Como montar um serviço de rastreamento veicular por celular

Primeiramente é preciso saber como funciona o serviço de rastreamento. Atualmente, as tecnologias de geolocalização utilizam diversos caminhos e algoritmos para comunicação e interpretação de dados e saber um pouco disso, ajuda a compreender os benefícios trazidos pelo mais novo aliado do rastreamento: o celular.

Como é feita a comunicação entre o rastreador e a central de rastreamento

Rastreador é o dispositivo de rastreamento capaz de enviar dados à central mensurando dados do veículo e sua posição geográfica. Se trata de um aparelho telemétrico que pode ter diversas funções de acordo com a compatibilidade do veículo.

Existem aparelhos capazes de mensurar detalhes técnicos e da dirigibilidade, como acelerações e frenagens bruscas, uso de embreagem, desvio de rotas pré-estabelecidas e uso de combustível. Todas essas informações – e ainda várias outras que podem ser programadas – são enviadas do tracker para a central de rastreamento de forma M2M (máquina para máquina).

Uma conexão estabelecida por M2M quer dizer que o processo de comunicação é completamente independente da interferência humana. Desse modo, os funcionários da central de rastreamento veicular ficam livres para se concentrar em fazer interferências apenas nos casos específicos em que são atenção é realmente necessária.

Um exemplo seria a necessidade de um contato da central para verificar o motivo de um desvio de rota, o que traz mais segurança ao veículo monitorado

Como funciona o rastreamento de veículo pelo celular

Como vimos, as máquinas se comunicam entre si de forma automática e intuitiva. Elas podem processar dados, interpretar informações e assim gerar alertas e avisos gerais quando for necessário.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Com isso, o smartphone, companheiro de bolso indispensável nos dias de hoje, se tornou um novo aliado no monitoramento de veículos trazendo mais segurança a todos.

As informações que saem do tracker instalado no veículo são transmitidas em tempo real para a central, e da mesma forma podem ser enviadas instantaneamente para outros dispositivos – como um smartphone.

Existem apps de rastreamento disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas operacionais Android, Google Play, e Apple. Algumas empresas já disponibilizam seus próprios apps para que qualquer cliente possa baixar e acompanhar o rastreamento que está sendo feito pela central. Com isso, além de ter segurança, o cliente pode acompanhar todo o processo.

Como montar o serviço de rastreamento por celular?

Primeiro. é preciso investir nos aparelhos necessários. Uma central de rastreamento de veículos deve ter dispositivos de rastreamento, rastreadores, computadores da central para análise dos dados, pessoal treinado e um serviço de gerenciamento para celular. É possível contratar um especialista para criar um sistema de celular, embora no mercado seja possível encontrar companhias que oferecem tudo pronto.

Essas empresas ofertam os rastreadores, softwares, aplicativos para celular, desse modo, fica por conta do empreendedor que está montando a central apenas contratar seu pessoal e gerir de melhor forma seu empreendimento.

 

 

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação