentes e que estejam em conformidade com a sua realidade.

Porém, à medida que a empresa de rastreamento veicular cresce, é necessário ter em mente que algumas coisas são essenciais. Quer saber o que? Continue lendo o nosso post, você não vai se arrepender!

Conte com uma equipe que atenda aos clientes 24 horas por dia na sua empresa de rastreamento veicular

Um dos benefícios em fazer negócios com uma empresa de rastreamento veicular é que será possível ter acesso às informações do seu veículo a todo o momento. Em casos de roubo, deve-se ligar para a central e conseguir as informações para resgatar o bem furtado.

Então, o empreendedor tem que contar com uma equipe que possa atender aos seus clientes 24 horas por dia. Afinal, ele não tem como fazer isso sozinho. A vantagem de o dono não trabalhar nesse atendimento é que assim ele consegue focar em captar novos clientes e fazer o negócio crescer.

Invista em um sistema de monitoramento informatizado

Além de ter uma equipe com que possa contar 24h por dia é preciso ter acesso à tecnologia de qualidade e que seja capaz de satisfazer o seu cliente em um excelente custo-benefício. Por isso, é essencial investir em um software de rastreamento que possa auxiliar você nesse processo.

Na hora de fazer a contratação é necessário dar atenção a alguns fatores do sistema, como veremos a seguir.

Localização precisa

Para quem está em uma situação de emergência, dificilmente ter a localização de onde o veículo se encontrava há uma hora será o suficiente. Por isso, deve-se verificar se o software que vai usar é preciso e consegue informar em tempo real o local em que o veículo está.

Vale à pena assegurar se o sistema é compatível com os rastreadores que estão disponíveis no mercado. O que vai torná-lo capaz de reportar as informações que são transmitidas a todo o momento pelos equipamentos. Em casos de falhas, o software deve ter uma resposta inteligente e ser capaz de identificar isso rapidamente.

Sistema de alerta eficiente

Diante de qualquer anormalidade, o operador tem que ser rapidamente notificado. Assim, o cliente consegue realmente ter acesso a um serviço de segurança tecnológica eficiente, podendo garantir a integridade física do motorista e proteger o patrimônio de transporte.

Por isso, é essencial que o software tenha um serviço de alertas de qualidade e efetivo. Um exemplo de notificação importante e que não deve passar despercebida é a violação da bateria do veículo, isso pode indicar que o rastreador foi desconectado.

Mapas atualizados

A cada dia que se passa são abertas novas vias para facilitar a locomoção do pessoal. Por isso, o software de uma empresa de rastreamento veicular tem que dispor de mapas atualizados, permitindo que seja feita a consulta em ruas, avenidas, numerações e pontos de referência de onde o veículo se encontra. 

Isso permite que seja oferecido o serviço de planejamento de rotas, em que é possível identificar os caminhos mais curtos e eficientes. Além disso, é necessário armazenar o histórico do veículo, para que, em casos de roubo, seja identificado de forma precisa o horário em que o automóvel foi furtado.

Relatórios precisos

Principalmente negócios que dependem da logística de sua frota devem ter acesso fácil, claro e preciso a relatórios que permitam a avaliação do que pode ser melhorado. Claro que isso vai depender das necessidades específicas do seu cliente. Contudo, alguns dados importantes são:

  • a velocidade em que o veículo costuma andar;

  • as rotas que são percorridas por cada motorista;

  • quantos quilômetros são percorridos;

  • quantas paradas são feitas.

Dados como esses permitem uma otimização no desempenho do dia a dia do seu cliente. Pode ser avaliado como o motorista tem performado e identificado os trechos que oferecem mais risco.

Telemetria

A telemetria em uma empresa de rastreamento veicular é um grande diferencial. Por meio dela é possível integrar as informações e promover ações além de cercas eletrônicas e a definição de rotas. Ela se torna uma excelente ferramenta para verificar a jornada de trabalho do motorista e evitar problemas trabalhistas.

Além disso, podem ser estabelecidos controles inteligentes quando se envolve o controle de cargas. Alguns exemplos são:

  • monitoramento da temperatura de cargas refrigeradas;

  • alertas ambientais pedindo a redução da velocidade em alguns trechos para veículos que carregam cargas poluentes (como combustível);

  • baú travado pela central será aberto apenas quando o automóvel chegar a seu destino.

Monte uma estrutura com uma sala isolada (sem ruídos) e tenha mão de obra qualificada

Além de ter uma equipe que possa fazer o atendimento 24h dos seus clientes é preciso focar na qualidade da ligação. Vale a pena investir em uma sala isolada e que seja livre de ruídos. Assim, você garante que o consumidor consiga todas as informações demandadas sem dificuldade em entender o que está sendo falado pelo atendente.

Também foque na qualificação profissional do seu pessoal. Ter um funcionário que não sabe direito o que está fazendo compromete todo o desempenho do seu trabalho e pode resultar na perda de negócios no seu empreendimento.

Essa parte do serviço de uma central de rastreamento veicular pode ser terceirizada para empresas especialistas nesse ramo. Os atendentes se identificarão pelo nome da sua organização e fornecerão um suporte especializado para o seu cliente.

Qual a importância de se preocupar com a experiência do cliente?

Qualquer que seja a sua decisão em relação a começar do zero ou comprar uma franquia, você terá que lidar com os méritos e deméritos que a acompanham. Para esse tipo de negócio, pode ser mais benéfico montar sua própria estrutura.

Portanto, iniciar esse negócio do zero o ajudará a aprender mais e moldá-lo como empreendedor. Também fornecerá o tipo de experiência que uma franquia não lhe daria. Se você decidir começar do zero, terá muito trabalho a fazer para atrair clientes por meio de suas estratégias de marketing. No entanto, isso ainda não garante que este negócio tenha sucesso.

Porém, se você estiver planejando comprar uma franquia, faça uma pesquisa completa sobre as principais empresas que oferecem esses serviços e decida qual seria a melhor opção para você e também geraria lucro para você.

Não podemos esquecer-nos de mencionar a importância da estrutura de uma empresa de rastreamento veicular. Pois ele ajuda a apresentar serviços no segmento de segurança eletrônica de veículos que podem auxiliar dois objetivos diferentes, logística veicular e recuperação.

A central de rastreamento oferece ao mercado um serviço em modo de comodato, no qual ela se responsabiliza plenamente pelo funcionamento do equipamento instalado e emitindo comunicação por meio de um chip com a plataforma. Esse serviço pode ser oferecido em forma de comodato monitorado e automonitorado pelo próprio cliente.

Os pontos não podem faltar em uma empresa de rastreamento veicular

Atender às exigências da Anatel

A melhor empresa de rastreamento veicular, com certeza, deverá ter um produto homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Questione o vendedor a respeito disso e pergunte se há o selo da Anatel, pois isso é a prova de que o produto está homologado.

A falta de homologação quer dizer que não há garantia no produto e ele não foi testado — não atendendo assim os requisitos básicos de qualidade e segurança estipulados pela Anatel.

Variar na tecnologia utilizada

RFID

A identificação por radiofrequência, ou RFID, usa pequenos aparelhos contendo um microchip ou transistor com informações codificadas e uma antena para receber e enviar sinais. Quando o chip detecta um sinal na frequência adequada, absorve a energia e a utiliza para responder com as informações codificadas.

Rastreamento de rádio

Ao adicionar uma fonte de energia a um rastreador RFID, você pode aumentar bastante o alcance que o sinal percorrerá. Esses dispositivos ativos podem responder a um sinal de varredura de banda larga ou você pode configurá-los para dispararem periodicamente para fins de rastreamento de longo prazo.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Um uso comum desse tipo de rastreador é no campo de rastreamento veicular, quando os gestores acompanham as rotas dos condutores com o objetivo de rastrear seus comportamentos ou monitorar sua saúde.

Esse tipo de rastreador é fácil de implementar, mas fornece apenas um sinal direcional, exigindo triangulação e estimativa da força do sinal para fornecer uma localização aproximada do dispositivo.

GPS e rastreamento por satélite

O Sistema de Posicionamento Global levou ao desenvolvimento de dispositivos de rastreamento incrivelmente precisos. Um receptor GPS compara sinais de uma rede de satélites acima para localizar sua localização em poucos metros, fornecendo dados posicionais em tempo real.

Emparelhado com um rádio por satélite, isso pode permitir que um dispositivo de rastreamento relate sua localização em qualquer lugar do mundo quase que instantaneamente, tornando-o uma ferramenta valiosa nas operações de resgate.

Os sinalizadores de sobrevivência e os dispositivos de rastreamento pessoal geralmente incorporam a tecnologia GPS para acelerar as operações de resgate, e muitos telefones celulares contêm rastreadores de GPS para ajudar as autoridades a localizar pessoas em uma emergência. Esse sistema levou ao desenvolvimento de dispositivos incrivelmente precisos.

Um receptor GPS compara sinais de uma rede de satélites acima para localizar sua localização em poucos metros, fornecendo dados posicionais em tempo real. Emparelhado com um rádio por satélite, isso pode permitir que um dispositivo de rastreamento relate sua localização em qualquer lugar do mundo quase que instantaneamente, tornando-o uma ferramenta valiosa nas operações de resgate.

Os sinalizadores de sobrevivência e os dispositivos de rastreamento pessoal geralmente incorporam a tecnologia GPS para acelerar as operações de resgate, e muitos telefones celulares contêm rastreadores de GPS para ajudar as autoridades a localizar pessoas em uma emergência.

Triangulação do telefone celular

Mesmo que seu telefone celular não esteja habilitado para GPS, ele pode conter tecnologia projetada para ajudar o provedor a rastrear o dispositivo. Se você precisar pedir ajuda em um local desconhecido, os serviços de urgência podem entrar em contato com seu provedor e identificar quais torres de celular pode captar o sinal do seu telefone.

Ao comparar a intensidade do sinal em cada um desses locais conhecidos, eles podem estimar a localização aproximada do seu telefone, o que pode ser suficiente para direcionar serviços de emergência para o seu local. Entretanto, esse tipo de rastreamento não é tão eficaz em ambientes urbanos, onde a confusão de sinais e os ecos dos edifícios podem dificultar a localização de um local a poucos quarteirões.

Oferecer suporte

A empresa de rastreamento veicular deve ter plataforma para dar suporte para seus clientes, desde o departamento de vendas até o financeiro — o suporte deve ser 24/7 (24 horas, durante os sete dias da semana). Assim, a Getrak trabalha com um perfil criado para cada setor responsável pela operação do sistema completo. Isso facilita para o parceiro resolver seu problema com agilidade.

Oferecer um bom sistema de gerenciamento

É essencial oferecer aos clientes um bom sistema de gerenciamento veicular, pois ele é responsável por fornecer informações em tempo real para rastrear, medir e gerenciar veículos em qualquer lugar da instalação, tanto em ambientes internos quanto externos.

O sistema tem sido uma etapa inovadora na automação do rastreamento e gerenciamento de veículos nas operações atuais de montagem, cadeia de entrega e frota de veículos e é a primeira solução para fornecer informações em tempo real à comunidade de gerenciamento de manufatura de hoje.

Ter uma boa cobertura

Para finalizar, os recursos de mapeamento de um dispositivo de rastreamento de veículo permitem que você aplique zoom aos níveis da rua. Ele também oferece diferentes pontos de vista, como mapas, satélites e pássaros. 

Além de contarem com mapas inclusos na plataforma e dispensarem gastos com gráficos terceirizados, os clientes Getrak usufruem de interfaces inteligentes de tráfego e cobertura GPRS em território nacional. Dessa forma, é possível conhecer pontos de retenção e definir rotas mais curtas ou propor jornadas em horários mais eficazes.

Fica claro que a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular não é algo complicado demais. Na verdade, iniciar um empreendimento nesse ramo do mercado é simples e não exige um investimento muito alto. Se seguir as dicas que mencionamos, você conseguirá ser bem-sucedido na sua jornada.

Gostou de saber como deve ser a estrutura de uma empresa de rastreamento veicular? Está pensando em abrir uma central? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo!

 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"