Como conseguir dinheiro para abrir um negócio? 4 dicas essenciais

Abrir um negócio próprio faz parte da lista de sonhos de muitos brasileiros. Nesses últimos anos, por causa da crise econômica e política que o país está vivendo, a saída que muitos trabalhadores estão encontrando para fugir do desemprego é criar a sua própria empresa.

Mas a grande dificuldade para realizar esse objetivo é ter dinheiro para abrir um negócio e se manter no mercado até que a empresa se estabilize e, assim, comece a gerar o retorno financeiro do montante investido.

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na hora de empreender. Você sabe quais são eles?

Primeiro é preciso conhecer o mercado em que se pretende investir, qual o capital necessário para entrar nesse mercado, e como conseguir atingir seus objetivos.

Para definir essa linha estratégica na hora de abrir seu próprio negócio, vamos trazer quatro dicas essenciais para que você alcance seus objetivos. Vamos lá?

1. Defina o mercado em que pretende atuar

O primeiro passo para abrir um negócio que se torne um sucesso é conhecer o mercado em que se pretende inserir.

Analisar as necessidades do público alvo, definir as estratégias para iniciar os negócios, fazer uma real previsão de custos para implementação do projeto, planejar e definir as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

Diante do cenário em que sua empresa irá atuar, é preciso então definir quais serão as linhas de financiamento que serão utilizadas para a abertura do negócio. Esse capital investido pode ser próprio ou de terceiros.

Mas, para decidir como iniciar a abertura, é preciso definir os gastos fixos e variáveis da empresa, além, é claro, das perspectivas de retorno do capital investido.

De posse das informações sobre o mercado em que irá atuar e sobre o capital que tem disponível para implementar o negócio, é hora de dar o passo seguinte e iniciar a abertura da empresa.

2. Organize as finanças

A organização financeira é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. O processo de mantê-la alinhada não é tão distante de manter as finanças pessoais bem controladas. O princípio é o mesmo em ambas as situações: planejar os gastos em relação aos ganhos.

Se essa relação for respeitada, boa parte dos problemas financeiros está solucionada. Claro, essa é uma forma um pouco simplista de entender como tudo funciona, pois quando o assunto é a saúde financeira da empresa, é preciso ter ainda mais atenção aos gastos, no médio e longo prazo.

Para abrir um negócio é preciso ter um capital para investir e esse capital pode ser próprio, ou seja, aquele que investimos do nosso bolso, sem precisar da ajuda de empréstimos bancários ou financeiras.

Capital inicial próprio

Não existe segredo para conseguir dinheiro para abrir um negócio. É preciso poupar para injetar na nova empresa. Se você pensa, no médio ou longo prazo, em abrir uma empresa, você pode poupar tudo que conseguir do seu dinheiro.

Considere que você precisará de capital para iniciar os trabalhos nesse novo negócio e também precisa ter uma parcela de dinheiro para girar o capital, ou seja, poder manter a empresa nos primeiros meses de atividade, que normalmente são os de menor rentabilidade.

3. O dinheiro para abrir um negócio

Se o seu ramo de atuação exige um investimento mais alto ou você está disposto a assumir compromissos financeiros para obter um capital inicial, algumas linhas de crédito estão disponíveis no mercado para atender a sua demanda.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Conheça aqui algumas dessas possibilidades:

Incubadoras

São instituições que financiam as ideias para abertura de novos negócios. Normalmente essas empresas são ligadas as universidades, onde o planejamento e desenvolvimento desse novo negócio acontecem com o apoio e estrutura dessas incubadoras.

Normalmente, as startups começam com esse modelo de negócios, onde a infraestrutura é disponibilizada e custeada pela incubadora. Na prática, elas compram as ideias e investem no desenvolvimento do projeto.

Agências de fomento

São agências que trabalham com recursos governamentais não-reembolsáveis ou de fundo perdido.

Na prática, o financiamento do projeto acontece a partir de linhas de créditos a juros baixos, através de editais ou chamadas públicas.

Empréstimo bancário

Essa modalidade é a mais utilizada pelos novos empresários para iniciar as atividades de uma empresa.

Na realidade, é calcular o capital inicial e de giro necessário para abrir e manter o negócio por um período de tempo. Junto aos bancos o empresário faz um empréstimo desse valor, sujeito as taxas de juros vigentes no momento da contratação.

4. A opção por um sócio investidor

As pequenas empresas costumam sair do papel com mais facilidade quando contam com investidores.

Nem sempre o dono da ideia tem o capital necessário para abrir o negócio e por isso vende seu projeto, para assim pagar com o seu trabalho pelo financiamento obtido.

O sócio investidor ou investidor anjo, como também é chamado, é aquela pessoa e/ou empresa que injeta o dinheiro para iniciar o negócio, mas não é proprietária do empreendimento.

Como pagamento pela ajuda financeira esse investidor recebe uma parcela dos lucros da empresa por um determinado período de tempo. Com isso, ele não tem nenhuma responsabilidade civil e criminal sobre o empreendimento, apenas se beneficia dos resultados positivos.

Para conseguir dinheiro para abrir um negócio, lembre-se sempre que você terá que dar garantias de pagamento.

Normalmente, os bancos utilizam imóveis próprios, carros ou outros bens que você possa ter, para dar como garantia de que honrará com os compromissos financeiros.

As linhas de empréstimo direto com os bancos, para valores mais baixos, são boas para os pequenos negócios, mas fique de olho na taxa de juros, senão essa dívida pode ficar tão grande que você pode não conseguir o retorno financeiro imediato.

Lembre-se que todos os passos precisam ser planejados e bem calculados antes da abertura desse novo negócio.

Para que sua empresa se consolide no mercado e, para que se torne um sucesso no menor tempo possível, todos os gastos, custos e lucros precisam ser planejados.

Gostou desse post sobre como conseguir dinheiro para abrir um negócio? Então siga nossas páginas nas redes sociais para ficar sempre bem atualizado. Afinal, quem não quer tirar aquela ideia do papel e abrir seu próprio negócio!

 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"