Descubra aqui como funciona o sistema de telemetria!

Você já ouviu falar em telemetria? Se você trabalha com rastreamento veicular ou adquiriu esse serviço para seu veículo, é bem provável que sim. Trata-se de uma tecnologia para o rastreamento, garantindo que ele seja mais preciso, dando mais informações sobre as rotas realizadas, a condução dos motoristas e, até mesmo, o consumo de combustível. Bem útil, não é?

Mas, na prática, como funciona o sistema de telemetria? É para ajudar a esclarecer essa questão e outras relacionadas a ela que criamos este artigo. Aproveite para conhecer mais sobre o assunto e contratá-lo, em breve! Continue a leitura, a seguir.

Quais são as funções da telemetria?

De uma forma prática, a telemetria é um sistema de medição, que acontece remotamente, possibilitando a comunicação entre outros sistemas. É por meio dela que se realiza a coleta, a análise e o armazenamento das informações. Em uma empresa de rastreamento veicular, ela ajuda a enviar comandos e rastrear os veículos, por ondas de rádio e/ou sinais de satélite.

Em outros segmentos, como agricultura, metrologia e a telemática, ela serve para os mesmos fins. Inclusive, esse mesmo sistema é utilizado nas corridas de Fórmula 1 para monitorar todos os carros e acompanhar a disputa.

Como funciona o sistema de telemetria?

Em uma empresa de monitoramento de veículos, a aplicação é feita com aparelhos que são acoplados na estrutura, de forma discreta, em locais estratégicos. Esses itens contam com antenas transmissoras, que enviam mensagens (como a localização, por exemplo) em tempo real para as centrais de rastreamento. Esses dados passam por análise e são indispensáveis para a tomada de decisão.

Desta forma, a telemetria cumpre um propósito estratégico, exercendo um papel fundamental para, não só melhorar a atuação das centrais de rastreamento, como garantir mais segurança para o trânsito dos veículos e condutores.

Telemetria x rastreamento: são sinônimos?

Não, eles não são sinônimos. O trabalho que cada um faz se complementa, considerando que o rastreamento é usado no sistema de telemetria. As duas informações se unem e são consolidadas no aparelho acoplado ao veículo, que, por sua vez, passa os dados para a central de monitoramento e, assim, esta pode fazer seu trabalho.

Quais são os benefícios do sistema de telemetria?

Mais autonomia

Gerenciar dados é fundamental para identificar onde a empresa está acertando e onde ela precisa melhorar. Com o trabalho do sistema de telemetria, é mais fácil acompanhar os indicadores de desempenho e encontrar soluções para aperfeiçoá-los, se for necessário. Obter esses dados, por conta própria, agiliza o processo, dando mais autonomia para a empresa.

Controle do consumo de combustível

Esse benefício é ainda mais vantajoso para empresas que realizam monitoramento logístico. Ao fazer o abastecimento, é possível saber o valor do combustível, mas esse saber está condicionado. Com a telemetria, torna-se mais fácil ter esse acompanhamento, realizando o diagnóstico com seus devidos porquês.

A telemetria permite analisar tudo o que acontece no veículo, inclusive, se há alguma razão que o está levando a consumir mais combustível. Ela é tão precisa que ajuda até a saber quanto foi gasto e em quais viagens o consumo foi feito.

Redução de acidentes

Alguns motoristas têm dificuldade para controlar a velocidade com que conduzem seus veículos. A telemetria permite definir os limites de velocidades, de acordo com o que a via autoriza, por exemplo, e notificar o condutor, caso ele ultrapasse. Afinal, manter a velocidade no padrão exigido e determinado pela lei é fundamental para promover a paz no trânsito e garantir a segurança dos pedestres e motoristas.

Avaliação dos motoristas

Para quem tem uma empresa de logística, por exemplo, é interessante estar sempre avaliando seus motoristas, analisando como eles estão dirigindo, se estão respeitando a legislação de trânsito e sendo prudentes. Por meio da telemetria, dá para fazer esse ranking, que favorece, não só a empresa, mas os próprios condutores, que ganham vantagens pela boa conduta.

Diminuição de custos

Através do acompanhamento, que viabiliza as manutenções periódicas, dá para economizar os custos que seriam destinados aos reparos antecipados pelo sistema de telemetria, e investi-los em outras áreas com maior necessidade.

Acompanhamento em tempo real

O acúmulo de horas extras é um gasto que, às vezes, pode ser evitado pela empresa. O acompanhamento em tempo real dos veículos e motoristas pode ajudar nesse fator, mantendo o equilíbrio da frota, por meio do acompanhamento em tempo real.

Como escolher um bom sistema de telemetria?

Se você já decidiu implementar um sistema de telemetria na sua empresa, não pode ignorar os cuidados que precisam ser tomados antes de concretizar, pois isso é fundamental para se certificar do sucesso das operações. Conheça alguns deles, a seguir.

Dados de qualidade

Se uma das razões para contratar o serviço é a oportunidade de tratar melhor os dados, é essencial investir em um sistema completo, no qual a qualidade dos dados seja precisa. Lembre-se desse fator, ao considerar a contratação.

Equipamentos seguros

Aqui, vale a mesma ideia: invista em equipamentos com selo de qualidade, que tenham durabilidade e não levem a ter gastos contínuos com manutenção frequente. Analise, pesquise e se certifique de que está fazendo uma boa opção, conversando com o fornecedor e avaliando se é a melhor escolha para a sua empresa.

Tecnologias embutidas

O sistema de telemetria, por si só, já é um plus para sua central. Porém, em algumas opções, ela pode oferecer tecnologias embutidas, como o videomonitoramento embarcado, que serve como recurso visual e torna os dados recebidos mais consistentes e confiáveis.

Sensor de fadiga

Os acidentes que a telemetria pode evitar não se devem apenas ao monitoramento dos condutores. Quando o sistema dispõe de um sensor de fadiga, ele trabalha analisando o comportamento do motorista, associando aos movimentos do veículo e da própria via. Em especial, nos casos de empresas de logística, cuja atividade acontece em qualquer horário, esse sensor pode prevenir graves acidentes, informando à central sobre o estado do condutor.

O sistema de telemetria só tem benefícios a oferecer para uma central de rastreamento, permitindo que seu trabalho seja mais preciso e consiga atender aos clientes, de forma mais segura e confiável.

Agora que você já entendeu tudo sobre como funciona o sistema de telemetria, que tal seguir a gente nas redes sociais (facebook, youtube, Linkedin) para acompanhar mais artigos, como este?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"