Imagem - Getrak
Empreendedorismo
Veja aqui 6 dicas para quem quer abrir um negócio sem gastar muito
Publicado por Getrak
12 de dezembro de 2018

A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão procurando boas ideias a fim de transformá-las em um negócio lucrativo! Porém, entre ter a ideia e, efetivamente, realmente lançá-la no mercado, há muitos passos a serem tomados. Por isso, é indispensável que quem entenda do assunto ofereça dicas para quem quer abrir um negócio, certo?

Uma das dificuldades mais comuns é conseguir diminuir os custos de produção para lançar o resultado final no mercado sem gastar muito. Essa ação é fundamental para quem quer iniciar um empreendimento mas não dispõe de muito capital. Por isso, é importante pesquisar opções de negócios rentáveis e de baixo investimento no mercado.

Mas, além disso, será que existem outras coisas que podem ser feitas? Com o objetivo de ajudá-lo nessa jornada, separamos 6 dicas objetivas para quem quer abrir um negócio. Para saber quais são, continue lendo este post: você não vai se arrepender!

1. Utilize seus próprios recursos

Usar os recursos próprios é a melhor alternativa para quem está iniciando um empreendimento.

Conseguir um empréstimo pode ser muito difícil em um primeiro momento e, a longo prazo, pode custar muito caro. Então, antes de pensar em emprestar dinheiro de alguma instituição financeira, veja quanto recurso você tem disponível e qual será a melhor maneira possível de investi-lo.

Pode ser muito vantajoso encontrar um sócio-investidor! Afinal, fazer tudo por contra própria pode ser difícil. Por isso, procure uma pessoa que tenha os mesmos objetivos que você e que possa auxiliá-lo financeiramente para iniciar o empreendimento.

2. Evite gastos desnecessários

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes para quem quer abrir um negócio. Afinal, se o seu recurso é limitado, é preciso ter consciência de que as suas ações também serão, e que não será possível gastar o dinheiro com coisas que visam apenas ao seu conforto e comodidade.

Imagem - Getrak
E-book
Guia para escolher o seu software para central de rastreamento

Na hora de fazer as compras para a sua empresa, saiba separar o que é um desejo do que é uma real necessidade para o andamento do seu negócio! Ao tomar essa atitude, você vai se surpreender com como você conseguirá evitar alguns gastos e aproveitar da melhor forma possível os recursos que possui.

Lembre-se que a compra de alguns equipamentos também vai gerar outros custos. Se for necessário adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, é importante verificar qual é o seu consumo de energia e optar pelo mais econômico. Assim, a sua conta na companhia de força e luz da sua região não será mais alta do que deveria!

3. Invista no marketing boca a boca

O marketing boca a boca é uma excelente forma de começar a divulgar o seu negócio e conseguir vender! Por isso, peça a ajuda de familiares e amigos. Assim, sempre que possível, eles indicarão os seus serviços para outras pessoas! À medida que for crescendo no mercado, você já terá uma reputação formada e ficará muito mais fácil conseguir novos clientes.

Lembre-se de que essa não é a sua única opção para fazer marketing gastando pouco! Você também pode investir em visibilidade na internet. Ações como a criação de páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outras), onde você pode divulgar os seus produtos e/ou serviços desse tipo o ajudarão a crescer e a atrair novos clientes.

4. Utilize os recursos tecnológicos

Outra dica para quem quer abrir um negócio sem gastar muito é usar a tecnologia a seu favor. Hoje, já é possível encontrar no mercado algumas ferramentas que são gratuitas e que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia! Existem agendas virtuais e programas de computador que o ajudarão em sua organização diária.

Convém, ainda, lembrar que, em alguns casos, é preciso realmente investir em algum software ou em outra tecnologia, a fim de que o andamento do seu empreendimento ocorra como você espera.

Nesses casos, não se esqueça de sempre procurar no mercado uma empresa parceira que seja confiável e consiga dar a você excelentes benefícios. Assim, você obterá um excelente custo-benefício para o seu investimento.

5. Trabalhe muito e seja resiliente

Ter garra e vontade de trabalhar é uma característica primordial para um empreendedor. Afinal, não há nada que substitua o seu trabalho. Você precisará investir o seu tempo e a sua energia para que o negócio cresça e se torne lucrativo. 

Isso é ainda mais acentuado se o seu desejo (ou a sua necessidade) é abrir um empreendimento gastando pouco. Será preciso compensar a falta de dinheiro com a sua criatividade! É preciso ter em mente que as coisas não vão acontecer do dia para a noite. Poucos negócios dão retorno logo de imediato.

Então, não comece as suas atividades pensando que o lucro surgirá logo nos primeiros momentos. Unida ao seu trabalho, a resiliência, capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e resistir às dificuldades, é fundamental para se tornar lucrativo.

6. Valide a sua ideia

Para evitar a perda de dinheiro e conseguir realmente ser lucrativo, é preciso validar a sua ideia. Só assim você conseguirá saber se o negócio que pretende abrir é realmente algo bom e que tem potencial para lucro.

Pode ser útil procurar a opinião de quem não tem nada a perder com a criação da sua empresa:

  • clientes em potencial;
  • empresários experientes;
  • pessoas que são referência pelo trabalho que prestaram na área em que você pretende atuar.

Vale a pena lembrar que a opinião de seus familiares é importante para que você consiga um suporte emocional ao iniciar o seu empreendimento. Entretanto, nem sempre aquilo que eles dirão está de acordo com a realidade do mercado! Afinal, eles são pessoas que torcem pelo seu sucesso e, consequentemente, não conseguirão dar uma opinião imparcial sobre o assunto.

Ao colocar em prática essas dicas para quem quer abrir um negócio sem gastar muito, você estará muito mais próximo de realizar o seu sonho de empreender. Assim, a sua ideia poderá ser lançada no mercado e você conseguirá ter um empreendimento lucrativo.

Gostou dessas 6 dicas? Quer continuar por dentro de assuntos de qualidade como esse? Então descubra agora qual é a melhor opção: abrir uma franquia ou um negócio próprio!

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Empreendedor de sucesso: como captar clientes em novos negócios?

Não é novidade para ninguém que atrair clientes é importante para qualquer negócio. Isso vale,...

Leia mais
Imagem - Getrak
Precificação de serviços: 5 dicas para ajudar a precificar corretamente

O valor cobrado por um serviço é fator decisivo para a sobrevivência das organizações. Por ...

Leia mais
Imagem - Getrak
Conheça os 5 principais desafios de abrir uma empresa familiar

A decisão de abrir empresa familiar traz uma série de desafios para quem deseja empreender. A prox...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.