Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Entenda como funciona um dispositivo de rastreamento veicular

Quando alguém compra um veículo, ele faz um grande investimento, e é por isso que as pessoas se preocupam tanto em garantir a proteção e segurança dos seus carros. Entre as diversas estratégias utilizadas para isso está a instalação de um dispositivo de rastreamento veicular. 

Em um país no qual um carro é roubado a cada minuto, esse equipamento chama a atenção dos donos de veículos devido à segurança e praticidade que oferece. Porém, você sabe como isso funciona? Entende quais são os tipos de dispositivos existentes e como eles são instalados? Se não, está na hora de descobrir! 

Leia este artigo e entenda como funciona um dispositivo de rastreamento veicular! 

Afinal, o que é um dispositivo de rastreamento veicular?

O dispositivo de rastreamento veicular é um pequeno equipamento instalado nos veículos, que podem ser carros, motocicletas ou caminhões, por exemplo, capaz de enviar a localização exata e em tempo real até uma central. Além disso, eles permitem o armazenamento de dados, o que significa que você é capaz de acessar informações sobre a rota realizada pelo veículo ao longo do dia, assim como tempo de parada e deslocamento. 

Como é a instalação desse tipo de dispositivo?

Antes de entender como funciona o rastreador veicular, é importante que você saiba que existem vários tipos, que funcionam de formas diferentes. Dessa forma, há formas distintas de instalar esse equipamento no veículo. 

Os rastreadores tradicionais são ligados ao sistema elétrico do carro, utilizando dessa energia para funcionar. Dessa forma, exige mão de obra especializada para realizar a instalação, uma vez que é necessário modificar as ligações do veículo sem prejudicar o funcionamento do carro. 

Porém, os rastreadores mais modernos utilizam uma tecnologia que não exige a ligação do equipamento no sistema elétrico do carro. Dessa forma, ele pode ser instalado pelo próprio dono do veículo, sendo plugado na entrada OBD, que geralmente se localiza embaixo do painel do carro. 

Como é enviada a localização do veículo para a central?

Por existirem diversos tipos de rastreadores, cada um deles envia a localização de uma forma. 

Uma das formas de funcionamento do dispositivo de rastreamento veicular é por meio de radiofrequência. Nesse caso, a localização do veículo é enviada por meio de ondas de rádio, dependendo de uma torre próxima para chegar até a central. 

A vantagem desse tipo de equipamento é o fato de o sinal ser enviado mesmo em locais fechados, como túneis e garagens em subsolos. Porém, em cidades ou regiões que não têm torres de rádio, o sinal pode se perder e não chegar até a central. 

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Outro tipo de rastreador envia a localização por meio de sinal de GPS, semelhante ao que você utiliza para se localizar por meio do celular. Essa tecnologia opera via satélite, o que significa que o sinal é enviado para um satélite que o reproduz até a central de rastreamento. Ele tem uma maior amplitude de atuação, porém, pode não funcionar em ambientes fechados ou no subsolo. 

A terceira tecnologia utilizada para enviar a localização do veículo é a GSM, que envia ondas semelhantes às de ligações telefônicas. Ele utiliza um chip de celular e utiliza as torres telefônicas instaladas para enviar o sinal de localização até a central. Dessa forma, é importante ter atenção para escolher uma operadora com grande amplitude de atuação em território nacional. 

Como a localização pode ser enviada?

Novamente, a diversidade nos rastreadores faz com que também existam várias formas de acessar a localização e as demais informações sobre o veículo. 

Alguns enviam mensagens de texto para o celular do dono do veículo, contendo a localização exata e em tempo real do carro. Esse tipo de dispositivo não armazena dados, o que significa que a única informação à qual você tem acesso é a localização momentânea do carro. 

Outra forma de acessar a localização do veículo é entrando em contato com a central de atendimento. Ela precisa funcionar 24 horas por dia e, no caso de roubo ou furto, a central ainda fornece informações sobre como proceder, informa a localização em tempo real do carro e ainda pode contar com um serviço de recuperação, no qual uma equipe se desloca até o local no qual o bem está. 

Por fim, alguns dispositivos de rastreamento veicular contam com softwares ou aplicativos auxiliares. Nesse caso, todos os dados são enviados para essa plataforma e o cliente consegue acessar diversas informações relacionadas ao veículo, como a localização no momento atual ou a trajetória realizada ao longo do dia. 

Quais informações o rastreador veicular pode fornecer?

O rastreador veicular, dependendo do tipo utilizado, pode fornecer mais informações sobre o veículo, além da localização em tempo real. Entenda agora tudo que um dispositivo de rastreamento veicular completo pode fornecer: 

  • latitude e longitude do veículo, garantindo a posição exata no momento; 

  • informações relacionadas à ignição, informando se ela está ligada ou desligada; 

  • tensão da bateria, evidenciando se o rastreador veicular continua ligado ao equipamento ou se os ladrões retiraram o rastreador do veículo, desligando-o da bateria;

  • alertas relacionados à violação da bateria ou do sistema de rastreamento;

  • alguns rastreadores permitam que o cliente delimite uma área a partir da qual o sistema enviará alertas quando o veículo entrar ou sair dela, o que é chamado de cerca elétrica;

  • histórico de viagens, incluindo hora em que a ignição foi ligada, trajetória realizada, velocidade do veículo e momento de parada. 

Os dispositivos de rastreamento veicular estão ganhando a atenção dos consumidores, uma vez que os índices de criminalidade brasileiros são bastante altos. Dessa forma, há uma grande demanda para esse tipo de serviço. 

Como você pode perceber, existe uma grande diversidade de dispositivos de rastreamento veicular, sendo que cada um deles funciona de uma determinada forma. Entender o funcionamento de cada tipo é essencial na hora de identificar o melhor para cada um dos consumidores, de acordo com a demanda e as necessidades do cliente. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato agora mesmo com a Getrak, maior empresa de rastreamento veicular da América Latina, e descubra todas as nossas soluções! 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação