Imagem - Getrak
Central de rastreamento
Como funciona o mercado de rastreamento via satélite
Publicado por Getrak
10 de junho de 2019

Na economia, a lei da oferta e procura trata da dinâmica do mercado e umas das sessões nos diz que — de forma genérica — a procura tem privilégio sobre a demanda, já que a busca por um produto ou serviço é que estimula a venda dele. Sendo assim, muitos empreendedores têm a dúvida de como montar uma empresa de rastreamento via satélite.

O rastreamento de localização e o Sistema de Posicionamento Global (GPS) têm conhecido o crescimento intenso e o uso por milhões de pessoas em todo o mundo, graças à integração de software e hardware apropriados em smartphones modernos. Como tal, não deveria ser surpresa que a indústria de rastreamento tenha florescido nos últimos anos.

Sendo assim, todo bom investidor deve se questionar: “o negócio que pretendo abrir tem uma boa procura?”. No caso do mercado para rastreamento via satélites, temos uma boa resposta: sim.

Continue lendo o post para compreender melhor como funciona essa estratégia e de que maneira você pode aplicá-la!

Etapas de vendas no mercado de rastreamento veicular

Para quem está habituado ao mundo dos negócios, a expressão “funil de vendas” pode ser uma velha conhecida. Mas vamos tratar dela especificamente para o setor de rastreamento de frotas.

Inicialmente, o investidor deve atrair seus potenciais clientes e existem diversas formas de fazer isso. Por exemplo: comprar anúncios no Google e em redes sociais como o Facebook, alimentar um blog informativo com boas matérias etc.

Depois, é preciso converter o visitante interessado em um cliente. Isso pode acontecer quando a pessoa já demonstrou ter conhecimento sobre o produto (provavelmente que adquiriu dentro do seu site) e deseja conhecê-lo melhor ou até mesmo comprá-lo.

Imagem - Getrak
E-book
Guia para escolher o seu software para central de rastreamento

Agora é a etapa das vendas, em que a equipe responsável deve ser atenciosa e informativa. Todo o processo deve ser simples e transparente.

Dica de ouro

A análise é uma das partes mais importantes e muitas vezes é negligenciada. Quem faz uma boa análise passa a ter um diferencial valioso em relação aos concorrentes. Esse processo consiste em verificar todas as etapas, a fim de definir quais são os pontos fortes a serem mantidos e os pontos fracos a serem planejados novamente.

Vantagens desse mercado

O rastreamento por GPS é amplamente utilizado como a melhor solução para fornecer rastreamento de vigilância para bens e pessoas. Suas principais vantagens incluem:

  • alta procura por parte das indústrias que buscam a tecnologia para proteger suas frotas e seus colaboradores;
  • uma indústria floresce quando sua marca está consolidada e para isso é importante que seus produtos sejam transportados com segurança;
  • organizações buscam um rastreamento extremamente preciso em tempo real;
  • as empresas anseiam em ter disponibilidade para todos os consumidores, gestores e intermediários por meio de um excelente hardware e software.

Vantagens para a transportadora

  • maior segurança contra roubos e furtos, tanto do veículo em si quanto da carga que ele transporta;
  • redução de custos com o transporte, na medida em que permite obter informações relativas ao consumo de combustíveis, necessidade de manutenção etc.
  • controle de comportamentos inadequados do motorista, como desvio de rotas, excesso de velocidade, paradas em locais impróprios etc.;
  • possibilidade de intervenção imediata em caso de acidentes com o veículo ou com as pessoas nele presentes, acionando os profissionais adequados no momento certo (ambulância, polícia etc.).

Vantagens para a empresa que contrata a transportadora

Por outro lado, para o cliente que contrata uma transportadora que oferece o serviço de rastreamento de frota, algumas das vantagens são:

  • identificação imediata da localização de sua carga;
  • segurança relacionada ao bom andamento do serviço de transporte contratado;
  • redução de custos ao minimizar a possibilidade de perda de mercadoria;
  • gozo de credibilidade, por parte da empresa, frente a seus próprios clientes.

Todos ganham com o sistema de rastreamento

Esse tipo de serviço, como visto, acaba por ser vantajoso aos diversos interessados em uma operação de transporte de carga: para o cliente que contrata um serviço de logística, para a própria empresa de logística, para a transportadora de carga e para a empresa especializada no serviço de rastreamento e no monitoramento de frotas.

Escolha do software de rastreamento

software é o coração da sua organização, afinal, por meio dele será possível monitorar e controlar todos os veículos rastreados por meio de uma plataforma 100% digital. O programa capta os dados dos rastreadores, organiza inúmeros tipos de informações e oferece diversos benefícios.

O central deles está relacionado com a localização, o que torna viável tanto o acompanhamento de entregas e o transporte de cargas quanto a recuperação do automóvel, em caso de roubo.

Além disso, disponibiliza alertas eficientes, otimiza trajetos, realiza bloqueios, fornece telemetria avançada e suporte.

Listamos as 7 principais características que devem ser consideradas:

  • realização da localização precisa do veículo;
  • disponibilização de um sistema de alerta eficiente;
  • oferta de um mapeamento atualizado;
  • realização de cerca eletrônica;
  • fornecimento de relatórios claros e objetivos;
  • oferta de telemetria;
  • possibilidade de personalização e atendimento 24 horas.

Conhecendo essas possibilidades que contêm em um sistema de rastreamento você terá uma boa base para escolher o melhor produto.

O custo do rastreador veicular

Seu orçamento definirá qual é o dispositivo GPS de rastreamento de veículos e os recursos opcionais pelos quais você estará disposto a pagar. Entretanto, é fundamental entender que os custos, em geral, podem ser reparados pela minimização potencial do risco de ter o veículo perdido e roubado.

Lembre-se, também, que ao incluir mais funções no rastreador, tais como corte da bomba de gasolina, bloqueio remoto ou corte de outros sistemas do veículo — algo que já é possível em programas mais atualizados —, alguns sistemas de rastreamento cobram mensalidade pelo serviço para proporcionar mais segurança.

A importância de contar com uma empresa especializada

Quando você escolhe uma ferramenta de rastreamento de veículos, é essencial encontrar uma companhia confiável para auxiliá-lo com a manutenção e qualquer dúvida que surgir. Essa organização deve ofertar a instalação e, de preferência, a garantia para o rastreador instalado.

Em resumo, saber como montar uma empresa de rastreamento via satélite ajuda a ofertar um ótimo serviço ao consumidor e, consequentemente, uma comunicação mais eficiente e rápida. Nesse sentido, qualquer decisão será aplicada com agilidade.

Usar um serviço de rastreamento para melhorar a gestão de frotas é importante para aumentar a eficiência logística. Com monitoramento, fica mais fácil determinar uma boa comunicação entre colaboradores e empresa. A segurança também é uma vantagem destacável que faz toda a diferença no desenvolvimento e nos gastos da organização.

Gostou do post sobre como montar uma empresa de rastreamento via satélite? Aproveite para aprimorar seus conhecimentos ao ler mais um artigo que escolhemos para você!


Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Case de sucesso: entenda a parceria da Getrak com a SATT

O início de um novo negócio sempre traz uma série de obstáculos a serem superados para garantir ...

Leia mais
Imagem - Getrak
Aprenda a como vender rastreamento veicular sem errar!

O mercado de rastreamento é um dos que mantém a estabilidade e o crescimento até em momentos de ...

Leia mais
Imagem - Getrak
O que é venda consultiva e como aplicar na empresa de rastreamento veicular?

Entenda o que é venda consultiva e as técnicas utilizadas para aplicar na empresa de rastreamento ...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.