Rastreamento veicular: como funciona o monitoramento em tempo real?

Você já teve a impressão de um aumento da violência do país? Não é apenas uma sensação: só entre 2007 e 2017, em cidades interioranas, houve um acréscimo de 51,5% na taxa de mortes violentas, e em capitais os números continuam crescentes. Diante disso, é possível que você se pergunte como funciona o monitoramento em tempo real para oferecer maior proteção ao veículo e aos seus donos.

Afinal de contas, essa se tornou uma das principais estratégias de segurança de pessoas físicas e jurídicas. Não é à toa que Uber, um dos aplicativos de transporte mais conhecidos, tem contrato com empresas para checar dados de veículos e motoristas em tempo real, a partir do smartphone.

Quer entender mais como funciona o monitoramento em tempo real e seus principais objetivos? Continue a leitura!

Para que serve o monitoramento em tempo real?

O rastreamento veicular é um dispositivo de geolocalização instalado em veículos para indicar a trajetória e a localização. Isso pode ocorrer via satélite, por exemplo, como o famoso GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Segurança

Dessa maneira, ao garantir o monitoramento em tempo real, trazendo informações 24 horas por dia e 7 dias na semana, é possível evitar alguns crimes cometidos dentro do veiculo e até ajudar na resolução de outros, que coloquem em risco a integridade física do motorista, passageiros e, até mesmo, do veículo e das cargas transportadas.

Tenha em mente, novamente, o exemplo do Uber. Mesmo sendo um dos aplicativos mais utilizados no planeta, já esteve presente em notícias relacionadas a crimes, especialmente, antes de adotar a ferramenta de compartilhar dados da viagem em tempo real. Não se trata de um rastreamento veicular, mas foi uma medida importante para aumentar a segurança dos passageiros.

Planejamento estratégico

Especialmente se você tem um negócio que trabalha com cargas, é importante escolher o trajeto mais seguro, mais rápido, com a melhor infraestrutura e que ofereça a minimização de qualquer problema para otimizar a operação e o planejamento estratégico.

Insights para os gestores

Os dados que o rastreamento veicular possibilita, como as estatísticas de desempenho do motorista, do veículo etc., servem como relatórios periódicos — diários, semanais ou mensais. Eles podem embasar as empresas para que otimizem ações de manutenção preventiva, além de avaliar o comportamento do motorista contratado.

Isso é fundamental, especialmente, para operações de logística, e pode garantir um serviço de maior qualidade aos clientes. Afinal, uma entrega eficiente e até mais econômica costuma ficar no ranking das principais motivações de compra dos consumidores.

Redução de custos

Conforme mencionado, o monitoramento em tempo real do rastreamento veicular oferece um maior controle do que pode ocorrer durante o percurso, como estradas ruins e mais demoradas, obras etc.

Assim, diminui os equívocos e, consequentemente, os custos ocasionados. Além disso, ajuda a combater fraudes de clientes, que podem alegar não ter recebido os produtos da empresa. A partir do monitoramento, há provas de a entrega ter sido ou não realizada.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Geopropaganda

A geopropaganda é uma metodologia do marketing e publicidade que utiliza informações sobre a localização das pessoas, normalmente, obtidas a partir dos aplicativos de celular, mas também podem ser disponíveis em veículos. Nessa modalidade, produz conteúdos personalizados e mais eficientes com base na localização.

Por exemplo, se você frequenta muito a zona rural de determinada cidade, a partir dessa informação obtida pelo rastreamento veicular, é possível construir mensagens customizadas pela equipe de marketing, mostrando a importância de contar com ferramentas de monitoramento em tempo real para prevenir inconvenientes no percurso nessas áreas.

Facilidade de uso

Algumas ferramentas de monitoramento em tempo real possibilitam o controle da trajetória veicular diretamente da tela de celular, computador ou navegador. Isso torna seu uso mais acessível e fácil para a gestão.

Como funciona o monitoramento em tempo real?

Como foi dito, o rastreamento veicular precisa de uma tecnologia para funcionar, que normalmente é o GPS, mas também, pode ser uma rede de radiofrequência. Os satélites envolvidos no GPS são equipados com relógios atômicos, que conferem o tempo entre a emissão dos sinais até a chegada da resposta. A partir dessa informação, pode-se calcular com precisão a localização.

Esses itens extraem as informações graças ao On Board Diagnostics (OBD), um dispositivo muito pequeno que deve ser encaixado em uma entrada existente em todos os veículos feitos no Brasil, a partir de 2010.

Assim, as tecnologias são responsáveis pelo envio em tempo real de dados para uma central, que deve coordená-los e repassar aos interessados, como o dono de um veículo ou um gestor de frota, para veículos corporativos. Para que tudo corra adequadamente, são necessários três elementos fundamentais:

  • dispositivo conectado ao veículo (rastreador veicular);
  • sistema de comunicação que interaja com o disposto;
  • meio de levar essas informações até um usuário.

Qual a diferença entre rastrear e monitorar?

Como o próprio nome sugere, monitorar é acompanhar a trajetória de um veículo em tempo real, do início ao fim, para oferecer mais segurança, um melhor planejamento estratégico, insights para os gestores e muito mais.

Além disso, algumas ferramentas de monitoramento também são capazes de determinar a posição de um veículo e informar sobre o funcionamento, desgaste e necessidade de manutenção, o que ajuda na maior qualidade do deslocamento, a partir da telemetria. Porém, a tecnologia exige o uso de uma rede de internet com dados móveis.

Enquanto isso, o rastreamento observa a trajetória veicular e coleta informações sobre isso ao longo do processo para que tudo ocorra conforme o planejado. Mas isso não é feito de forma simultânea e em tempo real, colocando algumas limitações.

Conseguiu entender como funciona o monitoramento em tempo real e seus benefícios tanto para pessoas físicas quanto jurídicas? Por meio dele, é possível aumentar a segurança, otimizar o planejamento estratégico, obter insights para os gestores, ser gerido com facilidade, redução de custos etc.

Gostou do post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber atualizações de conteúdo em nosso blog!

Powered by Rock Convert

0 Comentários

  1. ?Premium Seller – Twitter Account With 47k Real Followers For Just $220 Instant Delivery ?

    Click
    https://sellaccs.net

    PM
    Skype & Telegram : congmmo
    ICQ : @652720497
    Email : congmmo@gmail . com
    Thanks

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"