Veja 6 dicas de como manter a saúde mental em dia!

Quando foi a última vez que você esteve totalmente em paz, sem preocupações com trabalho, familiares, relacionamentos ou até com as suas atividades do dia seguinte? O excesso de obrigações e informações podem causar estresse e ansiedade, além de comprometer a sua rotina.

Para evitar que isso aconteça, é importante saber como manter a saúde mental em dia. Se você se identificou ou deseja prevenir o problema, continue a leitura para se aprofundar no assunto.

Mas, antes de tudo, é importante entender o que o termo significa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de saúde mental é “contar com um estado de bem-estar que permite usar as próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.

Mas como isso funciona, na prática? Veja a seguir.

Como manter a saúde mental em dia

1. Cuide da alimentação

Para ter uma mente saudável, é preciso cuidar do corpo. Por isso, adote uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia. Passar longos intervalos sem se alimentar ou beber água desequilibra o organismo, que precisa dos nutrientes para manter o seu funcionamento.

Mesmo que se sinta indisposto, comprometa-se com as refeições. Ficar sem comer pode causar fraqueza e fadiga, além de afetar órgãos fundamentais para a manutenção corporal e orgânica. Também é válido realizar exames de rotina e consultar um nutricionista para conhecer os elementos que proporcionam maior disposição e os que “sugam” a sua energia.

2. Pratique exercícios regularmente

A prática de atividades físicas com regularidade é importante por diversas razões. Primeiro, para descarregar toda a energia que está sufocando o seu dia a dia. Considere como um período de refúgio da vida caótica, um momento para mudar de ambiente, deixar o pensamento livre. Depois, pelo seu efeito natural: elimina toxinas e libera o hormônio da felicidade — a dopamina.

O exercício, normalmente, faz voltar a nossa atenção para os movimentos e para a respiração, deixando a mente mais leve. Ao final, além de um corpo saudável e mais disposto, você se sente mais motivado para realizar as demais atividades do dia. Por isso, é recomendada a prática de exercícios no começo da manhã.

No trabalho, aumenta a produtividade; na vida pessoal deixa a mente mais preparada para rever conceitos e prioridades e, no geral, traz mais felicidade.

3. Tenha uma boa noite de sono

Cada organismo tem diferentes necessidades para dormir, como o horário e a duração do sono. Muitas vezes, a quantidade não reflete na qualidade. Portanto, é importante avaliar cada caso para definir qual a necessidade. Em geral, recomenda-se oito horas de sono por dia.

Procure estabelecer uma rotina de sono: crie um alarme para tocar uma hora antes do horário estipulado e, desde esse momento, evite luzes diretas, telas como TV ou celular, e prepare o ambiente com algo que traga a sensação de bem-estar. Pode ser um banho, uma rotina de autocuidado com o rosto ou até música.

Com o tempo, você vai acostumando o seu organismo a relaxar totalmente o corpo e a mente para dormir com mais qualidade. Lembre-se: todos temos responsabilidades, mas se algo ficou pendente para o hoje, você terá que esperar até amanhã para retomar. Viva um dia de cada vez e deixe o corpo descansar.

4. Reserve um tempo para o lazer e para as pessoas queridas

O que você faz que o deixa em total estado de fluxo (plena satisfação)? Pode ser um trabalho manual, participar de um projeto voluntário, brincar com os filhos, viajar, fotografar, dentre outros. Insira na sua rotina um momento de prazer e faça aquilo que promova bem-estar na sua vida.

5. Conviva com as pessoas que você ama

Desfrutar da companhia de pessoas queridas é uma excelente forma de trazer paz e felicidade aos seus dias. Mesmo que mantenha o contato via redes sociais, experimente levar a vida plenamente. Marque um almoço, jantar ou até mesmo um café, sem expectativas ou assuntos pré-definidos. Deixe a conversa acontecer naturalmente e pratique, tanto o ouvir quanto o falar. A troca se torna ainda mais prazerosa quando estimulamos a espontaneidade.

E não use o argumento de não ter tempo o suficiente. Lembre-se de focar na qualidade do momento, e não na quantidade de horas que tem disponível para encontrar seus amigos e familiares.

6. Equilibre o seu dia a dia

O trabalho e as obrigações são importantes, mas não devem ocupar completamente o seu dia. Procure métodos de gestão do tempo para equilibrar a sua rotina. Experimente utilizar um calendário com duas colunas. Na esquerda, uma lista com as suas atividades e, à direita, os dias do mês. 

Ao final do dia, marque um “X” ao lado das atividades cumpridas. Com o tempo você conseguirá observar quais áreas está priorizando e as que estão em falta. Se faltou a academia durante a semana inteira, priorize isso na segunda-feira, e assim por diante. Aos poucos, você terá uma vida mais equilibrada.

É importante destacar que a saúde mental é importante para todos, desde o empregado e o prestador de serviços até o empreendedor. Com ela, é possível melhorar muitos aspectos da vida, como o controle das emoções, o raciocínio, a tomada de decisão em diferentes situações, além de outros benefícios.

A atenção deve ser redobrada por quem busca gerir um negócio, afinal, é preciso cuidar bem de si para ter condições de administrar uma empresa. Portanto, se ponha como prioridade e não ignore sintomas emocionais e psicológicos, como ansiedade, pânico, estresse e depressão.

Caso as mudanças na rotina não surtam efeito, considere buscar a ajuda de um profissional. Esqueça qualquer preconceito e entenda, de vez, que a medicina possui áreas voltadas para o tratamento desses sintomas. É melhor receber um “empurrãozinho” do que sentir a vida paralisada. Com o tempo, você se sentirá mais seguro, confiante e apto a desempenhar quaisquer atividades.

Como você viu, a falta de cuidados pode comprometer a saúde como um todo e, consequentemente, a rotina. Por isso, é importante desenvolver o autoconhecimento, saber como manter a saúde mental em dia e colocar em prática aquilo que funciona para você. Quanto mais cedo obtiver esse autocontrole, melhores serão os resultados.

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