Como trabalhar no home office: 8 dicas para você se manter produtivo

O home office permite que haja uma maior flexibilização entre os colaboradores e gestores. Além disso, passou a ser uma ferramenta essencial durante a pandemia, em que o trabalho à distância se transformou na maneira mais segura, atualmente. Porém, como todo modelo de trabalho, também existem desafios que precisam ser driblados, para que a produtividade não fique comprometida.

No entanto, devido à enorme flexibilização, o home office exige uma maior disciplina e cuidado, especialmente para os colaboradores que estão experimentando a modalidade pela primeira vez. Além do mais, também devemos considerar que a pandemia que vivemos pode afetar a nossa saúde mental e também interferir na produtividade, o que torna o home office duplamente desafiante.

Então, quer conhecer algumas dicas para conseguir otimizar seu trabalho e deixar as distrações surgidas no home office de lado? Continue a leitura e descubra!

8 dicas sobre como trabalhar no home office

1. Organizar um espaço exclusivo pra trabalhar

O ambiente em que você trabalha exerce muita influência na sua mente e, consequentemente, na produtividade. Assim, quanto maior for a organização do ambiente, mais facilidade você terá para seguir com suas demandas. Por isso, adote conceitos básicos de ergonomia, como uma mesa e cadeira do escritório e, preferencialmente, um ambiente com bastante luz.

Tente imaginar, por exemplo, entrar em seu quarto com a cama desforrada e vários objetos espalhados. É muito provável que a bagunça do ambiente afete você e, em vez de proporcionar sensação de conforto e relaxamento — como um quarto normalmente deve proporcionar — você ficará estressado.

A mesma lógica serve para sua mesa de trabalho. Além de dobrar os cuidados com a organização, adicione algum objeto que proporcione boas memórias e sensações. E ainda, fique de olho na sua postura: dores de coluna não são aliadas da produtividade.

2. Estabelecer horários de trabalho

Quando afirmamos que o home office permite maior flexibilização não se pode desassociar isso da disciplina e começar a trabalhar em qualquer horário. Isso vale, especialmente, se você for CLT e precisar cumprir os mesmos horários das demandas presenciais. Porém, além das responsabilidades profissionais, saiba que esse tipo de atitude também torna mais difícil a separação do seu tempo de trabalho e profissional.

Afinal de contas, o trabalho é em casa, mas as responsabilidades continuam sendo as mesmas. Leve em consideração também que você não vai mais gastar horas com o deslocamento. Então, se você souber aproveitar bem o tempo, pode dedicar as horas livres para estudar ou, até mesmo, para algum lazer. 

3. Definir metas diárias de trabalho

As distrações de um ambiente de trabalho, que agora passa a ser nossa casa, são enormes: desde televisão, pet, marido ou esposa, filhos, celular, cama etc. Isso pode afetar especialmente as pessoas que não tinham o hábito de trabalhar no home office.

Por essa razão, drible a procrastinação com bloquinhos de nota ou agendas para registrar tudo o que precisa ser feito e risque item por item, à medida que for realizando-os. Dessa maneira, há uma visualização das tarefas com maior facilidade e você consegue enxergar rapidamente o que precisa ser cumprido e o que já fez.

4. Faça pausas regulares durante o dia

Muitas pessoas ainda podem acreditar que trabalhar no home office sem intervalos é a melhor maneira de garantir o ritmo de trabalho e não deixar de lado a produtividade. Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa de mídias sociais, os colaboradores mais produtivos eram aqueles que, a cada 50 minutos, realizava pausas regulares de quase 20 minutos.

Isso ocorre porque as pausas realizadas atuam de forma restauradora. Elas funcionam com a mesma lógica de quando você para um tempo para olhar pela janela e depois retoma as atividades. Assim, faça pausas regulares durante o dia e quando retornar ao trabalho, vai perceber que há um maior distanciamento para avaliar se as decisões tomadas são positivas ou não etc.

5. Coloque o celular no silencioso

Ficar longe do ambiente de trabalho faz com que você não tenha tanto monitoramento, além da sua própria consciência. Por isso, é muito mais fácil cair em tentação e se distrair com maior facilidade no celular, por exemplo.

Para evitar esse tipo de situação, recomendamos que você sempre deixe o aparelho distante e no silencioso, para que as notificações de redes sociais não tirem seu foco. Se necessário, também vale silenciar os grupos do WhatsApp por um período.

6. Estabeleça prazos

Como foi dito, a falta de um supervisionamento do chefe pode fazer com que o colaborador deixa a disciplina de lado, o que comprometeria a entrega das demandas no prazo. No entanto, é fundamental que você estabeleça prazos para cada trabalho que precisa entregar, e que evite, ao máximo possível, deixar tudo para última hora.

7. Faça reuniões frequentes com a equipe

O contato com os colegas de trabalho não é o mesmo no home office, mas isso não significa que você deve ignorá-los totalmente. Mesmo porque, um bom relacionamento com a equipe é essencial para manter a motivação e o foco nas demandas. Sendo assim, realize reuniões virtuais, sempre que possível, para alinhar o trabalho.

A partir desse tipo de comunicação fica mais fácil tirar dúvidas e ter um controle sobre as entregas e o serviço, além de facilitar a recepção e o fornecimento de feedbacks e manter o grupo unido. Assim, é importante pedir para que todos liguem as câmeras para aproximar os envolvidos. É interessante também que todos mantenham os microfones desligados, até ser necessário cada um por vez falar, para não haver interferências.

8. Desligue o computador e a mente

Assim como é importante manter o foco no trabalho, é importante ter momentos de lazer e esquecer um pouco o trabalho para conseguir relaxar a mente e se manter produtivo.

Especialmente em momentos delicados como esse, não deixe de cuidar da sua saúde mental e de realizar atividades que fazem bem para você. Feito isso, é importante também criar uma rotina, para que sua mente se acostume com o home office e fique mais fácil manter a produtividade.

Então, gostou do nosso post sobre como trabalhar no home office? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas atualizações de conteúdo!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"