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4 lições que empreendedores de sucesso têm a ensinar para iniciantes

Muitos são os motivos para começar o próprio negócio. Aumentar a renda, conseguir independência financeira, encontrar maior qualidade de vida são alguns deles.

Se você está  pensando em investir nesse sonho, saiba que existem inúmeras oportunidades e, até por esse motivo, 36% dos brasileiros estão envolvidos com a própria empresa, segundo dados do Sebrae. 

Infelizmente, nem sempre empreender é sinônimo de sucesso. As razões para isso são diversas, desde a falta de foco até limitações de investimento inicial. No entanto, se o seu objetivo é trabalhar para o negócio crescer, vale a pena observar o que os grandes empresários estão fazendo para alcançarem os melhores resultados.

Em um primeiro olhar, parece que eles já nasceram com as condições ideais ou que nunca tiveram problemas. Só que na realidade, essas pessoas superaram desafios e aprenderam com os fracassos para chegarem onde estão.

Neste post, vamos mostrar as 4 principais lições que esses grandes empreendedores podem ensinar para aqueles que estão começando. Confira!

1. Empreender na hora certa

Imagine o grid de largada de uma corrida de Fórmula 1. A arrancada inicial é extremamente importante para os pilotos, pois quem sai na frente tem o caminho livre e mais claro rumo a vitória. A mesma ideia pode ser aplicada para os negócios, já que ter o timing perfeito é um dos segredos dos empreendedores de sucesso.

Bill Gross, empresário renomado e fundador do Idealab, companhia que cria e investe em novas startups, apresentou uma pesquisa no Ted Talks (disponível no YouTube) sobre as razões para o sucesso de uma empresa. E, começar na hora exata foi o principal motivo para a geração de bons resultados.

Ele cita como exemplo o Uber, aplicativo que surgiu no auge da crise econômica oferecendo uma solução tanto para motoristas a procura de renda extra quanto para consumidores em busca de uma alternativa mais barata de transporte urbano.

O AirBnB é outro aplicativo criado no momento certo. Com ele, pessoas podem transformar o próprio espaço em um negócio, alugando a casa ou apartamento para quem procura estadia mais em conta.

Por esse motivo, investir em mercado com potencial de crescimento é altamente vantajoso. A área de rastreamento veicular, por exemplo, expande a cada ano no Brasil. Mesmo assim, ainda pode crescer muito, já que o país tem uma frota de 90 milhões de veículos onde apenas 5% é rastreada.

2. Montar um bom planejamento

Depois da largada, é preciso ter um bom planejamento para seguir o caminho, lidar com imprevistos e alcançar o sucesso. Ao contar sua história como empreendedor em uma palestra no evento Day1, da Endeavor, José Renato Hopf, fundador da GetNet e da 4All, exemplificou bem a importância de se planejar.

Para conseguir o primeiro investidor, Hopf conta que o planejamento foi crucial. Em um dos trechos da apresentação, ele diz que estava tão preparado, que sabia a resposta para cada questionamento.

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Além disso, o empresário estava certo de onde queria chegar com a ideia, que tinha como objetivo abrir o mercado brasileiro de cartões.

Com muito esforço e trabalho duro, os planos deram certo, a GetNet funcionou durante anos como parceira do Santander até que foi comprada por R$ 1,1 bilhão pelo banco.

Como dica para futuros empreendedores, Hopf diz que o planejamento é o primeiro item do tripé de sucesso da empresa, que ainda conta com outros dois aspectos relacionados com o engajamento de equipe e investimento adequado.

3. Persistir e apreender com as dificuldades.

Assim como na corrida, os empreendedores devem desenvolver a habilidade de persistir diante das mais diversas dificuldades que podem surgir. E essa é a principal lição que o empresário Eloi D’Avila, da Flaytour, uma das maiores agências de turismo do país, aprendeu durante sua trajetória.

Ele perdeu a mãe, ainda bebê, e começou a trabalhar aos 8 anos. Passou a infância sem frequentar a escola, enfrentou fome e morou na rua. Mesmo assim, D’Avila diz que encarou tudo como uma grande oportunidade para persistir e aprender com as dificuldades.

Para quem está começando, a principal recomendação dele é acreditar no que gosta e não desistir nunca. “Você pode até dar um passo para trás, mas depois vai dar dois passos para frente”, diz o empresário.

Depois de superar a crise de 2015, ele anunciou a fusão da Flaytor com a concorrente Gapnet. Juntas, elas faturam R$ 5,8 bilhões por ano, segundo matéria publicada pelo El País. Só que os planos de D’Avila para os próximos anos são ainda maiores, a intenção é chegar a R$ 9 bilhões e passar de 2 mil para 5 mil funcionários contratados.

4. Ter disciplina e foco

Se o objetivo é conquistar o pódio, quem está começando um negócio deve ter disciplina e foco. E Luiza Helena Trajano, dona da rede de varejo Magazine Luiza, sabe bem disso. Ainda cedo, aos 12 anos, ela decidiu trabalhar como vendedora na loja da família porque queria juntar dinheiro para comprar presentes de Natal para as pessoas que gostava.

Com disciplina para fazer o que deve ser feito, a empresária diariamente ajudou a conquistar as metas da companhia. Ter foco foi essencial para entender os diversos ciclos e desafios, principalmente ao inserir novidades de tecnologia em um negócio de vendas.

Nos últimos anos, a empresa investiu no comércio eletrônico, digitalizou operações e criou uma série de soluções por meio de aplicativos para celular.

Com isso, em 2017, a Magazine Luiza registrou o resultado histórico de R$ 389 milhões de lucro líquido, principalmente por conta da expansão do e-commerce, de acordo com dados divulgados no G1.

Por fim, se você quer levantar a taça e entrar para o time de empreendedores de sucesso, é importante colocar todas essas dicas em prática: reconhecendo a hora certa de abrir o negócio, realizando um bom planejamento, persistindo diante as dificuldades e aplicando disciplina e foco no dia a dia.

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