Saiba o que é e como funciona um dispositivo para rastrear veículos

Em um país em que notícias de assalto de automóveis são cada vez mais frequentes — como acontece no Brasil —, um dispositivo de rastreamento veículos pode se mostrar uma ferramenta bastante útil. Para se ter uma ideia, 3.800 carros são roubados no estado de São Paulo todos os meses. Já pensou poder acompanhar pelo computador ou smartphone a localização do seu carro em tempo real, 24 horas por dia? Isso é possível com esses dispositivos!

Não é à toa que eles têm se tornado uma tendência mundo afora por serem tão úteis, tanto para aqueles que buscam proteger seu patrimônio quanto para os profissionais que ganham a vida administrando toda uma frota de veículos. Porém, a utilidade dessas ferramentas vai bem além da geolocalização. Alguns deles são extremamente inteligentes e abarcam funcionalidades como notificações de velocidade, bloqueio à distância e, ainda, botão de pânico.

Ficou curioso para entender melhor como funciona um dispositivo para rastrear veículos? Continue a leitura deste post e saiba tudo sobre o assunto!

O que é um rastreador veicular?

O dispositivo de rastreamento de veículos é um pequeno aparelho de geolocalização, que pode ser instalado em carros ou em motocicletas, tendo como principal objetivo emitir as coordenadas do veículo à central de rastreamento. Esse equipamento transmite, em tempo real, a localização do automóvel em movimento ou estacionado em qualquer local.

Os rastreadores podem ser uma “mão na roda” para a prevenção de roubos e assaltos e, é claro, aumentam consideravelmente as chances de recuperação do bem pelo proprietário. Ao perceber que teve seu veículo roubado, o dono deve, imediatamente, acionar a central de rastreamento responsável, informando o endereço aproximado do local em que aconteceu o fato. A central, por sua vez, comunica a polícia para registrar uma ocorrência.

Enquanto isso, o pronta resposta — serviço de recuperação de veículo da central — se movimenta para realizar os procedimentos para reaver o carro roubado. Os rastreadores são bastante úteis para pessoas físicas que têm foco em segurança, como também para os gestores de cargas, que veem nesses aparelhos uma importante ferramenta para fazer o acompanhamento da logística dos veículos sob sua administração.

Em alguns casos, os frotistas optam por utilizar mais de um rastreador para dificultar ainda mais a ação de criminosos e assegurar a proteção de caminhões ou automóveis. No tópico a seguir, vamos entender melhor as particularidades da tecnologia que permitem a operação desses pequenos dispositivos.

Como funciona um dispositivo de rastreamento veicular?

A tecnologia utilizada para fazer os rastreadores funcionarem se aproxima com a dos aparelhos celulares. Para ele começar a operar é preciso, basicamente, de um chip de tecnologia M2M — fornecido pelas operadoras conhecidas no mercado — com dados de 2 Mega, pelo menos, para fazer a troca de pacotes com o servidor.

Associado a isso, é necessário “setar” a configuração do equipamento, que abrange desde parâmetros de rede, de funcionalidades e as configurações do próprio aparelho, como o tempo de comunicação desejada para que ele entre em contato com o servidor. É nesse momento que alguns adicionam características que vão aperfeiçoar o funcionamento do rastreador, tais como:

  • detecção de ignição;
  • detecção de monitoramento de hábitos de condução do motorista;
  • alertas de pânico;
  • hodômetro;
  • cerca eletrônica;
  • acionamento de saídas.

Os rastreadores podem contar com dois tipos de modem. Conheça a seguir.

Tecnologia satelital

tecnologia satelital é acrescentada à comunicação do celular, usada em ações nas quais o usuário precise monitorar o veículo constantemente, mesmo em regiões em que não exista rede de telefonia móvel, como estradas rurais, regiões de mineração e fazendas.

O equipamento se comunica continuamente com a rede de satélites, entretanto, só começa a enviar dados para a Central da CEABS quando, por mais de 10 minutos, perde a comunicação com a rede móvel. É o modelo que utiliza a tecnologia satelital por meio das redes de satélites posicionados ao redor do planeta.

GSM/GPS – Global System for Mobile/Global Position System

É o modem de comunicação e transmissão de dados feito via torre. O sinal é na horizontal, portanto, alguma interferência pode ocorrer se houver um obstáculo na “frente” do sinal ou, ainda, se ocorrer queda na cobertura da operadora. Para ambas as tecnologias, o rastreador tem uma funcionalidade interna que permite o armazenamento do pacote de informações em memória e, quando o sinal é recuperado, ele faz o carregamento das informações geradas normalmente no sistema.

Quais são as principais vantagens do rastreador veicular?

Um dispositivo para rastrear veículos conta com diversas vantagens além do monitoramento do automóvel, ajudando também a cuidar da sua segurança e a do seu carro. Abaixo você confere os principais benefícios da ferramenta.

Ajuda em caso de roubo ou furto de veículos

Se o seu carro for roubado ou furtado, é possível saber a localização exata do automóvel assim que o ato acontecer, já que ele será monitorado 24 horas por dia. Assim, o processo de recuperação do carro será iniciado o mais rápido possível e as chances de o seu veículo não ser encontrado serão quase nulas.

Contribui para sua segurança pessoal

O rastreador para carros também pode ser muito útil em caso de sequestro, já que permite a localização do veículo e o resgate da vítima de forma rápida. Além disso, você pode instalar um botão de pânico, que geralmente fica em um local escondido do carro. Caso você passe por alguma situação de perigo, basta acionar o botão para que a central de monitoramento receba um alerta e envie a polícia imediatamente para a sua localização.

Outro serviço do rastreador veicular é o bloqueio inteligente, também chamado de “cerca eletrônica”. Com esse recurso, é possível delimitar uma área segura para a circulação do automóvel e, caso este perímetro seja ultrapassado, você receberá uma mensagem por e-mail ou celular. Ou seja, se você emprestar o carro para o seu filho, por exemplo, poderá saber se ele está indo para um local perigoso.

Controla o movimento da frota

Quem tem algum comércio também pode encontrar grandes vantagens com o rastreador veicular. Isso porque o equipamento ajuda a controlar a entrega de encomendas e cargas, saber qual trajeto o motorista está realizando e se ele está cumprindo o cronograma.

O rastreador ainda notifica você sobre a velocidade permitida nas vias em que o carro está trafegando e fornece um mapeamento do seu histórico de posições, permitindo saber e monitorar todos os trajetos percorridos pelo veículo. Dessa forma, você garante a segurança tanto da carga quanto dos motoristas da frota, pois saberá sempre onde o automóvel está.

Tem preço acessível

Garantir a sua segurança no trânsito não tem preço, não é mesmo? Mas no caso do rastreador veicular, podemos dizer que há sim um preço — e ele é bem baixo. O valor do dispositivo varia bastante de uma empresa para outra, pois existem diferentes serviços oferecidos no mercado.

Além disso, dentro de uma mesma empresa há opções de diferentes pacotes, incluindo desde serviços básicos até outros planos mais completos. Além disso, a tecnologia empregada também pode influir no valor — um rastreador GPS, por exemplo, dispõe de um custo diversificado quando equiparado a um por rádio.

No entanto, pode-se dizer que a instalação e o monitoramento do dispositivo contam com um valor final bastante acessível. Além disso, o preço não fica mais caro no caso de carros antigos e nem muda de acordo com o perfil do motorista, facilitando a proteção de todos os públicos, independentemente do tipo de uso, ano de fabricação ou modelo do carro.

Conta com benefícios adicionais

Além de todas as vantagens citadas, as empresas de rastreamento veicular oferecem diversos outros benefícios adicionais. Confira os principais:

  • agendamento de manutenção: quando chegar a hora de trocar o pneu ou o óleo do carro, você receberá um lembrete por e-mail ou celular;
  • assistência 24 horas: além do serviço de monitoramento, algumas organizações ofertam serviços como guincho 24 horas por dia e chaveiro;
  • escuta do que acontece no interior do carro: alguns rastreadores são tão modernos que permitem escutar tudo o que acontece no interior do automóvel;
  • deixa o seguro automotivo mais barato: como o dispositivo ajuda na busca e recuperação do carro em caso de roubo ou furto, ele pode deixar o seguro auto até 30% mais barato;
  • desligamento do motor: a maioria dos rastreadores possuem a possibilidade de bloqueio remoto, ou seja, têm a função de impedir o funcionamento do motor, cortando a alimentação do veículo por comando sms ou envio por plataforma. 

Quais são os tipos de alertas de um rastreador veicular?

O sistema de um dispositivo para rastrear veículos emite alertas aos motoristas por diferentes canais, como e-mail, SMS e acionamento na plataforma de rastreamento, com atualizações sobre o paradeiro do carro naquele instante ou outras informações importantes do veículo.

É o caso da movimentação do carro sem a utilização da chave de ignição, por exemplo, momento em que os motoristas receberão um desses alertas imediatamente. O fornecedor do serviço de rastreamento também envia alertas em caso de acionamento do botão de pânico, violação de cerca, freada ou aceleração brusca, bateria fraca e excesso de velocidade.

O que avaliar antes de escolher o rastreador ideal?

Antes de fazer a escolha do melhor rastreador veicular para você, lembre-se de que isso depende muito de suas necessidades. Se você circula com seu veículo em uma área de cobertura regional, como capitais e grandes centros urbanos, o dispositivo mais indicado é o GSM, pois ele permite a localização e o rastreamento do automóvel em locais fechados e é imune a boa parte das interferências.

Por outro lado, se você circula fora da área de cobertura regional e viaja constantemente, a tecnologia mais recomendada é a que opera por sinais de GPS, já que o dispositivo não sofrerá grandes interferências, pois estará longe de centros urbanos.

Também é importante ficar atento aos serviços adicionais do rastreador veicular. Um dispositivo moderno, que possibilite a escuta do que acontece dentro do carro, por exemplo, pode ser bastante útil para uma frota, mas não para carros particulares — nesse caso, o recurso dificilmente será usado, representando um gasto desnecessário.

Na hora de escolher o rastreador ideal, é importante lembrar ainda que a maior parte dos modelos tem uma instalação muito simples, mas é essencial que isso seja feito apenas por profissionais especializados. Caso a instalação não seja feita de forma adequada e por quem entenda bem do assunto, podem acontecer problemas sérios na rede elétrica de seu automóvel.

Como posso escolher o melhor rastreador?

Como você viu, existe uma série de rastreadores no mercado, e a escolha do aparelho ideal vai depender do tipo de uso que você fará e dos veículos que serão monitorados. Se o seu principal objetivo com o rastreador for a recuperação, então, quanto mais simples for o equipamento, melhor. Por ser menos robusto, ele será pequeno, discreto e, certamente, custará mais barato.

Até mesmo os aparelhos simples devem contar com as informações de pós-chave e entrada e saída — tendo em vista o percurso urbano —, pois assim será possível detectar algum pânico ou bloqueio do veículo.

Outra questão importante é sobre a durabilidade do aparelho. Se o motorista do veículo utilizá-lo em atividades off road, por exemplo, uma boa atitude seria investir em um rastreador que tenha certificação à prova d’água e poeira, ou seja, que tenha resistência comprovada a fim de evitar a danificação do circuito elétrico do equipamento.

Diversas pessoas com veia empreendedora encontraram nesse mercado uma maneira interessante de ganhar dinheiro e resolveram abrir a sua própria central de rastreamento. Afinal, esse é um daqueles mercados que, mesmo em meio à crise, se mostra bastante lucrativo.

Quais as vantagens do rastreamento veicular?

Entre os benefícios do uso do sistema de rastreamento de veículos, podemos encontrar descontos em seguros, economia de custos, atendimento otimizado aos clientes, melhor tempo e gerenciamento de colaboradores, maior segurança dos profissionais e da frota, prevenção contra roubo. Conheça mais!

Recupera veículos

Ladrões acreditam que um veículo desaparecido será facilmente esquecido, pois há muitos deles em uma única frota. E quando descobrem o carro desaparecido, os ladrões já o venderam.

É por isso que o rastreamento veicular é tão eficaz quanto uma segurança adicional para seus veículos. Ao equipar veículos e caminhões com um sistema de rastreamento por GPS , os concessionários podem fazer o seguinte:

  • detecta instantaneamente se há um veículo ausente entre aqueles que estão no sistema;
  • recupera rapidamente o veículo roubado informando a polícia sobre a localização ao vivo do carro;
  • impede ladrões que se passam por motoristas ajam contra seu patrimônio;
  • desencoraja os ladrões de roubarem os veículos, colocando sinais de que o veículo está equipado com sistema de rastreamento de carros.

Agiliza processos

A administração aprimorada pode aumentar o gerenciamento dos processos. No entanto, a gestão do tempo pode ser equalizada também em consequência de uma gestão melhorada dos profissionais, gerenciamento de combustível, rastreamento de rotas, devido aos relatórios e sua consequente análise. Tudo isso se deve a aquisição de um bom software de rastreamento veicular.

Localiza de forma rápida e fácil

Ele cria um limite ou cerca geográfica virtual. Isso significa simplesmente que o dispositivo de destino recebe um local e um raio de movimento restrito. Sempre que sair desta localização geográfica, um alerta será enviado para o programa de monitoramento.

Economia de custo

O sistema de rastreamento veicular pode oferecer a vantagem de uma ótima gestão financeira. Isso é por causa das informações sobre o consumo e de  um maior controle de combustível, eliminando condutas indesejadas de motoristas, como excesso de velocidade, tempo ocioso e da falta de manutenção.

Descontos em Seguros

A redução de gastos e o contingenciamento de custos podem ser ainda mais possibilitados pelos descontos ofertados pelas instituições de seguros. Essas empresas tendem a dar descontos para organizações que trabalham com o sistema de rastreamento em sua gestão de frotas, pois viabiliza mais dados sobre a rota e o aperfeiçoamento da segurança dos funcionários e da frota.

Quais os tipos de rastreadores disponíveis no mercado?

Existem tipos variados de sistemas de rastreamento veicular acessível no mercado atualmente: celular, passivo sem fio, tempo real via rastreador satelital, entre outros. Cada um tem vários benefícios e desvantagens.

Rastreamento celular

Esse tipo de rastreamento de veículos é o sistema mais econômico a ser configurado. Ele usa o telefone celular para transmitir informações de localização da frota, nas quais você terá a opção de visualizar os dados na Internet usando o software de suporte. O sistema não é atualizado; no entanto, a localização é retransmitida de cinco em cinco ou a cada dez minutos, dependendo da sua escolha. Você tem que pagar uma taxa mensal para aproveitar esse serviço do sistema.

Sistema de rastreamento passivo sem fio

Caso o serviço de sistema de rastreamento celular seja pago todo mês, para o sistema de rastreamento sem fio, os clientes apenas terão que pagar somente na compra e na instalação do dispositivo, ainda que um pouco mais caro que o anterior. Dado que o sistema consiste em software e hardware, além de um banco de dados. A principal desvantagem de ter esse tipo de sistema é a acessibilidade. Os dados só podem ser acessados ​​quando o veículo estiver em casa.

Isso significa que o sistema passivo não fornece rastreamento em tempo real, tornando-o não confiável em situações de emergência, como acidentes rodoviários ou furtos como em cidades com maior número de roubos.

No entanto, a adversidade pode ser tranquilamente ajustada por meio da instalação de um modelo adicional no veículo a um custo extra, porém, ainda, sem mensalidade. O aparelho add-on libera o sistema a rastrear veículos ao vivo, o que revela que os gestores de frota poderão conhecer a velocidade e o paradeiro do veículo a qualquer instante.

Sistemas de rastreamento baseados em satélite

Ainda que tendo uma taxa de serviço mensal cara, as companhias de transporte e caminhões optam por esse tipo de sistema de rastreamento pois viabiliza relatórios analíticos, sintéticos e atualizações em tempo real nas frotas da empresa, mesmo em áreas onde não existem cobertura de celular.

Em breve, poderemos ver esses tipos de rastreadores no mercado de veículos se fusionarem em um único programa e beneficiarão grandemente diversas indústrias. Esse é um cenário possível, pois a tecnologia está sempre evoluindo.

Em resumo, esse tipo de dispositivo de rastreamento é, geralmente, a melhor opção para fins comerciais, como rastreamento ou monitoramento de frotas, pois permite que o gestor saiba exatamente onde seus veículos estão e gerir de forma bem próxima.

Eles deveriam estar durante uma jornada. Essa também é uma maneira útil de monitorar o comportamento dos funcionários enquanto eles realizam seu trabalho, além de simplificar processos e procedimentos internos para as frotas de entrega.

Entendeu mais sobre os dispositivos de rastreamento? Aproveite para ampliar seus conhecimentos na área ao ler mais em um artigo que separamos para você sobre rastreamento de veículos! Confira!

 
Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"